Novidades

Clima na Madeira

fuji

Membro Novo
Boa tarde a todos,
Sou nova aqui no forum e tb nestas andanças das viagens.
Tenho viagem marcada para a Madeira no dia 25 de Fevereiro para passar 3 dias.
Quem conhece a ilha ou que habite lá que me possa esclarecer em relação ao tempo que faz por esses meses de inverno.
Vi á pouco tempo que vai fazer agora um ano que foi o temporal lá.Eu sei que nao quer dizer nada, mas começo a ficar arrependida de ter escolhido esse mes Era mais barato.
Tenho mais receio pq vou ficar hospedada na Encumeada. Parece que é numa serra, no alto, e tenho ouvido dizer que costuma haver nevoeiros nessas serras ou montanhas.
Alguem me esclareça?
Obrigado
 
Boa noite, sou da Madeira e esclareço-lhe todas as suas simples duvidas com todo o prazer...Para já, digo-lhe que por 3 dias apenas terá um cheirinho do que é a ilha, mas, é o possivel e dir-lhe-ei as melhores dicas para conseguir aproveitar da melhor forma todo esse tempo. O mês de Fevereiro não é obstáculo para a sua visita...já sabemos que é inverno e temos chuvas mas, acredite que nesta terra chove pouco(mas quando chove é 1 ou 2 dias de chuvas fortes sem parar). As temperaturas são boas, penso que durante o dia dificilmente terá temperaturas inferiores a 18 graus nas zonas baixas(se ver a meteorologia até temos andado com vinte e poucos). O local da sua estadia fica um pouco afastado dos centros, é aquele tipo de lugar muito sossegado e proximo da natureza, onde apenas ouve os passaros e pouco mais...é uma zona alta onde por vezes apanha algum nevoeiro mas não é nada de mais acredite...é um sitio para estar relaxada e descansada sem quaisquer problemas. Calculo que vá alugar carro por isso, já que fica hospedada na encumeada, e se tiver a sorte de apanhar um dia de céu parcialmente limpo, suba a estrada que lá existe até o Paul da serra (o contacto com a natureza é perfeito e tem vistas magnificas) vá andando até descer ao Porto Moniz depois continue até São vicente e passe o tunel e está de volta á encumeada...Sugiro ainda que vá até o Funchal, aí aproveite e vá até a avenida do mar e faça a viagem de teleférico até o monte e depois faça a visita á quinta do Berardo...quando descer, pode optar por faze-lo nos famosos "carros de cesto", seria excelente e uma viagem memoravel. Vá ainda até Machico e Caniçal, tambem são sitios muito agradaveis...No caniçal tem a oportunidade de fazer uma caminhada não muito grande(3 horas ir e vir) até a "casa do sardinha", que fica mesmo na ponta da ilha. Sugeria ainda que fize-se uma das seguintes levadas: Caldeirão verde(Santana) ou Rabaçal e 25 fontes(Paul da serra, que fica relativamente próximo da vossa hospedagem). Quanto a mim seria ainda uma opção a considerar, fazer canyoning, é uma experiência inexplicável!!!Vou só deixar-lhe um site de uma empresa de cá que organiza muitas actividades direccionadas para a natureza(incluindo o canyoning), que quanto a mim é uma excelente referência para não ter de perder tempo á procura de algo diferente pra fazer... vá a www.lokoloko.com.pt e confira. Muito sinceramente, o seu tempo cá é muito pouco e de certo não conseguirá fazer tudo o que lhe disse, a não ser que o faça a "passo largo", mas é tudo uma questão de definir prioridades. Desejo-lhe uma boa estadia ;)
 

fuji

Membro Novo
Boa tarde Neliopereira. Muito obrigado pelas dicas, asério que serão muito preciosas.
Em relação a esse passeio que me sugeriu de Paul da Serra, já está nos meus planos fazer, mas eu tenho para fazer ao contrário. Sair da Encumeada em direcção a São Vicente e depois em direcção a Porto Moniz, mas acho que antes de chegar a Porto Moniz, faço um desvio para a Ribeira da Janela ( penso que é isso ). Qual a melhor forma?
A ilha está bem sinalizada?
Temos carro alugado mas não temos gps.
Obrigado.
 
Boas, pode fazer sim o percurso ao contrario, dá na mesma :) Se quiser dar um saltinho á Ribeira da janela tambem é possivel, não vai perder muito mais tempo por isso, mas tem de ter atençao ás placas durante o caminho entre são vicente e Porto Moniz. A estrada de acesso á Ribeira da Janela fica sensivelmente antes ao Porto Moniz e logo depois ao Seixal(aqui em vez de continuar na via expresso, opte por sair e passar nesta freguesia pela estrada antiga), numa entrada a subir á esquerda...não será dificil encontrar o sitio! Só para ter um ideia do tempo que irá demorar para todo esse percurso, eu diria que é sensivelmente uma tarde inteira, com tempo para fotos e visitar algum sitio da sua curiosidade(ex:aquário e piscinas naturais do porto moniz). Se entretanto houver mais alguma coisa em que possa ajudar, pergunte á vontade...Não se esqueça é de fazer um report aqui no forum depois da viagem :)

