Novidades

[Report] Bahia Principe Coba Maio 2010

Bahia Principe Coba Maio 2010

Olá a todos,

Depois das preciosas dicas que recolhemos aqui no fórum não podia deixar de dar conta da nossa experiência na Riviera Maya de 3 a 10 de Maio. Esperamos não nos alongar muito mas achamos que há dicas que podem ser úteis:


O VOO: fomos pela Orbest e viemos pela White (não perguntem porquê - simplesmente recebemos um bilhete no quarto a meio da estadia a dizer que por questões operativas tínhamos sido transferidos de uma para a outra). As companhias são semelhantes em conforto (pouco) e comida (sofrível). Duas vantagens para a White: os phones são gratuitos (na Orbest custam 3 euros) e a taxa de saída do México foi mais barata (41 euros na White, 50 na Orbest);

HOTEL: nota positiva. Muito limpo, organizado, staff simpático. Fiquei no Coba mas, como já foi dito aqui, é possível usufruir das infra-estruturas dos três hóteis. O Coba é o mais recente e os quartos são todos suite júnior. Por outro lado é o que fica mais longe da praia. Mas quando dizemos longe é uma distância que se faz bem a pé (pelo menos para a praia do Akumal). Além disso há comboios a toda a hora. Pensámos que esperar por transporte ia ser um stress mas afinal não há problemas.
Relativamente à comida - os buffets têm variedade mas sinceramente sempre que lá entrava não nos apetecia comer nada... não sei se teria a ver com a apresentação, com o calor... ao final da semana já tudo nos sabia ao mesmo. Em contrapartida os restaurantes (são 7, podemos marcar jantar em 3) foram óptimos. Marquei no Frutos do Mar, Arlequim e Tequila... qual deles o melhor!
As piscinas são muitas e limpas, sempre com bares por perto. Bebidas óptimas!
Quanto às praias - para quem já esteve em Cuba, como nós, vai desiludir-se um pouco. Os sacos de areia impedem que a pessoa tenha água acima da cintura. Não é nada que nos estrague as férias, mas de facto a praia paradisíaca não existe. Claro que a água é muito quente e limpa, mas em tudo um ar um bocado artificial. Há de facto algumas rochas mas só em algumas partes da praia. Nada que impeça uma boa banhoca! E têm uma vantagem - com as rochas vêm os peixes. Se puderem levem equipamento de snorkeling (na Decathlon é baratíssimo) e deliciem-se com os peixes, especialmente na parte da praia chamada Coba (entre a de Akumal e a de Tulum). O hotel cede equipamento, mas apenas uma hora por dia, o que é uma limitação.
Animação - durante o dia há alguma na piscina, pelo menos numa das de Coba, mas o complexo é tão grande que a maioria das vezes passa despercebida! À noite há espectáculos todos os dias - vi sempre no Coba, porque começam mais tarde (22h). Os espectáculos distraem... mas não são nada de especial. Excepção feita para o Michael Jackson Show - a não perder!


EXCURSÕES: no dia seguinte à chegada a Soltour faz a famosa reunião. São muito simpáticos e não impõem nada a ninguém. Começam com umas informações importantes sobre a viagem de regresso e a estadia e terminam com uma descrição das excursões. Depois deixam-nos à vontade para irmos marcar ao balcão que eles têm no looby do Hotel SE QUISERMOS. Não há pressão nenhuma e, sinceramente, é importante ir à reunião nem que seja para saber como é que se acciona o seguro no caso de haver algum problema.
Preços das excursões mais concorridas em Maio de 2010:
-Chichen Itzá+cenote+Ek-Balam - 105 euros
-Chichen Itzá+rodeo mexicano - 85 euros
-Chichen Itzá (só) - 65 euros
-Xcaret Plus (inclui equipamento snorkeling, toalha, cacifo, almoço e duas bebidas) - 105 euros
-Sian Ka'an - 120 euros
-Isla Mujeres - 80 euros
-Tulum - 35 euros

Pela Soltour só fizemos Xcaret. A entrada no parque é 99 dólares e, arranjando transporte (táxi) acaba por ficar no mesmo preço. De colectivo é possível ir e acho que também é possível vir (funcionam até às 23h) mas depois do espectáculo nocturno estávamos tão cansados que ainda bem que tínhamos o autocarro da soltour à nossa espera e não foi preciso andar à procura de transporte.

