Novidades

[Report] Califórnia - Entre L.A. e parque nacional Yosemite

Cláudio Pereira

Membro Conhecido
Olá a todos,

Já lá vão uns anos, mas nunca irei esquecer a viagem a este local do planeta, até porque gostaria muito de voltar.
Fiz a viagem em Outubro de 2008 graças a um prémio que uma amiga ganhou(para 2 pessoas) e eu tive a felicidade de ir com ela ! O que pagámos foi apenas a comida e o combustivel, porque voos, hotel e aluguer de carro, fazia parte do prémio :)

Lisboa -> Los Angeles

Fizemos escala em Paris porque a escala em Londres que estava marcada estava atrasada e trocaram-nos de voo. O voo de Paris para LA são cerca de 11h e, como devem calcular, é bastante cansativo.
O avião, ao descrever um arco entre Paris e LA para aproveitar a curvatura da terra, surge do norte para aterrar em LA, mas como tem sempre de aterrar contra o vento, naquele dia teve de dar a volta e aterrar pelo sul. LA é a 2ª maior cidade dos EUA e tem uma extensão enormissima. À nossa esquerda começamos a ver a costa e o oceano pacifico e iamos a baixa altitude quando avistámos as primeiras zonas habitacionais. Pensávamos que já estavamos mesmo ao pé do aeroporto, mas por incrivel que pareça, ainda estavamos a uns 50 ou 60 kms. LA estende-se pela costa ocidental cerca de 70 kms e vai para o interior entre 30 a 40 kms, dependendo da zona, portanto, podem imaginar o tamanho da cidade. A sua área metropolitana é de cerca do dobro de toda a área metropolitana de Lisboa, ou seja, Lisboa + toda a linha de cascais, toda a linha de sintra, zona a norte de Lisboa e Margem sul. Impressiona...

Chegádos ao aeroporto de LA, fomos buscar o carro, como o carro mais pequeno que tinhamos visto até ali era um Ford Focus, já imaginávamos o que nos esperava...algo grande. Então ficámos com um Ford Escape, motor V6 :) É simplesmente um avião, para mim que tenho Renault Clio :)
Lá fomos nós, à grande, para o Balboa Bay Club & Resort a 70 kms dali, em Newport Beach ! É como andar na 2ª circular durante 70 kms...
Em LA o clima é sub-tropical, digamos. Em Outubro parece verão.

Los Angeles -> Parque nacional Yosemite

Na noite passada estavamos tão cansados do voo(São 8h de diferença entre Portugal e LA) e ainda tivemos um contra-tempo a ir buscar o carro e percorrer 70 kms pela "2ª circular" que quando caimos na cama, adormecemos logo.
Conseguimos levantar cedo e fazer-nos ao caminho para o parque nacional, a cerca de 500 kms a norte dali.
Como tinhamos visto através dos milhares de filmes americanos que todos os dias somos bombardeados na TV, em LA o trafego rodoviário é imenso. Há locais com 8 faixas de rodagem para cada sentido, o que perfaz 16. Os carros todos grandes com elevada cilindrada é o mais comum de se ver. Volta na volta viamos os lindissimos Ford mustang...
Já fora da área metropolitana de LA, atravessámos uma zona montanhosa que faz lembrar as montanhas do faroeste e a partir daí foi "comer kms" até ao parque.

Parque nacional Yosemite

Algumas pessoas perguntaram-me, porque é que não ficaste em LA a visitar a cidade e foste para esse sitio tão longe dali ? LA não é uma cidade como na Europa. Numa cidade europeia vemos monumentos, castelos, palácios, jardins, museus de história, de ciência, vivemos o ambiente das ruas caracteristicas, provamos a cozinha regional. Em LA não existe nada disso, ou talvez exclua aqui os museus. LA é pouco mais do que habitação e divertimento, espero não estar a ser diminutivo.
Pensámos em vários sitios para visitar, já que estávamos ali, desde o Grand Canyon(muito longe), até ao Vale da morte ou ali mais perto o tão conhecido deserto de Mojave.
E depois começamos a ver a imensidão de paisagens naturais que a California dispõe e só pensávamos que 5 dias não era nada.
O parque nacional Yosemite tem as maiores árvores do mundo(sequoias), maior cascata dos EUA(embora soubessemos que não iriamos ver água porque era Outono) e paisagens deslumbrantres.

