Novidades

Escócia

valterfilipe

Membro Novo
Sendo um destino na minha opinião dos mais bonitos da Europa, acho estranho nao haver por aqui qualquer tipo de relato sobre este...
alguem me pode explicar...:cool:
 

Antimoscas

Membro Novo
Viva!
Secalhar venho demasiado tarde a postar por aqui, mas nunca é tarde para aconselhar futuros viajantes para o reino unido..

Fiz em 2007 um interrail por Inglaterra e Escócia, fui sozinho, durante duas semanas, no mês de Setembro, e devo dizer que foi uma experiência que mudou por completo a minha mentalidade, e que me fez crescer em alta.
O objectivo da minha viagem era, desde o principio, as highlands escocesas, trepar montanhas acima, paisagens do outro mundo, talvez uma viagem mais espiritual que outra coisa, algo muito á senhor dos anéis.
O plano foi: apanhei o avião para Londres, onde fiquei 4 dias - segui para York - Edinburgo - Inverness - Fort William - Ilha de Skye - Londres - avião para Lisboa

Sobre Londres: É apenas a minha opinião pessoal, mas para ser sincero não gostei muito de Londres, apesar de ter conhecido malta porreiríssima, acima de tudo Chineses (que são da espécie mais altamente de sempre). Não porque tenha tido uma má experiencia lá, antes pelo contrário, mas, para além dos elevados preços, não gostei dos londrinos e a cidade em si, apesar de ter muito de história, muita cultura e muito para ver, não me agradou. Tive num hostel com excelentes condições, da YHA, que aconcelho vivamente a toda a gente que lá queira ir, basicamente no centro da cidade, perto da estação de comboios de King's Cross & St. Pancras. Uma cidade muito comercial, muito movimentada, suja... sou talvez um caso raro no meio de milhões que amaram a cidade.

Sobre York: É um local brutalíssimo, a pequena "cidade" (se assim é chamada) está dentro das muralhas de um castelo, um espaço muita calmo. Uma zona mais histórica que outra coisa, York vê-se em menos de um dia, corri aquilo de uma ponta a outra e só não parti para Edinburgo no próprio dia porque já não tinha comboios. Se alguém for de Inglaterra para a Escócia, aconselho a dar lá um saltinho, por volta das 6, pouco antes até, está praticamente tudo fechado e não se vê quase ninguém nas ruas.

Sobre Edinburgo: De poucas palavras, sem dúvida, uma das mais lindas cidades da Europa. O povo escocês é do mais porreiro que se pode encontrar pelo UK, e por lá conheci pessoal de vários países, super porreiros, e que ainda hoje comunico. Para além dos vários pubs e da boa cervejinha, museus, castelos, boa paisagem, para quem gosta de história, cultura, paz, Edinburgo é uma cidade a não perder, mesmo.

Sobre Inverness: Ora sobre Inverness, não tenho muito a dizer, não foi uma cidade de grande interesse tanto que parti para Fort William ao fim do dia. É uma cidade engraçada até, mosteiros fabulosos, com um rio que rasga a cidade, mas tem muito pouco para ver.

Sobre Fort William: Devo dizer que foi aqui que atingi o ponto mais alto da minha viagem, assim como o principal objectivo. Fiquei num hostel na base da famosa montanha do Ben Nevis, pelo que me disseram, a maior cadeia montanhosa do Reino Unido, brutalíssimo, mais parecia um retiro de caçadores. Estive lá 2 dias, num dos quais me aventurei a subir o Ben Nevis, de All Stars, jeans, e uma capa de plástico que acabou por se rasgar e voar pelas montanhas abaixo, tal era a força do vento. Chuveu, ensopei-me, muito vento, sequei-me, e assim sucessivamente até quase ao topo, que não consegui atingir devido á forte chuvada que surgiu juntamente com uma ventania que quase me atirava do pequeno trilho que havia. Para quem lá for, aconselho a levar umas botinhas e um bom e confortável casaco, pois os meus belos All Star, apesar de nunca me ter espalhado, acabaram por não ser o calçado ideal para uma "escalada". Lá de cima a vista é inesquecível, não só pelas pequenas cascatas que corriam montanha abaixo, mas por toda a visão que se tem da cadeia montanhosa. A town, de Fort William, pouco ou nada tem para se visitar. Foi lá que apanhei uma bela constipação, que por sorte só se manifestou já no avião á vinda para Lisboa.

