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[Report] Melia Cayo Coco

F. Ribeiro

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Vou deixar aqui o meu report sobre o Melia Cayo Coco. Não será certamente um report muito completo uma vez que estava em lua-de-mel e me foquei muito no descanso pós agitação de preparativos e casamento e não dei muita “atenção” ao registo fotográfico. Espero no entanto que possa ajudar a transmitir um pouco do que foi a minha experiencia no hotel e a minha primeira viagem a Cuba.


- Viagem Lisboa – Cayo Coco pela Euro Atlantic.

O voo saiu com alguns minutos de atraso mas nada de significativo. A chegada a Cuba foi dentro do horário previsto tendo o voo durado cerca de 9h00m.
Chegados a Cayo Coco os representantes a recolha de bagagem, redireccionamento para o transfer e chegada ao Hotel foram relativamente rápidas e descomplicadas. Durante a viagem a guia foi dando algumas informações sobre o destino, como sempre nestas situações umas mais úteis que outras, falou da hora da reunião com o representante da Sonhando/solférias e tentou obviamente “vender” umas cervejas Cristal por 2 CUC cada. Quem tiver vontade pode aproveitar mas passado uns minutos a mesma cerveja está disponível no hotel e no mini bar!
No dia em que viajei o autocarro ia cheio para o Melia Cayo Coco pelo que não houve paragens noutros hotéis para deixar hóspedes e uma vez que do hotel ao aeroporto de Jardines Del Rey são uns 10/15 não temos que aguentar aqueles transfers que são uma seca enorme e que param em todas as capelinhas! A proximidade ao aeroporto é uma boa vantagem deste destino.
À chegada ao hotel tinha-mos o lobby onde fica a recepção decorado com as bandeiras de Cuba e de Portugal, um vinho branco fresco e uma agradável toalha húmida para ajudar a refrescar. Estavam também quatro membros da equipa de animação a dançar.
Os casais que estavam em lua-de-mel foram recebidos num local distinto mas pelo que vi o Check In foi bastante rápido.
Depois de nos indicarem a direcção para o nosso quarto demorou cerca de 15 minutos a entregarem as malas. Mesmo a tempo de calçar os chinelos e ir molhar os pés pela primeira vez, cerca das 19h00 locais. Aqui a primeira coisa que me lembro foi de pensar se havia um esquentador por ali a aquecer a água! :D Água com a temperatura que tinha ali em alguns momentos acho que nunca senti em lado nenhum.
 
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F. Ribeiro

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O hotel:






- Quarto

Ficamos num quarto sobre a lagoa me deixava um pouco de pé atrás devido a cheiros e/ou mosquitos mas os meus receios não se confirmaram. Devo acrescentar que a minha mulher tem uma paranóia com insectos e ela diz que o quarto era o lugar mais seguro do hotel. Fomos picados algumas vezes (mais eu do que ela porque a mim o repelente não serviu de nada) mas sempre longe da zona do quarto. Durante a minha estadia não senti uma única vez qualquer mau cheiro vindo da lagoa (apenas ao entrar junto a uma vegetação que se encontrava por ali se sentia um ligeiro cheiro característico daquele ambiente). Mas ligeiro é mesmo a palavra correcta para o caracterizar. A água da lagoa apresenta uma cor escura era ao olhar transparente. A cor deve-se à vegetação/algas do fundo.



O quarto era bastante amplo de cores claras e LCD na parede, com cofre, ferro e tábua de engomar, duche de mármore ao nível do chão e com grandes dimensões e sempre com pressão de água suficiente. Se a torneira do lavatório fosse aberta ao mesmo tempo diminuía bastante mas apenas assim.
No último dia usamos um quarto standard como cortesia para tomar um duche depois do check out e o quarto tinha dimensões semelhantes mas uma decoração mais escura, e um pouco mais “antiga” com uma cama com dossel e banheira em vez do duche. Pareceu-me a parte do banho mais pequena que no quarto da lagoa.




