Novidades

[Informação] Informações úteis sobre o Quénia

Estado
Não está aberto para novas respostas.

ploferreira

Administrador
Staff
DOCUMENTOS

Para viajar para o Quênia, todos os passageiros devem possuir um passaporte válido com pelo menos 6 meses de validade a partir da data de entrada no país e obter um visto de entrada no Quênia.

Os vistos são obtidos unicamente através do site evisa.go.ke (Republic of Kenya Electronic Visa System).

Já não é possível obter vistos à entrada, pelo que se sugere que a solicitação de visto seja feita na plataforma referida com cerca de duas semanas de antecedência em relação à viagem, e não com mais de três meses de antecedência.

Têm-se verificado problemas quando os cidadãos solicitam os vistos com mais de três meses de antecedência, pois ainda que sejam indicadas as datas corretas da viagem, o sistema assume o primeiro dia do visto como o dia do deferimento do pedido. Aconselha-se também a que sejam submetidos os pedidos sem qualquer uso de carateres especiais como acentos ou cedilhas (ex. colocar Conceição como Conceicao, João como Joao, Emília como Emilia, etc.).

Não é necessário solicitar um visto específico para menores de 16, que ficam associados ao pedido de visto de um dos pais.

Sugere-se que mantenha uma versão impressa do seu visto eletrónico desde o início da sua viagem.

É exigido passaporte com pelo menos seis meses de validade.

Existe também um visto de múltiplas entradas, bem como visto de trânsito a preço mais reduzido, caso esteja planeada uma saída do aeroporto no Quénia inferior a 72h, com prosseguimento de viagem para outro país (ex. Tanzânia).

O Quénia encontra-se abrangido pelo Visto Turístico para o Leste de África (EATV), tal como o Ruanda e o Uganda. O EATV é um visto válido por 90 dias, que permite múltiplas entradas e tem um custo de 100 dólares americanos, permitindo a livre circulação entre os três países. O titular do visto deve entrar pelo país que o emitiu e, de seguida, poderá viajar para os restantes. O visto não é de trabalho e não pode ser prorrogado.

SAÚDE

Não há outras vacinas obrigatórias.
Poder-lhe-á ser solicitado um certificado de vacinação contra a febre-amarela, em particular se estiver a viajar a partir de outro país africano. Poderá encontrar mais informações, bem como a lista de países em relação aos quais esta vacina é obrigatória, em: https://www.kaa.go.ke/airports/airport-services/port-health/

A informação oficial é que a vacina contra a febre amarela está disponível, caso seja prosseguida viagem para um país em que a mesma é obrigatória, à chegada ao aeroporto. No entanto, a experiência tem demonstrado que nem em todos os horários esta vacinação está disponível pelo que se recomenda o mais possível que os viajantes que prossigam viagem com destino à Tanzânia/Zanzibar procurem vacinar-se atempadamente em Portugal ou nos seus países de residência.

Cuidados a ter antes da viagem

Aconselha-se a realização de uma Consulta do Viajante, durante a qual se é informado sobre os riscos e as medidas preventivas a adotar antes, durante e depois da viagem. Esta consulta é extremamente importante para todos os viajantes, em particular para grávidas, crianças, idosos e indivíduos com doenças crónicas.

A profilaxia de prevenção contra a malária é aconselhável, exceto se a viagem se circunscrever a Nairobi, onde o risco de contrair a doença é baixo.

Face ao elevado custo dos cuidados de saúde no país, recomenda-se que seja contratualizada uma apólice de seguro de viagem e saúde, que possa cobrir os custos de tratamento médico e internamento hospitalar no estrangeiro, incluindo eventual repatriação por via aérea.

Cuidados a ter durante a viagem

O viajante deve evitar a ingestão de saladas e de água não fervida ou não engarrafada. Ocasionalmente ocorrem manifestações de cólera. Deve também evitar tomar banho em rios ou lagos de água doce, devido a doenças, parasitas e animais selvagens.

Tendo em conta o risco de contrair doenças transmitidas por mosquitos recomenda-se a utilização de repelente e de rede mosquiteira.

