Novidades

Grantur péssimo serviço

LEODAN

Membro Ativo
Boa tarde,
Antes de iniciar gostaria de dizer que já fizemos algumas viagens e nunca tivemos nenhum problema, nao somos pessoas exigentes, mas devido ao valor que pagamos e a termos reclamado e ainda gozarem conosco na primeira reclamação e depois nunca mais nos terem dado resposta, achamos que devíamos postar para que as pessoas possam contar com o serviço que vos vai ser prestado, quando marcam um pacote com a GRANTUR.

Foi a minha primeira viagem com a grantur este verão.
Decidimos ir para ANTALYA, queria ir para o ADAM & EVE mas como íamos com os miúdos disseram (GRANTUR) a agencia onde marcamos que nao era muito adequado para crianças e que estas nao se iriam divertir nesse hotel, deram como referencia VOYAGE SORGUN, como muito bom e o serviço igual ao do ADAM & EVE.
Optamos por esse hotel, tivemos de ficar numa habitação quadrupla pois éramos 2 adultos e duas crianças, e um quadruplo e muito mais caro do que um triplo, nao colocavam cama extra nos outros quartos, por isso a solução era so o quadruplo.

Quando chegamos ao aeroporto de ANTALYA estava um rapaz com um papel a dizer GRANTUR, fomos ter com ele, pediu para esperarmos enquanto estava a espera de mais pessoas. Perguntamos onde esta a o autocarro porque o miúdo estava cansado e com sono e queria dormir ( chegamos ao aeroporto as 00h35). Disse que iríamos os 4 sozinhos para o hotel que nao nos iria acompanhar ( nem ele nem ninguém, coisa anormal, já viajamos para alguns sítios e nunca nos aconteceu isto quando compramos um pacote turistico, inclusive já viajamos os 2 sozinhos e como nao tinha mais ninguém para o mesmo hotel, foi uma pessoa do operador turistico a acompanhar). Depois perguntamos pela excursao a pamukkale, já tínhamos falado na agencia, tínhamos visto no site da GRANTUR (70€) e queríamos marcar cá em Portugal, ao qual nos disseram que nao podíamos, para marcar no destino porque era o mesmo preço, este senhor ( da grantur) entregou um papel onde estavam as excursoes e nos pedia pela mesmos excursao 120€, dissemos que nao podia ser que o preço no site era 70€, a sua resposta foi: o preço e esse que esta aí marcado, qualquer coisa tem aí o meu número de telefone. Partimos então para o transfer e o rapaz disse que depois iríamos receber no quarto a informação de volta para o aeroporto.
Chegamos ao hotel cerca da 1h30 da manha, fomos a recepção fomos logo atendidos, pediram para esperarmos e esperamos até as 2h30 mais ou menos, fui perguntar o que se passava porque tínhamos o miúdo ao colo a dormir e já estávamos a espera a cerca de 1h. Foi então que nos disseram que nao tinham quarto que iriam resolver o problema, disseram que nos arranjariam um quarto para dormirmos essa noite e depois no dia seguinte para irmos a recepção as 9h que nos mandariam para o nosso quadruplo, para nos compensar da situação nos iriam dar um quarto com vista para o mar, o meu marido aínda tentou contestar mas nao valia a pena perdermos mais tempo aquela hora, queríamos era dormir e no dia seguinte resolveríamos o problema. Quando chegamos ao quarto que nos deram para dormir essa noite verificamos que nos tinham colocado num duplo com uma cama (se assim se pode chamar) extra, verificamos que aquilo nao devia de ser um quarto de hospedes, pois nao tinha varanda nem janela de correr, tinha um vídro nao muito grande para dar iluminação directa.

