Novidades

India - Indian e-Tourist Visa

ploferreira

Administrador
Staff
Olá!

O Governo indiano lançou o Programa e-Tourist Visa destinado a facilitar a obtenção de visto para entrada no País, assim desde 15 de Agosto de 2015 os cidadãos Portugueses passam a poder solicitar o visto online.

Apesar de ser um processo simples tive algumas dúvidas, pelo que decidi partilhar os passos para pedido de visto.

O pedido deve ser efetuado no site: Indian e-Tourist Visa

Os requisitos para solicitar este tipo de visto são:

1. São destinados apenas a visitas de turismo, tratamento médico de curta duração ou visita de negócios:
2. O Passaporte deve ter pelo menos 6 meses de validade (A contar da data de entrada na Índia);
3. O visitante deve ter um bilhete de regresso ao País de origem;
4. Não é aplicável a turistas com passaporte do Paquistão.

O visto demora 72 horas a ser emitido e é valido para entrada na Índia 34 dias após o pedido ou seja no meu caso solicitei o pedido dia 2/09 e posso entrar até 04/10

Após entrada o visto é valido por 60 dias e permite duas entradas para as modalidades
e-Tourist e e-Business / três entradas para o e-Medical Visa.

Este tipo de visto pode ser solicitado 2 vezes por ano.

O visto é valido para entrada através de 25 aeroportos (Ahmedabad, Amritsar, Bagdogra, Bengaluru, Calicut, Chennai, Chandigarh,Cochin, Coimbatore, Delhi, Gaya, Goa, Guwahati, Hyderabad, Jaipur, Kolkata, Lucknow, Mangalore, Mumbai, Nagpur, Pune, Tiruchirapalli, Trivandrum, Varanasi & Vishakhapatnam) e 4 Portos ( Cochin, Goa, Mangalore,Mumbai,Chenna).

A
saída pode ser efectuada em qualquer posto de fronteira.

O processo desenvolve-se em 4 fases, é necessário efectuar o pedido online, de seguida o pagamento por cartão de débito ou crédito. Após a recepção do etV basta imprimir o documento e apresenta-lo na chegada à Índia.



Pedido de Visto

A primeira fase é o pedido online, após aceder ao site oficial do eTV, o utilizador deve seleccionar a primeira opção - E-Tourist Visa Application


Para iniciar o pedido é necessário colocar os dados do passaporte, data de entrada na India e aeroporto bem como o acesso de e-mail. O e-mail é muito importante uma vez que será por esta via que vão receber a confirmação do Visto.


Após gravarem esta informação passam à fase seguinte, onde devem preencher vários dados pessoais. A partir deste momento passa a ser apresentado um número a vermelho no topo da página. Devem anotar este numero uma vez que se houver alguma interrupção no serviço de internet ou se quiserem simplesmente retomar o preenchimento mais tarde, basta introduzir este numero e podem recuperar a informação previamente gravada.


Seguem-se mais duas páginas de informação, sim é necessário preencher muita informação :)



Terminado o preenchimento dos dados, é necessário efectuar o upload de uma foto e passaporte.

A foto deve ter no min 10kb e no máximo 1MB e deve ser a cores com fundo branco


O passaporte deve ser enviado em PDF e o ficheiro deve ter um mínimo de 10kb e máximo 300kb


Após o carreamento dos dados é apresentado um resumo da informação introduzida onde devem rever todos os campos, caso seja necessário podem alterar os dados previamente introduzidos.

Após confirmarem os dados o processo é submetido.

É apresentado um novo Application ID, devem guardar este numero que ja é definitivo.

Podem optar por prosseguir para o pagamento ou pagar mais tarde. Notem que o pedido de visto só se inicia após o pagamento.


Pagamento de Visto


O Pagamento pode ser iniciado logo após a conclusão do pedido ou mais tarde seleccionando a opção Pay visa Fee, neste caso devem introduzir o Application ID


Serão transferidos para uma página de pagamento online onde podem seleccionar o pagamento por cartão de débito ou crrédito.

O valor da fee para Portugal (à data do post) é de 48 USD + 2,5% para custos de pagamento portanto 49,20 USD

Atualização em 09/07/2018, segundo a nova tabela de preços o custo do visto é agora de 80 USD + 2,5%

Actualização em 03/11/2019 existem agora vários valores dependendo do período e meses para entrada:


Tipo de VistoDuração MesesValor
Short term (July-March)1 mês25 USD
Short term (April-June)1 mês10 USD
Medium duration: One year (multiple entry)1 ano40 USD
Long term: Five years (multiple entry)5 anos80 USD


Não consegui efetuar o pagamento com cartão de débito uma vez que pede o CVC e a maioria dos cartões de débito portugueses não tem este número.

