Novidades

Como correu a primeira viagem sozinha/o?

AngieR

Membro Novo
Olá a todos!!

Gostava de começar a viajar com mais frequência, para já para conhecer cidades europeias. Como não quero estar a depender da disponibilidade financeira e vontade dos amigos..o melhor é contar comigo e ir sozinha, só que está a ser um pouco difícil dar o primeiro passo..
Idealizei que o primeiro destino sozinha será Paris, ir uns 3 dias.. O que me dizem?
Se houver por aqui mulheres (e já agora homens, se bem que noutra perspectiva) que já tenham viajado sozinho/as e queiram contar como correu a primeira viagem, maiores dificuldades, dicas, conselhos.. gostaria de vos ler :)


Obrigada
 

Bioka

Membro
Ola AngieR, eu penso que viajar sozinha só custa a 1ª vez. Gostaria de te poder ajudar dando algumas dicas mas interesso-me por outro tipo de viagens, mais para descando.

Mas vai em frente e aventura-te.

Boas viagens
 

Vera Duarte

Membro Novo
olá.
Por acaso é uma coisa que também gostava de fazer, mas ainda tenho um certo receio.
às vezes consegue-se encontrar outras pessoas aqui pelo portal, e já fiz uma viagem assim.
Já agora, Paris em 3 dias é curto, há tanta coisa para ver e tantos sítios por onde passear e simplesmente ficar durante um bocado...

Vera


Se tiveres interesse numa companheira de viagem, nem que seja para partilhar despesas, conta comigo.
São mais as vezes em que não tenho companhia...
 

FranciscoM

Membro Novo
Também estou a pensar viajar sozinho (e vai ser a primeira vez).
Tenho Londres/Dublin como opção... no entanto também coloco Paris como uma das possibilidades.
Se quiserem juntar-se e claro, conseguirmos menores despesas, também "vou nessa".
 

Nika

Membro Conhecido
Olá AngieR,

a 1ª vez que viajei completamente sozinha foi para Budapeste, já ia mais ou menos preparada com algumas informações sobre os transportes e atracções que queria visitar. Encontrei algumas barreiras, a 1ª foi a língua, encontrar quem falasse inglês era tarefa complicada: lembro-me que quis ir no barco de serviço público passear pelo danúbio (em vez de pagar balúrdios nos tours organizados) e a informação estava em húngaro. Tive sorte de passar um sr. muito atencioso, e através de mímica e com auxílio de um mapa lá nos entendemos ... e eu lá fiz o percurso que queria. :)
A outra dificuldade voltava a ser culpa da "língua": ia ao supermercado comprar água e acabava por trazer sempre água com gás. Depois de muitas experiências, encontrei uma água mineral natural, copiei o nome em húngaro e cada vez que ia ao supermercado espreitava a anotação, é que a diferença na escrita entre a natural e a gaseificada era mínima. :wacko:
Mas isso foram dificuldades que se superam, a mais complicada é sem dúvida quando queres ir passear à noite sozinha ... em Budapeste fui a 1ª noite, como tive o azar de engraçarem comigo na rua e a zona do hotel era um bocado complicada à noite, resolvi chegar sempre ao hotel antes das 21.30 nos restantes dias. Esta é a única dificuldade que encontro em viajar sozinha ...

Cumprimentos
 

Inês Alves

Membro
Oi!
Costumo viajar sozinha e, não posso dizer que não goste!
Claro que é óptimo ter companhia, mas entre ir e ficar: prefiro ir!
O que eu costumo fazer de maior importância é sobretudo o "trabalho de casa". Estudar bem os sítios para onde vou, alojamento, transportes, mapa da cidade, preços. Tento estabelecer um roteiro prévio (que nunca consigo cumprir!) porque, uma vez no terreno, deixo a intuição ir à frente.
Frequentemente conhece-se pessoal novo, viajantes, com quem partilhar conversas, refeições e visitas e saídas à noite que tornam sempre a viagem muito mais rica!
Boa viagem!
 

AngieR

Membro Novo
Obrigada pelas respostas!! Mais ninguém quer partilhar as sensações, dificuldades e conquistas da primeira viagem por vossa conta?! Vá lá ;)
 

Patythewildflower

Membro Novo
Ola AngieR a uns 3 anos atras estava com o mesmo dilema.
Como ja aqui foi dito...so custa dar o 1º passo depois ganha se o gosto.
A minha primeira viagem verdadeiramente sozinha foi a Amsterdao e foi o melhor que podia ter feito, depois fiz nova viagem a mais duas cidades (Budapeste e Praga) e o ano passado fiz Berlim. Com toda a calma e tempo do mundo ao meu ritmo vi aquilo que quiz, como quiz, nao tive de ceder ou conciliar gostos com alguem e aproveitei o maximo que pude.
Claro que a partilha e sempre agradavel e existem momentos que so nos vivemos e mais ninguem entende, tb existem momentos nas viagnes que desejamos partilhar, ou criar aquele laço com alguem especial enfim mas viajar sozinha da te muitas outras coisas...
Penso que a melhor sugestao que posso dar e nao pensar e ir...
Depois planear, pesquisar o sitio para onde vai, procurar foruns e fazer perguntas, criar os proprios mecanismos de defesa e prever situaçoes que possam ocorrer e a cada viagem vai descobrindo mais e mais...
Por exemplo comigo funciona uma vez uma amiga disse m p arranjar uma mala que n mochila para carregar as coisas durante o dia, pois a mochila e mais facil de assaltar sem dares conta. Arranjei um pequena mala de atravessar e andar o mais proximo de mim e que esteja sempre a vista. Recentemente aprendi a minha custa que na proxima viagem com escala optar por levar uma muda de roupa na mala que levo comigo no aviao pois devido a um atraso no voo a bagagem so foi no voo seguinte e passei um dia com a mesma roupa e em pleno outono.
Estas sao coisas que vamos aprendendo e que embora possam ocorrer sp mesmo em viagens de grupo, sozinho podem ser um bicho de 7 cabeças lol.
Em amsterdao um barman no hard rock logo no meu primerio dia foi buscar um mapa e traçou m alguns percursos e o melhor conselho que me deu foi cuidado com as ruas pequenas e escuras de resto ta se bem :)
Basicamente apenas mudam os cuidados redobrados eu p exemplo nao me aventuro a andar a noite muito tarde apenas por percauçao.
Mas para mim o que ganhei, as experiencias que pude viver, os lugares, as pessoas, sem duvida fizerm me mudar em muitos aspetos, fizeram me ver o quao pequenos podemos ser, considero me uma pessoa muito mais desenrascada, sem vergonha ou receio de fazer tantas outras coisas sozinha...
Primeiro estranha se mas depois entranha se :)
E qualquer questao que eu possa ajudar, alguma duvida so destinos ou situaçoes e so perguntar :)
 

