Novidades

Fim-de-semana no Alentejo

SaraJG

Membro
Olá a todos!

É o meu primeiro tópico no Portal e precisava de umas sugestões vossas.

Ofereceram-me um fim de semana (duas noites em Julho) no Brejo da Amada (http://www.brejodamada.com) e queria a vossa ajuda em dois aspectos:

1 - Opinião sobre o Brejo da Amada;
2 - Locais a não perder nas redondezas.

Não conheço praticamente nada do nosso Alentejo e gostava de começar em grande e aproveitar ao máximo os 3 dias de bom tempo (espero) que vou ter :D

Sou uma amante da natureza, bicharada e belas paisagens por isso todas as sugestões relacionadas com isto serão bem vindas, assim como locais mais turísticos a não perder. Enfim...tudo o que acharem interessante será bem vindo porque sou realmente uma novata curiosa!

Obrigada por todas as ajudas que me possam dar.

[Prometo que venho colocar fotos e o meu primeiro report para compensar os ajudantes!! :p ]
 

TeK

Membro Conhecido
Conheço bem o Alentejo e nunca ouvi falar desse espaço, já fui ver que fica na zona de Grândola, ou seja, não tens muito para ver por aqui, aproveita pra visitar a zona de Troia/Comporta, de resto não estou a ver mais nada com interesse.

Se gostares de parques temáticos, tens o Badoca Park a caminho de Sines...
 

SaraJG

Membro
Tek, obrigada pela resposta.

Por acaso o Badoca Park até já conheço mas seria uma sugestão interessante.

Vou com certeza espreitar Troia e Comporta e ouvi falar da praia do Carvalhal, deve ser perto e também gostava de conhecer.

E como não há muitas opiniões sobre o Brejo da Amada, comprometo-me a descrever todo o serviço e a viagem, quando regressar!
 
  • Gostar
Reações: TeK

Cláudio Pereira

Membro Conhecido
Tek, não ter muito para ver é relativo !
Não conheço o sitio em questão, mas se fica ao pé de Grândola, assim de repente, tens a aldeia de Melides que é bonita assim como a praia de Melides com a sua lagoa.
 

SaraJG

Membro
Já fui espreitar umas imagens de Melides e realmente a lagoa parece-me bonita de ver embora não tenha encontrado muitas da aldeia mesmo.

Obrigada pela sugestão Cláudio :)
 

Cláudio Pereira

Membro Conhecido
Já fui espreitar umas imagens de Melides e realmente a lagoa parece-me bonita de ver embora não tenha encontrado muitas da aldeia mesmo.

Obrigada pela sugestão Cláudio :)
A aldeia é bonita. Tem o lavadouro da roupa que não é mais do que uma nascente, a água é limpida e podes ir lá molhar os pés :)
Salvo erro, chama-se olhos de água.
Peço desculpa, chama-se fonte dos olhos:
http://www.aguas.ics...bal_folhos.html
Mais um :)
http://divertimentod...-dos-olhos.html

Também tens a lagoa de Santo André.
 

andreya

Membro Ativo
Boas!

Um casal de primos meus foi passar uns dias no Brejo da Amada e adoraram.. eu também já ando de olho nele... mas se calhar só para o próximo mês.. acho que este mês vou até ao douro ;)

cumps*
 
Sara,

eu tenho reserva para o Brejo da Amada no final de Junho. Não conheço, mas falam-me muito bem. Vou com um grupo grande de amigos e quando voltar cenho cá contar como foi.
 

SaraJG

Membro
Cláudio, obrigada pelas sugestões, vou apontar na minha programação do passeio.
Ainda não pesquisei muito mas tinha ideia que a lagoa de Santo André já é um bocadinho mais afastada da zona e são só 3 dias. Tenho que estudar melhor as distâncias para saber até onde podemos ir!

Andreya, ainda bem que há opiniões positivas sobre o Brejo da Amada. Fiz uma pesquisa por críticas e encontrei algumas más experiências...algumas bem ridículas até mas enfim...!! Obrigada :)

Margarida, já curiosa para ler o teu comentário na tua vinda de férias. No meu caso não será uma viagem de amigos mas sim a dois, aliás...até é a comemoração do nosso primeiro aniversário de casamento ^^

Obrigada pelas vossas respostas, já estou em pulgas para me fazer à estrada!!
 

Cláudio Pereira

Membro Conhecido
Pensava que eram 2 dias(fim-de-semana).
Oh minha amiga, a lagoa de Santo André fica a 30 kms de Brejo da Amada, meia hora de viagem, nas calminhas :)
 

SaraJG

Membro
Ah sim, é fim de semana mas fim de semana-plus...hehe!! Teremos direito a mais um dia, são 2 noites :)

Então parece-me que isso não será problema, lagoa de Santo André, aí vamos nós também!!
 

TeK

Membro Conhecido
Tek, não ter muito para ver é relativo !
Não conheço o sitio em questão, mas se fica ao pé de Grândola, assim de repente, tens a aldeia de Melides que é bonita assim como a praia de Melides com a sua lagoa.
É relativo, mas o que eu disse foi praticamente o mesmo que tu eheh
Melides, fica na mesma zona da Comporta/Troia, logo para os outros lados não há assim grande coisa para ver...
 

SaraJG

Membro
Boa tarde a todos!

