Boas,
eu já ontem estive para escrever aqui mais umas ideias, mesmo a antever um "discurso" como o do Paulo Leite (que muito respeito), pois, tenho a noção que este forum é frequentado por muitas pessoas, e grande parte são pessoas ligadas a OT's (operadores turisticos) e a AV's (agencias de viagens).
Sei que o forum é frequentado por muitas pessoas, inclusivamente por trabalhadores de OT's e AV's, sei também que o meu discurso pode levar a 2ªs interpretações, até porque muitas destas pessoas estão só e apenas a ganhar o seu pão e a defender o que é delas... no entanto... no meu entender, como em todas as profissões, existe uma ética que as pessoas devem seguir. No meu ver, utilizar técnicas como as descritas, não passa de pura "máfia", algo que condeno veemente.
Antes de continuar, vou dizer o que penso em relação às informações do Paulo Leite, pois não concordo com as mesmas.
1º Todos temos as nossas profissões e todas com as suas especificidades... eu próprio trabalhei 3 anos na coordenação comercial de equipas de telemarketing e como deves calcular, "mafioso" era o nome mais simpático que muitas vezes nos chamavam... com isto tenho noção que a grande maioria das queixas das pessoas são sem fundamento e/ou por culpa própria, e só uma pequena percentagem são por culpa das empresas... no entanto todos somos trabalhadores e todos somo humanos e como humanos que somos estamos sujeitos ao erro, que prejudica a nossa empresa e "enfurece" o cliente... no entanto... aqui não estamos a falar de erros, mas sim de uma prática deliberada, consciente e continuada... e a meu ver é uma prática éticamente incorrecta por isso não a posso aceitar sob que argumento for... para mim é e são "técnicas de máfia".
2º Uma pessoa quando compra uma viagem, compra uma deslocação e uma estadia. Pode por ventura comprar serviços conexos como são as excursões, mas na base está a estadia e a deslocação. Nunca existe a obrigatoriedade de adquirir outros serviços exclusivamente ao operador e nada impede essa pessoa de ir à concorrência.
3º O Hotel não é propriedade dos OT's... até pode pertencer ao grupo como é o caso, mas não é sua propriedade exclusiva, como tal, quem tem de "implicar" são os funcionários do hotel e não os guias turisticos (que é o que se verifica normalmente). Ora, o hotel pode decidir ter uma politica de parceria apenas com a empresa X ou Y e se assim for só tem é de informar os seus hospedes e os outros agentes. Nesse caso os outros guias/empresas deixam de poder frequentar o hotel para VENDER os seus serviços, mas jamais deverão impedir as outras empresas de recolher os hospedes. É como os rent-a-car nos hoteis, por vezes a empresa X faz parceria com o hotel e só ela pode apresentar propostas dentro do hotel aos hospedes, mas o hotel não impede que no caso do turista ter ido já com aluguer na empresa z, que a mesma entregue lá o carro. Resumindo: uma coisa é vender serviços no local, outra é recolher/encontrar-se com já clientes nesse mesmo local.
4ºQuanto ao exemplo que deu de seu negócio, eu dou o meu:
O que eu faria (se o Hotel fosse meu): tinha uma parceria estabelecida e devidamente anunciada com os guias/soltour. Prestava o máximo de informação acerca de excursões inclusivamente com infos nos quartos e etc, bem como proporcionava um local agradável com oferta de bebidas e comidas para as reuniões. Aos hospedes que já viessem com excursões marcadas e/ou reuniões programadas deixava-os ir para o bar à vontade e com sorte além de não importunar as suas férias, ainda ganhava uns trocos com as bebidas consumidas, etc.. Caso o guia/empresa fosse reconhecida por enganar clts, ai sim impedia a entrada dos mesmos no hotel, dando sempre uma explicação aos hospedes do motivo. Nos quartos podiam ainda existir alertas sobre fraudes, etc.
O que eu NÃO faria (se o Hotel fosse meu): forçar os hospedes a ir a reuniões com falsos argumentos. Deixar que pessoas que trabalham para um parceiro estivessem no Hotel como se fossem funcionárias do mesmo, armando confusão muitas vezes com hospedes e/ou concorrentes. Deixar que parceiros utilizassem técnicas de venda agressivas/abusadas para com os meus hospedes. Obrigar os clientes a sair do hotel para ir à "concorrência", pois além do afastar de mim, de lhe proporcionar desconforto e de dar uma péssima imagem do hotel, para o futuro ele não me recomendará, ou se o fizer apontará sempre algo negativo.
