Novidades

[Report] Bahia Principel El Portillo - Samaná Maio 2012

a.cristina

Membro
Bahia Principel El Portillo - Samaná Maio 2012

- Maio: Muita chuva, 1ª semana choveu quase todos os dias, às vezes por pouco tempo, outras bastante tempo. Parece que é mesmo o mês mais chuvoso, mesmo assim apanhámos bastante sol (no computo das 2 semanas).

- Orbest: voos a horas, as piores refeições que já comemos no ar, prato principal só massa com 2 ou 3 fatias de 1 cogumelo e molho tomate, o resto inenarrável.

Soltour:
Negativo: Ainda não percebi de quem é a responsabilidade da alteração de voos após a nossa compra de outros horários, em última instância a Soltour é quem dará a cara pelo produto que nos vendeu. Chegar a um hotel depois da meia-noite / 5h da manhã de Lisboa (depois de ter feito escala na Jamaica por 1h30, ter de passar de novo pelos controles, ser tratado com pouca simpatia e educação pelos Jamaicanos, voltar para o avião já noite (às 2h da manhã de Lisboa) para seguir para Samaná, sem nada disto estar previsto quando comprei a viagem) é para mim inadmissível. À volta sair de um hotel às 20h para apanhar o voo de regresso às 23h45 alterado após nossa compra e não proporcionarem logo ao menos um late checkout, é para mim inadmissível. No entanto, como o hotel não tinha mais de 50% de ocupação, pudemos contratar o late checkout a 10 USD/hora (70 USD desde as 12h até 19h) sem dificuldade. Isto apesar de descobrirmos que a nossa assistente (Mari Carmen) se tinha esquecido de nos fazer essa reserva como nos tinha assegurado. Quem não o fez (pagou), teve as malas fechadas e guardadas numa sala para o efeito, e tanto quanto soube lavou-se nos balneários do ginásio (que não vi).

Positivo: Pedi um quarto com determinadas características e tive (5202 devia ser o melhor do resort ).

HOTEL GBP El Portillo

Quarto: Vila 5 – quarto 5202 no 1º andar, janela e varanda para vegetação alta com grande privacidade (coisa q a maior parte dos quartos não tem). Localizado sensivelmente a meio do resort, perto de tudo, sem barulho e às vezes com acesso a internet wireless do lobby. A cama kingsize era excelente, o quarto amplo a varanda pequena mas qb, abrigada e óptima para secar roupa, com privacidade. O ar condicionado não era óptimo mas tinha ajuda de 1 ventoinha no tecto como opção. Wc bom, 3 áreas: duche e sanita com portas independentes e banheira de massagem na área do lavatório, área esta com pouca circulação de ar. A porta do duche deixa sempre sair água e molha o chão todo. Os aménities são muito básicos mas cumprem. (Fotos 10, 11, 12)

ai1051.photobucket.com_albums_s425_acristina1_Samana_202012_20Report_10Vila5Quarto5202.jpg

ai1051.photobucket.com_albums_s425_acristina1_Samana_202012_20Report_11Quarto5202varanda.jpg

ai1051.photobucket.com_albums_s425_acristina1_Samana_202012_20Report_12Quarto5202.jpg



A internet é livre e grátis no lobby e lobby bar mas teve problemas de acesso alguns dias. Pouca rede de Vodafone/Orange também.

Cofre no quarto: 10 USD /dia pagos de avanço.

Limpeza: nota A em todo o lado excepto na piscina maior (chamar-lhe grande era um enorme exagero). A água estava bastante turva e cheia de óleos e lixo, ao contrário do México, ali nunca vi ninguém a limpar as piscinas

Piscinas: Uma maior junto à praia e outra pequenina à entrada do resort. A maior estava sempre cheia de gente, havia dificuldade em arranjar cadeiras e à sombra ainda mais, muito suja (eu diria que com cheiro esquisito), água muito quente (mole) e pouco agradável. Não dá sequer para nadar livremente um bocado sem chocar e de pequena que é. Bar ao lado.

