Novidades

Alentejo Beja Serpa e Mertola

Dinisgaspar

Membro Novo
Boa tarde,

Vou passar o próximo fim de semana a Serpa e quero aproveitar para para conhecer aquela zona.

Sendo que um fim de semana é muito pouco tempo gostaria de ter algumas dicas do que ver e o que não posso mesmo perder. :lol:

Estou a pensar passar o Sábado em Beja e Serpa e talvez Barrancos se der tempo e o Domingo era Mértola e a mina de São Domingos.

Se alguém tiver algum roteiro daquela zona era excelente.

Já agora uns conselhos de onde comer em Beja , Mértola e Serpa eram muito bem-vindos.

Obrigado.

Cumptos

Ps:"Depois prometo deixar aqui algumas fotos" ;)
 

TeK

Membro Conhecido
Oi,

conheço essas zonas como as palmas das minhas mãos, que te posso dizer.

Serpa, é uma vila pequena mas conheço-a mal, tem alguma animação à noite mas só bares, quanto a passeios não tem muito pra ver. Se conseguires ir até Monsaraz aí sim, vale um dia, aproveitando os arredores da barragem do Alqueva.

Beja, muito honestamente como cidade deixa muito a desejar, não tem quase nada para ver e nada se passa por lá. Podes visitar Castro Verde que é uma vila que fica a 42km mais pra sul e bastante evoluída e bonita, é a vila com a maior e melhor noite do Alentejo sem dúvida e depois podes ir até Mértola (ou antes) e à Mina de São Domingos (se bem que a esta última paragem, só é bom lá no Verão para fazer praia), Mértola também é uma vila pequenina mas engraçada.

Barrancos não sei como está agora, já lá fui algumas vezes mas já há muito tempo, as únicas coisas que me recordo é de ouvir falar mais espanhol que português e sei que os enchidos são os melhores do país.

Cumpts
 

Nuno

Administrador
Staff
Bom dia,

Sugiro que faças o caminho por Évora pois vais ver zonas que foram inundadas pelo Alqueva com paisagens fabulosas :)
 

tezita

Membro
Não podes deixar de ir ao "Pulo do Lobo".
O melhor sitio para o ver é na estrada de Mértola para Beja e não pela estrada de Mértola para Serpa! Vale mesmo a pena :)
 

TeK

Membro Conhecido
Dependendo dos locais onde estiveres para almoço ou jantar aconselho-te:

Beja (A Lareira)
Évora (As Codornizes)
Serpa (não conheço o Molhóbico mas se for como o de Évora, é bem caro!)
Castro Verde (Castro Café ganhou o prémio de melhor restaurante do Alentejo ou o Market onde encontras comidas exóticas como Avestruz, Crocodilo, Canguru, etc)
Mértola (não são nada de especial e são poucos)

Mais qql coisa é só dizeres.

O pulo do Lobo é mesmo a não perder e não vás pela estrada Beja-Mértola, aproveitas se passares em Castro Verde e vais na estrada Castro-Mértola, é nova ao contrário da outra e fica sensivelmente a meio caminho entre as duas localidades.

:)
 

Dinisgaspar

Membro Novo
Obrigado pelas dicas pessoal.

Eu tomei nota de tudo e depois conto como foi.

Se tiverem mais dicas são bem-vindas
 

_Piku_

Membro Ativo
Ola :D

Também conheço muito bem essa zona :D

Ora em Serpa aconselho o Restaurante Pedra de Sal! Molhóbico também não é mau :p Adoro serpa! hihihi vai beber uma cervejinha ao Lebrinha, são imperdíveis e conhecidas mundialmente ahahah :D
Quanto a Beja, de facto não tem nada de muito motivante... podes beber um cafezito no parque da cidade ;) e se gostares de castelos, convido-te a passares pela torre de menagem!
Este fim-de-semana vai ser a Festa do Peixe do Rio, no Pomarão, perto de Mértola. De facto, não deves perder a visita ao pulo do lobo, mas vai por Mértola, não por Serpa (devido ao caminho...).
Aconselho o restaurante Mundo Rural no Alqueva e aconselho Monsaraz!
A Barrancos nunca fui! Mas segundo sei, não é nada de extraordinário...
Se passares pela Vidigueira, informo também que este fim-de-semana há uma feira medieval, designada "Pão e Laranjas", nunca fui, mas dizem que é muito giro!

Imperdível: Serpa e Mértola!

Qualquer coisa comunica ;)
 

Dinisgaspar

Membro Novo
Obrigado pelas excelentes dicas

já agora gostava de ter as vossas opiniões sobre os planeamentos que fiz se mudavam alguma coisa

Vocês mudavam alguma coisa?

