Novidades

Assistência hospitalar em Cuba

tiffosi

Membro Novo
Olá! estou a pensar comprar à Dominicanatours uma pack Havana+Varadero, ir a 11 de Outubro e vir a 18.

Alguém já teve que ir a um hospital em Cuba?! Como Correu?

Tive um problema de saúde há um mês, estou bem e tenho autorização médica para viajar, mas não deixo de pensar que posso ter de ir a um Hospital lá... vou fazer o seguro da dominicana que incluí assistência hospitalar, mas queria saber se alguém teve a infelicidade de o utilizar em férias?

Ajudem-me se puderem!


Obrigada
 

tofffes

Membro
Ao Hospital não fui mas estive no Meliá Varadero, há uns anos, e tivemos de recorrer aos serviços médicos do hotel, foram impecáveis: médica e enfermeiros.
Quase todos os hotéis têm gabinetes médicos.
 

LeonorS

Membro Ativo
Olá Tiffosi.
Sim, já tive a infelicidade de o utilizar... neste caso o meu namorado.
Ele começou a desenvolver uma reacção alérgica muito abrupta e aguda, não parava de inchar o rosto e o pescoço e nestes casos tem sempre de haver assistência hospitalar imediata pois o paciente pode morrer sufocado. Optámos por não utilizar o posto médico do resort (Iberostar) e fomos de táxi para a Clínica Internacional de Varadero. Fomos bem atendidos, o médico era inglês, as enfermeiras acho que eram cubanas, deram duas injecções ao meu namorado e ficou em repouso durante algum tempo, até se notarem melhorias. Depois receitaram medicamentos que puderam ser adquiridos na própria clínica, que tem farmácia. O médico foi muito simpático e calmo, transmitiu tranquilidade. As condições a nível de instalações não te posso dizer que são semelhantes aos de uma clínica privada portuguesa, até porque se trata de um espaço pequeno, mas transmitiu-nos segurança e gostei do atendimento. Ah, e logo à porta há praça de táxis.
Quanto a hospitais públicos, não conheço, mas sei que a medicina cubana está ao nível das melhores do mundo, ao contrário das de outros destinos paradisíacos que escolhemos para as nossas férias.
Por isso, acho que deves ir com tranquilidade, desfrutares das férias e não pensares mais nessa questão.
Beijinhos e boas férias.
 

gilmalveira

Membro
tiffosi disse:
Olá! estou a pensar comprar à Dominicanatours uma pack Havana+Varadero, ir a 11 de Outubro e vir a 18.

Alguém já teve que ir a um hospital em Cuba?! Como Correu?

Tive um problema de saúde há um mês, estou bem e tenho autorização médica para viajar, mas não deixo de pensar que posso ter de ir a um Hospital lá... vou fazer o seguro da dominicana que incluí assistência hospitalar, mas queria saber se alguém teve a infelicidade de o utilizar em férias?

Ajudem-me se puderem!


Obrigada
Não eesqueças aqueles medicamentos banais que deves levar para uma enventualidade, as operadoras tem seguros mais completas e embora a Medicina Cubana sejam Boa é sempre Bom ir prevenido! nessa altura também estarei em Cuba , vamos a 13, boa viagem e vai tudo correr bem
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Só mais uma pequena coisa, ler o contrato de seguro, e saber o que fazer em caso de algum problema, agora de memória não me lembro mas tem que ligar ou para o numero de telefone que está na documentação relativa ao seguro ou para o representante do operador no destino, por vezes a seguradora não tem acordo com algumas clinicas ou hospitais e depois os custos saem do seu bolso.
 

Rui Araujo

Membro Conhecido
Não sei como funciona em Cuba , mas quando fui ao México por duas vezes optei por um seguro superior que dava se não me engano acesso a serviços saúde / internamento até 25.000 Usd pelo menos.