 
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F. Ribeiro

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- Comida

O restaurante buffet onde se tomava também o pequeno-almoço tinha sempre a variedade necessária para as refeições não se tornarem repetitivas mas se comparar com outros hotéis nas caraíbas fica atrás neste ponto. No entanto a comida era bem confeccionada e de qualidade bastante aceitável. Nunca tive de esperar para que fosse reposta. Havia um espaço de grelhados ao momento que, como é óbvio, obrigava a esperar mas mesmo assim funcionava bastante rápido. Aqui podíamos escolher entre carne de vaca (2 ou 3 cortes diferentes) , de frango, de porco, espetadas de carne e de enchidos, e algum marisco (Camarões, mexilhões, canivetes…), e peixes.
Nos queijos e nas sobremesas (fruta incluída) é que acho que a menor variedade se notava mais.

Os restaurantes temáticos não surpreendem. A qualidade não é má mas se vão à espera de uma experiencia muito melhor de comida isso não vai acontecer.

No internacional Las Caletas gostei bastante da entrada e da sopa de marisco mas o prato principal desiludiu. Era uma espetada de salmão com camarão mas o salmão tinha pouco sabor. A minha companheira ficou melhor servida no prato principal.

No Ranchon da praia comemos uma carne diferente do que havia pelo buffet mas apesar de ter bom sabor não era nada de outro mundo. As sobremesas (pedimos dois semi frios diferentes) não eram nada de especial. Neste restaurante durante o dia podia-se almoçar uns grelhados que faziam no exterior, onde havia espetadas de vaca, frango e enchidos, peixes locais, carnes de vaca, porco, frango e/ou peru e uns pernis de frango que deviam estar sobre o efeito de esteróides porque quase pareciam perus, uns pargos enormes que eram grelhados e eles iam retirando uns pedaços para servir e alguns mariscos (camarões, mexilhões) e lulas. Normalmente havia também uma daquelas paelhas grandes para servir de acompanhamento. Lá dentro havia também uma lista de refeições que serviam que nunca usei mas onde haviam uns pratos de costeletas com batata frita, etc. Este restaurante na hora de almoço é uma boa opção pois está junto à praia no entanto acho que se torna um pouco repetitivo nos pratos que têm todos os dias. Em dias temáticos há sempre algo diferente e no dia Cubano houve umas lagostas grelhadas em quantidade que deu para toda a gente que quis.





No restaurante Italiano comida também era boa mas sem ser excepcional. Arrisquei e pedi um carpaccio de vitela como entrada e estava bastante agradável. Os pratos principais e sobremesas que pedimos vão de encontro ao que disse, bons sem serem nada de outro mundo.
Devo dizer que tivemos ainda um jantar romântico a dois numas “casinhas” por cima da piscina que é servido desde o Italiano e algumas coisas são do menu do Italiano e outras deixam a desejar tendo em conta o preço que pedem por este jantar (150 CUC se for na praia). No meu caso foi oferta por lua-de-mel mas aconselho a quem estiver a pensar não gastar o dinheiro porque nem o ambiente justifica o preço. No meu caso o prato de lagosta tinha por lá alguns pedaços mas eram tantos os cogumelos e as alcachofras que tínhamos de procurar por eles!

Bar da Piscina
Aqui podíamos pedir uns snacks durante o dia. Havia sandes, pizza, hamburger, cachorro, pratos de fiambre e queijo, etc.. Bom para aquela altura que apetece comer alguma coisa entre refeições.

- Bebidas

Havia todas aquelas bebidas típicas e para além das bebidas do all inclusive havia também uma selecção de bebidas premium pagas à parte. Se esperam um mojito de eleição por estarem em Cuba vão ficar desiludidos. Dependia sempre de quem o fazia mas nunca foram excepcionalmente bons. Havia uns bonzinhos!
 
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F. Ribeiro

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- Piscina

Aqui está um dos grandes defeitos do hotel. Esta piscina é na maior parte da sua extensão de pouca profundidade. Num hotel que não aceita crianças a piscina parece feita para elas. A maior profundidade é cerca de 1,20m mas para aí em 15% da área!


-Espaço exterior

Sempre muito bem cuidado no que diz respeito às zonas verdes. Claro que havia alguns pormenores, por ex. uma torneira do chuveiro junto à praia que vinha parar à mão, em que podia estar melhor mas a nota global para este aspecto é bastante positiva.










