Novidades

[Report] Itália - Uma viagem por Milão, Lago Como, Verona, Veneza, Florença, Pisa e Roma

Fabulastica

Membro Novo
Olá caros viajantes!
Estou de volta das terras italianas, desta vez para deixar o meu relato (que vai ser muuuuito grande) e as minhas impressões (muito sinceras), espero que gostem e não fiquem maçados com o meu texto.

Vou começar por deixar uma palavra por todos aqueles que me deram dicas e sugestões, todas foram valiosas, o meu muito obrigada!

A Itália... Achei a Itália parecida com Portugal em algumas coisas, achei a paisagem semelhante, achei as pessoas igualmente hospitaleiras e simpáticas, achei-a também um pouco "encardida" e suja... Mas nada se compara a monumentalidade dos edifícios históricos, que, para mim, foi o que mais se destacou. Há monumentos de uma grandiosidade que me espantavam, nem sabia se olhava para o tecto, para as paredes, para o chão, para as estátuas... É um turbilhão visual que nem sabia para onde olhar primeiro.
O que posso dizer mais sobre a Itália e os italianos? Não achei os italianos particularmente bonitos...ehehe (como me tinham dito), penso que em Roma se vê gente mais bonita e bem vestida, mas afinal, é a capital. Interessante foi ter visto muitos italianos loiros e de olhos azuis, não imaginava tal coisa, pensei que fossem mais morenos, mais mediterrânicos eheheh. Também reparei que passam muito tempo ao telefone, é no metro, é no comboio, é a conduzir, estão sempre a falar com alguém, e não percebi nadinha de nada de italiano quando estão a conversar uns com os outros lol

Bem, mas vamos ao que interessa, à odisseia que foi a viagem! Como li em algum lado, a preparação com antecedência é a alma da viagem, e não poderia estar mais de acordo. Marquei o avião e os hotéis com cerca de 2/3 meses de antecedência e compensou porque fui ver na véspera os preços do que ainda havia disponibilidade e eram TODOS mais caros (avião, hotéis e comboios). Os bilhetes para algumas atracções também comprei com antecedência e também compensou pelos menos por ter passado à frente de tanta gente.

Foi uma viagem extremamente cansativa pois era muito ambiciosa, mas conseguimos ver tudo o que queríamos e ainda mais coisas e ainda sobrou bastante tempo. Os preços que irei colocar são para 2 pessoas. O nosso roteiro:

Milão - 1/2 dia
Lago Como - 1/2 dia
Verona - 1/2 dia
Veneza - 1 dia
Florença - 2 dias
Pisa - 1/2 dia
Roma e Vaticano - 3 dias

Então na sexta feira, dia 6, voámos pela Easyjet em direcção ao aeroporto de Malpensa (Milão), chegámos por volta da 00.30h, e logo na saída do terminal, apanhámos o Shuttle Bus para o centro de Milão, Stazione Centrale (viagem de 50 min, 20€). Confesso que fiquei chocada com a quantidade de sem-abrigo na Stazione Centrale, vimos muita miséria em toda a Itália. O nosso hotel ficava a uns 300 metros da estação (hotel Bolzano), fizemos o check-in e descansámos. No dia seguinte, apanhámos cedo o metro em direcção ao Duomo e saímos mesmo "à porta". O Duomo é um edifício imponente que me fez lembrar muito o mosteiro da Batalha, atenção na entrada, nada de calções curtos ou ombros à mostra. No momento, estava a decorrer uma missa, por isso não nos demorámos muito. Seguimos logo para a Galeria Vitor Emanuel II, onde tem algumas lojas de griffe, onde também vimos uma mala de viagem da Prada que custava só 31.000€... Lá fiz a voltinha nos ditos cujos do touro e desembocámos na Praça La Scalla, onde está o Teatro La Scalla, que estava fechado.





Continuámos pela Via Dante, uma avenida pedestre muito engraçada que vai dar em frente ao Castelo Sforzesco, onde demos um giro e descansámos um pouco (estavam cerca de 28 graus). Então decidimos ir ao Museu da Tecnologia de Leonardo DaVinci, embora não fosse o meu local de eleição, o meu namorado gosta desse tipo de coisas, depois de andarmos um bom bocado, passámos a estação Cadorna e mais à frente encontrámos o Museu, o qual eu não achei assim muita piada, é tudo à base das invenções de DaVinci e a evolução da tecnologia até aos nossos dias, tem um submarino (não dá para visitar por dentro) e uns aviões e uns comboios antigos.





Entretanto era hora de almoço e comemos uns paninis no caminho de volta a Cadorna e decidimos então ir ver o Lago Como.