Fizemos Chichen Itzá+cenote com excursão marcada online, em Portugal. Reservámos pela Entertainment Plus. Arriscámos e foi uma aposta ganha! Correu tudo lindamente e pagámos 55 doláres por pessoa (22 dólares no momento da reserva online e o resto no dia em que nos foram buscar). Foram buscar-nos ao hotel à hora marcada numa carrinha de 9 lugares. Seguimos para o cenote onde ficámos 45 minutos (vale a pena), depois para uma loja à beira da estrada (as coisas eram mais baratas do que na Hacienda mas NÃO VALE A PENA comprar - em Chichen Itzá é tudo ao preço da chuva! Não se precipitem nas compras. Regateiem e trazem tudo por uma pechincha). Almoçámos e seguimos então para as ruínas. Dividiram o grupo em inglês e espanhol. O nosso guia (imprescindível ter guia senão passa-nos tudo ao lado) era simplesmente fantástico. Regresso ao hotel à hora prevista e... duas viagens pelo preço de uma na Soltour.

Fizemos também Tulum, mas por nossa conta. Saímos do hotel e apanhamos o colectivo (transporte que os mexicanos usam). Não é preciso paragem. É estender a mão e entrar. Do Bahia Principe para Tulum pagámos 3 dolares. Chegamos às ruinas, pagámos a entrada (51 pesos) e fomos sem guia. Tem placas explicativas; dá para ter uma ideia. Depois fomos para a praia - MARAVILHOSA - pequena mas sem rochas e sem sacos da areia, com ondas. Uma praia natural! Voltámos ao hotel ao fim da tarde também em colectivo (passam de 10 em 10 minutos mais ou menos). Correu tudo lindamente. No caminho entre as ruínas e a estrada nacional onde se apanham os colectivos encontramos umas barraquinhas, das quais eu já tinhamos ouvido falar aqui no fórum, que vendem excursões. Aparentemente pertencem ao governo. Como estávamos no último dia não comprámos nada mas ficam os preços para quem quiser ter uma ideia:
-Chichen Itzá + cenote - 50 dólares
-Cobá - 50 dólares
-Sian Kan - 85 dólares
-Isla Mujeres - 80 dólares
(todas incluem transporte de e para o hotel e almoço)
Fiquei com o contacto de uma das vendedoras. Quem quiser mande uma mensagem pessoal.

MOEDA - levantem PESOS. Nós levantámos dólares com medo que os pesos sobrassem (e em Portugal não dá para trocar) e arrependemo-nos. Nas lojas fazem o câmbio sempre por baixo e quem paga em dólares fica sempre a perder. Além disso recebemos os trocos em pesos, o que é uma confusão e podemos ser facilmente enganados.

No último dia a Soltour fez a famosa proposta de ficarmos mais uma semana sem pagar. Infelizmente nós não podíamos mesmo... com muita muita pena!

Bom, já vai longo o testamento. Quem tiver duvidas mais específicas não hesite em perguntar.

Boas viagens!
 

Tania 1

Membro Novo
Olá DianaeLuis,

Ainda bem que correu tudo bem, mas uma semaninha passa num instantinho nem damos conta!!!!

Com relação ás excursões eu vou dia 5 de Junho para o Riu Yucatan, e vou fazer as excursões através da Rosarours Cancun, fica muito mais em conta do que através do operador...

Obrigado pelo report, tirou-nos algumas dúvidas que tinhamos.

Bj.
 

Asae

Membro Conhecido
Obrigada pelo Report :D

Mais uma vez oferecem uma semana de férias:p bolas tb quero
 

Lipe

Membro Conhecido
Belo report, ajuda bastante quem está a pensar ir!