- A praia

A água foi sem dúvida a mais quente que encontrei sendo que em algumas alturas parecia água para o banho dos bebés! Normalmente muito limpa, transparente e com dois tons de azul que em algumas ocasiões “trocavam entre si”. Houve no entanto um dia em que se acumulou uma quantidade de algas e folhas das árvores que se iam deslocando para o lado com o maré que dava um aspecto muito feio e escuro. Se o meu primeiro “encontro” com a água fosse naquele momento ia apanhar uma decepção. O que a maré não levou foi limpo ao fim do dia. Outro pequeno contra é que na maré alta o espaço de areia não vai para lá das espreguiçadeiras. No entanto sempre tive sitio para me deitar.



 
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F. Ribeiro

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- O serviço

Fiquei agradavelmente surpreendido com o serviço neste hotel. Por exemplo nas mesas do lobby, por mais distantes do bar que estivessem, pouco após nos sentarmos ou quando viam o copo vazio iam sempre perguntar se queríamos mais algo e qual fosse a resposta havia sempre um “gracias, que lo disfruten” ou outro cumprimento. A famosa “propina” nunca foi factor para ser melhor ou pior atendido em nenhum local. A minha política é, como será a da maior parte dos Portugueses, dar gorjeta como sinal de satisfação pelo serviço e não para garantir um bom serviço. Assim o fiz sempre que achei e em alguns casos só mais perto do final da estadia a funcionários que se destacaram pela simpatia. Nunca tive uma “mão estendida” à espera da gorjeta.
Notei de muitos deles algum interesse em aprender coisas em Português e em interagir para lá do que é o seu trabalho mas sem ser cansativos, para nos poderem “entender” melhor.
No hotel aquando do final da reunião com o representante do operador o director do hotel fez questão de pedir um minuto para apresentar a sua equipa. O seu número dois, o gerente de hotel era uma presença constante em todo lado, de manhã à noite e sempre interessado em saber como estava tudo junto dos funcionários e dos hóspedes. Aqui tenho que dar uma nota muito positiva pois no último dia o nosso transfer que estava inicialmente marcado para as 14h foi mudado para as 19h por atraso no voo e tendo em conta isto mandou abrir o buffet meia hora mais cedo (normalmente abria às 19h) para quem desejasse poder jantar. Pediu a todos os funcionários para estarem à porta para receber os hóspedes. Havia opções para refeições ligeiras mas acho que esta atitude demonstra bastante profissionalismo. Tinha ainda junto das mesmas bandeiras de Cuba e Portugal com que nos receberam um cocktail de despedida e fez questão de ficar até ao momento em que o autocarro arrancou e despedir-se.






- Animação

Devo confessar que não sou um grande entusiasta da animação em hotéis. Gosto de ver um ou outro espectáculo mas não é de longe algo que seja obrigatório para me proporcionar umas férias melhores. O que vi dos espectáculos à noite fiquei com a ideia que davam para entreter mas comparado com algumas “produções” doutros hotéis eram um pouco mais discretos. No entanto posso dizer que o que faziam me parecia bem feito. O que me agradou mais foi os artistas que actuavam durante o dia nos diversos espaços cantando música Cubana. Esses sim davam um excelente ambiente ao hotel e houve diversa oferta com gente a cantar e/ou dançar nos várias espaços e em variadas alturas do dia.


 
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F. Ribeiro

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Fora do hotel

Fizemos a excursão a Havana de um dia com voo de ida e regresso (com saída às 5ª feiras ). Perante a informação recolhida aqui no portal que algumas datas estavam a esgotar voltei a trás na minha ideia de marcar localmente com o operador e acabei por reservar directamente com na agencia de viagens que depois de informação que estaria esgotado lá me conseguiu marcar a viagem. No plano de férias da sonhando/solférias apresentado no hotel esta excursão nem foi referida. Havia outra “Havana overnight” que era com voo num dia e regresso noutro de autocarro (mais de 7 horas de viagem). O avião é de uma linha aérea local que faz o voo de Cayo Coco a Havana, com partida por volta das 7h45m, em 1h. A chegada é a um aeroporto secundário (Playa Baracoa) que fica ao lado de uma base militar nos arredores de Havana. Aquilo é na verdade a pista e um “barraco”! As senhoras que ao chegar foram ao WC vieram com ar de horror!



