Novidades

[Report] Tudo sobre cuba (havana + trip habana libre | varadero + sol palmeras)

TeK

Membro Conhecido
Tudo sobre cuba (havana + trip habana libre | varadero + sol palmeras)

REPORT CUBA

Março 2009

- HAVANA
- HOTEL TRIP HABANA LIBRE
- VARADERO
- HOTEL SOL PALMERAS
- EXCURSÕES
- CULTURA
- ETC...

Fui a Cuba e fiquei no Trip Habana Libre (Havana) e no Sol Palmeras (Varadero), só vos digo, se voltar a Varadero será certamente para o Sol Palmeras, embora queira voltar agora para ficar num dos Cayos.

O hotel que fiquei em Havana era 5 estrelas, mas se fosse cá em Portugal não passava de 2 estrelas, um cheiro a mofo em todo o hotel (o melhor do hotel, o pequeno almoço, principalmente o sumo natural de goiaba), o Sol Palmeras é de 4 estrelas, mas cá vale 5 ou 6!!!

Pesquisei muito antes de ir em relação aos hotéis e digo-vos agora depois de lá ter estado, ninguém neste momento se arrepende de ir pro Sol Palmeras, é do melhor que há (Comida, atendimento, praia, desportos na praia, animação, alojamento)!

Se gostarem, façam a excursão de catamaran é um dia inesquecivel e vale a pena os 99CUC que se pagam, fazem mergulho em alto mar, bar aberto no barco, almoçam prato de lagosta, fazem praia num sítio ainda mais bonito que Varadero, nadam e tocam em golfinhos e têm muita animação no barco).


Deixo-vos um pouco do que vivi lá...

Em Havana:


Regatear sempre os taxis, oferecia sempre o mesmo 3/4CUC para a viagem do Vedado para Habana Vieja (uma viagem que cá ficaria em 30€), se tiverem dispostos prefiram os Côcos Taxis (ofereçam menos 1 ou 2CUC do que se for carro), eles vão pedir 7 ou 10, insistam sempre em 3 ou 4, nunca mudem, eles acabam por ceder quando vocês dizem que não e viram as costas.

Quando se aproximarem de vocês a perguntarem se querem puros (charutos) digam logo que não, a menos que queiram, senão pregam-vos uma seca pra vos tentar vender.

Uma boa maneira de conhecer logo bem a cidade, façam o percurso de charrete pela cidade, eu apanhei um senhor cinco estrelas, apanhem uma na praça ao pé do Capitólio.

Passeiem por Havana Vieja sem medo nenhum, foi o que mais fiz, de dia e noite, adorei e acabei por nem ligar tanto aos monumentos!

Tropicana não fui, El Bodeguita del Medio não é nada de jeito Este foi só mm para a fotografia), Floridita é melhor. Visitem o Havana Café (no Hotel Melia) vale a pena.


Em Varadero:

- Façam a excursão de catamaran (99CUC)
- Aluguem uma scooter (12€ por hora) ou uma bicicleta (grátis) e passeiem entre o recinto dos 3 hoteis Melia e o centro comercial ou vão de comboio (grátis também), um aparte também podem comer nos outros hoteis da mesma cadeia

- Vejam o por do sol na praia

- Bebam uma água de côco (têm que comprar 2CUC) aos homens que se escondem no meio das árvores

- Dispensem os restaurantes (Steak House, Italiano e Chinês), eu preferi ir ao buffet do que a estes porque são aquilo que há cá e o buffet é mais tradicional (vão ao fondue de queijo se apreciarem e ao tipico El Criolo).

- A localidade de Varadero em si, não tem nada de atrativo para ver ou visitar, só o mercado e o centro comercial para as compras e não se vê quase ninguém nas ruas e não têm nada mas mesmo nada a ver com Havana (Varadero não é Cuba, é um mundo à parte!).

