Novidades

DGS alerta viajantes para casos de cólera na República Dominicana

Voyager

Membro
DGS alerta viajantes para casos de cólera na República Dominicana awww.publico.pt_includes_img_vazio.gif_8f5ac156527855bdd4f2124c5a8e7950.gif
07.07.2011 - 18:24 Por Catarina Benedito

O registo de casos de cólera na República Dominicana com origem no surto que se vive no país vizinho, o Haiti, levou a Direcção-Geral da Saúde (DGS) a divulgar hoje uma recomendação que alerta todos as pessoas que viagem para essa região.

A República Dominicana é um país muito procurado por portugueses. No ano passado, nos meses de Junho, Julho e Agosto, a República Dominicana recebeu mais de 38.000 turistas oriundos de Portugal.

Por isso, a Direcção-Geral da Saúde aconselha todas as pessoas que viajem para a República Dominicana ou para outros países com casos de cólera registados que bebam e utilizem água engarrafada ou fervida, que não comam saladas, vegetais crus, peixe e marisco não cozinhados, que evitem consumir comidas e ingerir bebidas compradas em vendedores ambulantes, que lavem bem e descasquem a fruta antes de a comer, que lavem sempre as mãos com água e sabão e que não tomem banho ou nadem em locais cuja água não tenha qualidade.

O Ministério da Saúde da República Dominicana divulgou o primeiro caso de cólera em Novembro de 2010, mas desde então esse número tem vindo a crescer.

Este ano já foram divulgados pelo Ministério da Saúde deste país do Caribe 6190 casos de cólera (1681 confirmados) e 56 mortes. As províncias de Santo Domingo (1041), Distrito Nacional (817), Santiago (637), San Juan (562), San Cristobal (496), Elias Pina (316) são as que apresentam um maior número de casos. Na província La Altagracia, onde se localiza Punta Cana, foram registados 41 casos desta infecção.

A cólera é uma infecção gastrointestinal aguda, que causa diarreia aquosa e abundante, náuseas e vómitos e que se transmite pela ingestão de água ou pelo consumo de alimentos contaminados pela bactéria Vibrio cholerae.


http://www.publico.p...inicana_1501886
 

pabecada

Membro Ativo
Nos hotéis vendidos em Portugal não há que haver preocupação porque a água das torneiras não se pode beber mas está desinfectada. A água para beber é potável e o gelo é embalado.

Fora dos hotéis é que é preciso ter mais cuidado com as saladas e as águas, mas se se tomarem preocupações julgo não haver problemas.

Agora que vim de lá é que o valord as viagens vai baixar :(
 

André Gomes

Membro Conhecido
Parto dia 18 e não tou muito preocupado, os hotéis tem de dar garantias se não os turistas não voltam...

Já agora quem parta dia 18 de Julho que diga alguma coisa ;)
 

TeK

Membro Conhecido
Agora que vim de lá é que o valord as viagens vai baixar :(
Não te preocupes que não vão baixar nada, só uma ou outra promoção de última hora (que serão escassas ou nenhumas), pois as vendas em tempo de crise não sentiram alterações, são menos mas mais caras. E eles não caem noutro erro, como foi o da Gripe A no México, que eu aproveitei logo para ir e estar mais livre de perigo lá do que cá.

Cumpts
 

CarpeDiemMan

Membro Conhecido
Boa noite.

Acho que não ha razão para alarme. Faz-me lembrar a situação do México não era tão mau como se dizia. E afinal eram os Alemães lá numa quinta não sei onde, so mesmo para rir.
Mas convém ter mais cuidado que o normal e não facilitar.
Ter cuidado extra com as água, sem ser engarrafada não convém tocar, legumes, frutas, saladas..Tirando isso, acho que quem for para lá este ano não precisa de se preocupar.

Cumprimentos.

Boas viagens.
 

Japonisi

Membro Novo
Helloooo!!!!
Eu estive o mês passado na Republica e já havia alarido devido a colora... não me alarmei, mas claro que fora do hotel era so para passear e não para comer, as precauções normais que tomamos quando vamos para um pais inferior em termos de higiene... a água no hotel é SEMPRE de garrafa até mesmo para lavar os dentes... por isso não há que stressar! :D Alias, não ouvi sequer falar em colora o tempo que lá estive...
De qualquer das formas para quem for agora, não pensem nisso e já agora façam me um favorzinho! Podem dar um mergulho por mim naquela água maravilhosa?! ai.... que saudades!!!!!
 

