Novidades

ALGAS - Que fenómeno é este?

AnitaF

Membro Ativo
E na República Dominicana (Punta Cana/Bayahibe/Samaná)? Alguém sabe o ponto da situação?
 

rum

Membro Conhecido
Há três dias na República Dominicana "En la zona Este, las algas marinas se expanden desde Bayahíbe hasta Punta Cana." Aparentemente Samaná está a salvo, mas volto a lembrar no caso das algas as verdades de hoje podem ser as mentiras de amanhã.
 

Rodrigo Ferreira

Membro Conhecido
lembrar no caso das algas as verdades de hoje podem ser as mentiras de amanhã.
Sim esta é a maior verdade, mas uma coisa é certa com a quantidade que actualmente há no mar elas não vão desaparecer de um dia para o outro, pelo menos aqui no México.
A ideia com que vou daqui é que a sujidade de algas (poucas ou muitas) vai haver nos próximos meses na Riviera Maya, e vai ser muito complicado chegar aqui e encontrar aquele azul turquesa no mar!

Agora se tem dado para tomar banho? Claro que sim! ;)
 

Rodrigo Ferreira

Membro Conhecido
Hoje por incrível que pareça a praia maroma está espectacular em comparação aos dias anteriores... Muito menos algas durante toda a manhã e já se vê uma cor não tão escura e mais aquele azul claro principalmente quando o sol abre a sério.

Mas isto a tarde pode mudar.. :) mas espero que se mantenha assim pelo menos até domingo :D

Vá e para quem vem a seguir.. mas como demonstram os gráficos que estão aí em cima é algo que aumenta com o.passar dos anos.
 

Gmorosa

Membro
Há três dias na República Dominicana "En la zona Este, las algas marinas se expanden desde Bayahíbe hasta Punta Cana." Aparentemente Samaná está a salvo, mas volto a lembrar no caso das algas as verdades de hoje podem ser as mentiras de amanhã.
Bayahibe também? :eek:
Vamos para lá segunda...
 

Rodrigo Ferreira

Membro Conhecido
Bem chegado ontem do México, deixem-me fazer um apanhado geral do que apanhei a semana toda! :D
Toda a semana apanhei algas na praia do Catalonia Playa Maroma.. E não vejo isso a mudar nos próximos tempos..

O primeiro dia foi uma autêntica desilusão, pois cheirava muito mal enquanto andavam na praia a limpar as algas...
Nos dois dias seguintes fiz duas excursões, uma para sul (sian kaan) e outra para norte (contoy+mujeres).
Na excursão para sian kaan percebi que a costa está cheia de algas nas praias que não são limpas, no entanto dentro da reserva não existe esse problema. Na excursão às ilhas não vi o problema das algas, no entanto onde apanhamos o barco estavam algumas/bastantes algas no porto.

Nos restantes dias a praia do hotel teve sempre algas no entanto o cheiro que falei no primeiro dia desapareceu o que deu para aproveitar a praia em condições.
Todo o dia havia algas na água mas nunca foram impedimento para ir a banhos - por vezes vou vendo aí fotos com tantas algas na água que não permitem mergulhos, mas nós nunca tivemos esse problema, não sei se terá alguma coisa a ver com a extensão da Playa Maroma.

Ou seja resumindo fizemos praia como fizemos noutros anos nas caraíbas!

Outra nota que quero deixar é que duvido imenso que esta situação das algas passe nos próximos meses. Quem está para arrancar de férias nas próximas semanas, e até nos próximos meses tenho quase a certeza que vão encontrar o mar com algas! Portanto se esperam chegar e ver aquela cor azul turquesa nos primeiros metros da água baixem essas esperanças. O azul turquesa continua por lá mas na zona de rebentação estará sempre um pouco mais suja!

Agora a pergunta que muita malta coloca... Se soubesse o que sei hoje tinha cancelado a ida ao México para ir para outro lado? Não :D
E não porquê? Porque baixei as expectativas quando parti, porque sabia que não ia encontrar a praia que já encontrei em anos anteriores!
Percebi que deveria agarrar-me a outros aspectos positivos que por lá iria encontrar
- um excelente hotel (magnifico mesmo - no fim de semana já farei o report - se bem que é um hotel que dispensa apresentações)
- a malta que conhecemos por lá (staff e portugueses)
- as excursões
E com este baixar de expectativas no final até achei que a praia acabou por estar boa! Sim tinha algas mas até isso deu para rir e não me impediu de aproveitar a água "morna" :D

Divirtam-se!!! :D
 

SaraDuarte92

Membro Novo
Olá Rodrigo
Obrigada pelo seu feedback!
Quanto as excursões, posso perguntar por quanto ficaram no total? Estou a pensar fazer essas duas pois queria ter outra perspectiva de praias sem algas e já ouvi dizer que a Isla Contoy é de sonho :)
 

rum

Membro Conhecido
Pelo que parece na Riviera há cada vez mais, em Punta Cana a cosia não está nada boa também. Mas o problema não se restringe a estes dois locais tudo o que é Caraíbas e Atlântico tropical está de uma foram geral a ser invadido pelas algas. Desde Babados até Porto Rico, República Domincana até à costa Africa... estão por todo o lado...
 
Top