Novidades

Conhecer Lisboa - dicas

Boa noite viajantes

Sou do Norte e no próximo mês vou dar um saltinho a Lisboa... Eu conheço por alto e o meu namorado vai pela primeira vez.
A ideia inicial era alugar um quarto num hostel/hotel bem situado e em conta... mas depois surgiu a ideia de alugar um apartamento por uns dias e até vi preços de apartamentos em Alfama mais baratos do que hostels.

Ajudem-me... é uma boa zona para ficar?
Relativamente a distâncias do centro e da rede de transportes, Alfama está bem servido?

Saliento que vamos mesmo à aventura, quase de mochila às costas :) Tencionamos usar as pernocas e o metro para nos deslocarmos.

Aceito dicas e conselhos sobre o que ver/visitar e como me deslocar :)
 

TeK

Membro Conhecido
Se vais à descoberta, nada como ficar na verdadeira Lisboa: Alfama ou Mouraria. Quanto à localização é perfeita, está tudo perto, seja a pé, transportes, etc :)

Se vão de transportes o ideal é apanharem o comboio para Santa Apolónia e saem na parte debaixo da zona de Alfama, sobem 5m/10m e estão lá!
 

badbones

Membro Conhecido
Se ficares em Alfama está "dentro" da zona velha da cidade.
A pé chegas ao Castelo, Sé, Panteão, Mouraria, Madragoa, Rossio, Terreiro do Paço...

Além desta zona deves ir a Belem (sinceramente não sei quais os transportes para lá) para veres a Torre de Belem, CCB, Palacio da Ajuda, Mosteiro dos Jeronimos...

Sugiro tambem uma visita ao Bairro Alto, Largo de Camoes e Miradouro de Santa Catarina que pode ser feita tanto de dia como à noite.
 

walking_to

Membro
Ola Filipa,

Deixa-me que te dê um concelho, não te fiques so pelo metro...se vens conhecer Lisboa tens que andar no electrico 28!
Se fizeres uma pequena pesquisa na net vais perceber porque te digo isto :)

Não sei como funciona em termos de bilhetes, mas acho que tens passes diários e se vires, passa em muitos dos locais emblematicos desta grande cidade, só para teres uma ideia....

[SIZE=x-small]"Saindo do Martim Moniz, o 28 dirige-se ao bairro da Graça, na direcção do mosteiro de São Vicente de Fora. Por detrás do mosteiro, fica o Campo de Santa Clara, onde às terças e sábados há um mercado, a Feira da Ladra, onde tudo se compra e vende.

O eléctrico continua por Alfama, passando por algumas das ruas e praças mais pitorescas da zona medieval de Lisboa, como a Rua das Escolas Gerais, o Largo das Portas do Sol, um belo miradouro sobre o rio, e mais acima o Castelo de São Jorge. Descendo em direcção à Baixa, o 28 passa pela Catedral de Lisboa, de fachada românica austera, e pela Igreja de Santo António, o santo predilecto da cidade. Continuando a descer pela movimentada Rua da Conceição, vale a pena sair na Baixa Pombalina, projectada pelo Marquês de Pombal depois do terramoto de 1755.

O eléctrico sobe a elegante colina do Chiado, parando quase em frente do famoso café A Brasileira, onde a estátua do poeta Fernando Pessoa espera pela sua companhia. Ao longo de todo o percurso vale a pena prestar atenção à arquitectura dos edifícios, aos azulejos que forram as fachadas e os frisos de estilo Arte Nova. Ao caminho para a Estrela, admire o edifício da Assembleia da República, antigo convento de São Bento, no alto da sua grande escadaria.
[/SIZE]"

E para ir para a zona de belem a rede de electricos também penso que seja o mais recomendável, pois a rede de metro não chega aqui :) só não te sei dizer qual o numero do electrico mas no site da carris (www.carris.pt) penso que tens esse tipo de informações.
Tal como deve ter o preço dos bilhetes diários e outras informações.