1º Dia - Sábado

Lisboa – Amieira: 2h 23 min (A2 e A6)Amieira - Ferreira do Alentejo: 1h 16 min (IP2 e N387)

Ferreira do Alentejo – Beja: 33 min (IP 8)

Beja – Serpa: 33 min (IP8)

Serpa – Pias: 22 min (N255)

Ou

Lisboa – Amieira: 2h 23 min (A2 e A6)

Amieira - Ferreira do Alentejo: 1h 16 min (IP2 e N387)

Ferreira do Alentejo – Beja: 33 min (IP 8)

Beja – Castro Verde: 45 min (IP2)

Castro Verde – Serpa:1h 11 min (IP2)

Serpa – Pias: 22 min (N255)




2º Dia - Domingo

Pias – Mina São Domingos: 54 min (N255 e N265) Mina São Domingos – Mértola: 21 min (R265)

Mértola – Castro Verde: 42 min (IC 27 e N123)




Não sei se no primeiro dia consigo ver aquilo tudo :lol:


 

fuji

Membro Novo
Olá, em relação ao itenerário acho que está mais ou menos.
Eu vivo aqui na zona de Beja, e não percebo se fazes mesmo questão de ir a Ferreira do Alentejo? É que da Amieira podes vir directo a Beja. Podes ir direiro a Portel, Vidigueira e Beja. Agora se for opção ir a Ferreira já é outra conversa, mas não fica de caminho.
Eu optava por ir Beja - Serpa e não Beja - Castro Verde, pois Castro Verde visitas no 2º dia.
O 2.º dia parecebe bem. Quando fores da Mina de São Domingos para Mértola, antes de chegar a Mértola, desvia para o Pomarão, onde se realiza o festival do peixe do rio ( se te agradar ). Depois qd saires de Mértola, sai em direcção a Beja e um pouco mais á frente encontras a estrada para o Pulo do Lobo ( á tua direita, está sinalizada ). Aconcelho bastante ). Fica ainda um bocadinho desde o cruzamento mas compensa. Depois voltando para tras pelo mesmo caminho, quando chegares á estrada principal, já podes seguir em direcção a Castro Verde.
Fica-te a faltar visitar Aljustrel ( para mim mais bonito que Castro )
Em Beja come-se bem em muitos sitios, entre eles no Pipa, na Adega 25 de Abril ( ambos na parte velha da cidade, na praça da República junto á Camara municipal ), o Tem Avondo (fica no largo do tribunal ). É só seguires as placas.
Depois conta como foi e se precisares de mais algumas dicas, é só postar.



Obrigado pelas excelentes dicas

já agora gostava de ter as vossas opiniões sobre os planeamentos que fiz se mudavam alguma coisa

Vocês mudavam alguma coisa?

1º Dia - Sábado

Lisboa – Amieira: 2h 23 min (A2 e A6)Amieira - Ferreira do Alentejo: 1h 16 min (IP2 e N387)

Ferreira do Alentejo – Beja: 33 min (IP 8)

Beja – Serpa: 33 min (IP8)

Serpa – Pias: 22 min (N255)

Ou

Lisboa – Amieira: 2h 23 min (A2 e A6)

Amieira - Ferreira do Alentejo: 1h 16 min (IP2 e N387)

Ferreira do Alentejo – Beja: 33 min (IP 8)

Beja – Castro Verde: 45 min (IP2)

Castro Verde – Serpa:1h 11 min (IP2)

Serpa – Pias: 22 min (N255)




2º Dia - Domingo

Pias – Mina São Domingos: 54 min (N255 e N265) Mina São Domingos – Mértola: 21 min (R265)

Mértola – Castro Verde: 42 min (IC 27 e N123)




Não sei se no primeiro dia consigo ver aquilo tudo :lol:





[/quote]
 

Dinisgaspar

Membro Novo
Obrigado pessoal

Já mudei o roteiro todo loloool

o 2º dia já está decidido

Serpa - Mina de São Domingos - Mértola - Pulo do Lobo - Castro Verde - Aljustrel

Não sei se vai dar para ver tudo mas talvez dê

O 1º dia é que ainda está difícil mas vou tratar disso já a seguir :D
 

Dinisgaspar

Membro Novo
E como prometido aqui fica o novo roteiro para o primeiro dia :lol:

Lisboa - Reguengos - Amieira - Portel - Vidigueira - Beja - Serpa

e se ainda der tempo, que eu duvido damos um pulo a Moura

Assim:

1º dia Lisboa - Reguengos - Amieira - Portel - Vidigueira - Beja - Serpa

2º dia Serpa - Mina de São Domingos - Mértola - Pulo do Lobo - Castro Verde - Aljustrel

Ainda falta acertar alguns pormenores mas o mais importante está feito e o Report está mais que prometido :D

edit: Faltou agradecer mais uma vez a ajuda de todos e pedir ao São Pedro que nos ajude com o tempo lol
 

TeK

Membro Conhecido
Nova sugestão se ainda for a tempo e não muda muito, troca Reguengos por Monsaraz (é logo ao lado) e a diferença é como da noite pro dia :)

Quanto a Aljustrel, tal como Ferreira do Alentejo são dispensáveis, nada pra ver, Ferreira pouco tem e Aljustrel tem uma igreja no topo da vila e de resto é apenas a localidade com mais cafés em todo o Alentejo por metro quadrado e quase todos às moscas.

