Novidades

Exigência de envio de detalhes do cartão de credito para efectivação de reserva de hotel

Bruno M. Ramos

Membro Ativo
roller disse:
Como é que fazes pagamentos online? dás sempre os dados do cartão...

Ou como reservas um bilhete de avião que no check in te peçam para mostrar o cartão com o qual foi pago?
Faço os pagamentos online sempre com o serviço MBNET.

Relativamente à 2º questão colocada, informo que utilizo um cartão recarregável próprio para o efeito.

ploferreira disse:
Concordo, para mim o MBNET não é minimamente pratico, muitas vezes pedem o cartão físico na altura do embarque para comprovar o pagamento e ai se for por MBNET... ficas em terra.

Depois há os casos em que por algum motivo cancela a compra e o reembolso é feito ao cartão, como funciona isso com o MBnet?

A maior parte dos cartões prevê salvaguarda por uso fraudulento do cartão e obviamente que em casos em que seja provada fraude no uso o valor não é sequer levantado da conta, por algum motivo o extracto do cartão é enviado quase um mês antes do levantamento, precisamente para que os movimentos sejam validados pelo utilizador.
Mesmo que seja utilizado um cartão virtual (MBNET), o comerciante pode efectuar o reembolso à mesma.

MBNET (cartão de débito) - > reembolso na conta à ordem.
MBNET (cartão de crédito) -> reembolso na conta-cartão.

A maioria dos cartões não apresentam salvaguarda por uso fraudulento. Apenas alguns cartões de crédito, sendo que os mesmos apresentam custos de anuidade bastante elevados.
 

lfdm

Membro Conhecido
No inicio deste tópico a minha questão era enviar por mail ou por fax todos os detalhes do cartão de crédito para efectivar uma reserva de hotel. Não me sentia minimamente confortável em divulgador tais dados. Por exemplo e imaginando uma situação extrema, enviava os detalhes do cartão por mail, o funcionário do hotel era despedido por algum motivo, tinha acesso a dados dos cc dos clientes, então decidia usa-los. Na melhor das hipóteses iriam passar meses, burocracias, participações policiais e um numero indeterminado de complicações até reaver o dinheiro.
Solução no meu caso, após sugestão aqui no fórum e depois de estudar o assunto, resolvi criar um MBnet para apenas efectivar a reserva, sendo que o pagamento irá ser efectuado ao balcão do hotel. Neste momento tenho a reserva confirmada e sei que na pior das hipóteses o valor que me pode ser debitado é o valor que defini no cartão.

Em resumo, também sou da opinião que devemos utilizar o cartão mais conveniente para cada uma das situações. Para reservar um voo, nunca utilizaria um MBnet, até porque depois não poderia utilizar os seguros do cartão de crédito.
Devemos estudar cada caso em particular e verificar as vantagens da utilização de cada cartão em cada situação. Foi esta a lição que aprendi com as vossas sugestões, duvidas e conselhos.

Obrigado,

lfdm
 

ploferreira

Administrador
Staff
Bruno M. Ramos disse:
A maioria dos cartões não apresentam salvaguarda por uso fraudulento. Apenas alguns cartões de crédito, sendo que os mesmos apresentam custos de anuidade bastante elevados.
Não sei onde foste buscar essa ideia.

Em caso de uso Fraudulento o banco não faz simplesmente o pagamento ponto, nem estamos aqui a fazer de seguros, basta comunicares a divergência ao Banco quando recebes o extracto.

Aconteceu-me uma vez um comerciante triplicar o pagamento ou seja foi-me debitado o pagamento e mais duas parcelas iguais que eu não reparei, sendo o pagamento efectuado, bastou-me comunicar ao banco e em 3 dias o dinheiro estava de novo na minha conta.

Uso cartão de crédito há mais de 10 anos sendo sempre utilizado para marcação de viagens, alguguer de viatura e compras online várias vezes por mês e só tive esta situação a reportar.