Cerca das 10h da manha fomos a recepção tratar do assunto, empurra para um funcionário, empurra para outro, pedem para esperarmos.... Até que nos dão a chave do quarto ( sem vista para o mar, mas que a nos pouco nos importava, so queríamos as 7 noites como pagamos num quarto quadruplo. Para perceberem melhor, este quarto quadruplo e como se fossem 2 quartos , tem uma porta de vídeo fosco, de correr enorme a dividir a cama de casal e as 2 camas individuais dos miúdos). Tentamos reclamar a situação dessa noite e a senhora que nos entregou a chave disse que nos compensava por isso, oferecia uma massagem no spa para compensar, continuamos a reclamar e disse que então nos oferecia 2 massagens, uma para cada um dos adultos, continuamos a tentar reclamar e a dizer que se quiséssemos a massagem pagávamos, que nao se admitia a situação que se passou etc.... Começou a falar para nos da seguinte maneira: já vos estou a oferecer uma massagem para cada um de 30 minutos, sabem quanto custa a massagem??? Envio uma garrafa de vinho e um cesto de fruta para o quarto e ficamos assim. O meu marido tentou dizer que nao era isso que queríamos mas em vão, disse que nao valia a pena reclamar pois com isto já tínhamos perdido a manha toda.
Chegamos ao quarto e este so tinha as vamos feitas porque o chão estava todo sujo, até caricas tinha, decidimos nao ir reclamar pois já tínhamos perdido muito tempo.

Entretanto nessa tarde marcamos a excursao para pamukkale com outro operador, visto que nao tinha nenhum representante no hotel, nem nenhuma pasta com informação da GRANTUR. A excursao era feita no dia seguinte com saída as 5h30 da manha.

Chegamos da excursao por volta da 1h da manha quando nos deparamos que nao nos tinham deixado nem gel de banho, nem champo, nem sabonete, nada de higiene pessoal no quarto, tínhamos ainda nas malas uns restos dos dias que tínhamos passado em Lisboa e utilizamos para tomarmos banho.

Na manha seguinte fomos reclamar a recepção que nao jos tinham deixado produtos de higiene pessoal.

Ao final do dia quando chegamos ao quarto já tinham vindo fazer as camas etc.... Mas os produtos de higiene pessoal nao tinham colocado, tornamos a ir a recepção reclamar, esperamos meia hora e nada, tomamos banho com os restos que tínhamos mais uma vez, acabamos de tomar banho e fomos jantar, como até aquela hora nao tinham ido entregar nada tornamos a ir reclamar, desta vez reclamamos na recepção e no escritório da relações Publicas. Quando chegamos ao quarto cerca das 00h 30 ainda nao tinham deixado nada.

Na manha seguinte, encontramos a empregada de limpeza e reclamamos com ela directamente, entregou alguns produtos na hora e depois foi repondo nos outros dias que se seguiram.

No dia anterior a nossa viagem de volta nao nos tinham deixado nenhum comunicado, o nosso voo era as 7h30 da manha do dia seguinte e ainda nao sabíamos a que horas nos vinham recolher ao hotel, fomos ver no local onde são afixados os voos e as horas de recolha de hospedes no hotel, o nosso nem constava na lista. Levantamo-nos as 3h30 da manha para irmos para a recepção para nos virem buscar, o guia chegou cerca das 5h da manha....

Mal cheguei a Lisboa liguei para a agencia para contar a viagem, pediu para passarmos n- segunda feira por lá ( chegamos na sexta a hora de almoço e ainda tínhamos de fazer a viagem de regresso para perto do Porto).

Na segunda feira de manha lá estávamos na agencia para reclamar, quisemos falar com a GRANTUR ao telefone e recusaram-se a falar conosco. Reclamamos por escrito, e a resposta que nos deram foi a seguinte: nao tinham guia em ANTALYA, e foi-nos entregue no aeroporto um documento( que enviaram em anexo) com a hora de recolha na vinda, quanto aos problemas que tivemos o hotel mostrou-se sempre interessado em resolver, tanto que nos ofereceram a massagem. Contestamos o mail a dizer que nao nos tinham dado nenhum documentos igual ao que nos mandaram em anexo etc.... Até hoje nao nos deram mais resposta nenhuma.


Sei que foi longo o post mas tinha de contar....
Obrigada
 

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
Boa Tarde Leodan,

Li com atenção e o que tenho a dizer é que o comportamento da Grantur é lamentável...

o que vou escrever a seguir é só a minha opinião...

Se a Grantur não tem ninguém em Antalya então estamos muito mal ... pois se o forte deles é Turquia e foi através deste Pais que abriram e fizeram sucesso estamos muito mal.... talvez pela hora tardia dão desse jeito colocar lá ninguém ;)

Não sei se eles pertencem mas eu nem hesitava... provedor do cliente com eles...