A mais pequena provou ser bastante agradável para fazer os finais de tarde, abrigada, com muito pouca gente, melhor água, silenciosa e boa para leitura, no meio dos edifícios 10, 11 e 12 um dos quais desactivado. Negativo: apesar de ter junto um pequeno bar e casas de banho, estes só abriram nos 2 últimos dias dos nossos 15 dias de férias em Maio. Piscina sem wc é complicado e dá para desconfiar da qualidade, apesar de vermos um piscinero fazer recolhas de água para análise. (Fotos 15)
ai1051.photobucket.com_albums_s425_acristina1_Samana_202012_20Report_15Piscinapq.jpg


Ainda há um Jacuzi, quase me esquecia dele de tão cedo riscado da minha lista de opções por falta de limpeza credível.

Praia: O ex-libris do hotel. Acabei por ver várias praias em Samaná (Cosón, Las Galleras, Rincon, Bacardi) e não achei nenhuma delas mais bonita do que a do El Portillo, com uma vantagem sobre todas as outras, o seu tamanho quer para o lado direito do resort quer para a esquerda até Las Terrenas, todos os seus recantos, diversidade de águas mais ou menos fundas, quase sempre sem ondas mas com algumas em determinadas sítios, uma zona excelente para o Kitesurf quando o vento levanta a meio da tarde, vários bancos de corais, peixinhos que se vêem à vista desarmada e algumas zonas boas para snorkeling (curiosamente as melhores encontrámos em frente ao hotel). Ao nos afastarmos da praia do hotel é-nos pedido o nº do quarto e não nos é posto qualquer entrave. Ao longo da praia para os 2 lados existe uma estrada marginal e paralela, umas vezes mais perto da praia que outras e vai-se bem a pé até Las Terrenas (cerca de 5 km). Encontram-se alguns residentes às vezes, famílias na praia e pescadores, pessoal a limpar os limos que dão à praia, mas muito pouca gente. Para o lado esq até Las Terrenas podem ver-se grandes casas particulares modernas, bonitas e bem cuidadas, várias com guardas de caçadeira (sim, caçadeira, de 2 canos) em frente. (Fotos 20 a 39)
ai1051.photobucket.com_albums_s425_acristina1_Samana_202012_20Report_20PraiaEPRestPraia.jpg

ai1051.photobucket.com_albums_s425_acristina1_Samana_202012_20Report_21PraiaEP.jpg

ai1051.photobucket.com_albums_s425_acristina1_Samana_202012_20Report_22PraiaEP.jpg

ai1051.photobucket.com_albums_s425_acristina1_Samana_202012_20Report_23PraiaEPTrabalhador.jpg

ai1051.photobucket.com_albums_s425_acristina1_Samana_202012_20Report_24PraiaEPesq.jpg

ai1051.photobucket.com_albums_s425_acristina1_Samana_202012_20Report_26PraiaEP.jpg

ai1051.photobucket.com_albums_s425_acristina1_Samana_202012_20Report_29PraiaEPKitesurf.jpg

ai1051.photobucket.com_albums_s425_acristina1_Samana_202012_20Report_31PraiaEP.jpg

ai1051.photobucket.com_albums_s425_acristina1_Samana_202012_20Report_32PraiaEP.jpg

ai1051.photobucket.com_albums_s425_acristina1_Samana_202012_20Report_33PraiaEP.jpg

ai1051.photobucket.com_albums_s425_acristina1_Samana_202012_20Report_34PraiaEP.jpg

ai1051.photobucket.com_albums_s425_acristina1_Samana_202012_20Report_35PraiaEPdta.jpg

ai1051.photobucket.com_albums_s425_acristina1_Samana_202012_20Report_36PraiaEPdta.jpg

ai1051.photobucket.com_albums_s425_acristina1_Samana_202012_20Report_37PraiaEPdta.jpg

ai1051.photobucket.com_albums_s425_acristina1_Samana_202012_20Report_38EPBarco.jpg

ai1051.photobucket.com_albums_s425_acristina1_Samana_202012_20Report_39PraiaEPPareceqvemchuva.jpg