MHenriques

Membro Novo
Olá...

Eu vou com uns amigos para a RD não estamos muito alarmados... O que nos preocupa é a viagem que vamos fazer com o Capitain Gringo à Ilha Saona que inclui almoço... Acham que há perigo nesa refeição? E nas bebidas que eles dão: vitamina R e afins?

Obrigado
 

RICR

Membro Novo
Olá ou segunda feira para a RD e também estava a pensar no almoço quando formos á ilha saona. será que é de confiança?
Alguém que tenha ido recentemente e tenha feito essa excursão, o que acham? Dentro do resort penso que não haverá problema...

Cumprimentos
 

André Gomes

Membro Conhecido
A mesma duvida aqui!

Vou fazer a excursão a isla saona com almoço e realmente estou preocupado.. Será de confiança?
 

TeK

Membro Conhecido
Para as dúvidas da excursão, o peixe é "lavado" na água do mar e grelhado, as bebidas é RUM (mais desinfectado é impossível) e sumo (sem gelo), logo não devem ter com que se preocupar.

O acompanhamento não me lembro se é batata, se for não a comam ou perguntem primeiro, mas se eles comerem (porque almoçam ao mesmo tempo que vocês) não deve haver problema, depois a sobremesa é côco acabado de apanhar.

Cumpts
 

Japonisi

Membro Novo
também fui a saona com o capitão gringo e garanto vos que a lagostinha estava divinal... quanto a vitamina não se preocupem já estava pronta a ser bebida as nove da manha! sim tek era batatas cozidas com maionese e salada, quando fomos eles comeram connosco de tudo... sinceramente se houve sitio onde nem me lembrei do stress da colora foi em saona! por sorte ou não nada de mal aconteceu! nem a nós nem as outras pessoas que fizeram a excursão connosco...

Mais uma vez boas viagens e divirtam-se por lá!
 

_sofia_

Membro
Olá ou segunda feira para a RD e também estava a pensar no almoço quando formos á ilha saona. será que é de confiança?
Alguém que tenha ido recentemente e tenha feito essa excursão, o que acham? Dentro do resort penso que não haverá problema...

Cumprimentos

Olá,

Cheguei dia 12 da RD e dia 7 fiz a excursão à Isla Saona. Almoçamos todos - incluindo a tripulação- e comi batatas (que sao assadas) e nada nos aconteceu.
As bebidas são engarrafadas - água, cerveja, coca-cola e rum-

Ainda comemos umas frutas gelatinosas que o animador apanhou na mata e nada nos aconteceu. No resort onde estava instalada - Iberostar Punta Cana/Dominicana usam aqueles garrafões grandes tipo Selda.

Aliás, só soubemos da notícia porque nos ligaram de Portugal preocupados!

Não se preocupem, aliás preocupem-se apenas em disfrutar CADA MINUTO pois eu ja ía outra vez,estou cheia de saudades!!!

Cumps

_sofia_
 

MHenriques

Membro Novo
Olá Sofia...

Obrigado pelo esclarecimento.

Eu vou para O Iberostar Punta Cana com um grupo de amigos. O que achaste do hotel? É bom? Os quartos são muito longe da praia?

Gostávamos de ir fazer snorkling, há hipótese disso perto do hotel? Há lá onde comprar excursões de snorkel e afins?

Obrigado

Márcio
 

_sofia_

Membro
Olá Sofia...

Obrigado pelo esclarecimento.

Eu vou para O Iberostar Punta Cana com um grupo de amigos. O que achaste do hotel? É bom? Os quartos são muito longe da praia?

Gostávamos de ir fazer snorkling, há hipótese disso perto do hotel? Há lá onde comprar excursões de snorkel e afins?

Obrigado

Márcio

Olá Marcio,
Entao é assim:

Posso te afiançar que escolheram um EXCELENTE resort! Tal como me tinham referido aqui no portal.

O Iberostar Punta Cana tem uma excelente localização, com quartos muito perto da piscina e da praia - os nossos eram o 5067 e 5065 a uns 150m da piscina e a uns 200m da praia!!! Com vista para o jardim - que é imediatamente antes da piscina - e a entrada da porta do quarto dava para um lago com tartarugas,se puderes escolher esses são espectaculares!

Os quartos apesar de não serem de um luxo asiatico são limpos, todos os dias, toalhas muito limpinhas, ventoinha, a/c, tv lcd, minibar com cerveja,agua,cola,tonica,etc,repostos diariamente!

