Novidades

Cuba - Outubro 2023

margarida.pc

Membro Novo
Olá a todos,

Estou a pensar marcar viagem para Cuba em Outubro.

Para Havana, penso marcar o Hotel Royalton Paseo Del Prado. Conhecem? Boa opção? Alguém pode dar opinião?
Quanto a Varadero, estou indecisa entre dois hóteis: Royalton Hicacos e Sol Caribe Beach (bastante recente). Alguém que possa ajudar na indecisão?

Obrigada,
Margarida 😊
 

Lopo

Membro Ativo
Olá bom dia.
Estive no Hicacos em Varadero em 2014.
Talvez o melhor de Varadero a par do Paradisus. O outro não conheço.
Contudo já lá estive há uns anos.
 
Boa tarde,
Eu ainda não percebi o que se está a passar em Cuba, mas as pessoas que eu conheço e foram em junho 2023 vieram desoladas com os hotéis, praia fantástica, sem algas, hotéis decadentes, baratas na zona de refeições, comida sempre sempre à base de frango. Eu queria voltar lá em novembro mas acho que vou adiar. Estive 2 semanas na viagem de finalistas em 1996 e tudo foi maravilhoso, conheci a ilha toda. Conheço um casal que está lá agora e nem conseguimos comunicar, quase não há internet. Também estão a detestar. E não é exceção que tratam melhor os americanos do que os portugueses. eu em 96 como era miúda e falava bem espanhol nunca senti nenhuma diferenciação entre pessoas de diversos países.
Estas viagens foram compradas em agências conhecidas de centros comerciais.

Alguém sabe mais alguma coisa acerca deste assunto?
Obrigada
Filipa Ferro
 

albertoguedes

Moderador
Staff
Um amigo do meu trabalho esteve no mês passado nestes 2 hotéis e não teve razão de queixa de nenhum deles, adorou lá estar:

Havana: HOTEL IBEROSTAR PARQUE CENTRAL
Varadero: HOTEL PARADISUS VARADERO RESORT & SPA
 
Olá,
Eu em 96 fiquei no parque central ainda não era Iberostar mas eu adorei tudo em Cuba até os carros velhos, já íamos a contar com isso.
O Iberostar é bom até em Marrocos, conheço Agadir e Saidia em suítes (2ad+3ch)
Os meus amigos ficaram no Bella Vista, só estiveram em Varadero, os que ainda lá estão não sei o nome do hotel, não se consegue falar com eles, quase nunca há rede; sei que há restrições alimentares até nos hotéis.
Vou aguardar, agora fiquei com receio, porque gastar dinheiro para chegar a casa e dizer: "Foram as piores férias da minha vida", ninguém merece.
Eu espreitei preços e vi que baixaram.
 
Última edição por um moderador:

margarida.pc

Membro Novo
Bom dia,

Obrigada pela resposta! Em alguns grupos do facebook, com portugueses que estão/estiveram a passar férias em Cuba, tenho tirado algumas informações. Existem opiniões muito diferentes... quem adore e quem odeie. Percebi que está muito relacionado com o hotel. Os Royalton que mencionei, têm criticas muito positivas. Creio serem dos melhores hotéis. Acho mesmo que vou arriscar e ir em Outubro.
 
Nós nunca ficamos a par dos americanos porque não temos o hábito de dar dinheiro quando vamos ao bar da piscina, mas eu nunca me senti mal em hotel nenhum como os relatos que ouvi. Também nunca viajo em época baixa para as Caraibas, mas hoje em dia acho que já ninguém liga a isso, ninguém sabe quando é época baixa, eu só costumo viajar de dezembro a março. Quando os meus vizinhos voltarem digo qual foi o hotel.
Os que já chegaram foi Bella Vista e Bella Costa
 

GabriMar

Membro
Cuba mudou muito desde o Covid. O que era mau pior pior ficou e o que era bom ficou assim assim. Neste momento continua a existir muita escassez de produtos básicos, seja eles alimentos ou de outro tipo. Mesmo em hotéis isso acontece. Muitos produtos químicos usados para limpeza, desinfecção, tratamento de piscinas por vezes falham. Segundo consta existe também problemas de abastecimento de combustíveis. Tenho marcação de excursão para Havana com o Boris e mesmo ele demorou uns dias até conseguir confirmar, pois teve de ter a certeza que tinha para além de carro, combustível.

Vou igualmente para Varadero em Agosto, tendo escolhido o Sol Caribe Beach. Os comentários para já são muito positivos. Segundo me apercebi, o Royalton Hicacos, deverá ser atualmente dos melhores hotéis. Mas neste momento é tudo muito volátil. O que hoje está bom, amanhã pode ter falhas pelas razões indicadas. E sabemos bem o que os comentários negativos fazem à reputação de um hotel.