Os guardas de caçadeira existem em todo o lado em Samaná, a ‘rentacar’ onde fomos tinha um guarda, os restaurantes tinham guarda, qualquer sítio tinha guarda de caçadeira. Torna-se um hábito vê-los. As praias são todas públicas pelo que mesmo sem sair do resort sofremos assédio de vendedores que conseguem ser realmente chatos apesar de se irem embora quando lhes dizemos não (mais ou menos rapidamente). A sensação que fica é que há muita gente desocupada em Samaná e todo o expediente é explorado… e o turista também. Soubemos, por experiência própria e ouvir dizer, que uma das tácticas é abordar os turistas de pulseirinha em Las Terrenas, dizer-lhes que são empregados do bar do hotel, tentar que lhes emprestem dinheiro prometendo o pagamento “logo à noite no hotel e com todas as bebidas que quiser” – claro que não são nada empregados, mas se alguém julgar reconhecer algum fica bem mais perto de ser enganado. (Fotos 71 a 79)
ai1051.photobucket.com_albums_s425_acristina1_Samana_202012_20Report_71PraiaLasTerrenas.jpg

ai1051.photobucket.com_albums_s425_acristina1_Samana_202012_20Report_72PraiaLasTerrenas.jpg

ai1051.photobucket.com_albums_s425_acristina1_Samana_202012_20Report_73PraiaLasTerrenas.jpg

ai1051.photobucket.com_albums_s425_acristina1_Samana_202012_20Report_74LTEstMarginal.jpg

ai1051.photobucket.com_albums_s425_acristina1_Samana_202012_20Report_75LTEstMarginal.jpg

ai1051.photobucket.com_albums_s425_acristina1_Samana_202012_20Report_77LasTerrenas.jpg

ai1051.photobucket.com_albums_s425_acristina1_Samana_202012_20Report_78LasTerrenas.jpg

ai1051.photobucket.com_albums_s425_acristina1_Samana_202012_20Report_79LTSeguranadoRentacar.jpg
 

pabecada

Membro Ativo
Ainda bem que há mais alguém com a mesma opinião que eu sobre o Restaurante. Estava a sentir-me esquisita demais quando fiz os mesmos comentários sobre a comida. Acho apenas que só os temas diários mudavam porque os ingredientes da comida eram sempre os mesmos, mudava a forma como eram confeccionados. Em relação à fruta, a mesma opinião com a ressalva que a melancia tb é boa e mangas só lá vimos uma vez.

Não achei os vendedores de praia muito chatos, até fizémos uma excursão com o Vicente e só tenho uma coisa a dizer - MUITO BOM! O almoço na Playa Rincon, umas belas Lagostas, camarão frito, frango (claro), batata frita, arroz, salada e fruta. Deu para repetir as vezes que se quisesse e ainda sobrou lagosta. No regresso a Las Galeras o mar estava mais picado, mas nada de grave. Já atravessei o Tejo com mar mais agitado.

A praia realmente é o melhor. Sobre a Piscina não posso tecer comentários porque nunca lá fui. Acho tempo mal empregue numa praia daquelas. A minha filha passou lá quase todo o tempo das férias com a dezena de amigos que fez. (haviam muitas familias portuguesas - todas 5 estrelas). O meu filho preferiu o snorkel até enrugar.
 

a.cristina

Membro
2ª parte

Restaurantes:
2 Buffets: Las Dalias o principal, nunca lá almocei mas creio que servia todas as refeições e o Las Olas Snack bar na praia que abre a meio da manhã e fecha por volta das 5 pm.

Las Dalias: razoável, com ementa temática todos os dias da semana (2ª Oriental, 3ª Espanhola, 4ª Italiana, 5ª Mexicana, 6ª Internacional, Sáb. Dominicana e Dom. Americana), com opções variadas e de alguma qualidade mas que se tornam demasiado repetitivas por mais do que 1 semana, nomeadamente ao pequeno almoço. Curiosamente, tinha lido e tinha muita expectativa nas frutas tropicais e fiquei bastante decepcionada. Havia normalmente manga, ananás, meloa e melancia (??), nenhuma delas especialmente boa, talvez o ananás fosse o melhor, já comi em Portugal muito melhores mangas. De vez em quando aparecia mais uma fruta diferente, creio que no máximo vi ao todo mais 4 frutas diferentes, uma parecia pêra (não me recordo nomes), outra uma polpa rosada e ainda umas anonas absolutamente sensaboronas. Pior sítio para frutas tropicais onde estive, lamento, alguma coisa deve ter mudado. Bebidas, sempre água disponível, vinhos perfeitamente aceitáveis a copo, cava… e uma lista fraquinha de vinhos a pagar. A cerveja (boa) é a que demora mais tempo a ser servida no Las Dalias, desesperante. Os sumos naturais ao pequeno almoço, desaparecem depressa também e demoram a ser repostos.

