Novidades

Aluguer de viatura - TravelJigsaw/‘Goldcar a’

Vluis

Membro
Decidi partilhar com o Forum esta reclamação que acabei de apresentar à TravelJigsaw relativa a um aluguer de viatura em Palma (Maiorca). Trata-se de um expediente que foi utilizado pela firma Goldcar para aumentar o preço contratado e que, como tal, merece ser denunciado. Refira-se que o preço continua a ser competitivo o método é que é criticável uma vez que se desconhece o valor da taxa a aplicar ficando-se somente a saber o respectivo montante no acto de levantamento da viatura.

Exmos Senhores

Ontem regressei de Palma de Maiorca onde aluguei uma viatura através da TravelJigsaw, reserva nº. xxxxxxxxx.
Conforme consta do voucher o levantamento foi feito na ‘Goldcar a’, contrato n.ºxxxxxxxx..
Esta missiva visa dar seguimento a uma reclamação apresentada hoje via telefone aos V/ colaboradores srs. Bruno e Jorge Ribeiro e que passo a expor:
Quando procedi ao levantamento da viatura Ford Fiesta Futura 1.4 80 cv foi-me cobrada a verba de 63,00 euros correspondente à entrega de um depósito cheio com gasolina 95 dizendo-me que devia entregar o carro sem gasolina. De seguida perguntei qual a capacidade do depósito tendo sido respondido 45 litros. Fiquei perplexo pois sabendo que o litro em Palma se cifra em cerca de 1,00 euro, só me deveria ser cobrado 45 euros e transmiti o facto da TravelJigsaw me ter informado de que não haveria mais nenhum pagamento para alem do que já tinha pago. Dei como exemplo um recente aluguer feito através da TravelJigsaw em Atenas ter decorrido conforme o acordado. Responderam-me que se tratava de uma taxa de entrega de viatura e não me deram outra oportunidade tendo deixado o Cartão visa para o referido pagamento.
Parece-me uma prática muito incorrecta a praticada pela ‘Goldcar a’ que em termos práticos acaba por ter a cobertura da TravelJigsaw. Primeiro porque não foram ditas todas as verbas relacionadas com a reserva nº. xxxxxxx (a ‘Goldcar a’ aplicou uma taxa que eu desconhecia totalmente) segundo porque ao exigir que a entrega fosse com o depósito vazio já sabia que isso não iria acontecer pois ninguém corre o risco de se dirigir para o aeroporto sem gasolina. Daí que não se entende o motivo da ‘Goldcar a’ não proceder como a maioria dos operadores que entregam as viaturas com o depósito cheio devendo o cliente devolvê-lo da mesma forma.
Finalmente também tenho de referir um procedimento na recepção do carro com que não concordo e que deixei expresso tanto no local da entrega como no guichet do aeroporto e que se resume ao facto de não me terem dado nenhum comprovativo da respectiva entrega o que significa que, neste momento, não consigo provar nem a sua entrega, nem o facto deste não conter nenhuma anomalia.

Face ao exposto solicito que me seja devolvida a verba de 18,00 euros (63,00 – 45,00) e a confirmação de que o carro foi entregue antes da hora contratada e em perfeitas condições.

Com os melhores cumprimentos,
 

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
Olá Vluis,

eu acho que alguem ganhou ou tentou ganhar uns €€€€ a mais...

nunca vi uma situação dessas....

as logicas são:

levanta vazio, entrega vazio
levanta cheio, entrega cheio ( para mim a melhor situação)
levanta cheio, entrega vazio paga a diferença ....

Acho que fez bem em reclamar e depois conte nos novidades, para estarmos prevenidos no futuro.

Obrigado por partilhar connosco
paulo
 

Vluis

Membro
Paulo Leite disse:
Olá Vluis,

eu acho que alguem ganhou ou tentou ganhar uns €€€€ a mais...

nunca vi uma situação dessas....

as logicas são:

levanta vazio, entrega vazio
levanta cheio, entrega cheio ( para mim a melhor situação)
levanta cheio, entrega vazio paga a diferença ....

Acho que fez bem em reclamar e depois conte nos novidades, para estarmos prevenidos no futuro.

Obrigado por partilhar connosco
paulo
Olá paulo,

Para mim, a única q é justa tem de ser: levanta cheio, entrega cheio.

Neste caso a firma locadora não necessitava destas 'espertezas saloias' pois continuava a ter melhor preço.

Abç
Vluis

 

Nuno

Administrador
Staff
Viva,

Sim, qualquer uma das opções referida é válida, sendo a "levanta cheio -> entrega cheio" a mais comum.
Essa opção te outro nome :)

PS: Luís, se possível edita a menagem atribui uma avaliação. Sei que não se refere especificamente à Agência, mas acaba por ser um serviço prestado.
 

Vluis

Membro
Nuno disse:
...
PS: Luís, se possível edita a menagem atribui uma avaliação. Sei que não se refere especificamente à Agência, mas acaba por ser um serviço prestado.
Oi Nuno

Avaliação atribuida.