Em relação ao hotel o melhor seria ter feito uma reclamação escrita (espero que sim) e ter ficado com 1 copia assinada pelo mesmo.. pois caso contrário vai ser a vossa palavra contra a deles....

Aceito que a Grantur não tenha querido falar com vocês...

Não posso aceitar o péssimo serviço prestado (transfers + assistente local).... efectivamente as pessoas fazem a diferença e quando essas pessoas deixam de "existir"... as coisas correm mal....

Espero que consiga resolver o seu problema...

pl
 
  • Gostar
Reações: Bee

LEODAN

Membro Ativo
Desde já agradeço o tempo que perdeu a ler, estive para nao postar nada , mas a Heitor importante para outras pessoas

Obrigada



Esqueci-me de dizer...
Nao reclamamos lá por escrito, pois eles falam muito mal o inglês e quando tentávamos ir mais afundo na reclamação, simplesmente nao entendiam, desviavam o assunto e falavam com ar arrogante.... Nao foi fácil, nao somos pessoas de nos chatearmos. Penso que nao vamos andar a perder muito tempo com esta situação, simplesmente nao marcamos mais nada com a grantur e mesmo com outros operadores começo a ter algumas reticências, pois marcamos muitas ferias por nossa conta ( fica muito mais barato) mas nao temos assistências locais, e pensado no que se passou..... Vai ser a nossa opção agora, quase de certeza...
 

CristinAires

Membro Conhecido
Leodan:

Este ano também fui para Antalya, para o "Hotel Alva Donna Exclusive Hotel & SPA". Eramos três adultos (embora um tenha 16 anos) e uma criança.
Pelo que li julgo que os horários dos voos foram iguais aos seus
Lisboa / Istambul - 14h45 / 21h10
Istambul / Antalya - 22h50 / #00h05
Antalya / Istambul - 07h45 / 09h05
Istambul / Lisboa - 10h55 / 13h45

Em relação ao hotel nada tenho a apontar, pelo contrário.
Quanto à "Grantur" foi assim:
Já no exterior do aeroporto, fomos recebidos por um representante da "Grantur" que nos disse qual o autocarro que nos levava (como os locais dos hotéis eram diferentes, dividiram um grupo em dois autocarros).
O representante deu-nos um papel com as excursões, o seu valor e um número de telefone caso as quisessemos fazer e ainda um outro papel com a hora a que nos iam buscar no dia de regresso a Portugal (no caso 05H00). Depois saiu do autocarro e apenas fomos com o condutor.
Não fiz nenhuma excursão e pelo preço que pediam acho que mais valia ir para alguns destinos de táxi, mas adiante.
O que não gostei foi de no dia de regresso às 04H30 receber uma chamada da recepção a dizer que estavam à nossa espera. Disse que a hora era às 05H00 e o funcionário perguntou-me apenas se tinha a certez ao que respondi afirmativamente (talvez isto vos leve a penar que eu só ia aparecer mesmo às 05H00, mas não. Penso que 04H45 seria o suficiente para estar a horas na recepção - perdoem-me se estou a pensar mal). Eu pensei %$##"@ enganei-me na hora????!!! Fui ver o papel e lá estava 05H00. Dois minutos depois volta a tocar o telefone. Era da recepção e disseram que se não estivese ali no prazo de 5 minutos iamos ficar apeados.
Como já estavamos praticamente prontos (tudo foi arrumado no dia anterior) em três minutos estavamos na recepção. Foi-nos dito pelo funcionário do hotel, para termos calma, pois o representante da "GRANTUR" tinha ido buscar pessoas a outro hotel e que depois passava para nos apanhar.
Moral da história: "Apanhei uma camada de nervos" sem necessidade nenhuma. Não me aborreceu telefonarem ou avisarem que estavamos atrasados. O que me deixou danada foi o facto de ser tudo dito e feito da forma mais antipática e pouco profissional.
Penso que a "Grantur" deve rever os representantes locais, pois a minha opinião é que os mesmos não abonam em nada a empresa "Grantur".
 