AngieR

Membro Novo
Olá Patythewildflower,

Muito obrigada pela tua resposta :)
Fui a Amesterdão há 2 anos, ficámos no worst hostel in the world, que fica perto do hard rock e do voldelpark :D
Imagino que fales inglês fluente, eu tenho de melhorar isso porque acaba por criar uma certa insegurança não estar à vontade, mas como não pratico acabo por regredir sempre um bocado..quando vamos com alguém uns ajudam os outros e esse problema não se põe..
Em relação aos meus receios em ir sozinha: por exemplo, não me imagino a ir a um bar e a confidenciar ao barman que estava por ali sozinha..não é mais seguro dizer sempre q se está com alguém que ficou no hotel..ou qq coisa assim do género?? Tenho a sensação que vou estar sempre alerta e não aproveitar a viagem em pleno, pq sou de facto mt cautelosa..
Costumas encontrar mais mulheres sozinhas? No tal discoteca do tal hostel conhemos um dinamarquês e um brasileiro que viajavam sozinhos, não me apercebi se havia mulheres na mesma situação.
Preferes ficar em hostels ou hoteis?

Mais uma vez obrigada e boas viagens!! :)
 

Patythewildflower

Membro Novo
Ola Angie,

sim sou fluente em ingles, mas deixa me dizer te que mesmo nao falando ingles fluente a comunicaçao acaba sempre por acontecer. Em Budapeste e em Praga por exemplo em muitos sitios o ingles e muito o basico, mas sempre que precisei consegui comunicar, nem que seja pelos tradicionais gestos :) Relativamente a lingua posso ainda dizer que qunado fui a Paris fiquei na casa de um familiar e passei a maior parte do dia sozinha e o meu frances e muito basico e sendo que em frança ingles e um atentado a mentalidade do frances e va se la saber porque, n˜ao tive outro remedio senao arranhar o frances e recorrer aos tradicionais gestos.

Relativamente ao dizer que viajo sozinha pois nao o costumo fazer de fato tenho essa cautela, mas em amsterdao o barman deve ter percebido claramente e alias era o meu primeiro dia na cidade. Percebi depois que para eles era uma coisa normal e foram muitas as pessoas que vi de mochila as costas sozinhas a passear pela cidade. Em Budapeste no hotel onde fiquei havia uma loja de artesanato e a dona era super simpatica e fazia atividades para os clientes do hotel a noite organizava grupos e faziam tours pelos bares da cidade e uma forma de sair a noite sem ser sozinha por exemplo.

Sim tenho me cruzado com outras pessoas que viajam sozinhas, quer homens e mulheres, mas acho que devido as minhas cautelas ainda nao consegui criar laços nas minhas viagens, existem sempre as conversas de circunstancia ou de nos cruzarmos no hotel, mas normalmente como vou numa de defensiva e dificil estar aberta ou recetiva a criar laços ou amizdes com outros viajantes, mas la chegarei...

As minhas estadias sao organizadas com pouco tempo de antecedencia o que para quem queira alojamento a preços mais acessiveis nos hosteis por exemplo e um ponto negativo, tenho ficado em hoteis escolhendo sempre cadeias acessiveis como o ibis por exemplo. Mas tenho sempre a precoupaçao de ficar num sitio central com transportes perto. Nunca fiquei em hosteis, mas pelo que leio ou pelas pessoas que conheco e que ja tiveram a expirencia e bastante diferente os ambientes e as pessoas.

E ainda tenho muito a aprender e a experimentar nestas coisas das viagens sozinha, mas cada vez gosto mais :)

Bom espero ajudar, qualquer outra duvida que possa ajudar e so dizer :)
 

paula v

Membro Novo
Olá Angie!
Na verdade, nos últimos anos, tem-se revelado cada vez mais difícil encontrar companhia para viajar e tenho perdido um bocadinho a vontade: não tanto por falta de coragem mas porque começo a fazer contas e a pensar em todas as coisas que terei de pagar sozinha e acabo a desistir... Mas não te quero desmotivar! Porque já fiz viagens sozinhas e gostei muito; fui a Amesterdão e correu muito bem. Não senti medo nem tive qq problema de segurança; mas, claro, raramente saí à noite e essa é uma das desvantagens (tb não gosto muito de jantar sozinha!).
Mas entre não ir e viaja sozinha, voto em viajar sozinha.
Por falar nisso, estou novamente com esse 'problema': tenho férias entre o final de agosto e principio de setembro e não tenho companhia nem planos... :unsure:
 
Top