PS: Aqui a diversidade não me parece q se aplique. O q achas?
 

sapm

Membro Ativo
Fogo....que vigarice!!!

Pra mim, é levantar e entregar o depósito cheio!

Bjs
Sílvia
 

Vluis

Membro
Paulo Leite disse:
Olá Vluis,

....e depois conte nos novidades, para estarmos prevenidos no futuro.
Aí vão novidades. Recebi a resposta à minha reclamação que transcrevo. Pareceu-me que a Travel Jigsaw se esforçou apesar de nalguns pontos ter exercido o direito de resposta q tb junto neste post.



Exmo. Sr. XXX

Agradecemos-lhe pelo seu e-mail para o nosso departamento de apoio ao cliente. Apresento desde já as nossas desculpas pela demora na resolução do seu caso.

Lamentamos que não tenha ficado satisfeito com o seu aluguer e em particular com a politica de combustível do nosso fornecedor. Para nos assegurarmos que os nossos clientes não serão surpreendidos por esta politica nos cuidadosamente explicamos a mesma nos nossos termos e condições. Poderá encontrar os nossos termos e condições por completo no nosso website. Visto sermos uma companhia baseada na Web, enviamos também para si uma copia da sua reserva por escrito e o seu voucher de confirmacao de aluguer. Este voucher foi-lhe enviado no dia 14/04/2009. Neste diz e passamos a citar:

Política de Combustível

Combustível devera ser pago no levantamento e nao será necessário reabastecer antes da devolucao.
Sao efectuados reembolsos por combustivel nao utilizado. para alugueres de 1 a 3 dias

Prestamos atencao aos seus comentarios a respeito do preco do combustivel. Como acontece com outros fornecedores de carros com políticas de combustivel similares e comum que os valores cobrados sejam ligeiramente superiores aqueles praticados pelas gasolineiras, visto ser adicionada uma taxa por apresentar o veiculo completamente reabastecido. Compreendemos que tal possa ser frustante, mas os precos deste fornecedor sao de outras formas bastante mais competitivos que os de outros fornecedores, sendo que este ofrece um condutor adicional e seguros sem franquia. A Goldcar tambem nos explicou que a conselho dos fabricantes dos seus automoveis, e para manter a frota nas melhores condicoes, reabastecem sempre os seus veiculos com o melhor combustivel (Gasolina 98 e o novo Diesel A). A Goldcar segue tambem cuidadosamente os requerimentos para taxacao de preco de combustivel impostos pelo ‘Ministerio Espanhol de Comercio e Turismo’, para mais informacao podera visitar o site do mesmo em www.mityc.es .

Se de futuro necesitar de um aluguer com uma política de combustivel de recolha e devolucao cheio, por favor contacte a nossa equipa de reservas e terao todo o prazer em poder organizar o seu aluguer com outro fornecedor para si ou alternativamente poderao verificar para si a política de combustivel de algum fornecedor em particular nos seus termos e condicoes antes de preoceder com a reserva do veiculo.

Visto valorizarmos a sua preferencia, encontro-me em posicao para lhe oferecer como gesto de boa-vontade por parte do nosso departamento de apoio ao cliente um descontó extra no seu próximo aluguer com a Travel Jigsaw. Por favor contacte a nossa equipa de reservas pelo numero gratuito 800 781 060 e mencione esta referencia XXXXXXX quando desejar efectuar a reserva.

Eu gostaria de lhe agradecer pelos seus comentarios e asegurar-lhe que todo o feedback recebido de parte dos nossos clientes e de extrema importancia para a Travel Jigsaw e agradeco a oportunidade de o auxiliar com o seu caso.

Para terminar, apresento as minhas desculpas por qualquer despaontamento/inconveniente e espero que tal nao seja impeditivo de voltar a recorrer aos nossos servicos de futuro. Muito obrigado pela sua preferencia pela Travel Jigsaw. Se de futuro houver algo mais que possamos fazer por si, por favor nao hesite em contactar-nos.

Os melhores cumprimentos,


RESPOSTA A ESTE MAIL

Exmos Senhores
(att. Claudia Alvarez - Travel Jigsaw - Customer Service )