Podes ainda aproveitar se fizeres a estrada Beja - Castro Verde para visitar duas herdades que ficam ao lado dessa estrada IP2 (Herdade dos Grous e Malhadinha). Em

Castro Verde tens a basílica real, as rotundas que contam cada uma um pouco da história da vila, doçaria regional (prova as queijadas de requeijão, empadas de galinha ou folhados de gila) em qualquer pastelaria ou café que as tenham (Café/Pastelaria/Bar La praça tem), os campos em todo o perímetro da vila que na Primavera ganham vida, museu de arqueologia, São Pedro das Cabeças (lugar histórico da batalha de Ourique) e com sorte arranjas algum evento que esteja a decorrer, pois é uma vila que apresenta ao longo de todo o ano um vasto leque de eventos a nível cultural.

Em Mértola dá um salto ao castelo, não pelo mesmo mas pela vista que tens sobre o Rio Guadiana. Entre Castro Verde e Mértola tens também a Nossa Senhora de Aracelis, antes de visitares o Pulo do Lobo.
Pomarão é muito fixe, se tivesses tempo pra descer o Guadiana desde aí até ao algarve digo-te por experiência própria que é divinal. Paisagem incrível em que numa margem é Espanha e na outra Portugal. Podes ter essa experiência passando a ponte do Pomarão, dum lado da mesma estamos em Portugal e no outro já é Espanha.


Bom fds.
 

fuji

Membro Novo
Discordo em relação á opinião da Tek em relação a Aljustrel.
É uma vila que de alguns anos a esta parte tem evoluido bastante, talvez no distrito de Beja a que mais se destaca.
A tal igreja chama-se Senhora do Castelo e nessa elevação encontram-se as ruinas, parcialmente escavadas do castelo de Aljustrel. Um outro local bastante interessante é a zona mineira, zona essa caracteristica da vila. É interessante passear por essa zona em abandono das minas, os bairros mineiros, que se não me engano são 3 ( São João, Vale d'oca e o Plano ).
Isto a minha opinião e tb um bocado a defender o que me está no sangue.
Cumprimentos
 

TeK

Membro Conhecido
Isto a minha opinião e tb um bocado a defender o que me está no sangue.

Bem me parecia, isso disse tudo. LoL

Acho que fazes muito bem em defender a terra, mas nada como ser isento pra avaliar com justiça. :)


Cumpts
 

Dinisgaspar

Membro Novo
Bom dia,

Foi um fim de semana espectacular e muito graças às vossas dicas :)

Adorámos o Pulo do Lobo, Monsaraz , Serpa, a Amieira e muita outra coisas.

Mas foram 2 dias de cair para o lado de tão cansativos loolol e ainda estamos em falta com algumas horas de sono mas prometo que ainda hoje à noite ou amanha venho cá contar tudo.

Vou aproveitar um bocadinho da hora de almoço para dormir a sesta :D

Obrigados a todos.

cumptos
 

_Piku_

Membro Ativo
Bom dia,

Foi um fim de semana espectacular e muito graças às vossas dicas :)

Adorámos o Pulo do Lobo, Monsaraz , Serpa, a Amieira e muita outra coisas.

Mas foram 2 dias de cair para o lado de tão cansativos loolol e ainda estamos em falta com algumas horas de sono mas prometo que ainda hoje à noite ou amanha venho cá contar tudo.

Vou aproveitar um bocadinho da hora de almoço para dormir a sesta :D

Obrigados a todos.

cumptos

Ainda bem que gostáste, nós avisamos que ia ser muita coisinha para visitar :D Mas o que interessa é que valeu a pena :D Fico a aguardar os proximos comentários ;)



 

Dinisgaspar

Membro Novo
Nova sugestão se ainda for a tempo e não muda muito, troca Reguengos por Monsaraz (é logo ao lado) e a diferença é como da noite pro dia :)
Obrigado pela dica. Vi mesmo antes de sair e só te posso agradecer, Monsaraz é um espectáculo. :cheers:

Obrigado amigo
 
Top