O Lago como foi a parte boa de Milão - simplesmente adorei- A inesaldeia disse para não deixar de ir e eu estou-lhe muito agradecida porque realmente vale a pena. Apanhámos o comboio na estação Cadorna em direcção a Como Nord Lago (é a última paragem), não se esqueçam de validar os bilhetes nas máquinas verdes ao início da plataforma, a viagem dura cerca de uma hora.
Era domingo, via-se muita gente a passear com as crianças, a passear os animais, a correr, a ler, ou simplesmente a disfrutar da paisagem... Vale a pena deitar na relva e apreciar a beleza. Demos uma voltinha pela encantadora praça e comemos um gelado (era muito bom e barato) e voltámos ao comboio.




De volta a Milão, jantámos na Estação Central que é um bonito e grandioso edifício e fomos para o hotel, pois no dia seguinte íamos para Verona, a cidade de Romeu e Julieta... :agitado:







Verona e Veneza

Continuamos a nossa jornada, agora para Verona, onde será só uma manhã.
Apanhámos o comboio bem cedo e passado uma hora estávamos na terra da Julieta! Deixámos as malas no depósito de bagagem (6€ cada mala até 5 horas) e demos corda às sapatilhas até ao centro, são uns 15 min a andar sempre em frente, não tem nada que enganar. Chegámos à Piazza Brà, com a encantadora Arena e vamos atrás da multidão de gente até à Casa da Giulietta (que ainda tinha mais gente!), tirei a foto da praxe, mão na mamoca da senhora e pendurámos um cadeado no portão como manda a tradição!








A piazza Erbe é muito pitoresca,tem uns mercados de rua e tinha uma orquestra a tocar, é muito giro!
Seguimos por umas ruas até ao rio e procurámos o Castelo Vecchio com a sua ponte Scaglieri, essa zona é também muito bonita, na minha opinião as cidades que têm um rio são sempre mais aprasíveis!




Estava quase na hora de voltarmos para o comboio. Comemos umas fatias de pizza perto da Piazza Erbe e seguimos novamente para a Porta Nuova, recolhemos as bagagens e siga para Veneza.



Mais uma horita de viagem e chegámos a Veneza Mestre, onde ficava o nosso hotel. Este hotel é capaz de ter sido o mais fraquinho que estivemos (Hotel City Venice Lloyd), mas era muito bem situado, estávamos a 2 minutos da estação de comboio. Deixámos as malas e apanhámos comboio para Veneza propriamente dita (os comboios estão sempre a passar 10 em 10 min até às 23.00h).

Bem... Eu adorei Veneza. Vou ser muito parcial a contar o que vi porque é um sítio único no mundo, diferente, romântico, invulgar... É mesmo muito giro, dá vontade de andar a fazer uma caça ao tesouro por lá, tal são as quantidades de ruelas, canais, escadinhas, pontes... O mapa não serve de nada, aliás, perde a piada toda com mapa.




Ponte Rialto


Praça de S. Marcos e arredores





Simplesmente única!



Siga para Florença (com muitoooo caloor...)



Quando chegámos a Florença estava um calor horrível (35 graus) e o nosso quarto só estava disponível às 17h, então fomos fazer tempo. Encontrámos logo à nossa frente a Igreja de Santa Maria Novella e depois do check-in, viemos jantar na Praça do Duomo umas fatias de pizza (para variar) e até ficou bastante em conta! Não me lembro do nome do restaurante, mas fica do lado esquerdo junto ao Batistério e vende pizza às fatias (as bebidas são caríssimas em toda a Itália nas zonas turísticas).

No dia seguinte, fomos novamente ver o Duomo, Batistério e o Campanário, a Casa onde nasceu Dante, mais uma igreja muito bonita (não me lembro do nome - se alguém me puder ajudar...) e a Ponte Vecchio e o Palácio Pitti. Não demorámos muito porque à tarde tínhamos hora marcada para a Galeria Uffizzi, então almoçámos rapidamente e seguimos para o museu.











Informo a todos os interessados que já se podem tirar fotografias no Uffizzi...ehehe Podem posar no Nascimento de Vénus e na Primavera, e outros bastante conhecidos que por lá estão. O museu é muito grande, demorámos cerca de 3 horas para o ver.



Quando saímos, fomos ver a Igreja de St. Croce, mas não entrámos, o bilhete custa 6€ por pessoa. Passámos na Praça da República e pela avenida das lojas caras e acabámos novamente em St. Maria Novella. Voltámos para o quarto. estávamos muito cansados e o nosso corpo já estava a acusar todo o esforço .






A praça de Sta. Croce está em obras, não consegui tirar uma foto de toda a igreja.