Las Olas: o snack bar de praia é também um restaurante buffet esse com muito boa qualidade e variedade em comparação e proporção. Muito agradável, sempre com mesas vagas, uma vista soberba e em cima da praia. Óptima opção para os períodos de chuva também pois tem grandes chapéus de palmeiras que cobrem 4 mesas inteiras. Com bar, café expresso e wc. (fotos 42, 43)
ai1051.photobucket.com_albums_s425_acristina1_Samana_202012_20Report_42RestPraiachuva.jpg

ai1051.photobucket.com_albums_s425_acristina1_Samana_202012_20Report_43RestPraia.jpg


A la Carte: há 4, pela minha experiência e opinião são sempre fraquinhos e uma maneira de aliviar, gerir e fazer variar os buffets. Não sou fã de cozinha internacional standard e como tal também não fui surpreendida pela positiva, pelo contrário, o restaurante Oriental demorou tanto tempo a servir que acabámos por sair sem a sobremesa. Não, não se trata de ter pressa ou stressar em férias, mas de estar cheio de fome, sentado e nunca mais ser servido, principalmente sabendo que há um buffet ao lado com o ritmo que quisermos.

Parece que 1 vez por semana (4ª F ?) há um barbecue junto à praia e ao Las Olas. Nada de especial mas agradável e nota-se a intenção de variar apesar de a comida já vir pré-cozinhada (!). Peixe e carne de porco.

Bares: há vários, do Lobby (muito escuro), e uns quiosquezinhos junto às piscinas e praia. A qualidade das bebidas à partida é bastante duvidosa, fraco álcool, misturas pré feitas para adicionar a cocktails, etc., mas se pedirmos por exemplo um mojito com açúcar a sério e um bom rum quase todos o fazem com simpatia e sem problema.

Excursões: pela Soltour existem vários pacotes que considerámos, entre 45 e 102 euros (salvo erro). Como a intenção era mesmo descansar por um lado e por outro gostamos de sair sempre um bocado por nossa conta, optámos pela excursão que nos pareceu a mais cultural e interessante e de mais difíceis acessos na zona: Haitises + Cayo Levantado de Luxo – a parte do ‘de luxo’, tirando ser a mais cara não dá para entender porquê. Apanhámos um dia de chuva, muita chuva o dia todo. A parte melhor da viagem foi o barco que era um catamaran bastante novo e grandinho. Quando chegámos aos Haitises (e a viagem é longa), vimos um barquinho com 1 vendedor e 2 turistas de impermeáveis abrigados debaixo de uma rocha… e pareceram-me muito pouco felizes. Se pensarmos que a viagem de volta no nosso catamaran no mar revolto já não foi pêra doce, nem quero imaginar nem quando nem como os coitados chegaram a qualquer lado. Fica o aviso, apesar de cara, ainda bem que optámos pela viagem Soltour. Os Haitisis são bastante engraçados de visitar, pena o tempo não ter ajudado mais, merece a pena a visita, também são um bocadinho de história da península. Deviam ter-nos avisado que repelente de mosquitos era para levar. (Fotos 60 a 69)
ai1051.photobucket.com_albums_s425_acristina1_Samana_202012_20Report_60Haitises.jpg

ai1051.photobucket.com_albums_s425_acristina1_Samana_202012_20Report_61Haitises.jpg

ai1051.photobucket.com_albums_s425_acristina1_Samana_202012_20Report_62HaitisesBocaTubaro.jpg

ai1051.photobucket.com_albums_s425_acristina1_Samana_202012_20Report_63HaitisesPelicanos.jpg