- A única Piña Colada 100% natural pode ser bebida num bar que fica em plena auto-estrada (sentido Havana-Varadero) é o único local onde é feita com sumo natural de piña (anánas ) e côco, nos outros locais é sempre com sumo concentrado de anánas que se mistura com uma papa de côco

- Peçam um Varadero Sunrise (não aparece nas cartas de bar) eu é que como sou barman, conversei muito com os barmans do hotel e acabei por ser congratulado com este cocktail especial que eles fazem e só bebe quem conhece, mesmo assim eles às vezes recusam-se a fazer (dizem que não têm bebida pra fazer, mas é mentira, dá é tabalho lol).


Experiências que me marcaram bastante...

- Conduzi o taxi mais antigo de Havana (Ford de 1957), só lhe pedi para tirar uma foto ao volante, deixou-me conduzir da Casa De La Música até ao hotel à noite (cerca de 8km) e a passar por polícia de 500 em 500m sensivelmente (só quando cá cheuguei é que fiquei a saber que a nossa carta não serve lá LoL)

- Conheci um dos seguranças do Hotel Sol Palmeras, falei com ele durante muito tempo, ofereci-lhe tudo o que tinha levado (sabonetes, canetas, lápis, pasta de dente, shampô, gel duche...) retribuiu-me um porta-chaves que era o dele e tirou das suas chaves de casa (e agora andam nas minhas chaves de casa) e um livro do Che Guevara que lhe tinham acabado de oferecer mas que ele já tinha lido. Falámos de tudo, vida cubana, che, fidel, cultura, desporto, ensino, música, etc, marcou-me mesmo e tive muita pena porque me esqueci de tirar uma foto com ele para recordar pra sempre aquela pessoa que sei que vive com 15€ de salário por mês com mulher e duas filhas.

- Nadar com golfinhos, fazer mergulho, tomar banho em Cayo Blanco.

- As ruas de Havana, as pessoas, a sua cultura e maneira de viver alegres no meio de tanta pobreza.


Aqui fica um cheirinho de CUBA.
Espero que gostem, se for possível alguém não gostar LoL :p

ai43.tinypic.com_21vhh2.jpg


ai44.tinypic.com_2mpig0i.jpg


ai44.tinypic.com_2q0u15k.jpg


ai40.tinypic.com_29bermf.jpg


ai44.tinypic.com_ddc7kg.jpg


ai40.tinypic.com_mmq0ow.jpg


ai42.tinypic.com_27y4uv7.jpg





Hei-de voltar (da próxima para os Cayos), adorei aquilo!

Qualquer dúvida é só perguntarem, que responderei com todo o gosto!

Cumpts
 

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
Olá Miguel,

Obrigado por nos deixares 1 bocado do perfume que existe em Cuba.....

É com saudade e desejo de lá voltar sempre que revejo fotos deste País........

A promessa está feita... para quando não sei... mas que vou lá vou, garantidamente.....

paulo
 

farol

Membro Novo
Boas Tek,

Belo report, assim vale a pena ler, atençao que a nossa carta da em Cuba, nao tem qq tipo de problema, garantidamente. :p. Eles nao ligam a isso. sao um povo pacifico. Brevemente posto uma das minhas viagens a Cuba de 3 noites em Havana mais 4 em Varadero NH Parque Central mais o Iberostar Varadero.

Abraços e boas viagens
 

TeK

Membro Conhecido
Olá, obrigado... Pois, acabei de regressar da Républica Dominicana e fartei-me de comparar este destino com Cuba e México e a RD fica muito abaixo de qualquer um dos outros dois!

Fiquei com mais saudades de Cuba e México e já estava farto de estar na Républica.