Essa da semana de oferta deixa-me com a pulga atrás da orelha pois como temos 2 semanas de férias acho que vou fazer o esforço de ir logo na 1ª não vá fazerem-me uma oferta dessas e eu não poder aceitar! LOL

O problema é que depois já tenho o avião marcado de Madrid-Lx e não dá para alterar e depois fico em Madrid a pé! enfim...
 

pabecada

Membro Ativo
Já foi dito aqui no portal por uma colega de portal, que foi para el portillo e depois foi mais uns dias de borla para Punta Cana e outra que tb foi ao méxico e lhe ofereceram mais uma semana de férias.
 

PauloNev

Moderador Honorário
Staff
Alguem sabe o porque destas ofertas? É que no minimo é estranho, existe pouca procura desses destinos????
 

susanacruz

Membro
Olá:D mais uma semana no paraíso já é o segundo report k leio isso kem me dera que nos fizessem essa proposta seria difícil não aceitar:) lol
Olhem mas será que é só a Soltour que faz essa magnifica oferta??? É que nós vamos pela Travelplan:)... Sabem se alguém da Travelplan tb teve essa proposta?

Jokinhas

Susana
 

Tiago00

Membro Novo
Por acaso eu vou na minha primeira semana de férias e se me quiserem oferecer outra estou á vontade para ficar!

Obrigado pelo report, principalmente a parte das visitas, excelente para quem como eu ainda está a planear essa parte das férias.
 
Oferta de semana

Ainda não passei muitas fotos para o computador mas em este fim de semana ponho aqui as disponíveis.

Queria dizer-vos para não se assustarem com as previsões do tempo - antes de viajar consultei vários sites de meteorologia e todos davam trovoadas e probabilidades altas de precipitação... e nada! Sol todos os dias... e calor a sério! Não esquecer repelente por causa dos mosquitos, principalmente a partir das 18h!

Não vão carregados com toalhas de praia - o hotel cede e podem ser trocadas por outras lavadas todos os dias. Podemos inclusivamente levá-las para fora do hotel. Convém é não perder senão no check-out temos de pagá-las!

Quanto à semana de oferta, já ouvi várias teorias mas ao que parece tem a ver com a compra das viagens pelas companhias. Quando compram, compram um conjunto e viagens e quando alguns ficam por vender acontece isto. Faz algum sentido - já gastaram o dinheiro e pelo menos ficam bem vistos. Atenção que isto não me foi explicado oficialmente pelo que não tenho a certeza se é este o motivo. Mas que acontece, acontece! Eu testemunhei! No nosso caso não era bem uma semana - nos partimos na segunda-feira e eles ofereciam estadia e voo de regresso no domingo. Atenção que só os clientes do voo da White podiam usufruir da oferta. Havia pessoas que vieram pela Orbest, queriam aproveitar e não puderam!
 
Fotos

Tal como prometido, aqui ficam algumas fotos com legendas.




Uma das duas gigantescas piscinas do Coba





Piscina do Coba. Os edifícios laranjas - "Vilas" - que vêem atrás das palmeiras são os quartos. Nós ficámos num mesmo ao pé da piscina.





Peixes que podemos ver na praia do Hotel (Coba/Akumal). Para poder tirar estas fotos e fazer vídeos debaixo de água comprámos na Fnac uma bolsa para pôr a máquina. Segundo o que um casal de portugueses me disse também havia à venda na Hacienda, mas não posso confirmar.



As amigas iguanas. Andam por todo o lado mas não fazem mal a ninguém. Fogem a sete pés quando nos aproximamos.



Peixes do aquário de Xcaret. O parque vale pela diversidade de espécies. Vi animais por perto que nunca tinha imaginado ver, como os jaguares. Em Xcaret é imperdível o aquário, o borboletário, as tartarugas (comem às 16h) e claro o espectáculo nocturno. A descida no rio é uma desilusão - há poucos peixes quando comparado com a praia do hotel.




Espectáculo nocturno de Xcaret. Duas horas fantásticas.





Praia do Hotel. Há imensas espreguiçadeiras e sombras. Bom bom é pôr a espreguiçadeira dentro de água... mas cuidado com os escaldões!




"Paragem" dos comboios que circulam pelo complexo. De qualquer forma, mesmo que não estejam numa paragem, se pedirem eles param em qualquer lugar.



