Novidades

Gibraltar

Tiago Almeida

Membro Novo
Boa noite pessoal,
No início de Agosto estou a pensar em fazer uma viagem de carro pelo sul de Espanha onde gostaria de passar por gibraltar.
a questão é a seguinte:
Para entrar em gibraltar temos de passar por uma fronteira controlada, certo?
Eu tenho um filho com 5 meses ao qual não tem cartão de cidadão porque ainda não é obrigatório em Portugal ele o ter com esta idade.
será que posso entrar com ele em gibraltar só com a certidão de nascimento??
Obrigado pela vossa disponibilidade em ajudar me com esta questão.
 

Ricardo Rodrigues ZAP

Membro Conhecido
Boas,
a resposta às tuas questões é: depende.

A fronteira é +- controlada... já lá passei com controle e uma vez até fiquei do lado de cá porque não tinha o CC comigo... pelo que sei nos últimos anos o controlo é pontual e a ultima vez que lá fui, entrei e sai sempre sem qualquer controle. É provável que no verão haja mais controles até para evitar o trafico de tabaco que existia à alguns anos. À algum tempo também insistiram no controle por causa dos trabalhadores que viviam em Espanha e trabalhavam em Gibraltar. Ou seja, haver ou não controle é mais uma questão politica do momento e sorte, que propriamente regras impostas.
Se houver controlo o miúdo deverá ter CC ou C. Nascimento. Aliás, se vais para fora de Portugal esse deverá ser um documento que tenhas independentemente de ser Gibraltar ou Espanha, pois (esperamos que não) mas às vezes azares acontecem (basta uma má disposição e terem de ir com ele ao médico) e depois só por falta de um "papelinho" as dores de cabeça são mais que muitas.

(agora vou meter medo :) ) no limite da Lei, até podes entrar em Gibraltar sem controle, mas depois lá dentro seres "questionado" e ao não teres os papeis do miúdo podes ser intimado por suspeitas de trafico humano, pois sais-te do espaço Schengen com um menor de forma ilegal (independentemente de ser teu filho ou não).


Abr
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
Tenha em atenção que documentos de identificação devem ter fotografia, pelo que não me parece que certidão de nascimento seja documento idóneo para exibir fora de Portugal.
Convém informar-se antes de ir. ;)
 

Tiago Almeida

Membro Novo
Boa noite,
tenho um filho com 6 meses, acham que há problema e leva-lo comigo?
O que sugerem em visitar por la e nas redondezas ou no caminho entre a fronteira algarvia e gibraltar?
Os carros vão lá a cima do rochedo?
Se tiverem mais dicas agradeço que me ajudem.
obrigado
 
Última edição por um moderador:

ritix

Membro
Boas Tiago!
Deves visitar o rochedo, as vistas são fantásticas, tens grutas para ver, grutas com história e os fantásticos macacos...
De resto, dar uma volta por Inglaterra em Espanha :)
Podes levar o carro até lá em cima e quanto ao teu filho, não me parece que tenhas probkemas!
PS: tenta ir cedo, de modo a não apanhares fila para entrares em Gibraltar!
 
Top