Dali à primeira paragem na Praça da revolução demoramos cerca de 30minutos. Foi dada a possibilidade a quem quisesse usar o dia por sua conta de o fazer desde que estivessem de volta ao aeroporto às 18h00m. O tempo foi usado para passar em vários locais de Havana. Em alguns tivemos apenas de passagem com explicações breves e noutros tivemos tempo livre para circular que podia ir de 15 minutos a 45minutos conforme. Passamos em dois locais ainda onde se podia fazer compras de charutos, etc.. Esta viagem não é o suficiente para conhecer bem Havana mas dá para ter uma ideia. Para mim valeu a pena.



















Na volta quase ao chegar ao aeroporto começou a chover torrencialmente e o ´”barraco” já metia água. Por ali junto à sala de espera para embarcar à uma pequena loja onde dá para comprar umas bebidas, batatas fritas, etc.. A espera de cerca de hora e meia até embarcar foi o pior pois entre calor e as melgas custa a passar. Algumas lembranças (acho que se fossem coisas metálicas, bebidas, etc.) tiveram que ir no porão! Um pouco ridículo ir um saco de plástico para o porão mas pronto.

O engraçado foi ver as pessoas que estavam, na chegada a Cayo Coco, à espera dos sacos no tapete das bagagens. De repente aparece um senhor com 3 sacos e toca a tentar perceber o quê é que pertence a quem!

Outra “visita” que fiz foi no autocarro panorâmico que sai de Cayo Coco até a Praya Pilar. Aproveitamos para ir fazer snorkeling na barreira de coral perto da praia. Esta praia tem realmente uma envolvente muito bonita e os 5CUC de autocarro valem a pena pela beleza da praia e para mudar um pouco de ambiente. Enquanto estávamos no snorkeling o tempo mudou um pouco e o contraste do azul da água com o escuro do céu era impressionante.











Começou a chover durante algum tempo e tivemos que nos abrigar durante alguns minutos até apanharmos o autocarro, primeiro até ao Melia Cayo Guillermo para almoçar, conhecer o hotel e a dar uns mergulhos na praia do hotel que é lindíssima e depois de volta a Cayo Coco. Para poder almoçar no Melia Cayo Guillermo basta pedir na recepção do Cayo Coco um papel e na chegada ir à recepção pedir uma pulseira (no Melia Cayo Coco não há pulseira).


 
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F. Ribeiro

Membro
Voo de regresso:

Aqui é que a coisa correu mal. Nunca vi um check in tão mal organizado. Não tenho a certeza mas eram 11 ou 12 balcões a fazer o check in (estava também um voo para o Canadá mas em fase final) e era o cúmulo da lentidão! O check in demorou quase 2h30m entre ataques de melgas. Desde informações erradas, até pessoas que tinham prioridade mas depois já não tinham e depois voltaram a ter. Os funcionários eram do mais lento que já vi e havia alguns que não lhes passava um passaporte pelas mãos que não fossem perguntar alguma coisa a outro colega. Houve inclusive um que deixou o balcão e desapareceu! Vi um grupo de de 5 pessoas que demoraram uns 20 minutos até porem as malas. Os funcionários da operadora também deram algumas informações erradas. Posso adiantar que estava na fila ainda no exterior do check in, antes da divisão em filas para os balcões no meio da fila e consegui a proeza de ser o ultimo a ser fazer o check in pois calhou-me um balcão de um funcionário que não devia nada à rapidez. Quando chegou à minha vez já lá estava outra. Mas como conseguimos a proeza de, do meio da fila passar para ultimo percebemos que outros casais imediatamente antes de nos já iam separados no avião. Perante o que vimos dissemos que o melhor era não complicar mais aquela gente complicada e lá dentro tentar trocar! Quando chegou à minha vez fizeram o check in da minha mulher e eu não tinha lugar no avião! Depois de muita conversa verificaram que na lista da operadora a mulher e o filho do comandante (a tripulação que fez o voo de ida ficou a semana) constavam como tripulantes de cabine mas na do aeroporto como passageiros logo faltava um lugar! Lá se resolveu a coisa mas depois reparei que aquilo era tão caótico e mal organizado que no meu cartão de embarque só acertaram o apelido, trocando o primeiro nome e até o género! Isto em caso de emergência podia ser grave. Do pior que já vi e faz qualquer ida a uma repartição de finanças parecer um momento de boa organização! A turbulência na viajem de volta foi bastante e apesar de não ser da mais intensa que apanhei foi constante! Entretanto adormeci um pouco mas acho que só quase a chegar aos Açores é que aquilo acalmou. O voo demorou 7h50m.
 
