Novidades

ATENÇÃO - Operador BVT encerrou

Ricardo Rodrigues ZAP

Membro Conhecido
O Turismo de Portugal emitiu esta semana um alerta aos consumidores, que tem como alvo o operador turístico BVT. No aviso, são referidas denúncias de "incumprimento grave" e "um eventual encerramento das instalações".

A empresa, cujos sócios já estiveram envolvidos num processo de insolvência, viu recusada a entrada na Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) e comunicou ontem que pôs um fim à actividade.

No alerta, divulgado na passada terça-feira, o Turismo de Portugal informava que "recebeu uma denúncia de uma agência de viagens relativamente ao incumprimento grave (...) por parte da BVT e a um eventual encerramento de instalações". E acrescenta que "recebeu algumas reclamações de consumidores relativamente ao incumprimento de serviços".

Ontem, a empresa comunicou o encerramento da actividade, com efeitos a partir de 14 de Junho (terça-feira), lia-se no registo de empresas que consta no site do organismo público.

Há agências de viagens que são credoras da BVT, tendo havido operações charter para a Tunísia e Egipto que ficaram por realizar. E, consequentemente, consumidores que não foram indemnizados pelo facto de as viagens terem sido canceladas. De acordo com a APAVT, a BVT chegou a pedir a admissão como associada, que foi recusada "porque a empresa não reunia os requisitos previstos nos estatutos e no código de conduta", explicou fonte oficial.

A BVT foi criada em 2009 e opera uma marca comercial: a Beautyvillage. Esta última chegou a ter actividade própria, enquanto agência de viagens, mas foi declarada insolvente em Agosto do ano passado. Apesar de falida, continuou no mercado, através do operador turístico, que tem exactamente os mesmos sócios: Noureddine e Amel Khamassi.

Se os incumprimentos forem comprovados, o Turismo de Portugal poderá accionar o novo fundo de garantia para ressarcir os clientes. Este mecanismo foi criado no seguimento da revisão da lei das agências de viagens e que entrou em vigor a 6 de Junho, responsabilizando solidariamente todo o sector pelas dívidas.



in Publico

 

goncalo82

Membro Ativo
Com os tempos que correm, cada vez mais iremos assistir a essas noticias....
Obrigado pelo aviso.
 

Ricardo Rodrigues ZAP

Membro Conhecido
À partida não há-de de existir muitos passageiros afectados pois esta agência já estava numa black-list à muito tempo, pois os seus sócios são pessoas pouco credíveis no meio.

No entanto, se alguém tiver viagem marcada para o Norte de África (Tunísia, Marrocos, etc..) essa pessoa deve verificar quem é o operador turístico, em especial se tiver comprado a viagem numa agência de viagens mais pequena.

Espero que não exista por aqui muitas pessoas afectadas
 

Copas

Membro Ativo
Eu tinha a viagem marcada por esse operador (cancelada, é claro) mas quem é responsavel pela devolução do sinal (ou escolha de outro destino) são as agências de viagens, é com elas que o cliente final tem contrato e são elas que têm a obrigação para com o cliente.
À partida não há-de de existir muitos passageiros afectados pois esta agência já estava numa black-list à muito tempo, pois os seus sócios são pessoas pouco credíveis no meio.

No entanto, se alguém tiver viagem marcada para o Norte de África (Tunísia, Marrocos, etc..) essa pessoa deve verificar quem é o operador turístico, em especial se tiver comprado a viagem numa agência de viagens mais pequena.

Espero que não exista por aqui muitas pessoas afectadas
 

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
Boas

É de lamentar que mais um operador feche portar......

Contudo, acho que só devemos falar daquilo que sabemos.......

Honestamente gostava de saber o que são agências pequenas?!?!?!?! Será que os agentes de viagens que foram para a Tunisia e o Egipto a convite deste operador no mês de Abril, eram só de agências pequenas??????

Eu acho que não...... mas enfim.....

Espero que não seja muita gente lesada com este encerramento e continuo a achar que as condições para abrir um "negócio de viagens", deveria ser muito, mas mesmo muito mais rigoroso....... Claro está que esta é a minha opinião e vale o que vale.....

boas viagens para todos

paulo
 

Ricardo Rodrigues ZAP

Membro Conhecido
Contudo, acho que só devemos falar daquilo que sabemos.......

Honestamente gostava de saber o que são agências pequenas?!?!?!?! Será que os agentes de viagens que foram para a Tunisia e o Egipto a convite deste operador no mês de Abril, eram só de agências pequenas??????

Eu acho que não...... mas enfim.....

Boas Paulo,


sendo tu moderador penso que já deves ter lido alguns posts meus e penso que em nenhum deles andei a "atirar postas de pescada" sobre os assuntos. Sempre falei com a convicção de quem está certo e em momentos mais "quentes" evidenciei as minhas razões. Penso também que como moderador deverias de reler melhor os posts, pois em momento algum eu referi que APENAS agências pequenas estariam eventualmente lesadas.

Quanto ao conceito de agência pequena, penso que é claro que estou a referir-me a agências que não pertençam às tradicionais redes, por ventura, agências com reduzido numero de lojas e logo com menos meios para obter algumas informações (genericamente são as agências que não pertencem a redes de franchising, ou redes de agências com lojas por todo o país).

