Novidades

Belcanto

badbones

Membro Conhecido
Andava (bastante) curioso por experimentar o Belcanto. Não só pelas suposta qualidade da comida mas também pelo "estilo" de trabalho do José Avillez.

Aproveitando uma ocasião especial lá fui experimentar o tão famoso Belcanto.

Logo à entrada primeira impressão negativa, mas falarei sobre isto no final porque os apectos negativos não são o mais importante neste caso.

Sentar, pedir um gin tónico (excelente gin tónico diga-se) e olhar para o menu. Os preços são bastante equilibrados, existindo opções de menus para vários preços.
Optámos por um menu de 3 pratos e por uma entrada, prato e sobremesa escolhidas "à vontade"

Entretanto eles começam a trazer que o couvert (2º aspeto negativo).

ai1080.photobucket.com_albums_j334_jnunes1977_Belcantp_2013_05_30132246800x600_zps0d3d5cde.jpg


Isto é indescritível. Já não me lembro muito bem da explicação mas basicamente temos aqui três azeitonas. Salvo erro uma em tempura, outra liquidificada e envolvida numa pelicula de gelatina (a minha preferida, quando a pelicula rebenta da bomba a explosão do sabor da azeitona é divinal) e outra num Martini invertido.

ai1080.photobucket.com_albums_j334_jnunes1977_Belcantp_2013_05_30133002800x600_zps1d3d6275.jpg


De seguido um "Ferrero Rocher" de Foie Gras e bacalhau com grão (que não parece mas é). Sim aquela coisa à direita da foto é bacalhao com grão e pasme-se...o sabor está todo lá.

ai1080.photobucket.com_albums_j334_jnunes1977_Belcantp_2013_05_30133409800x600_zps9bb06c14.jpg


Depois pão. Ora pão é pão, certo? Errado. Aqui pão é gulodice, derrete-se na boca. Optem pelo de azeitonas e pela broa.

ai1080.photobucket.com_albums_j334_jnunes1977_Belcantp_2013_05_30133650800x600_zps3987a8fc.jpg


Esta dispensava. Mas talvez seja eu. Gosto de percebes (e ostras) da forma mais simples que existe e sinceramente não apreciei este "embelezamento" da percebe e do sabor.

Passando para as entradas...

ai1080.photobucket.com_albums_j334_jnunes1977_Belcantp_2013_05_30134607800x600_zps31c876ec.jpg


Sapateira com tupinambo - paladar fora do comum mas á terceira colherada já nos habituámos e não queremos que o prato acabe

ai1080.photobucket.com_albums_j334_jnunes1977_Belcantp_2013_05_30134442800x600_zpsa9eb02e4.jpg


E este foi sem duvida o grande vencedor. A Horta da galinha dos ovos de ouro, tenho comido em muitos locais famosos, não famosos, luxuosos e não luxuosos, nos últimos 3 anos e tenho a dizer que se existisse um Nobel da Culinária este prato era digno de o receber. Quando provei (infelizmente a minha entrada era a outra) saíram-me as seguintes palavras da boca "Tu tens a certeza que isso é um ovo? Não existem ovos a saber assim."

E quase de seguida os pratos principais

ai1080.photobucket.com_albums_j334_jnunes1977_Belcantp_2013_05_30141009800x600_zpsd9b885ee.jpg


Bolas...não me lembro do nome deste. Estava bastante bom não fui eu que o comi por isso não tenho grandes pormenores.

ai1080.photobucket.com_albums_j334_jnunes1977_Belcantp_2013_05_30140944800x600_zpsddd174ad.jpg


Pombo Convento de Alcântara - Se a minha companhia fez a melhor escolha nas entradas eu fiz a do prato principal. Gosto muito de pombo (que estava feito na perfeição) mas aquele molho verde (de espargos) que se vê na foto...tive de pedir uma colher para não deixar lá nada (e foi uma sorte não andar a molhar o pão).