O quarto onde ficámos foi para nós o melhor sítio na Itália. Chama-se B&B Da Mila e fica a 1km sensivelmente da estação ferroviária. É uma casa adaptada, com 3 quartos e wc partilhado e o anfitreão Marco foi incansável, deu-nos dicas muito boas e sugestões gastronómicas, uma delas logo pertinho e que nós adorámos. Quem desejar um ambiente intimista e pessoal, tem aqui um lugar fantástico.
As dicas: evitar comer gelados de gelatarias em que a montra tenha grandes quantidades de gelados (significa que já foram feitos há muito tempo).
O restaurante onde jantámos - podem consultar no TripAdvisor, tem excelentes críticas - San Jacopino, pastas e pizzas - fica na Piazza San Jacopino - autocarros 22, 23 e 57.

Uma nota para os transportes públicos de Florença: o bilhete comprado dentro do autocarro custa 2€ uma viagem, comprado nas Tabacchi - 1.20€, é uma diferença de 0.80€! Confesso que nunca comprámos bilhete para andar de Bus. É tanta gente a entrar e a sair pelas portas da frente e de trás e ninguém valida nada que nós fizemos o mesmo. Não é uma atitude assim muito correcta, mas na verdade poupámos bastante.

No último dia em Florença, fomos à Piazza Michaelangelo, de onde temos uma vista soberba da cidade. Tirámos umas fotos panorâmicas, almoçámos na estação e apanhámos o comboio regional para Pisa.



Pisa é giríssimo!!

Foi o verdadeiro "bate e volta", porque o nosso comboio para Roma era às 17.15h e chegámos a Pisa às 15.30h, era muito apertado.
Malas às costas, não havia tempo a perder. Seguimos no autocarro que pára mesmo à entrada da Praça e detivemos-nos com uma torre literalmente a cair, a sensação que tive era que ia cair a qualquer momento!
Não hesitámos em tirar a foto da praxe, tudo a empurrar a Torre, nós e mais umas dezenas de pessoas a fazer o mesmo eheheheh!



Não houve tempo para muito mais. Demos uma volta pelo largo, Igreja e o Batistério igualmente imponentes e surpreendentemente brancos e apanhámos logo de volta outro autocarro de volta à estação, desta vez para o final da nossa viagem, Roma....




Ainda vimos do autocarro, a Igreja, onde supostamente está um espinho da coroa de Cristo.


Impressionante, em Itália está tudo em constante recuperação, óptimo para os monumentos, péssimo para as nossas fotos... ;)




Finalmente Roma!

O que dizer sobre Roma? Roma... é movimento, é luz, é romance, é saudade...

Gostei muito de Roma (logo a seguir a Veneza), ficámos impressionados com a grandeza das Igrejas, e pela quantidade também! Pelas pessoas tão simpáticas. Fiquei com pena de não ter ido a Trastevere à noite beber um copo, até porque tivemos umas dicas italianas duns sítios porreiros, mas o cansaço extremo não deixou.

Logo no dia em que chegámos fizémos o check-in (Holiday Rooms Otranto)- ficámos a 300m do Museu do Vaticano, fomos ver a Fonte de Trevi que...está em obras! Fiquei tão desgostosa! Nem água tinha! Tentei tirar umas fotos mas não ficaram nada de jeito, bom, jantámos nas redondezas, ainda travámos conhecimento com um casal de americanos e argentinos e fomos dormir.


No dia seguinte fomos ao Museu do Vaticano (já com bilhetes comprados pela Internet) - aconselho vivamente: não vão sem bilhetes comprados a priori, a fila sem bilhete era mais de 800m, muitas horas (ao sol), desanima qualquer um.
O Museu do Vaticano é simplesmente o acervo de antiguidades mais rico que eu alguma vez vi. Já para não falar do seu tamanho, mais de 3 horas para o ver relativamente depressa, ele é estátuas, é tapeçarias, é quadros, os tectos, as paredes, o próprio edifício é algo para se apreciar, nunca tinha estado num museu assim.





Quase no fim e de milhentas placas vem a Capela Sistina. Eu tinha uma expectativa muuuito alta em relação a este local e quando entrei não consegui deixar de ficar um bocadinho emocionada com o que me deparei. Tectos e paredes pintados com cores que parecem que foram pintados há pouco tempo, só alguém tocado por Deus pode ter pintado algo assim tão bonito. A quantidade de gente lá dentro acaba por vulgarizar o momento, montes de seguranças a gritar silêncio e a pedir para não tirar fotos, mas quem é que resiste? Ninguém! Todos tentam tirar fotos à sucapa, mas eles já estão bem treinados, ele pedem para apagar as fotos que acabámos de tirar... O meu namorado conseguiu tirar 2 fotos ao tecto, mas ficaram muito más, mas não faz mal, ficou gravado na minha cabeça.
Já nos jardins, vimos a frota antiga dos papas, onde está o carro onde o Papa João Paulo II foi atingido( obviamente que é um Fiat).



Saímos deste museu assim meio tontos com tanta riqueza, tanta obra de arte... E fomos almoçar, pois às 15.15h, tinhámos visita marcada para a Necrópole.

