Mel C
Membro Conhecido
Escrevi este tópico inicialmente num post no meu blog, mas aqui fica a versão actualizada, e com algumas actualizações:
Se há coisa que não falta em Londres são aeroportos. A cidade é servida por um total de seis aeroportos, de diferentes dimensões e a diferentes distâncias do centro.
Vários sites dão uma explicação detalhada das vantagens e desvantagens de cada aeroporto; mas o melhor guia que alguma vez encontrei é este artigo da CNN.
Dos seis aeroportos de Londres eu já aterrei em quatro: London City, Gatwick, Luton e Stansted. Por isso este post vai ser uma combinação de informação genérica,e da minha experiência com os aeroportos onde já estive.
Heathrow e London City são os aeroportos mais centrais.
Heathrow, em particular, tem uma série de rotas internacionais sendo um ponto popular de escala para outros destinos, sejam eles na Ásia, nas Américas ou na Austrália. É servido pela rede de metro através da Picadilly line, que vos permite sair em vários pontos mesmo no centro da cidade, mas como fica na zona 6 são capazes de demorar 30 minutos até chegarem ao centro de Londres. Os voos de e para Heathrow costumam ser mais caros, pois não há companhias low cost a voarem de Portugal para Heathrow.
London City também não é servido por nenhuma low cost. O aeroporto é servido pelo DLR (Docklands Light Railway), uma espécie de linha de comboio que a certo ponto liga com o metro e vos deixa na zona de Bank ou na Torre de Londres. De London City até ao centro de Londres não demoram menos de 40 minutos. Podem pagar o DLR com o Oyster Card, o cartão que vos permite usar todos os transportes da cidade de Londres. Aterrar e levantar voo neste aeroporto é um desafio especialmente para quem tem medo de voar porque a pista é muito curta e os aviões levantam e aterram muito depressa e muito na vertical. Quem voe com a TAP para London City evite os lugares de trás porque a TAP costuma usar nesta rota um avião onde se sente muito a turbulência nos lugares traseiros. Quanto ao aeroporto em si é minúsculo, com poucas opções de lojas e pouca variedade de comida, e poucos sítios para sentar, no entanto a maioria das cadeiras tem tomada e entrada USB.
Gatwick, Stansted, Luton e Southend são os aeroportos servidos por voos low cost. Estão mais afastados do centro, obrigando a fazer o transfer por autocarro, táxi ou comboio.
Gatwick é para onde voa a Easyjet, e para mim é o aeroporto mais cómodo e mais práctico. Apanhando o Gatwick Express em 30 minutos estão na estação de Victoria, mesmo no coração de Londres, perto do Buckingham Palace e junto a uma estação com autocarros de longo curso; comprando os bilhetes de comboio com antecedência conseguem ter desconto. Também é possível apanhar o autocarro mas nunca o fiz. Voar para Gatwick costuma ser mais caro que voar para Stansted ou Luton.
Stansted é o hub da Ryanair e os voos mais baratos costumam ser para aqui; acho que nunca paguei mais de 40€ para voar Lisboa-Stansted ida e volta. Tem ligação ao centro da cidade através de autocarro (mais barato, mas mais demorado; com trânsito chegam a demorar 1 hora a sair do centro de Londres) e comboio – o Stansted Express que vos deixa em Liverpool Street Station ou Tottenham Hale, mas o percurso demora cerca de 45 minutos. Mais uma vez, compensa comprar os bilhetes do Stansted Express com antecedência – o mais barato que paguei foram 17£ ida e volta comprando quatro meses antes da viagem.
É preciso mencionar que a segurança do aeroporto de Stansted é bastante “picuinhas”, e por isso demorada; nunca vi tanta mala a ser sinalizada para inspecção nem tanta gente a ter de ir ao bodyscan - até uma miúda que devia ter uns 4 anos eu já vi no bodyscan! Já cheguei a esperar vinte minutos para a minha mala ser revistada, e comigo estavam uma série de passageiros enfurecidos que também já estavam há não sei quanto tempo à espera da revista e a queixarem que estavam quase a perder o voo. Apesar de haver umas oito linhas de segurança e de estar tudo muito bem sinalizado, às vezes param os tapetes de scan de malas por não conseguirem dar vazão a toda a bagagem que precisa de ser inspecionada individualmente.