ai1051.photobucket.com_albums_s425_acristina1_Samana_202012_20Report_64Haitises.jpg

ai1051.photobucket.com_albums_s425_acristina1_Samana_202012_20Report_65HaitisesManglares.jpg

ai1051.photobucket.com_albums_s425_acristina1_Samana_202012_20Report_66Haitises.jpg

ai1051.photobucket.com_albums_s425_acristina1_Samana_202012_20Report_68Haitises.jpg

ai1051.photobucket.com_albums_s425_acristina1_Samana_202012_20Report_69Haitises.jpg

ai1051.photobucket.com_albums_s425_acristina1_Samana_202012_20Report_70Haitises.jpg


Cayo Levantado, teve uma coisa boa – tirar-me da ideia ir passar mais férias ao GBP Cayo Levantado! O serviço no resort pode ser melhor mas isso não é tudo: a ilha é muito pequena mesmo, a praia El Portillo é incomparavelmente melhor, mais bonita e muito maior. O edifício que nos informaram ser dos quartos de preço mais acessível dá para o interior e para as máquinas do hotel. Se a área restrita ao hotel estiver bem cuidada (como se calcula), para quem sair de lá todo o resto é muito pouco higiénico e mal cuidado e cheio de vendedores ainda mais concentrados. Relativamente ao tratamento das pessoas na excursão, tenho a dizer que foi bastante desagradável, desembarcámos e fomos levados para um género de ‘refeitório’ muito pouco cuidado, com uma refeição sem escolha em tabuleiros ao estilo self-service em fila, bastante básica e muito fraca. Não sei se alguém se lembrou de repetir mas foi rapidamente encerrada e não sei se teria sucesso, isto mesmo com crianças. Foi-nos indicada a parte da praia onde podíamos ir até à hora de voltar para o barco e deixados até lá. Num dia de chuva, alguns ainda tomaram banho na praia (mais molha, menos molha), eu confesso que nem me sentei nas cadeiras à n/ disposição, tipo campista dos anos 70 e com ar de terem essa idade. Foi aguardar 1h 30 no cais pelas 16h. (Fotos 80 a 84)
ai1051.photobucket.com_albums_s425_acristina1_Samana_202012_20Report_80PraiaCayoLevantado.jpg

ai1051.photobucket.com_albums_s425_acristina1_Samana_202012_20Report_81PraiaCayoLevantado.jpg

ai1051.photobucket.com_albums_s425_acristina1_Samana_202012_20Report_82PraiaCLstiorefeio.jpg

ai1051.photobucket.com_albums_s425_acristina1_Samana_202012_20Report_83PraiaCLstiorefeio.jpg

ai1051.photobucket.com_albums_s425_acristina1_Samana_202012_20Report_84PraiaCLBacardi.jpg


A viagem de regresso uma vez chegados a Samaná foi de autocarro, e ainda bem que não foi no início das férias e antes de termos nós alugado carro , senão teríamos pensado 2 vezes. Um outro autocarro numa curva, o nosso a ultrapassá-lo sobre um risco contínuo e uma mota a ultrapassar-nos a todos ao mesmo tempo acho que exemplifica melhor do que qualquer comentário que acrescente.

Mas como ainda não sabíamos, alugámos 1 carro por 2 dias. Aliás uma moto4 primeiro mas que preferimos logo trocar por um jeep. Atenção que só nos deixam gasolina até à bomba mais próxima, como decidimos voltar para trás acabou-se antes. Na recepção indicaram-nos uma casa (“Richard” Rent a car) que nos traria o veículo e que na entrega nos deixou no hotel. Correu bem, cumpriram o que ofereceram e não abusaram, aliás o jeep ainda foi 5 dólares mais barato que a moto4 e serviu bem melhor apesar de estar bastante estragado. Ninguém nos perguntou se queríamos aquele, foi aquele que nos deram. Quando começou a chover percebemos que a janela não fechava e quando finalmente a conseguimos fechar já estávamos encharcados. Cometemos um erro, não nos informarmos como se ia normalmente para Praia Rincon e ninguém nos preveniu que o acesso era feito normalmente por barco ou cavalo. Descobrimos tarde demais que a estrada que lá ia dar estava alagada por várias centenas de metros, enormes poças de lama sem ver o fundo e sem hipótese de fuga, que conseguimos ultrapassar com muito mais sorte do que perícia. No outro lado, encontrámos um rapaz de mota que nos levou por outro caminho de volta contornando a maior e pior parte do trajecto e se esticou depois a pedir pesos e dólares. No fim de nenhures, sem assistência em viagem nem rede telefónica nem coisa nenhuma a gente fica por tudo (ou quase). (Fotos 85 a 93)
ai1051.photobucket.com_albums_s425_acristina1_Samana_202012_20Report_85PraiaLasGalleras.jpg