Se vai com espirito de viajante, siga e vai aproveitar das melhores praias do Caribe. Se pretende ir meramente como turista, usufruir de um TI de qualidade, repense o destino, pois poderá ter algumas surpresas desagradáveis.
 
  • Gostar
Reações: Mlp

jcmxxx

Membro
Estive la o ano passado, no Melia International com upgrade para o Level Only Adults. A praia e o mar, dificilmente se encontra melhor em qualquer outra parte do mundo. O resto, é ir com espírito livre, comer e beber o que houver porque se não houver nao vale a pena ficar chateado porque nao há mesmo, resta procurar outras alternativas. Claro que o serviço e a qualidade da comida e bebida no Level é muito ( mas mesmo muito ) melhor, mas podes ter um vinho tinto ao almoço que até gostaste muito, e ao jantar já não há. As toalhas de praia entregam no primeiro dia e duram até ao ultimo. É aceitar. De resto, cada vez mais pobres e com falta de tudo e mais alguma coisa.
 
Última edição por um moderador:
Estive la o ano passado, no Melia International com upgrade para o Level Only Adults. A praia e o mar, dificilmente se encontra melhor em qualquer outra parte do mundo. O resto, é ir com espírito livre, comer e beber o que houver porque se não houver nao vale a pena ficar chateado porque nao há mesmo, resta procurar outras alternativas. Claro que o serviço e a qualidade da comida e bebida no Level é muito ( mas mesmo muito ) melhor, mas podes ter um vinho tinto ao almoço que até gostaste muito, e ao jantar já não há. As toalhas de praia entregam no primeiro dia e duram até ao ultimo. É aceitar. De resto, cada vez mais pobres e com falta de tudo e mais alguma coisa.
boa noite
Estou neste momento nesse mesmo hotel (melia internacional seção só adultos) vim por duas semanas e até agora o que posso dizer é que há realmente muita diferença do que era antes da pandemia/guerra e o que é agora. No entanto, na parte Level (só adultos) têm realmente melhor serviço e alimentação, não faltando de nada (incluindo lagostas, camarão, lombo, etc…) É enorme a diferença para o resto do hotel.
Pelo que eu mesmo vi e pela experiência de outros hóspedes que estão na seção “standard” a alimentação é monótona, faltando coisas básicas que damos como garantidas, i.e., manteiga, batatas fritas, iogurtes, etc…
Existem diversos temáticos, uns melhores que outros, no entanto conseguir reserva para quem não está na área de adultos, não parece ser fácil.
O preço dos charutos e rum, subiu muito mesmo, ao ponto de ser mais económico comprar a mesma garrafa de rum em Portugal do que em Cuba.
Quanto à praia, continua fantástica como sempre.
Cuba sempre foi “menos boa” a nível de hotelaria quando comparadas com outras paragens conhecidas nas Caraíbas. É vir com mente aberta!
 

Catsofiag

Membro Novo
Também vou a Cuba este ano, última semana de Setembro e primeira de Outubro. O agente com quem eu tratei a viagem “aconselhou-me” uma das três opções: meliá internacional,
Royalton ou Iberostar selection. Optei pelo Iberostar porque tive um excelente feedback de uma pessoa conhecida que esteve lá no mês passado, mas acho que qualquer uma das outras opções é excelente. É ir e aproveitar. Ah, e rezar que não haja nenhum furacão!
 

ploferreira

Administrador
Staff
Olá,

Acabei de regressar de Cuba, fiquei no Meliá Internacional, @milhanautica devemos-nos ter cruzado por lá :)

Creio que as expectativas com que vamos são muito importantes, sinceramente não ia com as expectativas muito elevadas devido às diversas opiniões que ouvi, mas foi um destino que me surpreedeu.

A praia é muito boa (e mesmo comparando com as Maldivas que é de longe a melhor praia onde já estive, Cuba não fica muito atrás)

A nível de alimentação - Ninguém pode dizer que passa fome em Cuba! a nível de variedade já é outra coisa...
Todos os dias tínhámos camarão, ameijoas e dois tipos de peixe, porco e frango + as opções de massas. (e sim durante uma semana não existiram grandes variações)

Também ouvi que era difícil reservar restaurantes temáticos, nós marcamos no dia seguinte ao da nossa chegada e foi super simples, marcamos no asiàtico, mexicano e Italiano, sendo que o asiático foi bastante bom, o mexicano médio e o italiano para esquecer 😅

Coisas que senti falta:
  • Vinho - apesar de supostamente terem vinho branco, rosé e tinto - apenas tinham tinto disponível, só consegui vinho branco por uma vez no restaurante Mexicano!
  • Sumo de laranja - provavelmente não é uma cena por lá e tudo bem uma vez que tinham imensos sumos de frutas locais
  • Saladas - Nada de alface / rúcula ou coisas do gênero
Em suma, apesar destas "falhas" nada que condicione as férias e que nos permita aproveitar aquela bela praia!
 
Top