LEODAN

Membro Ativo
Olá,
Falei com outras pessoas e tambem lhes entregaram o papel com a hora de regresso mas a nos nao.
Todas as pessoas com quem falamos no voo queixaram se do serviço da GRANTUR.
E lamentável estas situações


Os voos foram os mesmos sim.
 

inesaldeia

Membro Conhecido
Pelos vistos a Grantur anda a trabalhar muito mal.
Eu andei a "namorar" os circuitos deles na Turquia, mas achei muito caro o valor dos pacotes e acabei por optar por outro destino.
Realmente as situações apresentadas são inaceitáveis e eu sou da opinião que temos mesmo de reclamar se as condições não são aquelas que contratámos.
Contudo, relativamente a guia (que não é guia, é um representante local) não é incomum não existir. Eu não sou muito de viajar com pacotes (só fiz 5 viagens dessa forma), mas lembro-me de na minha 2ª viagem à Tunísia me ter dirigido ao balcão da Solplan/Iberojet, onde me disseram qual era o nº do meu autocarro de transfer e qual a hora da reunião com o representante do operador turístico no dia seguinte. Lá fui eu à procura do autocarro e depois de este já ter toda a gente lá dentro, entrou um funcionário da Solplan que voltou a dar as informações sobre a reunião para todos os hotéis (para ninguém se esquecer), saíu do autocarro e desejou-nos boa viagem e fomos todos entregues ao motorista.
É complicado os operadores terem alguém disponível para acompanhar todos os grupos de transfer ao hotel. No entanto, é da obrigação deles fornecer a informação necessária para os assuntos essenciais.
 

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
inesaldeia disse:
É complicado os operadores terem alguém disponível para acompanhar todos os grupos de transfer ao hotel. No entanto, é da obrigação deles fornecer a informação necessária para os assuntos essenciais.
Ines, não é complicado ;) e acredito que o operador de cá pague para que esteja la alguem ;)

concordo com a obrigação :)
 

LEODAN

Membro Ativo
Olá,
Mas o problema aqui e que nem tivemos acompanhamento até ao hotel, nem houve reunião no hotel, nem havia informação no hotel, seja do que fosse.

Um aparte:
O motorista que nos levou ao hotel nao sabia falar nada além de turco...
 

inesaldeia

Membro Conhecido
Paulo,

Depende. Imaginemos que tem várias carrinhas pequenas de transfer para hotéis localizados em direções diferentes. Quantos representantes seriam necessários? Alguns, certamente.
Obviamente que é muito mais agradável termos alguém que nos acompanha até ao hotel, mas não acho estritamente necessário desde que sejam fornecidas as informações necessárias.
Na viagem que referi, o meu hotel ficava a 4h de distância do aeroporto. Não era fácil ter um funcionário para fazer 4 h de viagem de ida e 4h de viagem de regresso à capital. Isso era um dia de trabalho para o representante.

Leodan,

Até ao hotel, como já referi, sei que nem sempre é possível. Mas a pessoa que falou convosco no aeroporto tinha de vos dar as informações necessárias. Os motoristas na maioria das vezes nesse tipo de países (Turquia, Tunísia e afins) só falam as línguas oficiais. É um aspeto a mudar, sem dúvida, mas ainda é assim que as coisas funcionam. No hotel, é fundamental que haja informações aos hóspedes e pelo menos uma reunião em contato direto com um representante do operador turístico. Regra geral, até é afixado o contato móvel do mesmo para qualquer eventualidade.
 

LEODAN

Membro Ativo
Olá,
Desculpe descordar mas se eu pago um serviço tenho de o ter.
Paguei para ter assistência e nem assistência ném informação , nada...
Para isso organizava eu a viagem por minha conta....

Obrigada
 

inesaldeia

Membro Conhecido
Leodan,

O conceito de assistência em viagem pode variar muito de acordo com a interpretação de cada um.
Há que ler bem o que a descrição do pacote inclui, pois uma coisa é contratar um pacote com serviço de transfer, outra coisa é um pacote com serviço de transfer acompanhado de um representante.
Claramente ficou mal servida, não apenas num, mas em diversos aspetos da sua viagem, quer relacionados com o apoio prestado pelo operador turístico, quer pelos serviços do hotel em si.
Obviamente que é uma opinião pessoal, mas efetivamente a questão do transporte desacompanhado por outras pessoas que não o motorista, é muito mais frequente do que se possa pensar. E digo isto porque já aconteceu não só comigo, como com outras pessoas da minha família.
 

badbones

Membro Conhecido
Puxa que você está com azar.
O ano passado foi o cruzeiro que não correu bem e agora a Turquia.