Agradeço-lhe o seu e-mail que li atentamente e me merece as seguintes considerações:
Lamentamos que não tenha ficado satisfeito com o seu aluguer e em particular com a politica de combustível do nosso fornecedor. ... enviamos também para si uma copia da sua reserva por escrito e o seu voucher de confirmacao de aluguer. Este voucher foi-lhe enviado no dia 14/04/2009. Neste diz e passamos a citar:
Política de Combustível
Combustível devera ser pago no levantamento e nao será necessário reabastecer antes da devolucao.
Sao efectuados reembolsos por combustivel nao utilizado. para alugueres de 1 a 3 dias
Prestamos atencao aos seus comentarios a respeito do preco do combustivel. Como acontece com outros fornecedores de carros com políticas de combustivel similares e comum que os valores cobrados sejam ligeiramente superiores aqueles praticados pelas gasolineiras, visto ser adicionada uma taxa por apresentar o veiculo completamente reabastecido. Compreendemos que tal possa ser frustante, mas os precos deste fornecedor sao de outras formas bastante mais competitivos que os de outros fornecedores.
Nota1:
Está tudo certo o único ponto que levantei e mantenho é o facto de, na altura do aluguer efectuado com a Travel Jigsaw , não ter sido comunicado o valor do combustivel e a respectiva taxa. Realmente, os preços da Goldcar são competitivos, mas podiam não ser, e no acto do levantamento já não podiamos fazer nada. SUGESTÃO: Que a Goldcar, de futuro, forneça à Travel Jigsaw esse valor.
sendo que este ofrece um condutor adicional e seguros sem franquia. A Goldcar tambem nos explicou que a conselho dos fabricantes dos seus automoveis, e para manter a frota nas melhores condicoes, reabastecem sempre os seus veiculos com o melhor combustivel (Gasolina 98 e o novo Diesel A).
Nota2:
Não me parece uma explicação plausivel uma vez que o reabastecimento feito por quem aluga, de certeza que é gasolina 95. Até porque é o tipo de gasolina indicado pelos fabricantes. Daí que ‘obrigar’ a pagar gasolina 98 não me parece correcto.

Se de futuro necesitar de um aluguer com uma política de combustivel de recolha e devolucao cheio, por favor contacte a nossa equipa de reservas e terao todo o prazer em poder organizar o seu aluguer com outro fornecedor para si ou alternativamente poderao verificar para si a política de combustivel de algum fornecedor em particular nos seus termos e condicoes antes de proceder com a reserva do veiculo.
Nota3:
Tudo é uma questão de valores, logo todos os custos deverão ser referenciados para se poder escolher a melhor opção. Neste caso concreto, tudo pesado, se calhar a proposta da Goldcar até era a melhor proposta, só que faltava o valor da gasolina e taxa de abastecimento, para uma comparação completa.
Visto valorizarmos a sua preferencia, encontro-me em posicao para lhe oferecer como gesto de boa-vontade por parte do nosso departamento de apoio ao cliente um desconto extra no seu próximo aluguer com a Travel Jigsaw. Por favor contacte a nossa equipa de reservas pelo numero gratuito 800 781 060 e mencione esta referencia XXXXXXX quando desejar efectuar a reserva.
Agradeço a V/deferência e espero consultá-los para a minha próxima viagem com aluguer de viatura.

Os melhores cumprimentos,
 

JusticeForAll

Membro Novo
Infelizmente, é uma situação complicada!
Mas legalmente tem que se ler a informação enviada, mas a maioria das pessoas não o faz.
Eu já trabalhei numa mediadora como a Traveljigsaw.
E talvez os possa elucidar.
Que muitas companhias em Espanha, isto inclui Ilhas baleares, tem essa politica de combustível.
Isto é geral em todas mediadoras, ou alugueres directos nas companhias locais.
As que não tem essa politica, também cobram mais pelo os seus alugueres, como por exemplo Avis.
E esta companhia e possível seleccionar se telefonarem para a Traveljigsaw ou Autoeurope ou qualquer mediadora que tenha contrato com eles.

Só que o preço do combustível mas o aluguer acaba mais por compensar do que um aluguer com a Avis mesmo através destas mediadoras, atenção avis ano é só um exemplo, existem outras em Espanha que não cobram combustível, europcar e também outras companhias.. isto são só exemplos.

Mas isto fica para conhecimento geral, em Espanha, ilhas Baleares, Canárias e nos Estados Unidos da América, as companhias por norma cobram pelo o tanque de combustível a chegada.

Sempre que tenham duvida ou queiram um produto segundo as vossas necessidades, telefonem para as centrais de reservas para fazer o aluguel, as chamadas sao gravadas, se o agente nao informar correctamente, ai sim podem se defender.

Se fizerem na Internet, reparem que diz sempre em todos os websites de qualquer , coisa, seja para voos ou para aluguel de carros. "clicke sim que concorda com os nossos termos e condicoes antes de efectuar a sua reserva".

Normalmente ninguém lê, mas depois também não podem reclamar, tem que concordar antes de fazer qualquer operação, e se concordaram é porque aceitam tudo o que esta escrito.
 

jadriano

Membro Novo
Eu estou em Palma de Maiorca e ja tinha alugado um carro na GoldCar, sempre colocam a informaçao que o Combustivel nao esta incluido. Paguei 60Eur de combustivel e quando entreguei (meio) devolveram-me 30 Euros.

Assim nao tenho nada a reclamar...
 

JusticeForAll

Membro Novo
Sim a Goldcar e algumas companhias locais que partilham a mesma politica de combustivel, por alugueres iguais ou inferiores a 3 dias reembolsa o combustível não utilizado ou a totalidade, se entregar o carro com o tanque cheio.
 
Top