Novidades

Egipto - É seguro viajar sozinha ? (... e outras dúvidas)

Maria23

Membro Novo
Bom dia.

Decidi tirar umas fériazitas no próximo mês. Como quero conciliar cultura e mar (a custos controlados) a escolha inevitável pareceu-me ser o Egipto.
No entanto, os obstáculos têm sido inúmeros, pois face à actual situação política do país, é um destino que está a ser muito pouco comercializado pelas agências - sendo raríssimas as ofertas para o mês de Outubro.
Consegui apenas dois orçamentos, mas nenhum é muito aliciante, pois em 8 dias passo quase 2 em aeroportos (e o Egipto é ali mesmo).
Por isso, efectuei umas pesquisas na net e descobri que se fizesse a viagem por minha conta (comprando o voo na edreams e o hotel no booking) conseguiria exactamente o que pretendo (melhores horários de voo, melhores hóteis dos que os dos pacotes das agências e ainda poupo uns trocados para gastar em excursões).
Surge um pequeno /GRANDE problema : irei viajar sozinha (nunca o tendo feito antes, num país fora da União Europeia). Será que é seguro aterrar no aeroporto de sharm el sheik às 03h00 da manhã e ter que apanhar um taxi sozinha para o Hotel (que dista cerca de 15 Km).
E como é, em termos de segurança, fazer a excursão ao Cairo e a Petra.
Agradeço desde já toda e qualquer informação (até porque não me restam muitos dias para decidir).
 

badbones

Membro Conhecido
Dizer que o Egipto é inseguro não sei se é correcto (nota: estive lá em Dez/2010) mas decididamente não é simpático.

Existem varios locais que não aconselho a casais sozinhos muito menos a uma rapariga.

No teu caso como parece que o principal problema está nos trajectos aeroporto-hotel sugiro que peças o transfer directamente ao hotel. Mesmo que seja mais caro é mais seguro.

Quantos às excursoes não deve haver problema uma vez que só vais a locais turisticos e em grupo.
 

Maria23

Membro Novo
Obrigada Badbones.

Irei estudar essa possibilidade de reservar o tranfer directamente ao Hotel (só espero não ficar "pendurada" no aeroporto).
Sou um pouco aventureira, mas não sou louca, por isso estou com bastantes reservas...enfim... vou tentar ganhar coragem e avançar
 

roller

Membro Conhecido
Olá!

Estás a falar de um destino e de um transfers muito turístico, (se fosses fazer um voo doméstico para o meio do nada era desaconselhado) agora aterrar na zona das praias n deves ter stress nenhum.

As excursões compras la localmente vai sempre inserida num grupo!

Deve ser sem problemas!
 

pedro de barros

Membro Ativo
De fato o mais sensato, conforme diz o badbones, a essa hora da noite é aconselhavel um transfer. Em plena praça Tahir , conforme sabe, no epicentro da revolução, a reporter da CNN, em pleno direto, no meio da multidão, foi arrancada, espancada, ferida nas partes genitais,quase violada, por uma multidão de homens, em furia...Nos países Muçulmanos,Hindus, que ja´visitei, (nunca fui ao Egipto), o brilho nos olhos dos homens, emanam séculos de ostracização, onde a volupia, o sexo e um fetiche porr mulheres loiras, é doentio...Aventura sim.., mas cuidadinho ....

Boa Viagem,
Divirta-se em segurança
Pedro
 

roller

Membro Conhecido
De fato o mais sensato, conforme diz o badbones, a essa hora da noite é aconselhavel um transfer. Em plena praça Tahir , conforme sabe, no epicentro da revolução, a reporter da CNN, em pleno direto, no meio da multidão, foi arrancada, espancada, ferida nas partes genitais,quase violada, por uma multidão de homens, em furia...Nos países Muçulmanos,Hindus, que ja´visitei, (nunca fui ao Egipto), o brilho nos olhos dos homens, emanam séculos de ostracização, onde a volupia, o sexo e um fetiche porr mulheres loiras, é doentio...Aventura sim.., mas cuidadinho ....

Boa Viagem,
Divirta-se em segurança
Pedro
Também estas a comparar o centro do cairo (onde nenhum turista é aconselhado a andar sozinho e turistas não faltam lá) com um aeroporto da zona mais turistica do mar vermelho.
 

pedro de barros

Membro Ativo
Onde tive mais medo, foi precisamente numa zona turistica da Bulgária....Multidões não faltavam, e a máfia russa e Bulgara, eram uma ameaça constante... Dou de fato muito valor a quem viaja sozinho, admiro até os reports que cá se fazem de alguns(algumas) viajantes solitários,(as), porque embora goste de viajar , sempre foi em grupos, grupinhos organizados e depois como sozinho estava, deambulava pela noite em busca de aventura e desafios e jamais tive medo, mas tive algumas situações que roçaram o limite.
No travel chanel, onde estou ligado 24 horas por dia, a sensação que temos é que é cool viajar sozinho, onde tudo é perfeito e gentes simpáticas, acolhedoras, mas a realidade no fundo no fundo não é bem assim...Perigo?? existe em todo o lado, até mesmo no hipermercado onde a minha mulher trabalha, como um episodio ontem de dois marroquinos que queriam levar 300 euros de polvo, sem pagar...só lhe faltaram bater, seguranças??Não viram nada...mesmo aqui á porta , perto de casa....

