Novidades

A importância da Viagem

Armageddon

Membro
Alguma vez vos aconteceu as pessoas ao vosso redor (amigos, etc) não perceberem a importância de viajar? Falo no meu caso, pois para mim viajar é um vício, é escapar da rotina a caminho de novas realidades, sair da nossa "zona de protecção" face ao inesperado. Para mim simplesmente é...Viver. É uma necessidade.
Constantemente ouço coisas do género "deves ganhar muito, deves ser rico para andar sempre a viajar etc etc", por mais que tentemos explicar que não é preciso ter-se muito dinheiro, que com um pouco de habilidade e desenrascanço se consegue, não percebem. Qual é a importância da viagem para vocês?
 

Ricardo Rodrigues ZAP

Membro Conhecido


Sei exactamente o que é isso, por isso é que a maioria das vezes que viajo ninguém sabe nem a família... qualquer dia ainda me acontece alguma coisa grave e eles perguntam... então como é que estás num Hospital em Moscovo se quando falei contigo ao telefone estavas em casa???

Os meus pais felizmente incutiram-me este vicio e com eles estou mais à vontade, mas a maioria das pessoas não, mas sinceramente eu não quero saber, pois eu viajo como realização pessoal e não para mostrar aos outros.
Por vezes acontece em conversas as pessoas estarem-me a contar a maravilhosa viagem que fizeram aqui ou ali e eu muitas das vezes nem ouço o que dizem, pois parecem um politico em tempos de eleições a promoverem-se a eles próprios.

às pessoas mais próximas que por vezes falam na questão do dinheiro, eu ainda lhes explico que viajar é um vicio e é como o tabaco, o futebol, sair à noite, fazer 4x4 ou outra coisa qualquer. O dinheiro que "gasto" no meu vicio é o mesmo ou menos que as pessoas gastam nos seus vícios, a grande diferença é que viajar é conotado como um vicio de ricos, pois a maioria das pessoas não compreende como é possível ir por exemplo para Ibiza e gastar cerca de 800€ por 2 pessoas numa semana em Agosto, ou ir à Alemanha e gastar menos de 500€ numa semana tb para 2,ou ir num FDS a Madrid só para ir ao Warner Park.

Faz-me lembrar a historia de um amigo que fazia down-hill e que ao falar-mos acerca da minha viagem à Grécia ele perguntou como é que eu conseguia arranjar tanto dinheiro e eu só só me conseguia rir, pois aquela pergunta parecia-me tão parva vindo da boca de uma pessoa que tinha gasto mais de 4000€ numa bicicleta... mas o que dizer??? são vícios e cada um tem os seus...

Abr
RR
 
Viva

Este tópico é interessantíssimo.
Pois, viajar é daquelas coisas que nos engrandecem. E para viajar, por vezes, não é preciso ter muito dinheiro.
Eu acho engraçado quando visito pessoas que têm brutais casas mobiladas com tudo o que é de bom, grandes carrões à porta, mas depois nunca sairam de casa... não conhecem nada...
Depois há aquela "raça" que vai de férias tipo "coleccionador de cromos", só para "dizer que lá esteve":

- Então, pá, onde é que estiveste estas férias ?
- Estive na Tunísia !
- E que tal é aquilo ?
- Olha, não sei, não saí do hotel, mas comi e bebi que nem um lorde !
aserve.mysmiley.net_rolleye_rolleye.gif


Enfim, uns olham para o tecto, outros para as estrelas.
 

Ricardo Rodrigues ZAP

Membro Conhecido
Viva

Este tópico é interessantíssimo.
Pois, viajar é daquelas coisas que nos engrandecem. E para viajar, por vezes, não é preciso ter muito dinheiro.
Eu acho engraçado quando visito pessoas que têm brutais casas mobiladas com tudo o que é de bom, grandes carrões à porta, mas depois nunca sairam de casa... não conhecem nada...
Depois há aquela "raça" que vai de férias tipo "coleccionador de cromos", só para "dizer que lá esteve":

- Então, pá, onde é que estiveste estas férias ?
- Estive na Tunísia !
- E que tal é aquilo ?
- Olha, não sei, não saí do hotel, mas comi e bebi que nem um lorde !
aserve.mysmiley.net_rolleye_rolleye.gif


Enfim, uns olham para o tecto, outros para as estrelas.
É exactamente isso que eu sinto...