Refeição acompanhada por um Meruge tinto com um preço razoável para o local

Para as sobremesas

ai1080.photobucket.com_albums_j334_jnunes1977_Belcantp_2013_05_30144851800x600_zps9de8f447.jpg


Pastel de nata em mil-folhas com gelado de canela que confirma a minha opinião sobre os restaurantes com estrelas Michelin...comam as entradas e pratos principais mas esqueçam as sobremesas. Terminar a melhor refeição que tive no ultimo ano com esta sobremesa é...desilusão

ai1080.photobucket.com_albums_j334_jnunes1977_Belcantp_2013_05_30144821800x600_zpsfc06e2b1.jpg


Mas esta??? Esta faz pensar que se calhar ainda há esperança para as sobremesas. Tangerina, parece mas não é, mas tem o sabor de tangerina mas não e tangerina. Estou confuso...tenho de voltar lá para provar outra vez.

Em suma...no que toca a comer bem o Belcanto está no topo. Bons ingredientes, comida bem confecionada, inovadora mas mantendo o sabor (e não o aspecto) como ponto chave. Convem referir que o JA não estava lá neste dia. E se a equipa dele, sem ele lá, confeciona a comida com esta qualidade temos de lhe dar os parabéns como Chef e como empresário.

Agora que já falámos do que realmente importa só umas pequenas observações do que não correu bem e fica mal :

1- Chegada ao restaurante: porta fechada (não gosto) mas o pior foi ter de bater à porta três vezes. Não pediram os casacos para pendurar no bengaleiro mas à saída perguntaram pelos nossos casacos. Tive quase para responder que estiveram o tempo todo na cadeira.

2- Couver e agua: começam a trazer sem dizer nada mas depois aparece na conta. Está bem que o valor que cobram é irrisório mas não fica bem. E continua a minha "guerra" com a agua, não percebo porque em refeições de muitos €, com vinho cobram 5€ por uma garrafa de agua (problema português)

3- Serviço: Uiii, a melhorar bastante. A pessoa que nos atendeu era atenciosa mas assim que chegou um grupo dos States passámos para segundo plano (péssimo). No final da refeição, eram cerca das 15h30, quase que correram connosco para fora do restaurante. Estávamos na mesa à espera do chef e alguém diz "é melhor irem falar com ele ao corredor senão nunca mais" ??????????? O chefe de sala precisa de ser espevitado. Tirando a pergunta final se tínhamos casacos no bengaleiro mal o vi (estava mais focado na mesa dos russos). Ficou no ar uma sensação que o pessoal seleciona a forma de atender consoante o cliente o que é bastante mau.

Mas como o mais importante é a comida vou lá voltar mas garantindo que nesse dia o JA está lá.
 

badbones

Membro Conhecido
O cardápio não é propriamente barato em valores absolutos mas tendo em conta a qualidade da comida é um preço bastante equilibrado.

Tens menus para 45€ (dois pratos), 60€ ( três pratos) e um menu degustação que salvo erro tem 7 pratos e custa 80 ou 90€.

Se pedires à carta as entradas rondam os 25/28€, os pratos principais os 35€/40€ e as sobremesas os 15€.

O valor médio com vinho (obviamente depende do tipo de vinho que pedirem) será entre 100 a 125€ por pessoa.
 

LaMart

Membro
«nouvelle cuisine» não me atrai muito, mas há por aí uns pratos bem interessantes.
É caro, porém, creio que a qualidade do serviço estava em linha com o que se pagou.
 

CarpeDiemMan

Membro Conhecido
Olá badbones

É caro naturalmente, mas tirando o serviço, pela comida merece uma visita.
Gostei do Report :).

Cumprimentos
 

SilverArrow

Membro Ativo
Por acaso é uma falha minha no panorama gastronómico nacional.

Conheço muito bem o outro restaurante dele, "O Cantinho do Avillez" onde já fui muitas vezes e é um dos meus preferidos em Lisboa. Fui experimentar uma vez a Pizzaria, mas fiquei desiludido.

Do Belcanto sempre ouvi dizer que é tudo bom, até chegar a sobremesas... Fracas.

Mas tenho curiosidade em ir experimentar.
 
Top