Viver é dificil, em qualquer parte do mundo.

Boas viagens
Pedro
 

roller

Membro Conhecido
Uma sugestão: porquê usar o Edreams? Se comprar directamente no site da companhia aérea fica certamente mais barato.
Eu também tinha essa ideia... mas nem sempre é assim! Eu para os meus voos do interrail a edreams apresentava-me a opção mais barata de lisboa para budapeste as seguinte opção:

Lisboa - Budapeste (escala Munique com a lufthansa) + Budapeste - Lisboa (escala em bruxelas com a brussels airlines) por 230€ i/v preços final com taxas edreams

Os mesmo voos comprados na respectiva companhia ficavam a mais de 300€.

Chegeui assim à conclusao que voos directos da mesma companhia compensa no site da companhia, agr um mix de voos e companhias por vezes estas agências compensam!
 
Olá,

Maria concordo com o 1º post do Pedro em relação aos homens egipcios....espero que não sejas loura....

Já tive com a minha tia no Egipto durante 2 semanas, mas na realidade não andavamos sozinhas. O que fizemos foi contratar uma agência local as tours e visitas que pretendiamos fazer. Por exemplo no Cairo iamos sempre acompanhadas com guia e nas restantes cidades que visitamos também.

A sugestão do Roller de comprares a escursões localmente também é boa...

Se quiseres mais alguma dica ou o contacto da agência que contratei diz-me.

Bjs
 

filipino

Membro
Este ano vou novamente para o Egipto. Fui em 2010 e 2011 e sempre me senti seguro.
Em Novembro de 2011 ainda se assistiam a confrontos no Cairo mas evitei os locais onde se concentravam mais pessoas.
O booking não é o melhor para comprar hotel em Sharm el Sheik nem Hurghada, apenas é bom para o Cairo.
Comprei o meu hotel noutro operador e poupei 900€ (quarto triplo).
Se está a pensar fazer excursão ao Cairo e Luxor, Hurghada fica mais perto destes 2 destinos, se estiver a pensar deslocar-se de avião é indiferente porque é 1h.
Não consegue chegar mais cedo a Sharm el sheik?
 

Maria23

Membro Novo
Olá Paulinha,

De facto, não sou loira (menos uma coisa com que me preocupar).
Ainda não concretizei a reserva (pois aguardo orçamento final), mas já decidi que irei comprar a minha viagem junto de uma agência. Assim, elimino outras preocupações (pois a agência assegura-me as ligações entre a aeroportos, caso algum dos voos de ligação se atrase ou seja cancelado) e outros trabalhos (com o visto, por exemplo).

A minha viagem incluirá 1 dia/ noite no Cairo (com excursão, em grupo, às Pirâmides, Esfinge e eventualmente - se as condiçõesde segurança o permitirem - um passeio pela cidade). Depois rumarei a Sharm el Sheik (onde ficarei 6 noites). Daqui pretendo fazer uma excursão a Petra e possivelmente uma outra a Luxor e eventualmente uma outra a Jerusalém.
Li aqui no portal que é muito mais barato adquirir essas excursões nas agências locais.
Também já consultei alguns sites recomendados e realmente os preços são atractivos (excursão a Petra por 160 libras - tudo incluído).
Só não percebi se é ou não necessário visto (presumo que sim) e quem é que trata do mesmo ? Tens o contacto de alguma agência que venda a excursão a Petra e que trate do visto ???

Agradeço qualquer informação.
 

Maria23

Membro Novo
Bom dia Filipino,

Agradeço os conselhos.
De facto, após exaustivas pesquisas desisti de tentar chegar mais cedo, bem como, acabei por me render às evidências da comodidade / segurança oferecida pelas agências de viagem (principalmente num destino como o Egipto e sendo esta a primeira vez que viajo sozinha para um país não europeu.

Dada a sua experiência neste destino, sabe como poderei tratar do visto para entrar na Jordânia (pois pretendo fazer a excursão a Petra).
 

Torgut

Membro Novo
a sensação que temos é que é cool viajar sozinho, onde tudo é perfeito e gentes simpáticas, acolhedoras, mas a realidade no fundo no fundo não é bem assim...
Hum. A vida não é perfeita, e isso aplica-se a viajar sozinho. Se vires a lista dos meus passeios, ai em baixo na minha assinatura, considera que 80% deles foram feitos a solo. E sim, 5 semanas a atravessar tranquilamente a Roménia e, espante-se, BULGÁRIA. E mais 5 semanas a atravessar a Lituânia, Polónia, Ucrânia, Moldova e de novo Roménia. Perigo? Muito menos que quando me meto no comboio de Lisboa para Sintra. Uma semana na Síria em Novembro, em situação de pré guerra civil. Situações más? Algumas chatices, aquele maravilhoso sal que dá sabor uma viagem. Sem elas, é o mesmo que ficar em casa a ver o Travel Chanel.

