Novidades

Circuito pela Croácia com partida e chegada a Veneza

toly

Membro Ativo
Boas noites

Estou a organizar um passeio pela Croácia e já tratei das pontas(princípio e fim) faltando só marcar 3 hotéis pelo meio.

Assim, já tenho:
- Voos ida e volta para Veneza(sai muito mais barato que ir por Split ou Zagreb)
- Hotel Best western Titian em Veneza, muito pertinho do aeroporto,(voo de volta às 06H00 e levantamento do carro alugado).
- Carro alugado(levantamento e entrega no aeroporto de Veneza)
- Hotel House Tina em Grabovac- Lagos plitvice (aconselhado pelo companheiro João Paulo no seu report).

O que me falta:
- Hotel em Rijeka - provavelmente Hotel Continental
- Hotel em Zadar
- Hotel em Sibenik

Dúvidas:
-Tendo alugado o carro em Itália, será necessário pagar alguma quantia extra para circular na croácia?
Li os termos do contrato exaustivamente e não vi nenhuma referência a isso.
- O trânsito é pacífico e civilizado ou a selvajaria dos condutores aconselha a contratar garantias extra no seguro automóvel?
- As estradas estão em bom/razoável estado?
- Os hotéis a pagar localmente(reservados no booking) só aceitam kunas ou também se pode pagar com Euros?
- O multibanco (cartão CGD)permite efectuar levantamentos sem problemas?
- Há menus em inglês, francês ou italiano nos restaurantes ou é tudo em croata?
- Caso o ponto anterior seja negativo, os nativos percebem alguma coisa de linguas ou têm disponibilidade para tentar ajudar?

Por enquanto é só isto.

Ajudem aqui o ceguinho...

Obrigado
 

Snider

Membro Conhecido
Não te posso ajudar muito, mas recomendo-te a reservar hoteis com parque gratuito.
Os levantamentos que fizeres pagas uma taxa, por isso quando levatares é preferível levantares em grandes quantidades.
 

toly

Membro Ativo
A dica dos hoteis, estou a segui-la e a acrescentar Wi-Fi à borla.
Os levantamentos é que é pior.
Como a maioria dos hoteis são pagos localmente, tenho que levantar bastante massa.
Vou tentar contacto para ver se dá para usar CC no pagamento dos hoteis.
 

Viagens Mochileta

Membro Conhecido
A condução é razoavelmente civilizada, nos Balcãs só mesmo a Albânia é que tem uma condução "de loucos". A auto-estrada é boa, as estradas normais.
Geralmente aceitam euros mas foi dos países onde estive em que "roubavam" mais no câmbio.
Os menus estão em inglês em qualquer lado que seja turístico, fora disso já é uma questão de sorte. O mesmo se aplica aos nativos: em Dubrovnik, por exemplo, até as velhotas falam inglês pois muitas vezes são elas que abordam os turistas tentando levá-los para quartos nas suas casas.
Os cartões de débito e de crédito funcionam sem problemas, tenho quase a certeza que já há uns anos usei cartão da CGD lá.
 

toly

Membro Ativo
Muito obrigado pelos esclarecimentos.
Já estou mais ou menos decidido a levar euros em "contado" de cá e cambiar o valor a pagar nos hotéis e mais uns trocos, num banco em Rijeka e tudo de uma vez.
Poupo uma data de massa em comissões de levantamento e nos arredondamentos nos pagamentos em euros(são sempre a desfavor).
Quanto ao trânsito, já estou mais aliviado.
Fiz o circuito com etapas curtinhas porque estava um bocado de pé atrás com o tipo de condução por lá.
Sendo assim, perco menos tempo na estrada e sobra mais para desfrutar.
 

pafer

Membro Ativo
No aluguer do carro se não saíres da Croácia penso que não deves ter problemas, mas tens que avisar que vais para a Croácia por causa dos seguros.
Nos pagamentos um ou outro hotel aceita euros, senão no multibanco não tens problemas nos levantamentos com o cartão da Caixa (penso que é o banco com taxas mais baixas nos levantamentos, que penso devem andar perto dos 5€).
Eu fiz circuito em 2013 embora também pela Bósnia e Eslovénia, tens o report aqui.
https://www.portaldasviagens.com/topic/17073-report-cro%C3%A1cia-b%C3%B3snia-eslov%C3%A9nia-de-carro/
 

toly

Membro Ativo
O teu report está excelente, mas tinha-me escapado porque está na secção dos balcãs e eu li só os da Croácia e da parte que me interessa(deixei Dubrovnik e Split de fora).
Foi muito útil, pelo menos na parte do aluguer da viatura(aluguei à mesma companhia).
Pelos vistos, tenho que ligar para eles a comunicar a ida à Croácia.
Também me fez mudar os planos um pouquinho.
Estava para almoçar em Trieste no percurso Veneza-Rijeka, mas acho que vou a Pula em vez disso.
Ando a ficar fã de Coliseus e aquele parece bem bonito.
Só vou a Trieste se tiver tempo, na última etapa, entre Grabovac e Veneza.
Quanto a levantamentos, só queria fazer um, após ter uma idéia do dinheiro que preciso para me ir mantendo por lá, de maneira a não me sobrar muita moeda local(que até é de guardar porque o nome é engraçado)

Muito obrigado
 

pafer

Membro Ativo
No caso do aluguer podes ligar só a perguntar se o seguro cobre a Croácia (quase de certeza que cobre) há muita gente que faz o mesmo percurso que tu, no meu caso ia à Bósnia e aí há mais problemas com os seguros e o tipo de carros que alugam, carros bons normalmente não alugam por causa do perigo de roubo.
O coliseu de Pula está bem conservado, eu gostei, mas a cidade não tem muito mais que ver.
Em Zadar estivemos 2 ou 3 horas, não sei se vimos a cidade toda, estivemos numa parte mais antiga e junto ao painel solar junto ao mar, que é a praia deles, acho que é uma cidade que se vê rápido.
Os levantamentos é só o perigo de andar com muito dinheiro, embora não sei o máximo que se pode levantar e a Croácia do que vi é um país perfeitamente seguro.
 

toly

Membro Ativo
Confirmou-se a tua informação de que era necessário comunicar à agência a saída da viatura para a Croácia.
Falei por telefone com uma "chica" da agência, num escorreito espanhugês e portunhol(não havia operador português disponível) e foi só ela acrescentar à reserva efectuada a menção da deslocação à croácia.
Não houve custos adicionais.
Recebi de imediato no mail outro documento da reserva, igual ao anterior, só com mais uma linha acrescentada com aquela informação.
Quanto à ida a Pula, gostei das fotos do teu report e só vou lá almoçar e ver o coliseu.
Parece-me uma cidade mais interessante e sossegada que Trieste.
 
Top