Sei que há pessoas que não valorizam as viagens e cujo sonho é ter um mercedes ou ter joias ou ter uma grande casa... pessoalmente respeito essas decisões e quando sei que estou com uma dessas pessoas, raramente falo acerca de viagens, pois se eu quero que respeitem o meu vicio eu tenho de respeitar o delas, embora a mim me pareça um absurdo dar 4000€ por um sofá que o gato vai destruir em menos de 1 ano e depois fazerem férias no Algarve como já fazem à 20 anos, para não gastar muito dinheiro.

Quanto aos "coleccionadores" de carimbos isso já acho que depende da personalidade. A mim também me arrepia uma pessoa que gasta 2000€ para se enfiar dentro de um resort na tunisia e não sair de lá, mas depois anda a dizer a todos que já foi à tunisia, quando na realidade ter ido à tunisia ou ter ido para a quinta do lago, era exactamente a mesma coisa.
Eu quando viajo é para conhecer e interagir, mas sei que existem pessoas que são mais "calmas" e embora não concorde, aceito a sua forma de fazer férias.
Um exemplo é o regime do TI nos hoteis, em que para mim era impossível, pois eu não aguento ir de férias para estar sempre no mesmo local (excpto alguns destinos tipo Maldivas onde não existe mesmo outra opção), mas também compreendo que muitas das pessoas não querem ir de férias e depois ainda "stressarem" porque tem de procurar restaurantes, ou rent-a-cars, ou etc....

Quanto à tua frase final... sem duvida que eu sou daqueles que olha para as estrelas e tenho pena que tantos dias estejam enubelados
 

badbones

Membro Conhecido
Ora aqui está uma questão interessante.

Acho que não somos um povo com mentalidade de viajante. Somos sim um povo com mentalidade de ter coisas. Casas grandes, carros grandes...
Se tu gastas 30.000€ num carro para teres 4 anos é uma situação normal mas se gastas 20000€ em viagens nesses mesmos 4 anos e compras um carro de 10.000€ és rico.

A nossa ideia de férias é CUMER E BUBER (erro é propositado) muito num sistema TI.

Depois temos tambem a questão de que todos sabemos tudo. Ah porque aquilo é carissimo. Pois bem em estive num bom hotel em Reiquiavique por 60€, e jantei na Irlanda por 20€/pessoa em bons restaurantes. Destinos vistos como caros mas basta pesquisar bem para se poupar bastante.

Ninguem percebe que um "hotel" sem condições no meio da Biwindi forest é mais caro que um hotel em Lisboa. Pois, mas a experiencia que é estar dois ou tres dias neste local fica para a vida. Se morrermos logo a seguir é caro mas se vivermos muito é baratissimo :D

Parte "visivel": Este ano vou fazer 4 viagens ao estrangeiro (duas já lá vão) ; Parte Invisivel: deixei de almoçar fora, vendi a mota, arranjei um 2º emprego e só me arrependo de uma coisa: Não ter tempo para mais viagens.
 

Nicky

Membro
Afinal há mais pessoas que pensam como eu. Adoro viajar e faço imensos sacrifícios para o poder fazer. Mas quando digo que fui de férias para o estrangeiro, principamente à família acham que sou rica.

Maravedi, este ano vou fazer como tu, não conto para onde vou nem quando vou.
Pensar em planear a próxima viagem é o que me dá força para ir trabalhar naqueles dias em que nem apetece sair da cama.;)
 
Aqui há uns anitos passei por uma situação que acho comum a muita gente : entrei de férias e tinha pouquíssimo dinheiro.
Não dava para passagens de avião, nem para hoteis...
Eis o que fiz: peguei na minha tenda e na minha bicicleta de montanha, meti-me no barco para a ilha Graciosa, e percorri a ilha toda de bicicleta.
Numa semana perdi 5 Kg (yupiii !) e fiquei com umas férias fantásticas, que vou recordar para o resto da minha vida.
A sensação de acordar de manhã, num local onde não conheço ninguém, e ser só eu e a minha bike, sentir o cheiro da terra, é muito bom !
Devem existir poucas coisas mais emocionantes do que pedalar ao longo de um trilho imerso em vegetação, e de repente, ao desfazer de uma curva, apanhar de chofre com a paisagem da ilha do Pico, enorme, no meio do oceano, com o seu cume coberto de neve. Impagável.
 