Sobre a Ilha de Skye: Fiquei em Portree, também sem palavras para descrever a beleza daquilo. Das mais bonitas paisagens que alguma vez voltarei a ver (e eu que já vi as cataratas de Iguaçu, e a riviera Maya, entre muito mais). Para quem realmente gosta de uma boa paisagem e de se aventurar pelo meio das planicies, de florestas cerradas a vastas planícies com "Hairy Cus" (Hairy cows, uns bois com um pêlo muita fofo e comprido), de altas falésias com cascatas a cadeias montanhosas recheadas de nevoeiro. Uma zona costeira, pequena, muitos castelos que só me faziam lembrar lendas e contos, lagos do outro mundo... de dar lágrimas nos olhos. Tive num hostel, nada do outro mundo e não me lembro do nome, apenas que ficava perto de um restaurante chinês, cujo patrão não poderia ser mais porreiro, por metade do preço ofereceu-me uma pequena visita turística de autocarro pela ilha, que sem dúvida é imprescindivel de se fazer, com visitas a muitos dos castelos, a locais históricos de antigos povos que lá habitaram, e sem dúvida, a melhor oportunidade para se conhecer a misteriosa e fantástica história da ilha. Quem gosta do senhor dos anéis, sentir-se-á no filme.

E assim foi, para primeiro interrail, sozinho, das maiores experiências da minha vida. Inesquecível, aconselho esta viagem a toda a gente, e se possível partilhem-na com uma boa companhia, porque quanto mais para o norte menos gente se vai encontrando, e portanto, aquela sensação de solidão começa a apertar. Eu tive de nó na garganta, quase a meter conversa com duas velhotas no meio de um café só para poder socializar um pouco.. mas as paisagens superam tudo, e para quem tem espírito para ir sozinho e para se encontrar espiritualmente com a natureza as highlands da Escócia são sem dúvida um excelente local.

Se alguém quiser saber alguma coisa e eu souber responder é só perguntar!
Cumprimentos,
Pedro
 
  • Gostar
Reações: ATB

sapm

Membro Ativo
Eu era para fazer em Julho uma viagem até à Escócia, de moto....mas infelizmente não pude ir.
Não te posso ajudar.
E sim, também acho que é um lugar lindíssimo!!

Bjs
Sílvia
 

calu

Membro Conhecido
Obrigado pelo report, é um destino que está no meu itinerário quiçá para breve, até porque posso ir trabalhar para o UK num futuro próximo ...

Curiosidade: o meu pai é um talento natural para tirar más fotografias (nickname: corta-cabeças), mas quando visitou uma parte das highlands escocesas, com os castelos e lagos, até ele tirou fotos lindíssimas! :p Foi um factor muito importante para perceber a beleza do país lol
 

Isimar

Membro Novo
Olá pessoal,

por acaso a Escócia faz parte dos meus planos para o proximo ano mas estou indecisa entre Glasgow, Aberdeen e Edingurg.
O que procuro é sobretudo bonitas paisagens (muito verde, lagos...), zona calma e relaxante.
Alguma sugestão?

Fiquem Bem e Boas Viagens -_-
 

Antimoscas

Membro Novo
Boas Isimar,

posso aconselhar-te alguns sitios por onde passei. Aquilo que pretendes ver depende também um pouco de como vais viajar, se de comboio ou carro, ou se vais ficar apenas por uma cidade, fazendo uns passeios de autocarro ou do que for pelos arredores. Claro que tanto de uma maneira ou de outra vês paisagens lindas, mas se fores de carro tens a vantagem de poderes passar por locais espetaculares (e se calhar já um bocado fora das highlights turísticas), de comboio tens a vantagem de ires mais longe, mais rápido, mas ficando por um sitio é complicado visitares certos locais...

Bem, sobre Aberdeen não te posso ajudar porque não fez parte dos meus planos da viagem, já em relação a Glasgow, desisti de lá passar porque ás várias pessoas a quem perguntei o que achavam daquilo, disseram-me que não tens muito para ver, que a cidade em si tem pouco interesse, e que Edinburgh é bem melhor, portanto, não ter posso dizer se é bom ou não.. eu como tinha o tempo limitado e o meu objectivo era Skye desisti de Glasgow.