Não esquecer que fora do nosso País pagamos os serviços na totalidade e eles são bastante caros e então se forem privados, uiui

Eu só precisei de um médico no hotel, liguei , ele apareceu rápido e não paguei nada, mas tem que ser através do seguro, se for pelo hotel ou médico hotel pagas e bem,.
 

TeK

Membro Conhecido
Rui Araujo disse:
Não esquecer que fora do nosso País pagamos os serviços na totalidade e eles são bastante caros e então se forem privados, uiui
Depende do país... A minha mulher teve umas horas num Hospital em Espanha, fizeram-lhe exames a tudo e mais alguma coisa, como se de um check up completo se tratasse e não pagámos 1 centimo sequer e fomos muito bem atendidos também. Em Cuba onde os profissionais de saúde são considerados os melhores do mundo, acredito que a nível de tratamento não haverá qualquer problema, burocracias é que já não sei, mas como os turistas são o ganha pão deles, acredito que até terão prioridade se for preciso.
 

LeonorS

Membro Ativo
Rui Araujo disse:
Não esquecer que fora do nosso País pagamos os serviços na totalidade e eles são bastante caros e então se forem privados, uiui

Eu só precisei de um médico no hotel, liguei , ele apareceu rápido e não paguei nada, mas tem que ser através do seguro, se for pelo hotel ou médico hotel pagas e bem,.
Depende e vou dar 2 exemplos:
- Em Cuba - Assistência em clínica particular, com internamento de algumas horas e medicamentos (vários) mais táxi ficou tudo em cerca de (apenas) 90 dólares. A viagem foi comprada na Abreu, não fiz nenhum seguro adicional, paguei a importância que citei na altura e posteriormente a Abreu devolveu-me o remanescente da franquia;
- República Dominicana: - O médico (de uma clínica de Punta Cana) dirigiu-se ao hotel por causa de um quadro de intoxicação alimentar. A viagem foi comprada à Pullmantur. Não efectuei seguro adicional. Consegui saber por ele que iria cobrar ao seguro da Pullmantur pelo menos 500 dólares SÓ pela deslocação ao hotel, fora os medicamentos, que foram receitados no quarto do hotel. Saliento que houve uma tentativa e pressão bastante exgerada por parte do médico para passarmos a noite na clínica de Punta Cana, mas como eu tenho conhecimento de causa na área da saúde, declinámos. E neste último caso foi uma situação muito menos grave que a anterior (a que passámos em Cuba), imagino quanto não iriam cobrar num caso semelhante, com internamento na clínica, não sei se o plafond do seguro normal "aguentaria". Saliento que no caso do seguro da Pullmantur não há franquia, o valor das despesas de saúde são cobradas directamente à Pullmantur, eles apenas nos fazem um telefonema para averiguar se o procedimento médico bate certo com o que foi cobrado à seguradora.
 

tiffosi

Membro Novo
Obrigada a todos! Já fui e já voltei fiz um seguro de saúde de 18 euros mas felizmente não precisei de recorrer ao hospital :) vou partilhar o que percebi da saúde lá. Fiz uma viagem de táxi de Varadero(norte de Cuba) até à Baía dos Porcos (sul de Cuba) e na volta o táxi avariou mesmo ao pé de uma policliníca, tive curiosidade e fui ver, conheci o médico e a enfermeira, eram 5 divisões algumas separadas apenas por biombos, sem qualquer tipo de aparelho de diagnóstico... sem condições fisicas nenhumas... mas os turistas têm assistência médica em alguns hoteis e hospitais privados em Havana apenas para turistas como me explicou o táxista em que as condições são bem diferentes. A medicina cubana é reconhecida, há imensos estrangeiros a estudar medicina em Cuba, em Cuba um médico ganha 33 dólares por mês! o que faz com que todos queiram sair do país, muitos fugindo...

Adorei Cuba, recomendo e espero voltar, mas sempre com seguro de saúde incluído!
 
Top