Chegámos já a meio da tarde e pouco deu para ver. Reservámos um quarto ali ao pé, tradicional americano, onde estacionamos o carro em frente ao quarto.
No dia seguinte, levantámos cedo e arrancámos, estava a chuviscar !
Entrámos no parque e fomos logo visitar as sequoias, árvores com tronco enormissimo, tanto de largura como de altura e senti o cheiro da terra misturada com o das árvores e posso-vos dizer que é bastante agradável e diferente do que conhecia. Quando chuvisca é altura ideal para as queimadas controladas, feitas pelos responsáveis do parque. Estas queimadas, pelo que dizem, fortalessem os troncos das árvores e enriquecem o solo, rejuvenescendo-o(não sei se é um termo correcto de se usar).
Pela floresta não vimos nenhum urso, habitantes daquela região, mas avistámos um grupinho de veados a alguns metros.

Almoçámos num dos parques de merendas as sandes que tinhamos comprado num supermercado e começámos a reparar nas familias americanas que se juntavam ali. Mesmo em piqueniques a comida deles é uma especie de pão de leite com uma salsicha lá dentro, o chamado cachorro, com mostarda e maionese ! Para beber, coca-cola. Quem diria ?...

Da parte da tarde fomos ver o sitio da tal cascata, seca como era de esperar, mas impressionados com a vista fantástica do vale glaciar e do "El Capitan", uma formação rochosa maciça, com quase 1km de altura. Considerada uma das melhores formações rochosas do mundo para os amantes da escalada, pela dificuldade que apresenta devido aos poucos sulcos que a rocha tem, sendo praticamente lisa, El Capitan é imponente.

Já no final da tarde, por volta das 18h, fizemo-nos à estrada de volta a LA porque nos esperava muitos kms pela frente.

Los Angeles

Depois do pequeno almoço no Starbucks, unico sitio que encontrámos com café e bolos decentes, como era Domingo, fomos passear por LA. Percorremos a costa desde Newport Beach até ao famoso pontão de Santa Mónica. Os californianos, pelo menos na região de LA, gostam de mantar a forma fisica, preocupam-se com a aparência. Aqui, ao contrário de Nova Iorque, é uma zona de praia e por isso cultivam mais a prática do exercicio fisico. Vemos aqueles obesos que vemos nos filmes, mas muito pouco.
As praias são bonitas, grande extensão de areal e as tão conhecidas torres de vigia dos banhistas, iguais à serie televisiva "BayWatch".
O pontão de Santa Mónica tem restaurantes, uma pequeno parque de diversões e é o quanto basta para uma visita de domingo.
Depois do almoço no pontão, decidimos visitar a zona de Hollywood. É uma região como outra qualquer, com a diferença de ver ao longe nas montanhas em placares o nome da região e de, na rua principal os passeios teres estrelas onde cada uma é um nome de um actor.

Disneyland

Existem várias Disneys espalhadas pelo mundo, a mais próxima é em Paris.
Confesso que inicialmente não estava muito voltado para ir à Disney, mas convenceram-me e como a viagem foi diferente de todas as que já tinha feito, fui. E ainda bem que fui, foi dos dias mais divertidos que já passei ! Entrámos por volta das 10h e só saimos quando as diversões fecharam. É uma experiência muito engraçada, passa-se um dia a andar em barquinhos por entre canais de água, em cenários de desenhos animados que nos transportam para outros tempos, de infância. Andámos no barco Tom Sawyer, das histórias de Mark Twain, ao por do sol, num lago artificial. Quem nunca teve a oportunidade de ir à DisneyLand ou EuroDisney, quando foram a Paris, não olhem para trás, vão !
As fotos que coloco abaixo falam por si.