Boa estadia :)
 

mokas

Membro Conhecido
Realmente o eléctrico 28 é uma viagem imperdível! ;) Ora espreita aqui: http://www.guiadacid...ela-graca-24412

Lisboa é linda e fácil de se ver. :) E de deslocar, tens metro, autocarros/ eléctrico e podes tb andar a pé.
Imperdível as zonas históricas como a baixa, depois Chiado com a bica ali ao lado. Alfama tb é giro. E por aqui podes sempre andar a pé, embora as pernas depois se queixem.

As colinas com os seus miradouros, como o da Graça que podes ir no eléctrico 28. Nesta viagem passas tb mesmo ao lado da Sé.
Na bica tens o miradouro do Adamastor, com vista sobre o Tejo.

Pesquisa um pouco que vais ver que encontras informações bem à mão, e estruturas a tua visita facilmente.

Aqui está um site que te poderá ajudar: http://www.visitlisboa.com/
 

sebastias

Membro Novo
compras o bilhete ou passe e podes entrar e sair onde quiseres, até esgotar o bilhete.

Aqueles bilhetes que compras nas máquinas do metro dão para os electricos
 
sebastias disse:
compras o bilhete ou passe e podes entrar e sair onde quiseres, até esgotar o bilhete.

Aqueles bilhetes que compras nas máquinas do metro dão para os electricos
É valores sabes? Dará para um dia inteiro?
 

sebastias

Membro Novo
O bilhete de 1 dia custa acho que 6€ e é válido por 24 horas após a primeira utilização.

Tens também que pagar o cartão, que custa 0.5€ e é recarregável.

Na máquina ela pergunta se queres recarregar um cartão ou adquirir um novo.

Sem ser o bilhete de um dia, podes comprar um com um numero de viagens à tua escolha, custa 1.8€ cada viagem, mais os 0.5€ cartão.
 

Believer

Membro Ativo
Em relação aos transportes, em vez do bilhete diário recomendo-te um bilhete zapping. Basicamente é um bilhete que carregas com uma determinada quantia (a partir de 5€) e à medida que vais utilizando os transportes é deduzido o custo do saldo do cartão. O preço de uma viagem de metro, de autocarro, electrico ou mesmo do elevador de Sta Justa é igual (1.20€) utilizando o cartão. Se comprares o bilhete a bordo, os preços são diferentes e os electricos são caríssimos.

Tenta evitar o metro, porque a única vantagem é a rapidez, mas não se vê nada. Os melhores electricos são o 15 (da Baixa para Belém) e o 28 até ao Castelo por um lado, ou até quase Campo de Ourique pelo outro.

Não falhes os miradouros de São Pedro de Alcântara, Sta Catarina, da Graça e da Senhora do Monte. O miradouro do Tourel também é giro, mas não tão espetacular. E claro, por nada percas a subida até ao topo do Elevador de Santa Justa, e depois sais para o Largo do Carmo, onde começou o 25 de Abril.
 

Sun Rise

Membro Conhecido
Não deixes mesmo de visitar o miradouro da Senhora do Monte, para mim um dos mais bonitos de Lisboa!


Boa viagem :)
 

Believer

Membro Ativo
Sun Rise disse:
Não deixes mesmo de visitar o miradouro da Senhora do Monte, para mim um dos mais bonitos de Lisboa!


Boa viagem :)
E um dos menos conhecidos, costumo chamar-lhe 'A joia secreta'. Tem o melhor pôr do Sol da cidade.
 

Sun Rise

Membro Conhecido
Believer disse:
E um dos menos conhecidos, costumo chamar-lhe 'A joia secreta'. Tem o melhor pôr do Sol da cidade.
Sem dúvida! Se não te importares vou adotar esse nome, gosto da tua ideia de lhe atribuir esse nome :)
 

Subbuteiro

Membro Ativo
Atenção que há informações MUITO ERRADAS aquilo colocadas!!

1º O bilhete de 24 horas (termina 24 horas após a primeira activação) e não de "um dia" apenas te dá para o metro, autocarros e eléctricos. Os elevadores (Santa Justa, Glória, Bica ou Lavra) NÃO estão incluídos! Nesses, têm de ser bilhetes comprados próprios, bem caros, diga-se...