PS: Não deixe de fazer uma levada ou então o percurso de canyoning(se quiser um pouco mais de aventura e se a sua idade permitir), qualquer destas opções oferecem-lhe uma harmonia com a natureza inexplicável.
 

fuji

Membro Novo
Mais uma vez agradecida pelas dicas.
Adorava fazer uma levada, mas infelizmente nem o tempo o permite pois só dispomos de praticamente 2 dias, e tb pelo facto de os meus sogros viajarem comigo. Já são pessoas com uma certa idade.
Pois então, em principio vou fazer assim como descrevi atras. Não sei se vale mesmo a pena estar a ir á Ribeira da Janela ou se vou directamente a Porto Monoz.
A minha ideia até nem era ir a POrto Moniz. Eu fazia o desvio para a Ribeira da Janela e depois ja não voltava atras.
No 2.º dia estava a pensar em sair bem cedo do hotel, direito ao Funchal, do Funchal subir até ao Pico do Arieiro, depois Santana, descer até Á Ponta de São LOurenço, e depois seguir novamente ate ao Funchal.
O que axas?





Boas, pode fazer sim o percurso ao contrario, dá na mesma :) Se quiser dar um saltinho á Ribeira da janela tambem é possivel, não vai perder muito mais tempo por isso, mas tem de ter atençao ás placas durante o caminho entre são vicente e Porto Moniz. A estrada de acesso á Ribeira da Janela fica sensivelmente antes ao Porto Moniz e logo depois ao Seixal(aqui em vez de continuar na via expresso, opte por sair e passar nesta freguesia pela estrada antiga), numa entrada a subir á esquerda...não será dificil encontrar o sitio! Só para ter um ideia do tempo que irá demorar para todo esse percurso, eu diria que é sensivelmente uma tarde inteira, com tempo para fotos e visitar algum sitio da sua curiosidade(ex:aquário e piscinas naturais do porto moniz). Se entretanto houver mais alguma coisa em que possa ajudar, pergunte á vontade...Não se esqueça é de fazer um report aqui no forum depois da viagem :)

PS: Não deixe de fazer uma levada ou então o percurso de canyoning(se quiser um pouco mais de aventura e se a sua idade permitir), qualquer destas opções oferecem-lhe uma harmonia com a natureza inexplicável.
 
Pois, com os sogros é diferente...há uma serie de limitações. É uma boa ideia o percurso que idealiza, mas acho que deveria fazer ou visitar algo diferente...como por exemplo, a quinta Berardo(indo de teleferico) tenho a certeza que iriam ficar todos rendidos com aquilo! É apenas uma sugestão...sinceramente passar no Paul da serra e pico do areeiro acho que é tudo um pouco do mesmo, muita montanha e vegetação(apesar de haver mais vegetação no pico) mas pronto, é tudo uma questão do vosso gosto pessoal, não deixa de ser muito bom :)
 

fuji

Membro Novo
Obrigado pelas dicas. Já agora gostaria de saber uma coisa ( não tem a ver com o clima ). Em Santana é onde existem aquelas casas tipicas madeirenses, certo? A minha pergunta é se essas casas estão dentro do parque temático ou estão ao longo da vila?
É que se estiverem dentro do parque temático, possivelmente já nem perdia tempo a lá ir, pois iria perder muito tempo para depois visitar tudo.
Fuji



Pois, com os sogros é diferente...há uma serie de limitações. É uma boa ideia o percurso que idealiza, mas acho que deveria fazer ou visitar algo diferente...como por exemplo, a quinta Berardo(indo de teleferico) tenho a certeza que iriam ficar todos rendidos com aquilo! É apenas uma sugestão...sinceramente passar no Paul da serra e pico do areeiro acho que é tudo um pouco do mesmo, muita montanha e vegetação(apesar de haver mais vegetação no pico) mas pronto, é tudo uma questão do vosso gosto pessoal, não deixa de ser muito bom :)
 
Ola de novo :) Sim em Santana é onde se encontram as tipicas casas de palha. Infelizmente hoje em dia existem muito poucos exemplares dessas casas, as autarquias pouco se interessam em mante-las ou incentivar a manter quem as tem, que por acaso, essas casas, são só a imagem de marca da Madeira...Enfim, em Santana existem 2 dessas casas no centro da vila, na estrada principal que atravessa a freguesia. Existem mais uma ou outra pela zona mas são privadas, não estão expostas ao publico. No parque tematico, existem umas quantas, como novas, decoradas e recheadas tal como antigamente, é muito giro mesmo...o parque temático é muito interessante, mas para visita-lo irá gastar no mínimo 3 horas! Ainda há a possibilidade de ir ás queimadas de Santana, lá tambem existem 2 dessas casas(um pouco maiores e diferentes/pesquise no google imagens)
 
Top