As unidades de saúde de referência são o Aga Khan Hospital ou o M.P. Shah Hospital (especialmente pediátrico) em Nairobi, e o Mombasa Hospital, em Mombaça.

COVID-19

A partir do dia 9 de maio de 2023, deixou de ser exigido para entrada no Quénia que os viajantes façam prova de esquema de vacinação completo mediante apresentação de certificado de vacinação (ou, em alternativa, que tenham um teste negativo PCR feito até 72h antes da viagem).

No entanto, as autoridades advertem que todos os viajantes que “apresentem sintomas típicos de gripe” poderão ser obrigados a fazer um teste rápido de antigénio pelo preço de 30 USD. Se esse teste for positivo, podem ser obrigados a realizar teste PCR pelo preço de 50 USD e permanecer em isolamento, pelo que se recomenda a todos os passageiros com sintomas que preencham, antes do embarque, o “travelers locator form” na plataforma Jitenge do Ministério da Saúde (https://ears.health.go.ke/airline_registration), pois a sua exibição pode ser solicitada de forma discricionária pelos oficiais no aeroporto:

https://www.kcaa.or.ke/sites/default/files/covid-19/documents/COVID-19_TRAVEL_REQUIREMENTS_9.5.2023.pdf

SEGURANÇA

Risco de ataques terroristas


O Quénia tem sido alvo frequente de atos perpetrados por grupos terroristas, em especial na costa Norte e em zonas de fronteira com a Somália. Recomenda-se aos viajantes que evitem lugares de manifestações ou demonstrações públicas, avaliem as suas deslocações no país e se mantenham atentos, em especial na estrada e em locais públicos. Em geral, a zona Norte do país em redor de Turkana e Marsabit é também desaconselhada aos viajantes.

A todos os que sejam ou pretendam estabelecer residência, recomenda-se que procedam à sua inscrição consular ou à respetiva atualização junto da Embaixada de Portugal em Nairobi.

Tendo em conta a preocupação atual das autoridades com questões securitárias, recomenda-se ainda que se evitem intervenções ou referências que possam gerar dúvidas sobre as intenções dos viajantes e suscitar a intervenção das autoridades.

Outras recomendações

Recomenda-se aos viajantes precaução relativamente a incidentes pontuais de criminalidade comum, em especial durante viagens por estrada. A circulação em automóvel deve ser sempre feita com as janelas fechadas e as portas trancadas.
O viajante deve também evitar ficar sozinho em áreas isoladas ou ostentar jóias e equipamentos eletrónicos de valor.

O recurso a “matatus” (pequenas carrinhas que funcionam informalmente como meio de transporte público) e a moto-táxis deve ser evitado, devendo privilegiar-se o uso de meios de transporte recomendados por hotéis, assim como do transporte aéreo para longas distâncias.

O risco de assaltos e outras formas de violência desaconselham andar pelas ruas das principais cidades à noite. Em Nairobi, recomenda-se precaução em deslocações a bairros como Kibera e Mathare.

Recomenda-se ainda vigilância na resposta a anúncios de trabalho no Quénia através da internet, havendo registo de casos de fraude. Procure informar-se e obter referências sólidas sobre as empresas ou organizações não governamentais em questão.

Em caso de emergência, deve ser usado o número de telefone 112, que permite o contacto com a polícia, aos bombeiros ou a assistência médica. Em caso de assédio ou pedido de suborno pela própria polícia, especialmente se os viajantes decidirem alugar carro, recomenda-se menção a contacto da Embaixada de Portugal em Nairobi para resolução do “problema”, o que é usualmente suficiente para que a polícia permita seguir viagem.

Procure respeitar os costumes e cultura locais e evite fotografar edifícios públicos e pessoas sem autorização prévia. A posse e consumo de drogas proibidas são sancionados com penas de prisão. Infelizmente, manifestações públicas de afeto entre casais do mesmo sexo podem também ser recebidas com hostilidade e são pouco usuais, mesmo na capital.