Cumpts
 

Nunoleixoes

Membro
Desde já obrigado pelo Report
Até á data,das caraibas apenas conheço a Dominicana
Em principio e se a vida correr bem,em 2011 irei a Cuba.
Os aconselhamentos que tenho dizem-me para ir pro Paradisus Varadero
Tu falas muito bem do Sol Palmeras
Não sei preços nem nada
Gostaria de saber se conheces o Paradisus e que fizesses uma comparação com o Sol Palmeras
Seria possivel?abraço
 
  • Gostar
Reações: AMR

TeK

Membro Conhecido
Oi, o que te posso dizer é que se queres poupar uns euros e ficar bem alojado num ambiente mais acolhedor onde passado 2 dias já conheces o pessoal do bar, da restaurante, piscina, etc e tens ali uns amigos durante 8/9 dias o Sol Palmeras é o mais indicado. Paradisus nunca fiquei em nenhum, mas posso-te dizer que é digamos qu eo topo de gama em Varadero, é do grupo Iberostar, só por aí sabe-se que têm bastante qualidade. Vê as fotos dos dois hoteis, o que oferecem, a praia e vê qual o que vai mais de encontro aquilo que pretendes.

E quando digo que no Sol Palmeras poupas uns euros, é verdade, embora na altura em que lá fui era um dos mais baratos e depois disso evoluiu para um dos mais caros :D

Em Varadero, há alguns que não aconselho mesmo, Melia Varadero, Las Sirenas e Barceló Marina.

Abraço
 

saitam

Membro
TeK disse:
Oi, o que te posso dizer é que se queres poupar uns euros e ficar bem alojado num ambiente mais acolhedor onde passado 2 dias já conheces o pessoal do bar, da restaurante, piscina, etc e tens ali uns amigos durante 8/9 dias o Sol Palmeras é o mais indicado. Paradisus nunca fiquei em nenhum, mas posso-te dizer que é digamos qu eo topo de gama em Varadero, é do grupo Iberostar, só por aí sabe-se que têm bastante qualidade. Vê as fotos dos dois hoteis, o que oferecem, a praia e vê qual o que vai mais de encontro aquilo que pretendes.

E quando digo que no Sol Palmeras poupas uns euros, é verdade, embora na altura em que lá fui era um dos mais baratos e depois disso evoluiu para um dos mais caros :D

Em Varadero, há alguns que não aconselho mesmo, Melia Varadero, Las Sirenas e Barceló Marina.

Abraço
boas

poque é que nao aconselhas o barcelo marina palace?nem o melia?
vou dia 09 de outubro e tava a pensar ir pro barcelo ou melia!!!

help me;)
 

jfreitas

Membro Conhecido
TeK disse:
Oi, o que te posso dizer é que se queres poupar uns euros e ficar bem alojado num ambiente mais acolhedor onde passado 2 dias já conheces o pessoal do bar, da restaurante, piscina, etc e tens ali uns amigos durante 8/9 dias o Sol Palmeras é o mais indicado. Paradisus nunca fiquei em nenhum, mas posso-te dizer que é digamos qu eo topo de gama em Varadero, é do grupo Iberostar, só por aí sabe-se que têm bastante qualidade. Vê as fotos dos dois hoteis, o que oferecem, a praia e vê qual o que vai mais de encontro aquilo que pretendes.

E quando digo que no Sol Palmeras poupas uns euros, é verdade, embora na altura em que lá fui era um dos mais baratos e depois disso evoluiu para um dos mais caros :D

Em Varadero, há alguns que não aconselho mesmo, Melia Varadero, Las Sirenas e Barceló Marina.

Abraço

Uma rectificação: Os Paradisus pertencem à cadeia "solmelia" e não à "iberostar"

A solmelia divide os hoteis em tres categorias... os tryp que são os mais fracos, os Mélia são os 5* e os Paradisus que são o top dos hoteis da cadeia. Normalmente são hoteis com um luxo e um serviço acima da média.


Em relação ao Marina Palace, estive lá em 2008, apenas 3 noites e posso dizer que gostei bastante do hotel. Novo, com um bom serviço e boas instalações. Pecava por ser demasiado grande mas como está dividido em duas zonas (a zona do cayo libertad, sendo a mais afastada é a mais exclusiva)
 

TeK

Membro Conhecido
Assim que puder meto algumas fotos.

Confusão minha em relação às cadeias, tks Jfreitas.

Quanto ao Barceló não aconselho por uma simples razão, é parecido com os outros mas em termos de decoração é muito pão sem sal, não dá aquela ideia de Caraíbas (ambiente tropical), tem umas cores muito secas e pelo que percebi não tem nada de especial em relação aos outros pela opinião de uma pessoa amiga que esteve lá o ano passado.