Sobre Edinburgh... passa lá. Aconselho-te mesmo a lá ires, a cidade em si é linda, tens muito para ver, e muito sitio para passear. A zona velha é espetacular, tens o edinburgh castle que podes visitar (não me lembro se se pagava entrada) tens uma vista brutal lá de cima, em si o castelo tem muito de história, etc. Há uma zona com umas montanhazitas para o pessoal passear, se queres relaxar e disfrutar um pouco de natureza com monumentos pelo meio (e claro, é preciso um pouco de estofo), passa por lá, com tempo e calma faz-se bem, vi lá pessoas de todas as idades... As ruas todas com um aspecto meio medieval, telhados preots, pubs, quiltes e gaitas de foles...é espetacular... A zona nova é diferente, encontras um ou outro museu e galerias de arte, zonas de comércio e habitacional, jardins etc.. Tive lá 3 dias apenas, mas do que vi, adorei.. é uma cidade calma, achei-a bastante segura e achei as pessoas (nem todas) bastante simpáticas.

Tudo isto depende muito também do que queres fazer na tua viagem e do que gostas.. quanto mais para norte fores, em direcção ás highlands, mais bonita é a paisagem... castelos no meio de lagos, planícies, montanhas, ilhas... de dar lágrimas nos olhos :) da próxima vez que for para a escócia, há-de ser de jipe, ou alugo uma autocaravana, só mesmo para passear pelas highlands..

Qualquer coisa que queiras perguntar é só postar :D eu até podia pôr por aqui umas fotos mas não faço ideia de como é que isto se mete aqui porque isto pede-me um URL qualquer... mas se quiseres muito mando por e-mail :D
 

Sunset

Inativo
Olá . estive na Escócia em 2006. Em Edimburgh, 4 dias. É uma cidade muito linda e muito segura. Fiz várias visitas, há locais interessantes para visitar. Depois aluguei 1 carro, por uns 4 dias e fui até ilha de Skye passando por Glasgow, Stirling, Loch Ness, Fort William( Higlands), Portree ( Island) Oban. etc..

Tem paisagens deslumbrantes, castelos, lagos... bem eu adorei e repetia. É facil andar de carro por lá, embora o volante seja à direita, mas tem pouco movimento nas estradas.
Para mim também foi fácil, porque na altura vivia lá um familiar em Edimburgh, que me acompanhou por todo o lado, e me mostrou os locais mais interessantes.
Caso queiras algumas dicas e só pedires:)
 

Isimar

Membro Novo
Olá pessoal,

antes de mais, Antimoscas e Cidmary, obrigada pelo vosso comentário!
Agora que pesquisei mais um pouco sobre a Escócia a minha ideia é ir até londres e depois apanhar um avião até Edinburg, ficar por lá uns 4/5 dias e depois seguir para Inverness e ficar por lá mais uns 4/5 dias. Assim aproveitava e ficava a conhecer as duas cidades...
Pelo que vi existe um comboio que faz a ligação entre estes dois locais mas não sei a nivel de tempo e de preços como funciona porque não me entendi muito bem com os sites que visitei sobre o assunto.
Por outro lado, a questão de alugar carro não me tinha passado pela cabeça mas pelos vistos é uma boa ideia, mas será que demora muito para chegar a Inverness, ou será muito cansativo ou despendioso?
Infelizmente não encontro muita informação sobre a Escócia em português, a maioria dos sites é em inglês e torna-se complicado porque não entendo tudo e é claro que antes de ir, queria preparar tudo com antecendência com o máximo de informação possível.
Tudo o que puderem contar para mim é optimo! :blush:
Ah, a nível de estadia o que aconselham?
Tanks
Fiquem Bem e Boas Viagens
 