Universal Studios Hollywood

O voo de regresso era à tardinha e tinhamos de entregar o carro às 14h. Punha-se a questão, o que fazer de manhã ? Ficar pelo hotel ? Nem pensar !
Fomos dos primeiros naquele dia a entrar na Universal Studios Hollywood, local onde se situam os estudios dos filmes feitos por esta companhia. Tanto a DisneyLand como a Universal Studios Hollywood valeu cada dólar gasto. Passeámos por vários cenários de filmes sobejamente conhecidos, como "O Tubarão", "Parque jurássico", vimos o delorean do "Regresso ao futuro", filmes do cowbows e cenários do faroeste, a serie "Donas de casa desesperadas", etc, etc...
As imagens também falam por si ! Para além das fotos, experimentem ver: :)
http://www.youtube.com/watch?v=0BCIfYc9r8s&feature=related

E pronto, depois de almoço fomos a "correr" para o aeroporto entregar o carro já atrasados e apanhar o avião de volta, guardando da bagagem 5 dias diferentes de tudo o que tinha feito, divertidissimas e acima de tudo, deslumbrantes.
Se não fosse este prémio, de certeza que não surgia a ideia de ir para aquele local, até porque sai cara a viagem. Atenção a uma coisa, a viagem entre Lisboa e Nova Iorque fica apenas cerca de 100 euros mais barata do que Lisboa e LA. Para os que querem ir aos EUA e a Nova Iorque em particular, tenham este factor em atenção, porque a California é..."qualquer coisa" ;)

E agora que já estão bem cansadinhos do testamento, aqui ficam as fotos para desanuviar. Espero que gostem.

O nosso carro

A caminho do parque nacional Yosemite

Parque nacional Yosemite



Sequoias



Pionner Yosemite history center





Um miradouro que não deu para ver a paisagem porque estava nevoeiro

 
Última edição por um moderador:

Cláudio Pereira

Membro Conhecido
Praia em Newport Beach



Pontão de Santa Mónica







A caminho de Hollywood...

Hollywood



À noite fomos jantar a um restaurante conhecido, o Crab Cooker, fazia parte do prémio :)
Fomos dos ultimos a sair do restaurante, eram 21:20, não se via ninguém na rua...eu só perguntava, onde é que está toda a gente ?!

 
Última edição por um moderador:

Cláudio Pereira

Membro Conhecido












Uniserval Studios Hollywood




Cenários da serie "Donas de casa desesperadas"

 
Última edição por um moderador:

Cláudio Pereira

Membro Conhecido






Cenários de destruição de um avião que caiu





 
Última edição por um moderador:

Hugo Morais

Membro Conhecido
Boas Claudio

Novamente 1 excelente report,completado com mais umas Excelentes Fotos

L.A é 1 cidade q espero visitar,agora quando???ñ sei :blush:

Obrigado pela partilha :)
 

PatriciaS

Membro Ativo
Bom Dia Claudio,


Gostei do teu report, de facto transporta-nos para os filmes que vimos na TV.

Sem duvida uma cidade que vale a pena visitar, um dia quem sabe....

Obrigado
 

FiDani

Membro Ativo
Parabéns pelo report!

Bem, mas que grande prémio! e que grande amiga!

Sempre quis visitar a Universal Studios principalmente para ver as atrações do filme Jurassic Park! Um dia hei de ir lá :)

Cumprimentos
 

baguera

Membro Conhecido
Aqui temos um belíssimo report de um local não muito visto por aqui.
Parabéns pelo report.
 

Nuno Breia

Membro Conhecido
Fantástico!!! O meu derradeiro sonho de viajante, seria conhecer os EUA de uma ponta à outra.... Eheheh
 

journey

Membro Ativo
Belo report e belas fotos!
Acho 5 dias pouco tempo para uma viagem destas. Fica.se bem um dia inteiro na Universal Studios...até porque costuma haver filas!
 
Top