ai1051.photobucket.com_albums_s425_acristina1_Samana_202012_20Report_86LasGalleras.jpg

ai1051.photobucket.com_albums_s425_acristina1_Samana_202012_20Report_87EstradaatPRincon.jpg

ai1051.photobucket.com_albums_s425_acristina1_Samana_202012_20Report_88EstradaatPRincon.jpg

ai1051.photobucket.com_albums_s425_acristina1_Samana_202012_20Report_89EstradaatPRincon.jpg

ai1051.photobucket.com_albums_s425_acristina1_Samana_202012_20Report_90EstradaatPRincon.jpg

ai1051.photobucket.com_albums_s425_acristina1_Samana_202012_20Report_91PraiaRincon.jpg

ai1051.photobucket.com_albums_s425_acristina1_Samana_202012_20Report_92PraiaRincon.jpg

ai1051.photobucket.com_albums_s425_acristina1_Samana_202012_20Report_93PraiaRincon.jpg


As povoações maiores são Samaná e Las Terrenas. Muito pobre, mas compreende-se que nenhum dominicano morre de fome nem de frio. Só existe comércio, não se percebe mais nenhuma actividade.

Gostámos muito de ir à Praia Cosón, também muito bonita, com alguma ondulação (pouca). Tínhamos lido sobre o Restaurante Luís e apesar de não ser época de lagosta que é mais barata do que bife lá (por ser época de defeso), resolvemos lá ir. E confirmámos, é uma barraca de praia, sem grandes condições mas com boa comida: comemos uns camarões frescos fritos acompanhados com batatas fritas, arroz e salada (era o costume) e as melhores piñas coladas com e sem vitamina R que bebemos, servidas dentro de ananases verdadeiros. (Fotos 50 a 57)
ai1051.photobucket.com_albums_s425_acristina1_Samana_202012_20Report_50PraiaCosn.jpg

ai1051.photobucket.com_albums_s425_acristina1_Samana_202012_20Report_51PraiaCosn.jpg

ai1051.photobucket.com_albums_s425_acristina1_Samana_202012_20Report_53PraiaCosn.jpg

ai1051.photobucket.com_albums_s425_acristina1_Samana_202012_20Report_54PraiaCosn.jpg

ai1051.photobucket.com_albums_s425_acristina1_Samana_202012_20Report_55PraiaCosn.jpg

ai1051.photobucket.com_albums_s425_acristina1_Samana_202012_20Report_56PraiaCosn.jpg

ai1051.photobucket.com_albums_s425_acristina1_Samana_202012_20Report_57PraiaCosn.jpg


Jantámos ainda em 2 restaurantes fora do resort em Las Terrenas “la Yuca Caliente” e “Sandro”

La Yuca Caliente é uma pizzeria do lado direito em LT e o dono é mesmo italiano. Não é barato mas é bastante bom. Um excelente Carpaccio de entrada enquanto esperávamos por 2 lagostas grelhadas muito, muito boas (700 pesos/kg), acompanhadas (opção nossa) por coisas mais dominicanas como Tostones (rodelas de banana fritas) e Yuca frita (mandioca) e um bom vinho. Sobremesas eram todas muito internacionais e só conseguimos 1 banana caramelizada. Para quem gosta têm à disposição bons charutos também. Mesa junto à varanda a dar para a praia 1 metro à frente, lindo anoitecer. (Fotos 95 e 96)
ai1051.photobucket.com_albums_s425_acristina1_Samana_202012_20Report_95RestLaYucaCaliente.jpg

ai1051.photobucket.com_albums_s425_acristina1_Samana_202012_20Report_96RestLaYucaCaliente.jpg