jfreitas

Membro Conhecido
Isimar disse:
Olá pessoal,

antes de mais, Antimoscas e Cidmary, obrigada pelo vosso comentário!
Agora que pesquisei mais um pouco sobre a Escócia a minha ideia é ir até londres e depois apanhar um avião até Edinburg, ficar por lá uns 4/5 dias e depois seguir para Inverness e ficar por lá mais uns 4/5 dias. Assim aproveitava e ficava a conhecer as duas cidades...
Pelo que vi existe um comboio que faz a ligação entre estes dois locais mas não sei a nivel de tempo e de preços como funciona porque não me entendi muito bem com os sites que visitei sobre o assunto.
Por outro lado, a questão de alugar carro não me tinha passado pela cabeça mas pelos vistos é uma boa ideia, mas será que demora muito para chegar a Inverness, ou será muito cansativo ou despendioso?
Infelizmente não encontro muita informação sobre a Escócia em português, a maioria dos sites é em inglês e torna-se complicado porque não entendo tudo e é claro que antes de ir, queria preparar tudo com antecendência com o máximo de informação possível.
Tudo o que puderem contar para mim é optimo! :blush:
Ah, a nível de estadia o que aconselham?
Tanks
Fiquem Bem e Boas Viagens
De carro conheces a escócia no que tem de mais bonito... as paisagens e os lagos... Edinburgo é um bom ponto de partida, depois de bem visitada!
 

Sunset

Inativo
Preparei a viagem com alguma antecedência. Comprei 2 livros,( 1 da American Express e outro à Descoberta da Escócia- Edicção Asa) dois bons livros, porque na altura também não encontrei na net a informação que desejava.
Sobre a estadia, penso que não terás problemas, porque há sempre hotéis em qualquer cidade que pares, ou então se quiseres gastar pouco dinheiro em alojamento, ainda tens o B&B, também em qualquer sítio que pares, mesmo as localidades mais pequenas.
Sei que fiquei 3 noites em sítios diferentes na" minha descoberta pela Escócia", e que não foi díficil arranjar alojamento. Uma das noites fiquei em Loch Ness, há muitos alojamentos lá, em Inverness também não há dificuldade, e outra noite fiquei em Portree, tive que atravessar de ferry ( com o carro ), mas a viagem não ficava completa se não visitasse as Islands.:blush:

 

Antimoscas

Membro Novo
Eu fiz a minha viagem toda de comboio, mas com passe de inter rail, e é muito fácil viajar de comboio pelo UK.. basta dirigires-te á estação central de comboios pedires uma reserva (convém com 1 ou 2 dias de antecedência, dependendo da altura em que fores) ou comprares o bilhete, e é num instante que viajas de um lado para o outro.
De Londres a Edinburgo, de comboio, ainda é um esticãozito, dependendo das paragens e percurso que fizeres pode levar de 4 a 5 horas para cima, é um bocado chato o tempo da viagem, mas compensa muito em termos de paisagem, e se fores de comboio de Londres para Edinburgo (acredito que seja bem mais barato que ires de avião) se tiveres oportunidade, aproveita para fazeres uma paragem em York, que aconselho vivamente a visitares, a vila vê-se numas poucas 3 horas com calma.. é uma vila dentro de muralhas, tens um mosteiro enorme, se não me engano era o York Minster, entre várias outras casas tradicionais que encontras para lá, e podes visitar a vila toda pela muralha.

De Edinburgo para Inverness é num instante que lá chegas, e a paisagem é brutalíssima, não me recordo bem mas é algo entre 2 a 3 de viagem. Eu de Inverness pessoalmente não gostei... depois do que já tinha visto até ali, desisti no próprio dia de Inverness e segui para Fort William (que bate Inverness aos pontos), achei que tinha muito pouco para ver... acredito que seja um optimo ponto de estadia para explorares os arredores a partir de lá se estiveres de carro... mas na cidade em si pouco tens de atractivo.. pelo menos foi o que achei.

Como a Cidmary disse, alojamento encontras em todo o lado, eu como tentei poupar um bocado mais, e também porque tinha desconto por ter cartão de sócio, dormi em youth hostels (pousadas da juventude), com pequeno almoço incluido, para quem gosta de mais privacidade é mais complicado pois nem todos os hostels têm quartos privados, ou pelo menos casa de banho privada, ou seja, normalmente em hostels (pelo o preço mais barato) passas a noite num dormitório com 4 a 9 beliches dependendo do hostel, e do preço que estiveres disposta a pagar. Acredita, as pessoas normalmente olham para um hostel como um espaço manhoso, pouco seguro e pouco limpo, mas por todos onde tive têm todos o essencial, e passas lá bem, o staff está sempre disposto a ajudar-te, se quiseres gastar pouco não tenhas problemas em ficar em hostels. Em termos de segurança basta andares com os teus objectos de valor contigo, de resto até podes deixar debaixo da cama (caso não haja cacifos), mas não há espiga. Seja como for tens de tudo, Hoteis, Hostels e B&B (Bed and Breakfast) aos mais variados preços.