O Iberostar Punta Cana tem um irmão gémeo lol o Dominicana, onde se passava a maior parte da animação.Alias estivemos sempre do lado do Dominicana - piscina, buffet do almoço - onde alem do buffet normal, tens churrasco e outras coisas cozinhadas cá fora como paella à 3f. Ambos têem piscina, buffets,a diferença é que a animação passa se na parte do Dominicana - concurso miss biquini,jogo da ferradura,volley de praia, aerobica aquatica, aulas de bachata,merengue,salsa e a coreografia do hotel "dalle pa la, dalle pa ca" (muito muito muito fixe!!!). à noite, a mesma coisa, a parte do Dominicana tem espectaculos no teatro e uma festa na praia brutal!!! Tenho a certeza que se vai divertir muito mesmo! Eu qse que chorei qdo me vim embora...Eles são magnificos,trabalham horas a fio para nos animar e qdo lhes perguntamos como aguentam tanto respondem nos "porque não trabalhamos com o corpo, mas sim com o coração".

Ah! Atenção! Por questões de segurança às 19h30 recolhem pertences das pessoas que estão fora das cadeiras, incluindo roupa.No 1 dia andamos em bikinis e calções de banho descalços pelo lobby à procura das nossas coisas...o que foi embaraçoso.Portanto já sabem...19h30 se estiverem na esplanada - ao lado da piscina - a beber umas pinacoladas lembrem se de ir buscar as coisas!!!

Relativamente às escursões tens muita coisa no hotel, mas se quiserem poupar façam no pela saona tours - capitan gringo. Ficou em 50euros cada a viagem a Saona e Canto de la Playa.

Para snorkelling têem a excursão a Saona e Canto de la Playa, com alguns recifes.Na praia, se não tiver a água muito turva tb têem alguns peixes - levem pão pra lhes dar! :p

Qualquer outra dúvida que tenhas podes colocar me pois é um prazer relembrar!!! Tenho tantas saudades daquilo.Dos animadores - Pantera,Jhonatan,Alexandra,Melvin,o Franklin do bar...eles são brutais.Aproveitem muito e divirtam se com eles que eles são demais!

Espero sinceramente que façam uma excelente viagem e que o tempo esteja como a semana passada: BRUTAL!!!

Boa viagem e depois contas a malta como foi :p

Cumps

_sofia_



Ah...para irem treinando...

http://www.youtube.com/watch?v=nZwpysg8xk8&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=svYWd0d-20g&feature=related
 

_sofia_

Membro
Ah! Atenção! Por questões de segurança às 19h30 recolhem pertences das pessoas que estão fora das cadeiras, incluindo roupa.No 1 dia andamos em bikinis e calções de banho descalços pelo lobby à procura das nossas coisas...o que foi embaraçoso.Portanto já sabem...19h30 se estiverem na esplanada - ao lado da piscina - a beber umas pinacoladas lembrem se de ir buscar as coisas!!!



Dscpa, queria dizer NAS CADEIRAS da Piscina e não fora das cadeiras...ou seja roupa e outras coisas que deixes eles recolhem para segurança!
 

MHenriques

Membro Novo
Oi Sofia.

Muito obrigado pela informação... Parece que foram uns dias brutais...

E a água? É quentinha? Sentes a diferença?

Experimentaste os restaurantes temáticos, qual aconselhas?

Estamos a pensar fazer a excursão com o Capitain Gringo, Isla saona - Canto de la Playa, aconselhas? Fizeste mais alguma?


Desculpa estar a chatear........

Obrigado

Márcio
 

_sofia_

Membro
Oi Sofia.

Muito obrigado pela informação... Parece que foram uns dias brutais...

E a água? É quentinha? Sentes a diferença?

Experimentaste os restaurantes temáticos, qual aconselhas?

Estamos a pensar fazer a excursão com o Capitain Gringo, Isla saona - Canto de la Playa, aconselhas? Fizeste mais alguma?


Desculpa estar a chatear........

Obrigado

Márcio

Olá,
Não tem qq tipo de problema...eu compreendo, antes de ir tb li tudo o q consegui :p

Olha, a água na praia está a cerca de 26,27º, ou seja, entras bem e consegues estar muito tempo na água sem ter frio...na boa mesmo!!! Muitas vezes saíamos porque ja tinhamos a pele enrugada :p

A da piscina sem exagero deve atingir os 30º principalmente a partir das 12h00,13h00...Porque o sol é mesmo mto quente.Se estiveres a nadar sentes te mm quente.A Piscina tem uma rampa,onde é mais baixa - onde se fazem os desportos; aerobica, polo aquatico...Depois vai até 2 metros,acho eu.Tem uma zona com umas escadas de pedra, bom para se estar a relaxar e a apanhar sol,mas dentro de água!!!

