Novidades

Desastre aéreo na Europa...

Cláudio Pereira

Membro Conhecido
Septuni, partia a câmara na presença do piloto ?...

Se não vês vantagem no registo de imagens, então também não encontras vantagem no registo de som.
O que é melhor, o tempo da telefonia ou da TV ?
 

Septuni

Membro Conhecido
Cláudio Pereira disse:
Septuni, partia a câmara na presença do piloto ?...

Se não vês vantagem no registo de imagens, então também não encontras vantagem no registo de som.
O que é melhor, o tempo da telefonia ou da TV ?
Não estás a perceber. O piloto saía, ele partia a câmara e só então trancava a porta. O que aconteceria depois disso? Ninguém poderia saber.

Estás a comparar coisas incomparáveis. Eu já te disse as desvantagens das câmaras, não trazem qualquer tipo de benefício e só podem ajudar a causar mais dúvidas. Já te falei dos custos que isso implica, o desconforto que pode causar, as dúvidas que pode criar,... Qual é a vantagem tão grande que tu vês para colocar esse tipo de sistema?
 

Cláudio Pereira

Membro Conhecido
Percebi perfeitamente. Até ele partir a câmara, os dados eram registados, a partir daí, nada feito, claro.

Se não vês vantagem em gravar imagem, qual é a vantagem para ti em gravar som ?

Exemplo, imagina que há um acidente e os peritos não consegue ver nada no registo áudio(lá está, aqui já te parece util o áudio?). No registo de imagens, podiam ver o que se tinha passado sem que isso tivesse sido gravado em áudio. Se dentro da cabine querem comunicar e que não fique registado em áudio, é simples, escrevem num papel. Se houvesse camaras, percebia-se isso de imediato. Se isso pode ajudar a perceber o acidente, talvez sim, talvez não, mas era mais um elemento.
 

Septuni

Membro Conhecido
Cláudio Pereira disse:
Percebi perfeitamente. Até ele partir a câmara, os dados eram registados, a partir daí, nada feito, claro.

Se não vês vantagem em gravar imagem, qual é a vantagem para ti em gravar som ?

Exemplo, imagina que há um acidente e os peritos não consegue ver nada no registo áudio(lá está, aqui já te parece util o áudio?). No registo de imagens, podiam ver o que se tinha passado sem que isso tivesse sido gravado em áudio. Se dentro da cabine querem comunicar e que não fique registado em áudio, é simples, escrevem num papel. Se houvesse camaras, percebia-se isso de imediato. Se isso pode ajudar a perceber o acidente, talvez sim, talvez não, mas era mais um elemento.
Em primeiro lugar, se eles não conseguirem ver nada no registo áudio, também não vão ver nada no registo de imagens (não és tu que dizes que ficam ambos na caixa negra?). Em segundo lugar, não há necessidade de escrever nada por papéis porque o registo áudio pode ser desligado pelos pilotos quando bem lhes apetecer e a partir daí dizem o que quiserem sem ser registado.

Tu falas apenas no uso de câmaras numa situação de acidente. Mas tu sabes quando e onde ocorrem esses acidentes? Não. Então as câmaras estariam ligadas durante qualquer voo, a qualquer hora, em qualquer lugar. E voltamos novamente aos custos que isso implica, ao desconforto que causa à tripulação, entre outros. Não há qualquer necessidade de câmaras. O gravador de voz basta.
 

Cláudio Pereira

Membro Conhecido
Uma vez vi um documentário sobre isso e realmente uma pessoa da cabina desligou a gravação áudio, mas acho que isso é ilegal. Acho...parece-me que da forma que falar, estás mais por dentro do assunto.

Em relação aos custos, não estou a ver que custos significativos isso teria. Em autocarro existe, Carris, RL...etc. Esses já podem suportar os custos ?...
Em relação ao desconforto para a tripulação, sim, concordo que há desconforto.
 

Septuni

Membro Conhecido
Cláudio Pereira disse:
Uma vez vi um documentário sobre isso e realmente uma pessoa da cabina desligou a gravação áudio, mas acho que isso é ilegal. Acho...parece-me que da forma que falar, estás mais por dentro do assunto.

Em relação aos custos, não estou a ver que custos significativos isso teria. Em autocarro existe, Carris, RL...etc. Esses já podem suportar os custos ?...
Em relação ao desconforto para a tripulação, sim, concordo que há desconforto.
Não tenho a certeza, mas acho que não é considerado ilegal, apenas é desaconselhável. Não compares um autocarro com um avião :p Um avião envolve muito mais mecânica e tudo tem o seu devido lugar, é mais complexo que um autocarro. A instalação de um novo circuito para uma câmara de filmar iria envolver uma mudança total e depois os custos de manutenção.

Joao Santos disse:
Afinal ....

Oh Moderação... começou a teoria da conspiração......
Tal como tu, não vejo qualquer vantagem na colocação de câmaras de filmar, pelo contrário.
 

journey

Membro Ativo
Não deixa de ser curioso e paradoxal que as medidas de segurança aparecem sempre depois das tragédias. Há falta de antecipação pelas entidades competentes.
 

ploferreira

Administrador
Staff
Septuni disse:
Não tenho a certeza, mas acho que não é considerado ilegal, apenas é desaconselhável. Não compares um autocarro com um avião :p Um avião envolve muito mais mecânica e tudo tem o seu devido lugar, é mais complexo que um autocarro. A instalação de um novo circuito para uma câmara de filmar iria envolver uma mudança total e depois os custos de manutenção.