Cumpts
 

jfreitas

Membro Conhecido
TeK disse:
Assim que puder meto algumas fotos.

Confusão minha em relação às cadeias, tks Jfreitas.

Quanto ao Barceló não aconselho por uma simples razão, é parecido com os outros mas em termos de decoração é muito pão sem sal, não dá aquela ideia de Caraíbas (ambiente tropical), tem umas cores muito secas e pelo que percebi não tem nada de especial em relação aos outros pela opinião de uma pessoa amiga que esteve lá o ano passado.

Cumpts

As fotos são sempre uma boa ideia...

Concordo contigo no que dizes do marina palace... em termos de arquitetura talvez estivesse menos deslocado na jamaica... Mas achei-o um hotel bastante razoavel!

Não posso comparar porque não conheço mais nenhum em varadero... felizmente o tempo que lá estive foi só para ficar com uma ideia de varadero...
 

Bizinha

Membro Novo
Paulo ajude-me a escolher o hotel em Varadero!!!

Olá Paulo, Pelo que percebo tem já alguma experiência de Cuba e hoteis em Cuba. Estou muito indecisa na escolha do Hotel em Varadero, pois a ideia é poupar uns quantos euros e escolher um 4*. No entanto tenho algum receio e de tudo o que leio, não consigo chegar a conclusão alguma. Na agência, falaram-me que o sol sirenas coral é muito bom em termos qualidade/preço, mas já vi reports menos bom. O Sol Palmeras também me parece razoável, mas... lá está! Há reports também menos bons!! Tendo em conta o que conhece, ajude.me por favor, rapidamente! Obrigada
 

TeK

Membro Conhecido
Bizinha a pergunta é para o Paulo Leite, pra mim ou para o José Freitas? Fiquei sem perceber :D

Quanto à dúvida, da minha parte aconselho vivamente este hotel em Varadero. Já em Havana, não aconselho menos de 5 estrelas, já que essas equivalem cá a um hotel de 2/3 estrelas!

Cumpts
 

Bizinha

Membro Novo
Olá Tek... Era para o Paulo Leite, mas serve paar todos quantos tenham experiencia. Acabo de receber orçamentos, mas são de factos mais tentadores para o Sirenas Coral. Tenho receio...

Segundo percebi, recomenda o SOl PAlmeras??? Somos um casal jovem, cerca de 30 anos, que gosta de animação mas que também aprecia boa comida, modernidade e boa praia! Que me diz? Quando esteve no hotel?

As fotos das palhotas na praia não me parecem sugestivas....
 

TeK

Membro Conhecido
Fiquei em ambos os que refere... Tenho 28 anos, fui o ano passado e gostei muito do Sol Palmeras por ser mais pequeno e acolhedor. A praia é óptima, o pessoal impecável, o serviço muito bom.

As palhotas eram só duas ou três, mais para enfeitar do que para usar, existem vários chapéus de sol em palha e tar num bungalow a 10 metros da areia da praia minimiza a imagem da palhota eheh.

O Trip Habana não é nada central, mas sou sincero e não há problema nenhum nisso. Do hotel ao centro são 10 ou 15m de Taxi, pagamos 1 ou 2€ por isso, portanto...
E obviamente que aqui estamos a falar de em minha opinião de um hotel 2/3 estrelas, mas eles são quase todos iguais e não se fica assim tão, é pensar que ali na cidade não há luxos e queremos um quarto apenas com água e uma cama para dormir. Mas se voltar lá, será certamente pra esse, simplesmente para voltar a tomar o pequeno-almoço deles, é o melhor que eles têm e o sumo natural de goiaba nunca mais encontrei em nenhum hotel!!! É divinal!

Qualquer outra dúvida estou aqui...

Cumpts
 

lcardoso

Membro Conhecido
Ola a todos ,

relativamente a segurança , nomeadamente roubos? alguma coisa apontar?

bons passeios
 
Top