Restaurantes temáticos aconselho te a assim que chegarem, conferenciarem entre voces e marcarem logo nesse dia,pois nós atrasámo nos e não conseguimos vaga para o La Sibila - o gourmet...De resto, fomos ao La Marimba - peixes e mariscos (aconselho a entrada de sopa de Lagosta,parecida com as nossas mas menos salgada e os medalhões de Nero); depois fomos ao oriental (sushi, comida chinesa, tailandesa, nepalesa salvo o erro...em que comemos entradas de sushi - sinceramente nao achamos nada de especial,mas come se...); tinhamos 3 opções, mas só usamos duas porque desistimos de repetir o La Marimba (que de dia é o buffet do Dominicana,o do churrasco e da paella,etc) e optamos por ir ao Buffet. Depois tens o Mexicano, no entanto tb apanhamos comida mexicana no Buffet e com bastante qualidade :p


Conclusão: os buffets variam o tipo de comida (um dia mais mexicano,outro dia americano, sempre com pizzas,massas feitas na hora e acabamos por ter uma variadíssima oferta, que não fica muito atrás dos tematicos e na quantidade que queres (para quem tem mais apetite)...Nas massas pedimos para ele nos fazer uma ao gosto dele - dizes apenas o tipo de massa e os ingredientes que queres e os que não gostas ou que não queres por e ele faz te...apesar de ser um prato quente e que enche estava delicioso...


Preferi o Buffet Higuey tt para o pequeno almoço qto para o jantar, pois a nossa Mignolia (que tratavamos por Mamazita) servia nos como principes e cumprimentava nos sempre com um beijinho,não nos deixava faltar nada, é uma pessoa ESPETACULAR!!!


A excursão foi a mesma q fiz e aconselho.Disfrutem de tudo que esse dia vai ser longo e cheio de emoções.O nosso capitão era o Mula.Ele e o animador são uma moca!!! Muito fixes mm.Tentem marcar com mais portugueses! Tem mais piada!


Olha, na altura li o report da ladym, com fotos e lembro me que fiquei bastante elucidada e entusiasmada.É sempre diferente de lá estar,mas ja ficam com uma ideia de como sao os quartos e buffets,lobby, etc...

Ora vê:

https://www.portaldasviagens.com/topic/4411-report-iberostar-punta-cana/

Qq duvida, chuta!

Cumps

_sofia_
 

_sofia_

Membro
Para ser mais precisa relativamente aos restaurantes, vou dar te a minha opinião sobre o que achei...é apenas uma opinião, vale o que vale...vocês poderão não achar o mesmo...:p


Gourmet (La Sibila) - não experimentei por falta de vaga

Oriental (Pagoda) - experimentámos; não é mau...

Steak house (Conuco) - não experimentámos mas segundo me disseram há muita coisa que servem tb no buffet (onde há sempre grelhados)

Peixes e Mariscos(Marimba) - gostei mas tem pouca variedade e é mais peixe do que marisco; bom para experimentar uma vez. Aconselho o Nero.

Mexicano (Maria Bonita) - não experimentei mas acabei por comer no buffet mexicano.



Não é uma grande experiência, mas como gostámos dos buffets não houve problema com as refeições!!! Antes pelo contrário :p Por vezes no buffet o difícil é escolher no meio de tt variedade :)

Espero ter ajudado

Cumps

Sofia
 

MHenriques

Membro Novo
Olá Sofia.

Peço desculpa de estar a chatear novamente...

Sabe dizer-me se o Iberostar PC tem restaurante (ligeiro) na praia?

E o mini bar do quarto, as bebidas são pagas? Ou podemos consumir à vontade?

Obrigado


Márcio
 

Voyager

Membro
Olá Sofia.

Peço desculpa de estar a chatear novamente...

Sabe dizer-me se o Iberostar PC tem restaurante (ligeiro) na praia?

E o mini bar do quarto, as bebidas são pagas? Ou podemos consumir à vontade?

Obrigado


Márcio
Tem 2 restaurantes tipo buffet ao pé da praia.

No mini-bar as bebidas não são pagas. Lá tem água, cerveja e alguns sumos.
 
Top