Novidades

[Report] Ocho Rios, Junho de 2011

ninoenina

Membro Conhecido
Olá a todos!

Pois é, está quase a fazer um ano e só agora tive tempo para fazer o report. O destino Jamaica há muito que já estava decidido e também estava decidido que, apesar de gostarmos muito da cadeia Bahia Príncipe, na Jamaica não era uma opção, pois várias pessoas nos alertaram para o facto de a praia ser artificial, apesar de conhecermos um casal que esteve lá hospedado e não desgostou. A escolha recaía entre Riu Negril e Riu Ocho Rios. Mas depois de pesquisar um pouco no TripAdvisor, as fotos que me fizeram um frio no estômago foram as do Riu Ocho Rios. Não tanto pelo hotel mas pela praia. Alguns vídeos no Youtube também ajudaram na escolha.
Antes de viajar gosto sempre de fazer uma boa pesquisa (e o Portal das Viagens ajuda muito! Obrigado aos membros pelos reports) para ter a certeza de que faço uma boa escolha. Tento aliar bom hotel com boa praia mas dando primazia a boa praia e desta vez não foi diferente. Ia com algum receio, pois as opiniões dividem-se: há quem goste muito e há quem venha desiludido. Nós pertencemos ao grupo daqueles que se encantaram com a Jamaica.
Chuva nem vê-la. Foram sete dias de um sol magnífico. Apenas no dia da partida choveu mas nem assim o mar perdeu aquele intenso azul… Até fez pena ver os Portugueses que chegaram na noite anterior á nossa saída e estavam a ver o seu primeiro dia cheio de chuva!
A viagem foi pela white, com escala em Sámana, em que quase todo o avião ficou lá.
ai1165.photobucket.com_albums_q594_ninoenina_DSC03192.jpg


Os restantes passageiros dividiram-se maioritariamente pelo GBP, depois Riu Negril e por fim, quatro casais(!!!) para o Riu Ocho Rios.
ai1165.photobucket.com_albums_q594_ninoenina_DSC03194.jpg


Chegados ao hotel, deram-nos a bebida de boas vindas, a chave do quarto, mapa do hotel e fomos para o quarto. O bagageiro acompanhou-nos durante todo o percurso, o que fez com que tivéssemos as malas de imediato. O quarto é espaçoso e com a decoração típica deste tipo de hotéis das Caraíbas… Como já era tarde, lá nos arranjamos e fomos espreitar a praia mas já estava escuro e não deu para ver grande coisa. Fomos jantar ao buffet que tem uma decoração estilo colonial, assim como todo o edifício do hotel.
ai1165.photobucket.com_albums_q594_ninoenina_DSC03446.jpg


ai1165.photobucket.com_albums_q594_ninoenina_DSC03264.jpg


ai1165.photobucket.com_albums_q594_ninoenina_DSC03516.jpg


ai1165.photobucket.com_albums_q594_ninoenina_DSC03560.jpg


No dia seguinte acordamos bem cedo e fomos ver a praia. Ficamos encantados!
ai1165.photobucket.com_albums_q594_ninoenina_DSC03616.jpg