A visita às escavações da Basílica foi uma visita que eu descobri na preparação da viagem e que me deixou muito curiosa, porquê? Primeiro porque é exactamente por baixo da Basílica de S. Pedro. Segundo, porque se dizia provar a existência física do apóstolo S.Pedro e terceiro, por ser altamente reservada e exclusiva (e muito difícil de arranjar visita). Mandei um mail, não tinha nada a perder e qual não é o meu espanto quando recebo a confirmação da visita no dia 13 às 15.15h, guia em inglês, tratei de pagar logo, com medo que dessem a nossa vez a outros! E assim fomos à hora marcada aos Ufficcio Scavi (fica do lado esquerdo da Basílica, onde estão os guardas suíços), que nos revistaram e nos deixaram entrar, depois de olharem demoradamente para a nossa roupa (é expressamente proibido calções seja de que tipo for, tanto para homem com mulher, ombros de fora, etc etc). Depois de passarmos por todos os pontos obrigatórios, lá nos juntámos ao grupo de apenas 15 pessoas (13 americanos e nós os 2, tugas eheh). A guia italiana, com um inglês muito "italienado", enquanto ia explicando o início da visita, fez mais uma revisão às roupas de toda gente, sempre a falar ao mesmo tempo; lá entrámos para debaixo do nível do solo, o ambiente é escuro, extremamente húmido e apertado, por isso deixo já o aviso que aquilo não é para toda gente.
Bem, não vou contar a história deveras interessante daquele local, espero que para quem tenha a oportunidade de ir ao Vaticano que faça esta visita e possa ver os tesouros e pisar um solo onde há muitos milhares de anos se pisou (talvez S. Pedro tenha pisado?) que muita pouca gente viu no mundo. Mais informações sobre esta visita, disponham.

Esta visita acaba na Basílica de S. Pedro, não temos que esperar na fila para entrar. A Basílica é qualquer coisa de...monumental? Não encontro palavras. Deixo só as fotos.





Subimos à cúpula (sem elevador, 5€ por pessoa e 531 degraus) - MUUUITO cansativo e apertadinho!


Depois da estafa da subida e da descida, continuamos por essa Roma fora, Castel Sant'Angelo, Piazza Navona, Igreja Sant' Inácio de Loyolla e depois fomos jantar a casa do Presidente... lol Não, fomos mesmo para o nosso quartinho.






Dia seguinte, toca a acordar, vamos para o Coliseu!
Não comprei bilhetes antecipadamente, esperámos cerca de meia hora na fila (12€ por pessoa)


E a seguir Fórum Romano, Monumento a Vitorio Emanuel

Passando pela Via del Corso para umas pequenas lembranças até ao Panteão.


Alguém me ajuda com o nome desta igreja tão bonita?


Piazza di Spagna para descansar um bocadito e seguimos para a Piazza del Popolo, com as igrejas "irmãs".


Dia seguinte, dia de ir embora!

Lá apanhámos um shuttlebus para o aeroporto no Termini (4€ por pessoa), em comparação ao Leonard Express que custava 14€!! Desta vez voámos pela TAP (algo mais familiar) e aterrámos em Lisboa.

Foi uma viagem muito cansativa, mas muito rica, quando voltei a casa parecia que tinha estado fora um mês! Foi tudo muito intenso, muito cheio, mas também é muito bom voltar a casa!

Espero não me ter tornado maçadora neste report, mas a viagem foi tão grande e eu gosto de partilhar as boas experiências!

Arrivederci Italia!
 
Última edição por um moderador:

Nika

Membro Conhecido
Olá Fabulastica!

Obrigada pela partilha e parabéns pelo report. :)
Já tenho saudades de Itália ... (o aeroporto não conta, que ainda Domingo estive lá;) )
Finalmente encontro alguém com a mesma opinião que eu ... não achei os italianos nada bonitos ... já os gregos ...
Eu adoro a língua italiana, muito melodiosa, mais uns tempos por lá e ficava apta a comunicar algo.

Cumprimentos
 

rmonteiro

Membro Conhecido
Ver as fotos do Como, que nostalgia :)
Uma viagem muito boa, acredito quando dizes que foi cansativa.
Obrigado pela partilha e pelas lembranças.
 

Zorro

Membro
Olá Fabulastica,

Gostei muito do teu Report e acredito que deve ter sido muito cansativo :)

Mas vale sempre a pena !!!

Obrigado pela partilha

Hélder
 

Fabulastica

Membro Novo
pradamilano disse:
qual era o hotel em milão? não consigo achar nada de jeito por um preço acessível.
O Hotel era o hotel Bolzano. Fica a 300 m da estação central. Na altura penso que paguei 72€ a noite um duplo (marquei com um mês de antecedência). Não é assim nada de especial, mas serve para dormir.
 
Top