Novidades

Ator Heitor Lourenço detido após ter sido confundido com terrorista

Ricardo_7

Membro Conhecido
aimages.cdn.impresa.pt_caras_2015_07_02_11188459_9923942974461604fa6510d1eb4049f91e248698a8d79.jpg
Heitor Lourenço esteve de férias em Paris mas a sua viagem não acabou da melhor forma. Quando regressava a Portugal, o ator, que interpreta a personagem Moisés na série Bem-vindos a Beirais, da RTP, foi detido no avião da Transavia por suspeitas de terrorismo. "Enquanto aguardava pelo embarque estive a fazer meditação com um cronómetro e tinha no telemóvel caracteres tibetanos, que estive a recitar. Um casal pensou que eu estava a ler passagens do Corão", disse, em declarações à SIC.
"Quando ponho os pés nas escadas do avião, os passageiros estavam todos a olhar para mim. Depois apareceram dois polícia que me puseram no carro e me levaram para a esquadra", disse, explicando que só na esquadra é que ficou a saber que os passageiros fizeram uma denúncia por suspeitas de terrorismo a bordo.
As autoridades só perceberam o engano após terem realizado uma pesquisa sobre o ator na internet, em que descobriram que este era budista. Heitor foi libertado seis horas depois e garantiram-lhe que o caso iria ser arquivado.


Podem ver o vídeo da reportagem aqui
 

Dsanto

Membro Conhecido
Ui que situação no mínimo ridícula! É o resultado da soma de duas situações: IGNORÂNCIA + MEDO IRRACIONAL...dá nisto! As pessoas nem se deram ao trabalho de indagar junto dele...please, era um voo entre Paris e Portugal, só se falava russo?! Dizem que quando se dá um tiro na capoeira as galinhas andam insanas num corrupio por um bom tempo...e é esta a situação atual da maioria das pessoas, ouvem falar de terrorismo crescente e depois criam equívocos destes... triste!

Eh pá, mas também ir para um aeroporto, local por si só com a conotação que tem, meditar e recitar numa língua estranha, sabendo que nunca há o que fazer e as pessoas reparam em tudo mostra que o homem não tem muita noção. Enfim...juntar a fome e a vontade de comer!
 
Última edição por um moderador:

Nuno Breia

Membro Conhecido
Ui que situação no mínimo ridícula! É o resultado da soma de duas situações: IGNORÂNCIA + MEDO IRRACIONAL...dá nisto! As pessoas nem se deram ao trabalho de indagar junto dele...please, era um voo entre Paris e Portugal, só se falava russo?! Dizem que quando se dá um tiro na capoeira as galinhas andam insanas num corrupio por um bom tempo...e é esta a situação atual da maioria das pessoas, ouvem falar de terrorismo crescente e depois criam equívocos destes... triste!

Eh pá, mas também ir para um aeroporto, local por si só com a conotação que tem, meditar e recitar numa língua estranha, sabendo que nunca há o que fazer e as pessoas reparam em tudo mostra que o homem não tem muita noção. Enfim...juntar a fome e a vontade de comer!
Diana "nós" pensamos assim porque sabemos quem é o personagem... Tu se visses um presumível terrorista ias-lhe perguntar se era terrorista? Eu não concerteza...

Em relação a ser um voo de Paris para Lisboa acho que não tem nada a ver, até poderia ser um voo de Lisboa para Porto, o estado islâmico não é feito só de muçulmanos "puros", há muita gente que se converte e não duvides que estão espalhados por todo o lado... Certo que também julgamos de mais pelas aparências...
E sendo em Paris ou França não concordo que o medo seja irracional, é um dos países europeus que mais pessoas tem destas origens e tem tido ataques diversas vezes, ainda na semana passada aconteceu um que se fosse bem sucedido seria noticia para os próximos 2 meses... A França é uma bomba relógio a explodir a qualquer momento...
 