O aeroporto de Luton é igualmente servido pela Easyjet e pela Wizzair. O comboio para a cidade é o mais rápido de todos: 25 minutos até à estação de St Pancras. Só lá aterrei de noite, e o comboio demorou um pouco mais porque tinha mais paragens. Se quiserem ir para o centro de Londres, na máquina de bilhetes têm de escolher o destino London Thameslink; depois disso têm de ir à rua apanhar um autocarro para a estação de comboios, que fica fora do aeroporto, para aí a 10 minutos de distânia. Os comboios que vão para Londres são os que vão no sentido de Brighton. Sinceramente achei este aeroporto meio confuso, as máquinas de bilhete eram confusas e andei às voltas sozinha à procura da paragem do autocarro que não estava identificada.
Southend: a partir de Portugal, só há voos directos para Southend a partir de Faro. O aeroporto tem comboios directos para Liverpool Street mas demoram 53 minutos! Não tem autocarros para o centro de Londres mas tem um transfer para o aeroporto de Stansted, e a partir de Stansted podem apanhar autocarro ou comboio para a cidade.
A minha opinião? Voar para London City não compensa; os comboios Express são bastante acessíveis e confortáveis, e muitas vezes somando o preço dos Express ao preço dos voos a diferença entre voar para um aeroporto mais caro continua a compensar. Para além disso, os transportes entre Heathrow/London City para o centro da cidade nem sequer são rápidos o suficiente para compensar a diferença de preço.
Entre Gatwick, Luton e Stansted, eu pessoalmente prefiro Gatwick – o aeroporto é maior, é mais organizado, tem mais lugares para nos sentarmos (em Stansted é quase impossível encontrar lugar para sentar, e recentemente trocaram as cadeiras para umas de madeira que são altamente desconfortáveis), e o Gatwick Express fica mais central e é mais rápido. No entanto, como a Ryanair tem preços mais competitivos, tenho acabado a voar para Stansted.
Se há coisa que não falta em Londres são aeroportos. A cidade é servida por um total de seis aeroportos, de diferentes dimensões e a diferentes distâncias do centro.
Vários sites dão uma explicação detalhada das vantagens e desvantagens de cada aeroporto; mas o melhor guia que alguma vez encontrei é este artigo da CNN.
Dos seis aeroportos de Londres eu já aterrei em quatro: London City, Gatwick, Luton e Stansted. Por isso este post vai ser uma combinação de informação genérica,e da minha experiência com os aeroportos onde já estive.
Heathrow e London City são os aeroportos mais centrais.
Heathrow, em particular, tem uma série de rotas internacionais sendo um ponto popular de escala para outros destinos, sejam eles na Ásia, nas Américas ou na Austrália. É servido pela rede de metro através da Picadilly line, que vos permite sair em vários pontos mesmo no centro da cidade, mas como fica na zona 6 são capazes de demorar 30 minutos até chegarem ao centro de Londres. Os voos de e para Heathrow costumam ser mais caros, pois não há companhias low cost a voarem de Portugal para Heathrow.
London City também não é servido por nenhuma low cost. O aeroporto é servido pelo DLR (Docklands Light Railway), uma espécie de linha de comboio que a certo ponto liga com o metro e vos deixa na zona de Bank ou na Torre de Londres. De London City até ao centro de Londres não demoram menos de 40 minutos. Podem pagar o DLR com o Oyster Card, o cartão que vos permite usar todos os transportes da cidade de Londres. Aterrar e levantar voo neste aeroporto é um desafio especialmente para quem tem medo de voar porque a pista é muito curta e os aviões levantam e aterram muito depressa e muito na vertical. Quem voe com a TAP para London City evite os lugares de trás porque a TAP costuma usar nesta rota um avião onde se sente muito a turbulência nos lugares traseiros. Quanto ao aeroporto em si é minúsculo, com poucas opções de lojas e pouca variedade de comida, e poucos sítios para sentar, no entanto a maioria das cadeiras tem tomada e entrada USB.