Realmente a situação do hotel é de lamentar e obviamente é algo que pode estragar umas ferias.
Mas o problema é que aceitaram a compensação que vos deram e como tal agora não podem reclamar em Portugal.

Deveriam ter reclamado por escrito lá (e depois cá) e de forma alguma aceitavam a compensação.

Eu já passei pelas duas situações. Num dos casos achei que o que me ofereciam era suficiente para compensar e aceitei (tive de assinar uma declaração em como fui ressarcido) e no outro não aceitei nada e acabei por receber um reembolso de 100€ (reclamação referente a uma noite) cá.

Quando à situação do transfer o que passou não é nada anormal. Eu só tive um "guia" a acompanhar em situações de autocarros de turismo (daqueles de 50 lugares). Nos outros casos está lá uma pessoa a receber-nos que depois nos indica o carro e a partir dai é o motorista que trata de tudo. Inclusive nas condições dos programas está escrito: "Transporte do aeroporto para o hotel e vice versa", no meu entendimento isto não inclui guia.

As restantes situações que viveu são "inacreditáveis" e espero que tenha mais sorte de futuro e possa escrever aqui um report cheio de coisas boas.
 

LEODAN

Membro Ativo
Olá, estou a constatar agora aqui porque nunca nos tinha acontecido nenhuma situação assim, estamos sempre a aprender....
Este ano já fizemos algumas viagens e vamos fazendo algumas ao longo dos anos, e bom saber deste pormenores. Cada vez mais vamos marcar por nossa conta as viagens.
Obrigada
 

Nika

Membro Conhecido
Olá Leodan,

nos circuitos que fiz por norma quem esperava por mim no aeroporto era um motorista de um serviço de transfer, até porque os voos chegam a horas diferentes e o guia por vezes já estava no hotel a receber os outros viajantes. Em relação à recepção no hotel, ou estava o guia, ou no caso de chegarmos muito cedo, deixavam as indicações com os funcionários do hotel. Nos restantes dias, o guia dizia-nos os horários quando estavamos juntos, ou em último recurso, deixava informações num determinado placard do hotel.
Por isso, essa parte de serem recebidos por um motorista é comum em muitos operadores ... agora o resto do serviço que lhe foi prestado deixa muito a desejar. :(

Cumprimentos
 

ploferreira

Administrador
Staff
Esta situação é de todo lamentável.

Recomendo a queixa para o provedor do cliente, conforme já sugeriram. Em 2010 por bem menos do que o relatado, efetuei uma queixa ao provedor do cliente, tendo-me sido devolvido 50% do valor da estadia no Hotel do Cairo.

Os operadores (e respectivas unidades hoteleiras) têm de ser responsabilizadas pelo mau serviço.
 

Oscar Reis

Membro Conhecido
LEODAN disse:
Esqueci-me de dizer...
Nao reclamamos lá por escrito, pois eles falam muito mal o inglês e quando tentávamos ir mais afundo na reclamação, simplesmente nao entendiam, desviavam o assunto e falavam com ar arrogante....
A reclamação é escrita em português... vocês não são obrigados a falar inglês, turco ou outra língua pois a reclamação é para ser apresentada cá à agência/operador.
 

LEODAN

Membro Ativo
Olá, já fizermos a queixa cá, mas vamos fazer tambem onde nos sugeriram, provedor do cliente.

Obrigada a todos
 

inesaldeia

Membro Conhecido
Paulo Leite,

Sou professora.

Leodan,

Tal como a Nika e o badbones confirmaram, a questão do transfer apenas acompanhado de motorista é bastante usual, desde que sejam deixadas todas as informações/documentação necessária.
Quanto ao resto, espero que tenha sorte na reclamação e que os próximos destinos corram bem melhor.
Sem dúvida que a Grantur não deixa boa impressão com uma situação deste género.
 
Top