Armageddon

Membro
Penso que todos tem razão quanto a importância. Acho que é uma coisa pessoal e intransmissível, que cada um de nós sente de maneira diferente. A mim também me mete confusão quem paga para ir para o outro lado do mundo para estar enfiado em resorts (ex. Republica Dominicana e México) mas respeito a maneira de viver de cada um. As vezes tento incitar ou picar as pessoas para viajarem, descobrirem e ganharem outra visão das coisas, mas a maior parte tem sempre uma de duas desculpas, ou não tem tempo ou não tem dinheiro. Mas o que me parece é simplesmente falta de vontade de sair da zona de conforto. Não me querendo armar em intelectual, é engraçado quando digo a algumas pessoas que este Verão vou viajar pelo Báltico, Letónia, Lituânia etc. Fazem-me aquela cara do género "onde raio é o Báltico" seguida de "Lituânia??!!". Já vos aconteceu algumas cenas engraçadas deste género?
 

shakawkaw

Membro Novo
Alguma vez vos aconteceu as pessoas ao vosso redor (amigos, etc) não perceberem a importância de viajar? Falo no meu caso, pois para mim viajar é um vício, é escapar da rotina a caminho de novas realidades, sair da nossa "zona de protecção" face ao inesperado. Para mim simplesmente é...Viver. É uma necessidade.
Constantemente ouço coisas do género "deves ganhar muito, deves ser rico para andar sempre a viajar etc etc", por mais que tentemos explicar que não é preciso ter-se muito dinheiro, que com um pouco de habilidade e desenrascanço se consegue, não percebem. Qual é a importância da viagem para vocês?
isso já me aconteceu e continua a acontecer, não consigo fazer as outras pessoas perceberem o porquê de querer viajar. por exemplo agora que estou a planear um interrail, as pessoas n conseguem compreender e chamam-me maluco. o que me ocorre dizer é que quando vou em viajem, principalmente se for de transportes considerados lentos tipo, comboio, carro, barco... sinto-me completo. e não existe nada que me faça sentir assim.
 

jfreitas

Membro Conhecido
Bom tópico e parabéns ao autor...

De facto viajar é muito mais do que colecionar carimbos, do que "cumer e buber" num bom resort, é muito mais do que viajar porque se é rico.

Viajar é diferente de ser turista lá fora, é conhecer, é perceber, é assimilar conhecimentos, é conseguir no pouco tempo disponivel ficar com uma ideia genuina do destino... tantas vezes diferente daquelas com que somos bombardeados pelos media.

Só o facto de preparar as viagens obriga a conhecer, a investigar a aprender. É culturalmente enriquecedor e isso não está ao alcance de todos (mais do que o ter ou não ter dinheiro).

Quantas vezes aconteceu a muitos, estar num grupo de amigos, a falar sobre qualquer situação ocorrida num destino vistado e pensarem que "estes tipos não fazem ideia do que estão a dizer"? quantas vezes aconteceu lerem uma noticia e perceberem o porquê de ter acontecido... sem a imagem deturpada com que essa noticia foi vendida?

É muito por isto que digo que é mentalmente e culturalmente enriquecedor viajar... Não é apenas um luxo, não é apenas uma questão de possibilidade económica, não é ostentação. (pelo menos como os tais bons carros, boas casas, boas roupas e uma cultura deplorável) acima de tudo é um investimento que fazemos em nós próprios...

É não nos limitarmos a olhar para o tecto quando podemos ver as estrelas, como alguém disse antes... mesmo que tenham de ser vistas com uma mini na mão em vêz de um bom whisky 18 anos...

Por outro lado, a questão financeira, "viaja porque é rico", é uma falsa questão... já fiz muitas viagens fantásticas com o mesmo dinheiro (ou menos) de 15 dias no algarve... é preciso aproveitar oportunidades, saber escolher a cada momento, para onde ir, como ir...
 

Armageddon

Membro
Vou confessar, algo que me mete um pouco de confusão, são aquelas pessoas que conheco e vejo que, fazem a vida toda na mesma "área geográfica" que pura e simplesmente não querem nem tem interesse nenhum em conhecer o mundo, a cultura, a diversidade (seja ela de que ordem for) que existe por esse mundo fora. E quando digo isto, refiro-me mesmo a sítios e lugares no nosso país ( que também tem lugares lindíssimos). Digo-vos, só as pessoas que conheci por essa Europa fora, os amigos que fiz, as grandes noites que tive, os amores que deixei e tudo o que passei, é algo que ficará comigo até morrer, é um sentimento que nenhum preço no mundo poderá pagar. E mais importante, aprendi mais sobre os outros, sobre mim mesmo, sobre o mundo que nos rodeia e aprendi que podia ser muito mais do que aquilo que sou. Sentem o mesmo?
 