CLIMA

A época das chuvas abrange geralmente os períodos entre abril e junho e entre novembro e dezembro. Não é de excluir a possibilidade de temporais na costa, embora não se tenham verificado nos últimos anos. O período mais frio abrange os meses de julho e agosto, com temperaturas a oscilar entre os 22ºC e os 24ºC durante o dia e os 12ºC e os 15ºC durante a noite em Nairobi. O resto do ano beneficia de temperaturas médias entre 28ºC e 30ºC.

IDIOMA

O inglês e o suaíli são as línguas oficiais do Quênia, tornando o inglês amplamente falado e compreendido na maioria das áreas turísticas. No entanto, aprender algumas palavras básicas em suaíli pode ser útil para a comunicação com os locais.

GASTRONOMIA

A culinária do Quênia varia de acordo com a região, mas geralmente inclui pratos à base de milho, legumes, carne e peixe. O "ugali," um tipo de mingau de milho, é um alimento básico comum. Além disso, experimente pratos tradicionais como "nyama choma" (carne grelhada) e "sukuma wiki" (um prato de couve). As bebidas incluem chá, café e refrigerantes locais.

MOEDA

A moeda local é o Xelim queniano (KES). O sistema bancário é desenvolvido. As operações cambiais são realizadas pelos bancos, hotéis e por casas de câmbio autorizadas Forex. Não é aconselhável a realização de operações de câmbio fora destas entidades. Os principais cartões de crédito são aceites no país, incluindo Revolut, Wise, N-26, etc.

CORRENTE ELÉTRICA

A corrente elétrica no Quênia é de 240 V e as tomadas são do tipo britânico. Pode ser necessário um adaptador de viagem para conectar seus dispositivos eletrônicos.

SERVIÇO TELEFÓNICO

As redes telefônicas fixa e móvel em Nairobi e Mombaça são razoáveis, embora as ligações internacionais possam por vezes estabelecer-se com algumas dificuldades. No interior, a rede telefónica é deficiente.
O sistema de “roaming” e o acesso à internet funcionam razoavelmente, havendo geralmente Wi-Fi em restaurantes e hotéis. Para estadias mais longas, recomenda-se a aquisição de um cartão local, para acesso à internet através de dados móveis, o qual funciona razoavelmente bem na maior parte dos locais turísticos.

TRANSPORTES

Segurança rodoviária


A rede viária é, em várias regiões, deficiente. A falta de iluminação, a elevada circulação de veículos pesados e os hábitos locais de condução tornam a deslocação por estrada perigosa. Não existe uma rede desenvolvida de agências “rent-a-car” e é raro que as mesmas disponibilizem cadeiras auto para bebés ou crianças com as condições de segurança exigida, pelo que deve procurar informar-se antecipadamente sobre este aspeto.

Por razões de segurança, recomenda-se que a circulação seja feita sempre de dia. Não hesite em solicitar ao seu condutor que reduza a velocidade, caso se sinta inseguro.

Transporte ferroviário

A linha férrea entre Nairobi e Mombaça (SGR) foi recentemente renovada e dotada de novos comboios. Os serviços oferecidos agora tornaram-se uma alternativa em relação às viagens de avião, também para os turistas que raramente utilizavam o comboio. Recomendam-se as habituais precauções com os bens pessoais. No entanto, a antecedência exigida e os procedimentos de embarque podem demorar tanto quanto num aeroporto, sendo recomendada a presença nas estações cerca de 1h antes da partida.

LIGAÇÕES AÉREAS

Existem aeroportos Internacionais em Nairobi, Mombaça, Melinde e Eldoret, e aeroportos domésticos em grande parte dos destinos turísticos, como Maasai Mara, Diani ou Amboseli. As viagens de longa distância devem ser feitas preferencialmente por via aérea, pois a rede de companhias aéreas domésticas está bem desenvolvida. Para as deslocações aéreas locais entre Nairobi e os vários parques nacionais é utilizado sobretudo o Aeroporto Wilson. Deverá verificar com a agência de viagens como será efetuada a deslocação entre o Aeroporto Internacional de Nairobi e o Aeroporto Wilson (durante a hora de ponta, a viagem pode demorar quase duas horas).
 
Estado
Não está aberto para novas respostas.
Top