2º Os bilhetes zapping, que são bilhetes em que carregas um valor e te vai descontando, NÃO serve simultaneamente para o Metro e para a Carris (Buses e Eléctricos). Basicamente, cada viagem de 1,25 euros é para uma empresa, ou para outra...
 

sebastias

Membro Novo
Subbuteiro disse:
Atenção que há informações MUITO ERRADAS aquilo colocadas!!

1º O bilhete de 24 horas (termina 24 horas após a primeira activação) e não de "um dia" apenas te dá para o metro, autocarros e eléctricos. Os elevadores (Santa Justa, Glória, Bica ou Lavra) NÃO estão incluídos! Nesses, têm de ser bilhetes comprados próprios, bem caros, diga-se...

2º Os bilhetes zapping, que são bilhetes em que carregas um valor e te vai descontando, NÃO serve simultaneamente para o Metro e para a Carris (Buses e Eléctricos). Basicamente, cada viagem de 1,25 euros é para uma empresa, ou para outra...
1º Acho que ninguem disse que dava para os elevadores, e o bilhete de 24 horas, se leres o que eu escrevi, foi o mesmo que escreveste.

2º Não percebi
 

Subbuteiro

Membro Ativo
sebastias disse:
1º Acho que ninguem disse que dava para os elevadores, e o bilhete de 24 horas, se leres o que eu escrevi, foi o mesmo que escreveste.

2º Não percebi
Os bilhetes Zapping não são multi-plataforma, ou seja, se se carregar com 5 euros num cartão numa máquina de metro apenas servem para os mesmos, enquanto se carregar com 5 num stand de vendas da Carris só dão para os autocarros e eléctricos.

Ou seja, só os bilhetes de 1,40€ que são comprados à unidade é que são multi-plataforma. Os bilhetes de 1,25€ que são pagos por pré-carregamento de um valor são exclusivos da rede em que foram carregados.
 

Believer

Membro Ativo
Subbuteiro disse:
Os bilhetes Zapping não são multi-plataforma, ou seja, se se carregar com 5 euros num cartão numa máquina de metro apenas servem para os mesmos, enquanto se carregar com 5 num stand de vendas da Carris só dão para os autocarros e eléctricos.

Ou seja, só os bilhetes de 1,40€ que são comprados à unidade é que são multi-plataforma. Os bilhetes de 1,25€ que são pagos por pré-carregamento de um valor são exclusivos da rede em que foram carregados.
Caro Subbuteiro, está completamente enganado em relação ao Zapping:


Zapping | É uma solução tarifária pensada para os clientes que, embora não usem os transportes públicos sistematicamente, fazem-no com alguma frequência, podendo combinar diferentes modos de transporte. O carregamento Zapping corresponde ao carregamento prévio de dinheiro num cartão de transporte – viva viagem, 7 colinas ou cartão Lisboa viva – para ser usado em diversos operadores de transporte, descontando o custo da viagem em cada utilização:
- Carris: toda a rede de autocarros e eléctricos
- Metro: toda a rede
- Transtejo e Soflusa: ligações fluviais com a Margem Sul
- CP: linhas suburbanas de Lisboa

Fonte: http://www.metrolisboa.pt/informacao/viajar-no-metro/titulos-de-transporte-e-tarifas/
Outra fonte idêntica: http://www.carris.pt/pt/pre-comprados/

Notícia do jornal quando o cartão foi lançado: http://www.publico.pt/local/noticia/zapping-novo-bilhete-recarregavel-comeca-a-funcionar-na-segundafeira-em-lisboa-1309862
 

Subbuteiro

Membro Ativo
Não é isso que acontece na realidade, mas tudo bem...

Um carregamento num cartão numa máquina do Metro, não serve para os autocarros, e vice-versa... À custa disso já tive que pagar bilhetes de bordo em autocarros porque o meu zapping do Metro não dava...
 
Top