Dsanto

Membro Conhecido
Diana "nós" pensamos assim porque sabemos quem é o personagem... Tu se visses um presumível terrorista ias-lhe perguntar se era terrorista? Eu não concerteza...

Em relação a ser um voo de Paris para Lisboa acho que não tem nada a ver, até poderia ser um voo de Lisboa para Porto, o estado islâmico não é feito só de muçulmanos "puros", há muita gente que se converte e não duvides que estão espalhados por todo o lado... Certo que também julgamos de mais pelas aparências...
E sendo em Paris ou França não concordo que o medo seja irracional, é um dos países europeus que mais pessoas tem destas origens e tem tido ataques diversas vezes, ainda na semana passada aconteceu um que se fosse bem sucedido seria noticia para os próximos 2 meses... A França é uma bomba relógio a explodir a qualquer momento...
Eu não chegava lá e perguntava: OLHE DESCULPE LÁ, É TERRORISTA? Óbvio...mas tentava se calhar meter conversa ou tentar perceber o que estava a fazer...assim pelo menos o personagem dava conta que estava a alarmar as pessoas. Mas isto claro, sou eu.
E isto n vem de hoje, quem acompanha as notícias sabes que TODOS os dias há ataques do Estado Islamico...o que acontece é que a alguns ataques os media dão mais foco e despertam mais atenção às pessoas menos atentas. Mas percebo o medo...só sou menos dada a histerismos. Daqui a pouco o assunto está banalizado e se realmente for um terrorista pode passar ao lado...porque as pessoas vão começar a fazer alarido a tudo.

E já fiz uns quantos voos entre Paris e Porto (Lisboa n deve ser muito diferente) e há uma número grande de portugueses residentes e emigrantes portanto a língua que reina é o português, logo comunicação facilitada... Acho grave de mais acusar às autoridades uma pessoa tendo como base apenas ter olhado para ela e ter estranhado. Só isso...
 

carla08

Membro Conhecido
"Eh pá, mas também ir para um aeroporto, local por si só com a conotação que tem, meditar e recitar numa língua estranha, sabendo que nunca há o que fazer e as pessoas reparam em tudo mostra que o homem não tem muita noção. Enfim...juntar a fome e a vontade de comer!"
Pois, pensei exactamente o mesmo :)
É no que dá as modernices lol
 

lfdm

Membro Conhecido
Não me levem a mal. Mas não terá sido uma situação de procura de protagonismo?
Quem se lembra de "rezar/meditar" com um cronómetro e telemóvel com caracteres tibetanos antes de entrar num avião, quando apenas alguns dias antes, morreram pessoas num ataque terrorista....
Era o mesmo que andar pelo aeroporto antes do voo a gritar que tinha uma "bomba"..... depois de ser detido, explicava que a "bomba" era a minha mulher....;)
 

carla08

Membro Conhecido
Não diria por protagonismo, diria que foi mais pela mania de ser diferente. Há actores que tem esta panca, acham que são diferentes/melhores do que os outros.
 

calu

Membro Conhecido
Se eu fosse a entrar nesse avião e me deparasse com a situação, não sei como reagiria, mas provavelmente não ficaria indiferente. Claro que ele é livre de meditar como entender, mas com um pouco mais de bom senso, o próprio podia ter meditado antes e de uma forma mais reservada (como é hábito no budismo aliás) e não com um cronómetro à frente de toda a gente na zona de embarque. Nos dias de hoje, qualquer pessoa com bom senso tem que entender algum receio que possa daí advir, ainda que não justifique uma pessoa ser detida.
Queiramos ou não, vivemos num mundo em guerra contra o terrorismo e em que o terrorismo está em guerra com o modo de vida livre e democrático.
Se a liberdade de cada um é suprema, também a nossa segurança e dos nossos o é, principalmente quando é o nosso rabinho sentado no avião ao lado desta pessoa, numa situação destas.

Enfim, evitável, de parte a parte. Poderia acontecer em França (país que está mais susceptível nestes ultimos tempos) como em Portugal.
 
Top