Não sei se me estou a fazer entender, mas para mim a base é: um hotel ganha pela estadia e a sua principal preocupação deverá ser para com o bem estar dos seus hospedes. À posteriori, ai sim, poderá preocupar-se com negócios com parceiros, e "picuinhices" do género. Ora, dentro do "bem estar" eu não incluo apenas a dormida, mas sim toda a estadia. É dever do hotel informar convenientemente e honestamente os hospedes e ajuda-los sempre que exista solicitação/necessidade... enfim... um hotel deve estar ali para servir os hospedes, proporcionando-lhes uma estadia de "sonho", porque afinal de contas é isso que é anunciado quando alguém compra uma viagem... a compra de "um sonho".
Ora, o que se verifica na realidade é completamente diferente, vejamos:
Os hoteis trabalham confidentemente com os guias dos OT's e possuem estratégias préviamente montadas para "caçar" os hospedes. A base das estratégias é o facto das pessoas se encontrarem fora do seus País, em locais muitas vezes descritos como do 3º mundo e com isso praticam "a cultura do medo", de modo a amedrontar os clientes e a fazer com que eles sintam necessidade de estar protegidos pelo OT's/Hotel.
Vejamos:
É frequente dizerem às pessoas para não comerem fora do Hotel e/ou restaurantes indicados. Dão exemplos reais(?) de turistas que quase morreram porque decidiram ir beber um cocktail fora do Hotel. Afirmam que os seguros não cobrem estas despesas, a menos que a intoxicação tenha surgido no Hotel ou restaurante indicado;
Dizem que as outras empresas são mais baratas porque possuem autocarros velhos sem condições e dão exemplos reais(?) de acidentes;
Dizem que as outras empresas por vezes têm parcerias com grupos extremistas e que podem compactuar com raptos, roubos, violações, etc...
Dizem que é extremamente perigoso andar na rua sem ser acompanhados por guias credênciados, pois os turistas sozinhos são sempre assaltados/raptados/violados...
Nesta base, existem muitos outros argumentos utilizados, que à partida parecem "inocentes", mas que de inocentes não têm nada... é a tal "cultura do medo"... conheço um casal jovem que em Lua-de-Mal no méxico acabaram por nunca sair do Hotel, pois na reunião inicial meteram-lhes tanto medo que eles "congelaram"... é que até jornais com fotos de massacres entre traficantes lhes mostraram... Ora eu questiono: é assim que se ganham clientes? Arruinar uma Lua-de-Mel para tentar ganhar um negócio é digno de alguém que trabalhe no "turismo"?
Eu quando trabalhei em telemarketing, algo que dizia sempre aos meus operadores era para serem honestos... à que mostrar as virtudes e não ter medo de mostrar os defeitos... se formos honestos para com o clt e ele sentir isso, mesmo que tenha uma proposta financeiramente mais baixa, a probabilidade de ele ficar connosco é muito grande, e mesmo que não fique, pelo menos não falará mal de nós...
Agora eu questiono: Se a maioria das pessoas tenta fugir a 7 pés das reuniões... se muitas tentam fazer as excursões por outros operadores... mesmo os que vão, na generalidade falam mal... será que a culpa é dos turistas? Não será antes culpa dos OT's que estão a fazer as coisas mal?
Eu que estudei, vivi e trabalhei em vendas acho sinceramente que as tecnicas de vendas agressivas estão ultrapassadas e que em pessoas informadas (como é o caso de grande parte dos viajantes actuais) funcionam mesmo ao contrário... ou seja... se são agressivos e mentem/exageram e a pessoa se apercebe disso, então já não vai fechar negócio... têm sorte apenas com as pessoas desinformadas que "coitadas" engolem tudo o que lhes dão...
Vou sar um exemplo: será por acaso que as pessoas deste portal, tentam fazer as excursões por empresas fora dos OT's?? ou será pk são mais informadas? Será apenas uma questão financeira?
Bom isto já vai longo, mas acho que já deu para me explicar um bocadinho...
No fundo... no fundo... o que tento dizer é que os OT's não têm uma cultura de honestidade e só têm perdido com isso, pois quanto mais as pessoas são informadas mais eles perdem... estas técnicas foram "inventadas" em tempos em que as pessoas não tinham accesso à informação, anda nem existia internet "livre"... hoje as coisas estão diferentes e as empresas têm de se adaptar e os OT's têm tido imensa resistência em fazê-lo... só acho é que quanto mais tarde o fizerem... pior... as "fugas" para a concorrência provam isso mesmo.
cumps
RR
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