Já fiz mais ou menos o percurso e, embora não seja fixo, vai ser mais ou menos isto:

-> O primeiro dia vai ser de passeio, saímos do Brejo da Amada em direcção a Melides. Conhecemos a aldeia, a Fonte dos Olhos (como o Cláudio sugeriu) e damos uma voltinha por ali. Deve ser breve porque me parece ser pequenino. Dalí vamos até à lagoa e praia de Melides espreitar e...quem sabe...dar um mergulhinho ^_^
De volta à estrada em direcçaõ à lagoa/praia de Santo André e aproveitamos para ver tudo e relaxar um bocadinho.
Quando não houver mais para ver e não nos apetecer estar por ali...regresso ao alojamento.
-> No segundo dia queremos dar um pulinho à praia do Carvalhal, já li que é muito gira e uma boa praia...vamos ver!! :)
Depois, bem...enquanto não surgir outra ideia, voltamos ao Brejo da Amada para também aproveitar o espaço e dar uns mergulhos nos seus lagos e piscina!
-> No regresso, já no terceiro dia, paragem obrigatória pela zona de Tróia/Comporta!

Pelas minhas pesquisas não me pareceu haver assim muito mais para visitar e conhecer por isso vai mesmo ser um fim de semana de relax e carregamento das baterias para voltar ao trabalho!

Para quem conheçe mais ou menos a zona, parece-vos bem?
 
Bom dia...

Este fim-de-semana fui até ao Alentejo e fiquei, como tinha dito, no Brejo da Amada.
Para chegar até lá é fácil no entando o caminho que antecede o alojamento é de terra o que faz com que seja um boadinho chato... Mas ao chegarmos compensa...
O local é muito bonito, a entrada, tem espaços verdes e muitas arvores. Como esteje muito calor soube muito bem.
Eu fiquei numa casa com dois quartos. A casa era boa, espaçosa, os quartos grandes e a casa de banho também. Tinha ar condicionado o que, para o calor que fez, nos soube muito bem. Não sei se todas as casa/quartos têm ar condicionado ou se têm as mesmas condições que a casa onde fiquei. Estive a ver alguns quartos que não eram tão bons quanto a casa onde fiquei, mas onde se passava bem o fim-de-semana.
O pequeno almoço foi muito bom, o pão excelente e os doces muitos bons. Também jantei no Brejo da Amada e correu muito bem.
A parte melhor de tudo, pelo menos para mim, foi a piscina...Muito bonita, grande, com excelentes sombras e frequinha.
Foi um excelente fim-de-semana.
Como conheço bem aquela zona e apenas fiquei uma noite, não saí do Brejo... Mas a zona circundante é muito bonita.
Um conselho... Levem repelente... muito....
 

PatriciaS

Membro Ativo
Olá,

Se puderes não deixes de dar um pulinho à carrasqueira (aconselho ao final do dia) para puderes desfrutar do magnifico por do sol.
 

SaraJG

Membro
Margarida, obrigada pelo teu testemunho sobre o Brejo da Amada e o alerta sobre o repelente :p
Com opiniões positivas fico ainda mais entusiasmada para ir!!

Claudian, obrigada por mais uma dica!
 

JJPPMM

Membro Conhecido
Olá Sara
Se gostares de fotografia segue a indicação que te deu a Claudian.
O Cais Palafitico da Carrasqueira é uma zona fascinante para qualquer pessoa mas para os que gostam de fotografia o pôr do Sol é IMPERDIVEL.
Eu não deixaria de visitar.
Boa viagem
João Paulo
 

Silvia

Membro Novo
Sara,

O Alentejo tem muita coisa para ver, mesmo nessa zona (pelos vistos não temos unanimidade aqui) e tem uma vantagem: tudo fica 'logo ali' :)

Além das sugestões já dadas (que já devem dar para uns dias) Alcacér do Sal dá direito a um bonito passeio e um excelente miradouro: quase vemos as praias do Algarve :) E se estires disposta a fazer 70kms tens Porto Covo!!! Acho que vale o esforço mais do que Sines, mas é uma opinião muito pessoal

Além do repelente, vais em Julho o que não é perfeito... pode estar muito calor mas ai aproveitas uma das coisas boas do Alentejo: fazes uma boa sesta na hora de maior calor e dps ficas pronta para um fim do dia prolongado, por norma, fabuloso.

Aproveita!

Sílvia
 

Cláudio Pereira

Membro Conhecido
Sara,

Se não conheces essa região da costa alentejana, tem atenção à praia de Melides e Santo André porque perdes o pé poucos metros depois de entrares na água, desce bastante...
Quanto às lagoas de Melides e Santo André, não arrisques ir para o meio da lagoa porque podes apanhar fundões(não sei se é assim que se diz) e alguma vegetação por serem águas paradas.
 

SaraJG

Membro
JJPPMM, gosto muito de fotografia mas de ver, porque não tenho grande jeito para as tirar!! Mas mesmo assim a tua dica é óptima para termos aquela imagem romântica que um aniversário de casamento "deve" ter, era isso que faltava. Obrigada!!

Silvia, Porto Covo é de certeza um destino a descobrir mas será para um próximo passeio. A tua dica da sesta depois de almoço é muito bem vinda e acho que conjuga na perfeição com a de ver o pôr-do-Sol no cais da Carrasqueira :)

Cláudio, agradeço esse alerta porque realmente não conheço e tenho essa tendência parva de "ir andando", assim pelo menos já sei com o que conto e vou mais atenta para esse problema.

Está quaaaaase! Sinto-me uma criança perto do Natal com tanto entusiasmo
Mais uma vez, obrigada a todos!
 
Top