Também não consegui efetuar o pagamento com cartão de crédito do visto da minha mulher, deram-me a indicação de que seria necessário que o cartão esteja em nome da pessoa que está a solicitar o visto, caso contrario o pagamento seria recusado. A verdade é que pagando com o cartão dela o pagamento foi aceite.

Ainda assim já há relatos de terem conseguido efetuar pagamentos de vistos sem que o cartão esteja em nome do titular.
O paypal também é aceite como forma de pagamento e pode ser uma boa alternativa.

Assim no caso de pedirem o visto para duas pessoas devem preencher dois processos e cada uma tem de pagar a fee com um cartão em seu nome

Após a conclusão do pagamento surge um ecrã de confirmação onde podem já imprimir o eTV provisório embora seja necessária a confirmação que demora até 72 horas


eTV


A confirmação do eTV pode demorar até 72 horas, no meu caso demorou um dia, assim recebem no e-mail introduzido inicialmente a confirmação de visto, devem aceder à opção Visa Status


Aqui podem agora imprimir o Etv final, este é o documento que devem imprimir e apresentar na emigração e tem este aspecto:


É possível também gerar um pdf com os detalhes introduzidos e local para colocar uma foto, podem ignorar esse documento pois não é necessário.

Voar para a Índia

Chegamos finalmente à melhor parte, agora basta levar o documento impresso e apresenta-lo na entrada.

Assim que aterrarem, no meu caso em Delhi, devem procurar os balcões de imigração dedicados ao eTV, neste caso após surgirem os balcões normais, continuem em frente até encontrar estes


Do lado
direito existem umas mesas com pequenos documentos, devem recolher um e preencher os vossos dados (nome, numero de passaporte, morada de alojamento na Índia, etc.) este documento deve ser entregue como eTV no balcão de emigração.

Depois de algumas perguntas recolhem impressões digitais e fotografia (digital) e obtêm finalmente o visto de entrada única:



Qualquer dúvida estou ao dispor ;)
 
Última edição:
Muito obrigado pela informação.
E como será que se procede com um menor, no que diz respeito ao pagamento com cartão de crédito?
 

Jorge Gonçalves

Membro Conhecido
Olá,
Isto é serviço publico! ;)
Em 2013, quando fui à Índia também tive de tratar do visto, mas como tive facilidade em deslocar-me fisicamente à embaixada em Lisboa, não tive problemas de maior para tratar.
 

toozinha

Membro
Ola! Obrigada desde já por toda a explicação detalhada :) só tenho uma dúvida: estou a pedir o visto para mim e para o meu marido... não poderei pagar com cartão de débito (em meu nome) ambos?

Obrigada!
 
Última edição por um moderador:

ploferreira

Administrador
Staff
Olá @toozinha é uma questão de tentar, eu consegui pagar o meu, mas no segundo processo dava constantemente erro a pagar com o meu cartão.

Após uma pesquisa num forum Inglês davam a indicação de que o cartão teria de estar em nome do pedido de visto e a verdade é que assim que tentei com o cartão em nome da titular do pedido de visto consegui sem problemas.

Atenção que creio que não dá para fazer o pagamento com o cartão de débito, apenas crédito.
 

ploferreira

Administrador
Staff
É possível pagar os vistos com qualquer cartão visa independentemente do nome do cartão.
Acabei de pagar para 5 pessoas diferentes.
Eu paguei com PayPal. Se não tem cartão com CVV é uma boa alternativa. E paguei o meu e o da minha esposa com a mesma conta do PayPal (a minha).
Obrigado pelo feedback, já atualizei o post inicial com base nas vossas informações ;)
 

Volta e Meia

Membro Ativo
Boa noite.

Estava a agora a tratar do preenchimento do formulário para o e-turist visa e durante o preenchimento recebi uma chamada para o telemóvel de um número indiano em que me perguntam se estou a tratar do visto e qual o tipo de visto pretendido. Achei a chamada muito estranha uma vez que ainda nem tinha submetido o formulário... Alguém passou pelo mesmo?
 

Viagens Mochileta

Membro Conhecido
Também não recebi chamada alguma, preenchi o formulário, paguei e recebi o dito. Contudo sendo a Índia, nada é de estranhar (embora me pareça demasiada "proactividade" por parte deles). Eu ignorava isso e fazia o processo todo como se nada fosse.
 

basapistas

Membro Conhecido
Uma questão, este visto só permite entrar uma uníca vez na India, mesmo se for no espaço de 30 dias?
Se quiseremos passar por outro pais, vamos necessitar de outro isto?

Obrigado
 
Top