Gatwick, Stansted, Luton e Southend são os aeroportos servidos por voos low cost. Estão mais afastados do centro, obrigando a fazer o transfer por autocarro, táxi ou comboio.
Gatwick é para onde voa a Easyjet, e para mim é o aeroporto mais cómodo e mais práctico. Apanhando o Gatwick Express em 30 minutos estão na estação de Victoria, mesmo no coração de Londres, perto do Buckingham Palace e junto a uma estação com autocarros de longo curso; comprando os bilhetes de comboio com antecedência conseguem ter desconto. Também é possível apanhar o autocarro mas nunca o fiz. Voar para Gatwick costuma ser mais caro que voar para Stansted ou Luton.
Stansted é o hub da Ryanair e os voos mais baratos costumam ser para aqui; acho que nunca paguei mais de 40€ para voar Lisboa-Stansted ida e volta. Tem ligação ao centro da cidade através de autocarro (mais barato, mas mais demorado; com trânsito chegam a demorar 1 hora a sair do centro de Londres) e comboio – o Stansted Express que vos deixa em Liverpool Street Station ou Tottenham Hale, mas o percurso demora cerca de 45 minutos. Mais uma vez, compensa comprar os bilhetes do Stansted Express com antecedência – o mais barato que paguei foram 17£ ida e volta comprando quatro meses antes da viagem.
É preciso mencionar que a segurança do aeroporto de Stansted é bastante “picuinhas”, e por isso demorada; nunca vi tanta mala a ser sinalizada para inspecção nem tanta gente a ter de ir ao bodyscan - até uma miúda que devia ter uns 4 anos eu já vi no bodyscan! Já cheguei a esperar vinte minutos para a minha mala ser revistada, e comigo estavam uma série de passageiros enfurecidos que também já estavam há não sei quanto tempo à espera da revista e a queixarem que estavam quase a perder o voo. Apesar de haver umas oito linhas de segurança e de estar tudo muito bem sinalizado, às vezes param os tapetes de scan de malas por não conseguirem dar vazão a toda a bagagem que precisa de ser inspecionada individualmente.
O aeroporto de Luton é igualmente servido pela Easyjet e pela Wizzair. O comboio para a cidade é o mais rápido de todos: 25 minutos até à estação de St Pancras. Só lá aterrei de noite, e o comboio demorou um pouco mais porque tinha mais paragens. Se quiserem ir para o centro de Londres, na máquina de bilhetes têm de escolher o destino London Thameslink; depois disso têm de ir à rua apanhar um autocarro para a estação de comboios, que fica fora do aeroporto, para aí a 10 minutos de distânia. Os comboios que vão para Londres são os que vão no sentido de Brighton. Sinceramente achei este aeroporto meio confuso, as máquinas de bilhete eram confusas e andei às voltas sozinha à procura da paragem do autocarro que não estava identificada.
Southend: a partir de Portugal, só há voos directos para Southend a partir de Faro. O aeroporto tem comboios directos para Liverpool Street mas demoram 53 minutos! Não tem autocarros para o centro de Londres mas tem um transfer para o aeroporto de Stansted, e a partir de Stansted podem apanhar autocarro ou comboio para a cidade.
A minha opinião? Voar para London City não compensa; os comboios Express são bastante acessíveis e confortáveis, e muitas vezes somando o preço dos Express ao preço dos voos a diferença entre voar para um aeroporto mais caro continua a compensar. Para além disso, os transportes entre Heathrow/London City para o centro da cidade nem sequer são rápidos o suficiente para compensar a diferença de preço.
Entre Gatwick, Luton e Stansted, eu pessoalmente prefiro Gatwick – o aeroporto é maior, é mais organizado, tem mais lugares para nos sentarmos (em Stansted é quase impossível encontrar lugar para sentar, e recentemente trocaram as cadeiras para umas de madeira que são altamente desconfortáveis), e o Gatwick Express fica mais central e é mais rápido. No entanto, como a Ryanair tem preços mais competitivos, tenho acabado a voar para Stansted.