Sunset

Inativo
Quando em tempos respondi a alguém, que trabalhava…para viajar… esse alguem não me respondeu..talvez porr espeito ou por pensar que não valia a pena.. eu era uma louca…

E sou.. louca por viagens…!! viajar é viver… é um vicio.. cada um tem o seu.. não preciso de um grande carro…uma bruta casa… roupas de griff .. só precisode viajar…

claro.. que não gosto de ouvir.. que dinheiro gasto em viagens é mal gasto… e já me disseram várias vezes.. pobres ignorantes… cada viagem que faço..mais rica fico.. de cultura, de experiencia e de vivencia.. mas para quê gastar as minhas energias para fazê-los entender o que sinto.. para abrirem os olhos… Não vale a pena.. é deixá-los..adormecidos na vida !

Por isso gosto tanto do PV.. e dos amigos que aqui tenho…falamos todos a mesma lingua… e pelo menos não acham estranho.. esta minha estranha loucura..eheheh

Pra mim uma viagem.. é o melhor tratamento para o stress… enquanto pesquiso.. não penso em tristezas..e sendo assim.. viajar é bom.. : antes..durante..e depois.. :D :p
 
  • Gostar
Reações: Bee

goncalo82

Membro Ativo
Revejo-me bastante em alguns comentários deste topico.
De facto, há tanta gente à nossa volta que nao dá o valor que nós damos às nossas viagens....
E só nao viajo mais porque a minha namorada só tem 22 dias de férias por ano, se não viajava no minimo 7 dias de 2 em 2 meses !!!
 

LIGIA

Membro
Eu sou mais uma que partilha a vossa opinião...
Adoro viajar, vivo a pensar no proximo destino e é um prazer planear uma viagem, chega a ser aditivo. O meu marido costuma dizer que eu viajo ainda antes de chegar ao destino.
Fico um pouco chocada quando vejo que este prazer não é partilhado por todos e tenho de ouvir comentários desagradáveis como "deves viver bem", quando me farto de trabalhar para poder ter este vício.
Quando marquei a minha primeira viagem, paga com o suor do meu trabalho, conheci a agência por quem viajo e a quem sou fiel e no site li algo que me marcou para sempre. O pequeno texto que têm como apresentação da agência é exactamente aquilo que eu sinto e que após algumas viagens (muito poucas ainda) subscrevo na totalidade! Diz assim:
"Acreditamos que o turismo é um passo para a Paz. Visitar outros países humaniza o estranho, anula distâncias, promove afectos. Sentimo-nos cidadãos do Mundo, aprendemos a respeitar a diversidade. Na experiência dos cheiros, dos sabores, na idiossincrasia dos costumes, nas manifestações culturais, constatamos o lugar fantástico que habitamos. Todos, sem excepção. Nesse olhar sobre o Outro antes estranho, percebemos que detém, afinal, a mesma expressividade profundamente humana que nos atribuímos - o riso, a alegria, a ternura, a tristeza, as dores, os medos... Quantas guerras seriam evitadas, apesar dos interesses de Poderes prepotentes, se as pessoas se contactassem ? ...

Por isso costumamos comentar que viajar é a única actividade em que, gastando dinheiro, regressamos no entanto mais enriquecidos."
 

badbones

Membro Conhecido
Sinceramente fico não duvida se o que vou dizer pode ou não se enquadrado neste tópico mas penso que sim. Se bem que nesta caso é pela negativa.

Ontem quando cheguei a casa, depois de mais um treino de preparação para a aguardada caminhada em busca dos gorilas da montanha, tenho uns quantos avisos no meu e-mail sobre este tópico. Leio coisas interessantes. A seguir entro no site do iol (ou do sapo-já não me lembro muito bem) e fico estupefacto com as palavras que o "meu" presidente da republica tinha proferido.

Constato (mais uma vez) que o mais alto representante desta nação voltou a por questões económicas à frente da cultura e da aprendizagem. Não é que esta alminha basicamente criticou quem faz férias lá fora.

Alguem lhe pode enviar tudo o que foi dito neste tópico e mais algumas informações sobre o que se aprende enquanto se viaja (existem tantos livros sobre experiencias de viagem) para ele perceber que viver isolado do mundo no nosso cantinho não é solução para nada.

Foi por diversas vezes comentado neste tópico (inclusive por mim) as reacções dos nossos amigos/familiares às nossas viagens. Mas será possivel o cidadão comum perceber a importancia das viagens quando quem os governa tem mentalidade provinciana e tacanha?
 