Em relação aos cartões de credito a maior parte dos bancos cobra 15-20€ por uma anuidade de um cartão de crédito simples o que não me parece nenhum exagero ou 30 a 45€ por um cartão Silver/Gold já com serviços associados, sendo que na grande maioria dos casos esse valor não é cobrado se efectuares compras de x valor por ano, eu tenho um Gold (que tem também vantagens ao pagar viagens e outras compras uma vez que tem seguros gratuitos associados) e nunca paguei uma anuidade
 

roller

Membro Conhecido
o meu cartão de credito não tem qualquer anuidade e tem seguro para pagamentos fraudulentos... tem uma taxa de juro bastante acima da média... mas como uso pagamento a 100% não se aplica a mim.

seja qual foi o pagamento feito... o MBnet tem a mesma exposição do que CC... pois se for usado indevidamente vai haver uma compra indevida seja um valor alto ou baixo.

Seja qual for a compra, no caso deste forum, hotéis ou aviões o que dizes à entidade de pagamento foi o mesmo que te pediu esse hotel. Deste os dados todos e o valor em questão. Logo em caso de problemas tens a prova que só autorizaste esse valor...
 

roller

Membro Conhecido
ploferreira disse:
Em relação aos cartões de credito a maior parte dos bancos cobra 15-20€ por uma anuidade de um cartão de crédito simples o que não me parece nenhum exagero ou 30 a 45€ por um cartão Silver/Gold já com serviços associados, sendo que na grande maioria dos casos esse valor não é cobrado se efectuares compras de x valor por ano, eu tenho um Gold (que tem também vantagens ao pagar viagens e outras compras uma vez que tem seguros gratuitos associados) e nunca paguei uma anuidade
O meu cartão de credito para alem de não ter qualquer anuidade e ter boas coberturas de seguros (felizmente ainda não testei a eficácia de nenhum) ao fim de 12000€ em compras... ganho uma viagem for free!

Conheço quem ja tenha feito a viagem oferecida e correu tudo bem...
 

Flecha

Membro Conhecido
desde 2006 que tenho cartão crédito.
pago 0 anuidades de ambos.
0 problemas até hoje. Desde compras em sites de companhias aéreas, CP, rent a car, hotéis, sites de booking, e uso bue o paypal para o ebay.

edit: mais uma nota... eu já fiz isso de dar os dados... mas neste caso foi à minha agência (2x), pelo termos que eles usam de "mail order". assinas o papel que te mandam preenchido com todos os dados do teu CC e Cartão Único, 2 copias para eles (1 do CC + 1 do Passporte)... mas é para uma agência... não é para um hotelzinho da esquina.
 

lfdm

Membro Conhecido
No meu caso utilizei o Mbnet, limitei o plafond do cartão ao valor da compra. Se alguma coisa correr, já sei a partida que é esse o meu "prejuízo" no pior cenário. Depois de passar as noites no hotel, anulo o cartão e nunca mais na vida me "aborreço" com esta questão.

No caso da utilização do meu CC, da forma como sou desconfiado com estas situações, ia andar até ao final da validade do meu CC com este "peso" (a validade é até 2019...).

Para este caso especifico, acho que foi o que mais se adequou. Contudo, percebo e concordo com a generalidade do que todos expuseram.

Dormir tranquilo de noite é das melhores coisas da vida....
 

pafer

Membro Ativo
roller disse:
o meu cartão de credito não tem qualquer anuidade e tem seguro para pagamentos fraudulentos... tem uma taxa de juro bastante acima da média... mas como uso pagamento a 100% não se aplica a mim.

seja qual foi o pagamento feito... o MBnet tem a mesma exposição do que CC... pois se for usado indevidamente vai haver uma compra indevida seja um valor alto ou baixo.

Seja qual for a compra, no caso deste forum, hotéis ou aviões o que dizes à entidade de pagamento foi o mesmo que te pediu esse hotel. Deste os dados todos e o valor em questão. Logo em caso de problemas tens a prova que só autorizaste esse valor...
O CC tem mais exposição que o MBnet, simplesmente porque o MBnet tem o limite da compra, enquanto com o CC com os dados pode usá-lo até ao limite do cartão (que podem ser milhares de euros). Ou seja fazes a compra e mais ninguém consegue fazer nada com os dados transmitidos. Com o CC os dados servem para novas compras.
Obviamente há os seguros, mas é sempre mais uma dor de cabeça, sendo que muitas vezes o dinheiro continua a sair da conta e só depois é reembolsado pelo seguro.
O melhor é sempre não acontecer.
 
Top