Um dos tais comboios. Os brancos, como este, ligam os hóteis. Os coloridos vão para a Hacienda (onde há lojas, bares e discoteca) mas também passam pelos hotéis. Ao início parece confuso e é difícil perceber para onde é que cada um se dirige. Mas há sempre empregados por perto por isso é só perguntar. Aliás, o motorista grita sempre para onde vai em cada paragem que faz. Passado dois dias já dominávamos as "rotas".



Um dos muitos cenotes da região. Visitámo-lo durante a excursão a Chichen Itzá. Podemos tomar banho mas a água é fria! Imperdível. Pena é estar sempre muita gente.



Chichen Itzá. Há muito mais para ver além da pirâmide principal. Ter guia é fundamental para perceber as coisas... senão passa metade ao lado! Como é no interior está um calor insuportável. Levem água e chapéu e, para quem em tensão baixa, recomendo um pacote de açúcar à mão!



Isto é para quem pensa alugar carro - há lombas destas e de outro tipo em todo o lado. Cuidado! Os carros quase param para as atravessar, sob pena de ficar sem pneus!



Finalmente Tulum. Não percam. Vale pelas ruínas mas também pela praia, muito diferente da do Hotel, apesar de ficar a poucos quilómetros. Evitem o domingo. Nós fomos no domingo e estava muita gente, acima de tudo mexicanos a aproveitar a folga. Como a praia é pequena, quanto menos gente melhor!


Para quem vai entretanto... só espero que tenham uma semana tão fantástica como a nossa!

Boa viagem
 

cmordep

Membro
Ola Diana e Luis,


Tenho uma duvida em relação ao acesso a internet no hotel Bahia Principe.

Por favor diz-me se la tem livre acesso Wireless em alguma zona e se, caso queira utilizar o os computadores de lá, qual o preço?

Cmps.

Pedro
 

boss

Membro
cmordep disse:
Ola Diana e Luis,


Tenho uma duvida em relação ao acesso a internet no hotel Bahia Principe.

Por favor diz-me se la tem livre acesso Wireless em alguma zona e se, caso queira utilizar o os computadores de lá, qual o preço?

Cmps.

Pedro
Também agradeço muito essa informação! Vou dia 25 de Julho para o BP e estava a pensar levar o portátil. Se não houver wireless, não levo!
Já agora aproveito para colocar mais duas questões: qual é exactamente o preço a pagar em dolares à saída? 43? 50? (tenho lido várias versões)...
Faz sentido levar tomadas adaptadoras para ligar os carregadores das máquinas?

Muito obrigado
 
Olá Pedro,

No lobby do Hotel (pelo menos do Coba) há acesso wireless à internet gratuito. Usámos, no telemóvel, sem problema nenhum.

Boa viagem
 
Olá Boss,

Quanto ao preço de saída, depende da companhia aérea. 41 euros pela White; 50 euros pela Orbest.
Quanto aos adaptadores convém levar. Já ouvi casos de pessoas que tinham nos quartos tomadas "das nossas" mas no meu não havia nenhuma.

Boa viagem
 

SunshineVM

Membro
DianaeLuis disse:
Tal como prometido, aqui ficam algumas fotos com legendas.




Um dos muitos cenotes da região. Visitámo-lo durante a excursão a Chichen Itzá. Podemos tomar banho mas a água é fria! Imperdível. Pena é estar sempre muita gente.
Olá Diana,


Este cenote que mostras na foto é qual?

Pela foto parece magnifico :blush:
 

SunshineVM

Membro
DianaeLuis disse:
Olá,

Chama-se cenote Suytun.

Este ainda não tinha ouvido falar :blush:

É que a maior parte do roteiro das excursões a chichen itza inclui a visita ao cenote ik kil e este parece que vale a pena ir também.

Obrigada
 
cenote

Pois, a maioria fala no cenote Ik kil e quando me disseram, por mail, que nesta excursão a visita era ao Suytun fiquei com medo de levar um barrete. Afinal o cenote é lindíssimo. Não fui ao Ik Kil por isso não posso comparar os dois mas este de facto vale a pena! E merece um mergulho!
 
Top