Quem viaja assim, livre, solto, sem barreiras para além das auto-impostas, conhece outros que andam na estrada, com planos e histórias incriveis. Em Amman parilhei a hospitalidade de uma pessoa local com um português que estava a fazer uma viagem por terra entre o Cabo Norte, na Noruega, e a Cidade do Cabo, na África do Sul. Mantenho-me em contacto com ele. Já regressou (neste momento está a atravessar Portugal a pé). Correu tudo bem. Atravessou o Sudão e outras áreas potencialmente perigosas, quase sempre usando o comboio como meio de transporte.

Em Sevastopol, Ucrânia, partilhei a hospitalidade de uma pessoa local com um jovem russo que estava de viagem. Nos próximos 3 anos irá chegar às Filipinas e regressar.

Dois dos meus melhores amigos, um ucraniano e uma romena, estão numa viagem de um ano, por terra, que os levará de Praga até ao Vietnam, e volta. Esta semana vão chegar ao Irão.

Eu, estou a preparar uma travessia da América Latina por terra.

E sabes qual é o pior disto tudo: é que de cada vez que acabo estas viagens, fico sempre (até agora) com uma sensação de... "afinal foi tão simples, é tudo tão normal, sem problemas reais... boring".

Mas peço desculpa à Maria por estes devaneios no seu tópico. Eu, se estivesse na tua posição, não me metia nisto. A vida das mulheres no Egipto não é uma coisa simples e temos que aceitar que não há volta a dar. Claro que ser-se enquadrada numa viagem organizada vos poupa muita chatice, que se torna residual, quando se sai e se anda pelas ruas e mercados.

A ida para Petra, a solo, também deve ser complicada (para dizer o menos). Se fosse a partir de Israel, era diferente. Há ligações, é normal a viagem. Mas do Egipto.... er.... nem por isso. São locais que vivem de costas viradas, como Portugal e Marrocos.

O visto na Jordânia é obtido na fronteira, sem espinhas. E na Jordânia a pressão sobre o visitante, mulher ou não, desaparece.

"Também já consultei alguns sites recomendados e realmente os preços são atractivos (excursão a Petra por 160 libras - tudo incluído)."

Credo, que conceito de "atractivo". Menos de 160 Libras foi o que eu paguei por ir e voltar à Jordânia :) Se há coisa que não é atractiva é o preço da entrada em Petra - 55 Eur.... roubar prá estrada, sim?! Nem fui lá.
 

Maria23

Membro Novo
Gostei de ler os seus “desvaneios” . São essas e outras histórias de vida e de viagens que me dão alento e coragem para aventurar-me sozinha por terras desconhecidas.
No entanto, esta minha viagem ao Egipto acabou por ficar em banho-maria.
Face aos acontecimentos desta semana verificados um pouco por todo o mundo islâmico, fui severamente aconselhada a desistir da viagem, ou pelo menos a adiá-la para quando a situação política e social do Egipto estiver mais calma.
Quando for ao Egipto não é para ficar fechada dentro de um resort, por mais luxuoso que ele seja. Nem para limitar-me a fazer mergulho (apesar de ser mergulhadora e aquele ser um destino de eleição). Quando lá for, pretendo absorver também um pouco da história e cultura do país, pelo que não abdicarei de visitar o Cairo e Luxor (no mínimo dos mínimos) – o que, no preciso momento, não é de todo aconselhável.
Já agora, aproveito para esclarecer que as 160 Libras incluíam : viagem à Jordânia (Sharm – Petra – Sharm, por autocarro + barco), alimentação (pensão completa), entrada em Petra e guia turístico. Se optasse por fazer a viagem de avião, seriam (salvo erro) 235 libras.
 
Maria23

embora nunca tenha viajado sozinha, não tenho problema nenhum em fazê-lo num futuro. No entanto confesso-te que há países nos quais nunca serei capaz de me aventurar sozinha - o Egipto é um deles...
Além de ser um país muçulmano onde eu acho que eles têm uma ideia errada acerca da mulher ocidental, ainda há estes problemas todos e conturbaçoes que passam nestes dias.

Confesso-te que Egipto foi um destino que considerei para este ano e acabei por desistir mesmo acompanhada.

Desculpa se a minha resposta não te incentivou - simplesmente fui sincera... mas cada cabeça, sua sentença!!

Se optares por ir... espero que corra tudo pelo melhor.
 
Maria23

uma vez que adiaste esta viagem para esperar por uma altura mais calma, pode ser que ainda surja a oportunidade de irmos juntas pois é um destino que eu também quero visitar!!
 
Top