Se disse o que disse, por algum motivo foi.
A BVT já andava à alguns meses a ter problemas por falta de pagamento à turkish airlines, o que fez com que vários clientes ficassem em terra, isto para não falar do enorme descontentamento de muitos clientes por um dos hoteis seleccionados pela BVT (Hotel Vime Helya Beach).
Em 2010, após o encerramento da agência de viagens, quiseram fazer uma operação de marketing ao oferecer uma fam-trip aos principais agentes de viagens em troca de no mínimo 20 passageiros até 31-12-2010. As mais conceituadas agências Portuguesas participaram o que significa que "entregaram" pelo menos 20 clts à BVT até ao final de Dezembro.
Em 2011 e após a fam-trip os problemas continuaram e o cancelamento de viagens em terra era recorrente o que levou a uma queixa do grupo GEA (grupo de agências independentes, dai eu dizer que pequenas agências podiam ser as mais lesadas).
Recorde-se que à BVT tinha sido recusada a "entrada" na APAVT o que por si só, já devia deixar as pessoas sob "alerta".


Note-se que eu apenas alertei as pessoas que deveriam ter atenção ao seu operador em especial se a venda foi consumada numa agência pequena, pois tinha sido um grupo dessas agências a denunciar o caso. NUNCA referi que as ditas "grandes" agências não podiam estar também lesadas, embora confesse que até à data não tenha conhecimento de uma agência de grandes dimensões que tenha tido viagens alteradas derivado à falência deste operador.



Quanto ao que interessa, infelizmente já se viu neste portal que existem alguns membros lesados, no entanto tiveram opções para refazer as suas férias. Espero sinceramente que todos os lesados tenham usufruído da mesma oportunidade.


Numa nota mais pessoal, caro Paulo, digo-lhe que não trabalho em nenhuma área relacionada com o turismo e infelizmente não tenho nenhuma ligação ao sector para além da "curiosidade", no entanto e como já referi, não sou pessoa de atirar postas de pescada, antes, informo-me sempre o melhor possível para ai sim dar a minha opinião que pretendo sempre que seja correcta.
Penso que desta vez também não me equivoquei em nenhum argumento e quero acreditar que existiu sim uma falta de atenção na sua leitura ao meu post o que tenha originado as suas palavras num tom mais "indignado".
Como moderador, espero poder continuar a contar consigo, pois não quero de forma alguma criar "fricções" com quem quer que seja deste portal, pois considero-o uma excelente fonte de informação.

Melhores cumprimentos
Ricardo Rodrigues
 

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
Caro Ricardo,

Foi sem o mínimo de intenção de "ofender" que escrevi o que escrevi..... contudo quero esclarecer 2 pontos...

1º Sinceramente não retiro nem 1 virgula ao que escrevi...... pura e simplesmente fiz uma pergunta....... o que são agências pequenas?!?!?!??!

2º A minha participação no Portal das Viagens foi, é e será sempre com o único interesse de partilhar e ajudar no que posso e sei. Existem algumas coisas que o Ricardo escreveu que concordo completamente, mas que não o posso/devo escrever.

Para que saiba, 98% das agências de viagens em Portugal pertencem a grupos....... por isso para mim Paulo (Moderador ou não) faz-me confusão e não entendo o que são agências pequenas ou mais pequenas....

todas as opiniões são bem vindas

Sim e fiquei muito ofendido com o que escreveu, por isso da próxima vez que eu for a Coimbra vai pagar o almoço no melhor arroz de feijão da cidade ;)

paulo
 

Ricardo Rodrigues ZAP

Membro Conhecido
1º Sinceramente não retiro nem 1 virgula ao que escrevi...... pura e simplesmente fiz uma pergunta....... o que são agências pequenas?!?!?!??!

Para mim uma "agência pequena" é aquela que possui possui apenas alguns espaços abertos ao publico, ou seja, que não possui uma presença massiva no terreno e que não é conhecida pela generalidade das pessoas... por exemplo uma agência que exista apenas na cidade do Porto considero-a pequena... ou uma que apenas esteja no Algarve.
Grandes agências para mim são a Abreu, a Almeida, a Star, a Top Atlantico, etc... ou seja, agências que estamos habituados a "ver por ai".
Porque referi essas agências? Porque em principio são as que dispõem de menos meios (jurídicos por exemplo) para "andar" em cima deste tipo de situações e porque como possuem menos viajantes a probabilidade de um dos seus já ter tido uma reclamação com esse operador é menor.

Para que saiba, 98% das agências de viagens em Portugal pertencem a grupos....... por isso para mim Paulo (Moderador ou não) faz-me confusão e não entendo o que são agências pequenas ou mais pequenas....
Ok que o conceito possa suscitar duvidas, mas eu apenas estava a alertar as pessoas pelo que não me preocupei em explicar o que eram ou não agências pequenas na minha interpretação, até porque nunca imaginei que alguém o fosse questionar. Como já disse, essa minha ideia baseou-se no facto da reclamação ter tido como origem o grupo GEA e pelo facto das agências com mais vendas no pais (logo as que considero maiores) terem já tido muitas reclamações deste operador pelo que provavelmente já não trabalhariam com ele, a menos que quisessem ver a sua imagem denegrida.


Sim e fiquei muito ofendido com o que escreveu, por isso da próxima vez que eu for a Coimbra vai pagar o almoço no melhor arroz de feijão da cidade ;)
Se ficou ofendido, então não há mais nada a fazer... resta apenas marcar o tal almoço, pois sempre ouvi dizer que os problemas se resolvem à mesa.

Abr
RR


 
Top