Novidades

Férias a caminho de Albufeira: ideias?

afc

Membro
Olá. Estou a tentar obter ideias sobre destinos a fazer antes de chegar a Albufeira. Eu e mais uns amigos vamos de transportes publicos (ou queríamos fazer assim) desde a zona di Grande Porto e queríamos aproveitar uns 2-3 dias antes de parar em Albufeira. Chegamos a pensar em Évora, Sintra, mas gostava de ter sugestões. Vamos na 1ª quinzena de junho.

Cumps
 

Ricardo Rodrigues ZAP

Membro Conhecido
O que vcs querem fazer? praia? viagem cultural? aproveitar umas noitadas?

como não vos conhecemos é dificil dar opinião... diz um pouco mais sobre o que pretendem e ai sim vai ser mais fácil ajudar.
 

afc

Membro
Bem, para as noites, acredito que já nos bastará Albufeira! :D

Talvez algo mais cultural e de passeio. Chegou-se a pensar fazer um intra-rail de 3 dias, mas também não temos muito a noçao sobre se poderia compensar ou nao...
 

LeonorS

Membro Ativo
Olá Afc.
Primeiro, tens que nos dizer o que já conheces em Portugal: é só região Norte? Conheces alguma coisa da zona da grande Lisboa e do Sul?
E onde pretendem dormir, por exemplo? Pousadas?
Pegando no que disseste, acho o intrarrail interessante para vocês. Desde a Gare do Oriente tens comboios que fazem ligação pra todo o lado, e tb para Sintra, que é sempre um sítio mt giro para conhecer. Da estação podem ir perfeitamente a pé para a zona histórica, comer uns travesseiros, as verdadeiras queijadas da Sapa, conhecer jardins, monumentos.... Não sei se na altura em que vão já há o eléctrico que liga Sintra à praia das Maçãs, que é um percurso mt gradável, apesar do bilhete ter um preço um pouco para "turista". Em Évora há mil e uma coisa para verem, e tb me parece sugestivo...
De kk das formas, tens de dar dados mais concretos, tal cm disse, sobre o que ainda não conhecem e kt pretendem gastar tb...
BJ
 

afc

Membro
Ola, e antes de mais obrigado pelas respostas.

A zona sul é uma das que eu conheço mal, para não dizer mesmo que nào conheço. Nunca estive em Sintra, e em Évora estive apenas uma vez há uns anos quando era miúdo. A questão das dormidas não é consensual entre todos nós, mas atendendo a que depois teremos um apartamento para nós no Algarve, acho que não é de excluir a estadia em pousadas! :)

Como disse anteriormente, também estamos um pouco "limitados" pelo facto de termos que nos sujeitar aos transportes públicos que houverem, o que não nos permite fazer obviamente uma costa vicentina, por exemplo.
 

afc

Membro
Olá de novo.

Uma vez que vamos de transportes públicos, não parece prático ir até Sintra, uma vez que tal implica ir de urbano desde Lisboa, passando por zonas talvez menos recomendáveis, como a Amadora por exemplo.
Que têm a dizer acerca de Tomar?
 

LeonorS

Membro Ativo
Olá de novo.

Uma vez que vamos de transportes públicos, não parece prático ir até Sintra, uma vez que tal implica ir de urbano desde Lisboa, passando por zonas talvez menos recomendáveis, como a Amadora por exemplo.
Que têm a dizer acerca de Tomar?
Acho que fazes mal a pensar assim. Eu pessoalmente já fui várias vezes de comboio até Sintra e vale mesmo a pena ir até Sintra, para quem não conhece. Claro que a linha de Sintra não tem grande fama, mas é mais perigosa à noite, ou de madrugada, kd as carruagens vão quase vazias. Aliás, mais depressa há assaltos onde tu vais gozar férias (Albufeira),que neste momento tem uma elevada taxa de delitos, do que na linha de Sintra.

Não sei se conheces a linha de Cascais, mas aconselho tb a visitar. Até podem fazer praia... Podem ir de comboio até ao Estoril e fazer o calçadão a pé até Cascais. Há mtas espanadas e bares ao longo dessa zona. A vila de Cascais tb merece uma visita... A marina tem uma zona de bares mt agradável (msm de dia)...

Relativamente a Tomar, não tem mt q ver, só se for o Convento de Cristo...
 
  • Gostar
Reações: TeK

afc

Membro
Olá.

Sendo assim, tomei a liberdade de procurar mais acerca de Sintra, e realmente tem a vantagem de a estação ferroviária ficar perto do centro histórico pelo que percebi.
O que é que fica próximo da estação ferroviária para se ver?
Estava a pensar reservar alojamento para essa zona, mas já percebi que também não será assim tão fácil pois suponho que seja uma zona muito procurada.
 

LeonorS

Membro Ativo
Perto da estação não há grande coisa para se ver... têm que caminhar um bocadinho até chegar à zona histórica, onde encontram várias coisas para ver. Na zona histórica há um edifício onde fica o centro de turismo onde vos podem fornecer várias informações sobre o k visitar, horários, etc. E sim é uma zona mt procurada, há mt turismo td o ano.
 

afc

Membro
Olá de novo!

Como funcionam os transportes públicos em Albufeira e seus arredores? Sei que há um terminal de autocarros e uma estaçao da cp onde pára o intercidades, mas ficam distantes a cidade, certo? E mais distantes de Santa Eulália, creio.

Também estou interessado em ir ao zoomarine e ao FIESA em Pêra. Como são os transportes para lá?

(e já agora, que mais há a ver por transportes publicos nesta zona do sul do país?)
 

TeK

Membro Conhecido
afc a estação da CP fica em Ferreiras, ainda são uns 7km até ao centro de Albufeira e depois mais uns 2km até à praia de Santa Eulália.

Para o Zoomarine, tens autocarros específicos do parque que com certeza passam em Albufeira. Para o FIESA, de autocarro uiii, deves ter que apanhar no mínimo dois autocarros, por isso, o ideal e mais prático mas mais caro obviamente é de taxi.
 

LeonorS

Membro Ativo
Os percursos dos autocarros dentro de Albufeira estão designados por cores, e cobrem toda a zona. Penso que a linha vermelha tem ligação desde a estação da CP até Albufeira. Tb sei de outro percurso da EVA que existe desde Faro até Albufeira (e vice-versa), passando por todas as "capelinhas", incluindo Vilamoura, por exemplo. Acho que vai pela N125. Termina o seu percuso no terminal rodoviário, que é o mesmo terminal do Expresso. Do terminal, sempre podes ir a pé para o centro de Albufeira, ainda pode ser um esticãozinho, ou não, consoante as zonas, ou de autocarro. Quer no terminal da CP ou rodoviário há praça de táxis.
Contudo, e dado que a empresa que detém os tranportes de autocarro no Algarve é a EVA (Empresa de Viação do Algarve) podes consultar o site www.eva-bus.com e saberes todos os trajectos existentes e qual o que mais te convém.
 

afc

Membro
Obrigado pelas informações. Já agora, e transportes de Évora para Albufeira? Há algo mais sem ser a rede expressos?
 

LeonorS

Membro Ativo
Para além do Expresso, podes ir de comboio, de Intercidades desde Évora até Albufeira-Ferreiras. Penso é que tens que mudar no Pinhal Novo.
 
Top