O Sandro é de um francês à entrada de LT, tinham várias opções apelativas, mais ou menos dominicanas, mas nós íamos mesmo para a lagosta (680,00 PD/kg). Não tão bonito, não tão bom (não tão caro), mas muito agradável também. (Foto 97)
ai1051.photobucket.com_albums_s425_acristina1_Samana_202012_20Report_97RestSandro.jpg

Considerações finais:

- Demasiados portugueses para umas férias escolhidas no estrangeiro (nunca vi tantos por metro quadrado, às vezes nem em Portugal).

- É um excelente sítio para descansar e fazer praia. Não tem muito mais para fazer, 1 semana chega.

Recomendo? Sim, para descansar, mas prefiro outros sítios para voltar.

ai1051.photobucket.com_albums_s425_acristina1_Samana_202012_20Report_101SamanCarniceria.jpg

ai1051.photobucket.com_albums_s425_acristina1_Samana_202012_20Report_102SamanPica_pau.jpg

ai1051.photobucket.com_albums_s425_acristina1_Samana_202012_20Report_103SamanVista.jpg

Contacto útil: Taxista à confiança: Luís Eugénio Penzo – Telefone: 809-846-6238 – Pedir para lhe ligar à entrada do resort, leva-nos ao restaurante e pede no restaurante para lhe ligarem quando pedirmos a conta. É um antigo empregado gerente do hotel, o filho também trabalha com ele - 10 dolares /ida Las Terrenas + 10 volta,.

La Yuca Caliente: Calle Libertad #6, Las Terrenas, [email protected] , Tel: 809-240-6634, Cel: 809-996-4070

Este é o meu (primeiro) report e o meu contributo, com os meus agradecimentos por toda a informação que aqui recolhi.

Peço desculpa mas tive de dividir o post para conseguir colocar as fotos.
 

TeK

Membro Conhecido
Obrigado pela partilha, fica mais uma ideia de Samaná e o reforço de algumas coisas bem negativas que ajudam sempre quem procura informação, mais do que as coisas boas ;)
 

CarpeDiemMan

Membro Conhecido
Olá Cristina

Que saudades das minhas férias em El Portillo! Foi a minha primeira viagem às caraibas...
É como tu dizes, é um sitio para descansar e pouco mais.

Cumprimentos
 

baguera

Membro Conhecido
È sempre bom viajar por estes reports.
Já estive em Punta Cana e realmente a ideia que fica é que a Republica Dominica é boa para descansar.

È bom recordar.
 

VOADORA

Membro Ativo
Parabéns excelente report, eu por mim ia já amanhã, já lá vão 2 anos a última vez que lá fui....penso voltar
 

Bee

Membro Conhecido
Que bom recordar Samaná e as suas praias.
Espero poder voltar um dia.
Obrigado por me levares até lá 3 anos depois da minha viagem ;)
 