Tal como tu, não vejo qualquer vantagem na colocação de câmaras de filmar, pelo contrário.
Sejamos honestos custos de instalação de um novo circuito de câmara de filmar?! o custo seria irrisório quando comparado com uma máquina que custa milhões, se é economicamente viável colocar num autocarro, porque não o será num avião?!

Não é claramente por razões económicas que as camaras ainda não estão instaladas nos aviões, pesquisa um pouco e depressa encontrarás vozes a favor desta tecnologia que atestam a aplicabilidade da mesma.

Tecnológica e economicamente é perfeitamente fazível, para além de que poderia poupar muito tempo e dinheiro na investigação de acidentes, a única razão para não avançar (ainda) é as questões éticas da privacidade das tripulações que levanta.

Na minha opinião, será apenas uma questão de tempo.
 

Septuni

Membro Conhecido
ploferreira disse:
Sejamos honestos custos de instalação de um novo circuito de câmara de filmar?! o custo seria irrisório quando comparado com uma máquina que custa milhões, se é economicamente viável colocar num autocarro, porque não o será num avião?!

Não é claramente por razões económicas que as camaras ainda não estão instaladas nos aviões, pesquisa um pouco e depressa encontrarás vozes a favor desta tecnologia que atestam a aplicabilidade da mesma.

Tecnológica e economicamente é perfeitamente fazível, para além de que poderia poupar muito tempo e dinheiro na investigação de acidentes, a única razão para não avançar (ainda) é as questões éticas da privacidade das tripulações que levanta.

Na minha opinião, será apenas uma questão de tempo.
Mas eu não referi quaisquer custos de instalação. Eu referi-me a custos de manutenção. São duas coisas bem diferentes. Para além do mais, não bastava ser colocada apenas uma máquina, pois não seria capaz de abranger todo o cockpit.

Claro que existem vozes a favor desta tecnologia mas garanto-te que dentro do ramo da aviação encontras mais vozes contra do que a favor. Não é uma tecnologia que vá prevenir ou mudar um ato terrorista de acontecer e já referi nas mensagens anteriores as desvantagens deste sistema. Um terrorista minimamente informado vai tapar/destruir a câmara de filmar anteriormente a realizar qualquer ação, enquanto que com o gravador de voz, se este não o souber desligar, tem mais chances de ser descoberto. Por este motivo, uma câmara poderia originar ainda mais dúvidas do que o gravador de voz, o que levaria a um maior gasto de dinheiro em investigações. Mas já estou novamente a repetir o que disse anteriormente.
 

ploferreira

Administrador
Staff
Ok, instalação, manutenção, sabes qual o custo de uma manutenção de uma aeronave moderna? adicionar a manutenção de um sistema de video seriam peanus.

Eu continuo sem ver qualquer desvantagem no sistema de video, atenção que não estou a defender descontinuar o CVR a favor do sistema de câmara mas sim adicionar mais um sistema em conjunto com o CVR e FDR criando um sistema mais completo e redundante, afinal de contas não é essa a base da segurança na aviação?
 

Septuni

Membro Conhecido
ploferreira disse:
Ok, instalação, manutenção, sabes qual o custo de uma manutenção de uma aeronave moderna? adicionar a manutenção de um sistema de video seriam peanus.

Eu continuo sem ver qualquer desvantagem no sistema de video, atenção que não estou a defender descontinuar o CVR a favor do sistema de câmara mas sim adicionar mais um sistema em conjunto com o CVR e FDR criando um sistema mais completo e redundante, afinal de contas não é essa a base da segurança na aviação?
Achas que é assim tão simples? É que não é um sistema qualquer, que se adiciona e é checkado periodicamente e "toca a andar". Para além de originar uma alteração em todo o cockpit, causa também uma alteração nos procedimentos e eu acho que isto vai influenciar negativamente os pilotos. Com um sistema de vídeo, alguns pilotos poderiam ficar sob uma pressão tremenda e trabalhar sob pressão é simplesmente terrível, e acho mesmo que este sistema iria contribuir para causar acidentes (prevenir é que não o faz de certeza).

Realmente não creio que o CVR vá a ser descontinuado, já se encontra implementado há tanto tempo e é graças a ele que foram desvendados muitos acidentes de aviação e é sempre um elemento chave para compreender o que realmente aconteceu.

Quanto às desvantagens do sistema de vídeo, já as referi e não vou voltar a referir novamente.
 

ploferreira

Administrador
Staff
Francamente não sei se não vês ou se não queres ver, mas não vou continuar a argumentar.

Daqui a uns anos (e por este andar não vão ser muitos) falamos :)
 

Septuni

Membro Conhecido
ploferreira disse:
Francamente não sei se não vês ou se não queres ver, mas não vou continuar a argumentar.

Daqui a uns anos (e por este andar não vão ser muitos) falamos :)
Simplesmente vejo demasiadas desvantagens nesse sistema para ser colocado em prática. Agora que eu queria que continuasses a argumentar... Mas tudo bem.

Acredita que vão ser muitos anos
 
Top