E claro, mais uma vez Cidmary a acertar no ponto, uma viagem á Escócia não fica completa sem uma ida ás ilhas... se tiveres oportunidade vai a Skye, fica por Portree e faz uma daquelas tour trips de autocarro, vale muito a pena mesmo. Fiquei lá num hostel em que o homenzinho me ofereceu um desconto bruto numa dessas Tours e fiquei a conhecer a ilha, fiz passeios do outro mundo, vi paisagens lindas... vale muito a pena mesmo. Basta apanhares o ferry em Mallaig, junto á costa, e chegando á ilha apanhas um autocarro para chegares a Portree (isto se não fores de carro).

Ir de comboio é bastante bom e sai-te barato, e o facto de andares mais a pé acabas por viver um bocado mais a aventura e a pureza da Escócia, mas se tiveres oportunidade aluga um carro, porque vês muito mais, podes ir a mais sítios e mais longe (que nem todos os autocarros fazem paragem), e acabas sempre por dar de caras com locais lindos. Tanto de um modo ou de outro divertes-te à grande!
 

Sunset

Inativo
Também não gostei muito de Inverness, e regressei a Fort Augustus, onde pernoitei num B&B, os tais Bed and Breakfast, com casa de banho privativa,( convem escolher bem) e um bom pequeno almoço.:)
Outra cidade que também não gostei muito foi de Glasgow, talvez porque visitei primeiro Edimburgh :D
Fiz outra travessia de ferry para ilha de Mull, porque pretendia ver Tobermory com as suas casinhas coloridas ao longo da costa.
Também fui em Setembro e apanhei voo directo para Edimburgh.
Agora que estou a recordar, apetece-me lá voltar:D
 

Isimar

Membro Novo
Olá

estou cada vez mais desejosa de ir à Escócia mas cada vez mais confusa com o roteiro!
Pelos vossos comentários já percebi que existem vários locais fantásticos a visitar mas como é impossível ir a todos, tenho de fazer uma selecção e isso está me deixando com os cabelos em pé.
 

Sunset

Inativo
Olá Isimar,

Para fazeres uma viagem deste género tens que ter espírito de aventura, esse ponto é fundamental, em segundo plano também é importante ires acompanhada ( não sei se é o caso), para no caso de te sentires insegura.
Quanto á Escócia, devo dizer-te que me pareceu muito fácil andar por aquelas estradas, porque como já disse têm pouco movimento, e até se encontra caminhantes nas estradas. Quando lá fui levei mapas, agora há GPS, torna tudo mais fácil.
Se fizeres um plano de viagem e tiveres ideia do que queres visitar, tudo será fácil, eu pelo menos assim penso.
Não fiz alpinismo porque não aprecio, mas sítios magníficos para se ver, sempre encontras e podes bem ir até ilha de Skye, sem ir de ferry porque existe uma ponte.
Se quiseres também posso te dar umas dicas sobre os sítios que achei interessantes.:)

 

valterfilipe

Membro Novo
Boas para uma viagem de uma semana para 2 pessoas , com alojamento(pode ser b&b ou hostel´s), aluguer de viatura por 3/4 dias mais passagens de aviao, quanto acham que poderá ficar mais ou menos??
quem la esteve tem uma melhor noção dos gastos.
 

Sunset

Inativo
Olá Valterfilipe,

Eu estive lá em 2006, os preços já estão desactualizados:(
Mas se fores em Low Cost, ficares em B and B e alugares um carro por 3 dias, não deve ficar assim tão caro;)
Quando lá fui os preços de aluguer de carro classe A, estava identico a Portugal, agora não sei! Investiga na net, assim como o alojamento.
:)
 

valterfilipe

Membro Novo
Cidmary disse:
Olá Valterfilipe,

Eu estive lá em 2006, os preços já estão desactualizados:(
Mas se fores em Low Cost, ficares em B and B e alugares um carro por 3 dias, não deve ficar assim tão caro;)
Quando lá fui os preços de aluguer de carro classe A, estava identico a Portugal, agora não sei! Investiga na net, assim como o alojamento.:)

sim na net ja da para ter uma ideia...
a unica coisa que nao encontrei foi voos directos de lisboa-edimburgo
low cost pelo que vi so com escala em londres!!
 
Top