Sunset

Inativo
:thumbdown:
Sinceramente fico não duvida se o que vou dizer pode ou não se enquadrado neste tópico mas penso que sim. Se bem que nesta caso é pela negativa.

Ontem quando cheguei a casa, depois de mais um treino de preparação para a aguardada caminhada em busca dos gorilas da montanha, tenho uns quantos avisos no meu e-mail sobre este tópico. Leio coisas interessantes. A seguir entro no site do iol (ou do sapo-já não me lembro muito bem) e fico estupefacto com as palavras que o "meu" presidente da republica tinha proferido.

Constato (mais uma vez) que o mais alto representante desta nação voltou a por questões económicas à frente da cultura e da aprendizagem. Não é que esta alminha basicamente criticou quem faz férias lá fora.

Alguem lhe pode enviar tudo o que foi dito neste tópico e mais algumas informações sobre o que se aprende enquanto se viaja (existem tantos livros sobre experiencias de viagem) para ele perceber que viver isolado do mundo no nosso cantinho não é solução para nada.

Foi por diversas vezes comentado neste tópico (inclusive por mim) as reacções dos nossos amigos/familiares às nossas viagens. Mas será possivel o cidadão comum perceber a importancia das viagens quando quem os governa tem mentalidade provinciana e tacanha?
Bem .. não sei se é para rir ou se é para chorar... :thumbdown: esta vai dar pano para mangas ... para mim será
Ele está farto de passear... eu não!!!
Reacções... venham elas
 

jfreitas

Membro Conhecido
Sinceramente fico não duvida se o que vou dizer pode ou não se enquadrado neste tópico mas penso que sim. Se bem que nesta caso é pela negativa.

Ontem quando cheguei a casa, depois de mais um treino de preparação para a aguardada caminhada em busca dos gorilas da montanha, tenho uns quantos avisos no meu e-mail sobre este tópico. Leio coisas interessantes. A seguir entro no site do iol (ou do sapo-já não me lembro muito bem) e fico estupefacto com as palavras que o "meu" presidente da republica tinha proferido.

Constato (mais uma vez) que o mais alto representante desta nação voltou a por questões económicas à frente da cultura e da aprendizagem. Não é que esta alminha basicamente criticou quem faz férias lá fora.

Alguem lhe pode enviar tudo o que foi dito neste tópico e mais algumas informações sobre o que se aprende enquanto se viaja (existem tantos livros sobre experiencias de viagem) para ele perceber que viver isolado do mundo no nosso cantinho não é solução para nada.

Foi por diversas vezes comentado neste tópico (inclusive por mim) as reacções dos nossos amigos/familiares às nossas viagens. Mas será possivel o cidadão comum perceber a importancia das viagens quando quem os governa tem mentalidade provinciana e tacanha?
O que disseste enquadra-se perfeitamente no tópico...
Também a mim não passaram despercebidas tais afirmações e mesmo no facebook fiz comentários bem mais agressivos que os teus...

Estas falsas moralidades hipócritas comigo não resultam. Este tipo de proteccionismo pode ter um efeito terrível sobre a nossa economia. Imagina o que é os ingleses aconselharem a que não se viaje para Portugal, como resposta a este apelo...

Acredito que viajar possa ter uma imagem mais negativa por conta de tais posições dos "sr. Presidente", que já não é a 1ª vez que as faz...

A minha resposta é simples... ainda posso fazer muitas viagens até conseguir gastar o mesmo que ele gastou na última viagem que fez aos açores, em férias, com a familia, com o séquito que o acompanha para todo o lado (e não são poucos). Ah claro... tudo por conta do orçamento de um país em crise. Férias cá dentro? não tenho uma mansão na urbanização da coelha, porque não tinha amigos no BPN, como ele. Se tivesse até admito que podia fazer férias cá dentro...
 

jfreitas

Membro Conhecido
:thumbdown:

Bem .. não sei se é para rir ou se é para chorar... :thumbdown: esta vai dar pano para mangas ... para mim será
Ele está farto de passear... eu não!!!
Reacções... venham elas
Cid: só pode ser para rir porque essa é a função dos palhaços. complemento o que disseste com dois proverbios populares muito adequados:

vozes de burro não chegam ao céu... pelo menos ao dos destinos onde quero ir...

Os cães ladram e a caravana passa.. a fronteira lá para fora.
 
Top