Titos

Membro Conhecido
Caros amigos,
Regressei dia 5 do BP El Portillo, e tendo em conta a existência neste fórum de muitos e bons reports sobre este hotel, entendo não se justificar a realização de um novo report, pois pouco teria a acrescentar, no entanto existem sempre algumas dicas ou informações novas que queria deixar, pelo que aqui ficam:
  1. O transfer do Aeroporto de Samaná ao Hotel BP El Portillo tem agora uma duração bem mais simpática de cerca de 45 minutos, contra o anterior tempo de 1h45m. Esta redução do tempo de viagem deve-se a uma nova estrada (que até tem portagem), e que apesar de facilitar muito o acesso a esta zona, criou um impacte paisagístico doloroso, pelo menos para quem tem uma maior sensibilidade ambiental. De Santo Domingo a viagem dura actualmente cerca de 2 horas.
  2. A Soltour está a fazer promoções nas excursões para tentar combater os vendedores de praia. Assim, tem em curso uma promoção de 99€ por duas excursões à escolha, uma de dia inteiro (Santo Domingo, Playa Rincon ou Samaná de luxo) e outra de meio dia (Cascata Limon, Haitises ou Safari Samaná).
  3. Ainda sobre as excursões, para além da Soltour e dos vendedores de praia, existe também a possibilidade de fazer uma excursão com o pessoal do SCUBA. Esta excursão poderá ser mais indicada para quem gosta de snorkel, no entanto pode ser interessante para qualquer pessoa. Eu não fiz, mas falei com quem fez e gostou muito, conseguiu comprar por 25€ (há que negociar) e para além do snorkel ainda visitaram duas ou três ilhas desertas (meio dia).
  4. A praia do hotel é fabulosa, no entanto considero que é bastante melhor com a maré cheia. Eu estive ai duas semanas e na primeira tive a maré cheia durante todo o dia e na segunda já apanhei maré baixa durante o dia, ficando os corais à superfície e pouca água para os banhos.
  5. A internet é grátis e funciona entre o bar do loby e a piscina, embora por vezes muito lenta desenrasca perfeitamente. Também não se pretende fazer downloads pesados…
  6. Na minha opinião uma das principais lacunas do hotel e a oferta gastronómica que é escassa, pois o buffet é bastante pequeno, e embora a confecção seja genericamente boa, a oferta é pouco satisfatória, tendo como comparação os restantes hotéis da cadeia que conheço.
  7. Para os que têm filhos e conhecem os serviços do “Principito”, considero que neste hotel o serviço funciona com muitas lacunas, pois a miúda que lá trabalha (durante o tempo que lá estive) mostra muito pouco entusiasmo e vocação na interacção com as crianças.
Para quem tenha outro tipo de dúvidas sobre este hotel, fico ao dispor para qualquer esclarecimento.

Saudações e boas viagens.
 

Filipe Lobo

Membro
Ola boa noite. Obrigado pelo tópico.
Vou para samaná dia 25 de Julho. Será que me poderia elucidar em alguns pontos?
Quais as mlhores excursões Li num tópico que um Sr Vicente, que é vendedor de praia, é de confiança. Por acso não teve em contacto com ele?
Tem multibanco na hotel? e no aeroporto?
Quanto é que pagou de taxas na entrada e na saída? Em que moeda?
Muito obrigado.
 

Titos

Membro Conhecido
Boas,
Quanto às excursões depende dos gostos de cada um, mas a verdade é que a oferta também não é muito variada e normalmente anda à volta da "Playa Rincon" (Uma praia bonita mas pouco mais, na minha opinião vale pela viagem até lá, pois atravessamos uma zona rural e temos oportunidade de ver um pouco como as pessoas vivem por ali); Haitises que é um parque natural interessante, tanto pelas paisagens como pela importância ambiental e cultural (também se visitam algumas grutas com pinturas nativas); Cascata Limon que é uma queda de água com mais de 50 metros de altura no meio da selva; Ilha Bacardi, que eu não fui e genericamente as pessoas que foram não ficaram encantadas; e depois existem também os safaris de camião ou de moto4 por zonas de interior e praias desertas e a visita à capital, Santo Domingo que fica a umas 2 horas de carro.
Quanto ao Vicente, é um vendedor de artesanato de madeira na praia do hotel El Portillo. Quando chegares vais ver de imediato estes vendedores, todos identificados com um número na camisola, e no caso do Vicente é o nº 24. É um tipo honesto, e para além do artesanato também vende as excursões. Normalmente as excursões compradas a estes vendedores têm a vantagem de serem mais baratas, feitas em grupos mais pequenos e com roteiros mais flexíveis. O Vicente ainda não tem email mas aqui fica o numero de telefone 809-268-7243. Ele não está na praia todos os dias porque os vários vendedores vão-se revezando, mas normalmente dia sim dia não aparece.
No hotel tem multibanco, logo na entrada à direita, para levantar pesos. No aeroporto imagino que também tenha, mas confesso que não reparei.
Quanto às taxas conta com 10€ ou USD na entrada e 20€ ou USD na saída por pessoa, o que atendendo ao cambio sai mais barato pagar em USD.

Cps,
 
Top