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Cristina Sousa

Membro Conhecido
Olá, obrigada pela informação. :)
Esperava ansiosamente este report, pois estive no Melia Cayo Guillermo e o serviço do hotel deixou muito a desejar como já relatei no meu report.
Por outro lado, no regresso, falei com algumas pessoas que estiveram no Melia Cayo Coco, que me deram informações muito aproximadas daquelas que agora relatas! Que em termos de serviço, profissionalismo e simpatia, nada tem um hotel a ver com o outro.
Certamente será uma opção a considerar quando quiser regressar aos Cayos!
Obrigada pela partilha e pelas fotos, que pouco mais de um mês depois, já me deixam cheia de saudades :angel:
Eu quero voltar prá ilha!!!!
 

F. Ribeiro

Membro
Obrigado a todos! Espero que o report seja minimamente util apesar de não ir ao detalhe em tudo. Como expliquei no inicio estava mais focado no relax que nos detalhes. No entanto acho que a titulo de informação dá para perceber o que foi a minha experiencia no hotel.
O proximo será tão detalhado como o excelente report da Cristina Sousa sobre o Melia Cayo Guillermo!! :D
 

Cristina Sousa

Membro Conhecido
eh eh eh, F. Ribeiro, falta do que fazer da minha parte (férias) ......
mas acho que tem a informação suficiente para se saber com o que se conta
obrigada ;)
 

Sunset

Inativo
Parabens pelo report!

Adorei...! esse hotel sempre esteve "debaixo de olho " -_- pelas seus bungalows dentro de agua
Quanto ao check in ... não é por ser em Cuba que aconteceu, pois este ano aconteceu-me o mesmo e foi na Europa ... Veneza :(

Obrigado pela partilha
 

lfdm

Membro Conhecido
Muito bom... Recuei 10 anos, parece que estava lá novamente.

Curiosamente também na altura achei estranho as pernas de frango gigantes, pois só via pequenas galinhas muito magrinhas...mistériosssss.

Fico feliz por teres gostado do hotel, pois ultimamente tenho ficado bastante apreensivo com os comentários que tenho lido. Na altura gostei muito do hotel, tanto os serviços como a alimentação eram muito bons. Para se ter noção do serviço, como também íamos de lua de mel, tivemos direito ao jantar romântico, na altura o jantar era na torre do hotel e o empregado trazia comida a base de mariscos (lagosta, etc) e a minha mulher não gosta de mariscos, logo o empregado andava num corre corre para tentar trazer alguma coisa que fosse do nosso agrado. Por isso, na altura nunca senti ninguém do hotel a funcionar a base da "propina"

Já agora uma pergunta, ainda há um barco que voa sobre o hotel? Na altura apelidei-o de "barco voador" e arrependo-me até hoje de não ter andado nele...

Obrigado pela recordação.

lfdm
 

F. Ribeiro

Membro
lfdm não há barco voador! Agora fiquei curioso! Era como? Um barco nume estrutura que "voava" sobre o hotel?
lfdm disse:
Já agora uma pergunta, ainda há um barco que voa sobre o hotel? Na altura apelidei-o de "barco voador" e arrependo-me até hoje de não ter andado nele...

Obrigado pela recordação.

lfdm
 

Asae

Membro Conhecido
Muito obrigada pelo report. A informação é muito útil e organizada. :)

Tenho andado a ler os reports dos Cayos e fico na dúvida sobre o que será melhor porque uns têm umas coisas e outros outras. :(
 

lfdm

Membro Conhecido
F. Ribeiro disse:
lfdm não há barco voador! Agora fiquei curioso! Era como? Um barco nume estrutura que "voava" sobre o hotel?
Era um barco do estilo insuflável com uma asa delta e um motor. Um espectáculo.

Levantava e aterrava na praia
 
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