ai1165.photobucket.com_albums_q594_ninoenina_DSC03281.jpg


ai1165.photobucket.com_albums_q594_ninoenina_DSC03211_1.jpg


Ainda não havia ninguém, e logo fomos abordados por um Jamaicano, que nos queria vender um saquinho de marijuana por 5 Usd. Dissemos que não estávamos interessados e em troca recebemos um agradável: Yah mon. No problema, you´re in Jamaica! E não nos incomodou mais. Conforme andávamos pela praia eles surgiam até do mar, sempre a mesma abordagem! Mas no final, até nos habituamos e sem eles, não teria a mesma graça! Conhecemos o Michael, que é primo do famoso Curtis Daye, que é uma espécie de Capitão Gringo da Jamaica. Também faz excursões bem mais em conta, relativamente aos operadores, em vans de nove lugares, no entanto não tivemos oportunidade de usufruir dos seus serviços uma vez que não havia número mínimo de participantes. O Michael faz os famosos copos de bambu que se vêem um pouco por toda a praia e que servem de recuerdo. Inicialmente queria 20 dólares por dois . mas acabei por trazer três por 10 usd mais um colar e ainda nos gravou os nomes nos copos. Já sabem, negoceiem sempre…
Lá fomos rapidamente para a reunião com o operador e decidimos fazer Nine Mile (Mausoléu do Bob Marley). Ficou por 59 dólares/pessoa. Queríamos também fazer as cascatas Duns River Fall´s mas optamos por comprar na praia por 42 dólares/pessoa, valor semelhante ao do operador, mas no da praia o percurso era feito de catamaran e pelo operador era feito de autobus. Assim fizemos um 2 em 1, passeio de barco com rum à descrição, música muito boa e por fim as cascatas. Achei as excursões relativamente baratas, pelo menos em comparação com o México. Acabamos também por ir ao centro de Ocho Rios de táxi (35 dólares ida e volta).Conhecemos um casal com quem partilhamos o transporte dividindo assim este valor pelos dois… O táxi leva-nos ao local e combina a hora para depois nos ir buscar. Na receção do hotel está uma tabela com os valores afixados para vários locais. Saímos do hotel por volta das 08h00 e em cinco minutos chegamos ao mercado de Ocho Rios. Uma vez no mercado era ver todos os vendedores a puxarem-nos para a sua barraquinha. De início assusta um pouco, pois eramos os únicos turistas naquela zona. Fizemos boas compras, como magnéticos, t´shirts, porta-chaves e claro está a famosa boina com rastas Jamaicana! No final das compras fomos gentilmente abordados por um senhor, que apelidamos de Senhor do Côco, em alusão à carteira que trazia a tiracolo. Essa abordagem consistiu numa actuação musical com um reportório curioso: Stand By me, Ben E. King e The Lion Sleeps Tonight, The Tokens. Em troca, uma Red Strip e uma propina.
ai1165.photobucket.com_albums_q594_ninoenina_DSC03490.jpg


ai1165.photobucket.com_albums_q594_ninoenina_DSC03499.jpg


ai1165.photobucket.com_albums_q594_ninoenina_DSC03489.jpg


ai1165.photobucket.com_albums_q594_ninoenina_DSC03488.jpg


Fomos caminhando à procura da praia de James Bond, mas acabamos por nos perder e fomos dar a uma pequena praia chamada Mahogany que também é muito bonita mas diferente do habitual.
ai1165.photobucket.com_albums_q594_ninoenina_DSC03470.jpg


ai1165.photobucket.com_albums_q594_ninoenina_DSC03477.jpg


ai1165.photobucket.com_albums_q594_ninoenina_DSC03469.jpg


Já estávamos cansados de tanto andar sob um calor abrasador ,que desistimos de procurar e também já estava próximo da hora combinada com o taxista. Combinamos ás 13h no Taj Mahal, um pequeno shopping próximo do mercado, que tal como o nome sugere, são lojas maioritariamente de indianos, mas com produtos da Jamaica.
ai1165.photobucket.com_albums_q594_ninoenina_DSC03506.jpg

Espreitamos o Rum Appleton e compramos uma pequena garrafa de 37,5cl por 7 Usd, pelo café Blue Montain pediam 17 Usd/kg mas acabamos por não comprar com a ideia de que conseguiríamos um melhor preço noutro local, o que acabou por não acontecer. Deixo a dica a quem lá for para aproveitar a oportunidade uma vez que no aeroporto paguei 8 Usd por um saco de 125gr!! Já o rum vale mesmo a pena no aeroporto, a mesma garrafa de 37.5cl custava 3 Usd. Fizemos tudo ao contrário! Enfim.
A excursão que mais ansiávamos era a Nine Mile, não tanto pelo túmulo e histoóia do Bob Marley mas sim, para finalmente conhecer o famoso Capitain Crazy. Desde uns vídeos a que assisti mos no Youtube que ficamos fãs do personagem. Tem um riso muito característico e está sempre com aquele estado de esprito típico dos rastafári… estado que podemos experimentar no final do tour a troco de 5usd. E não, não experimentámos! Por sorte não havia muitos turistas e já tínhamos falado com a Raquel da Solplan para tentar que fosse ele o nosso guia. E sim, lá estava ele… ficou por nossa conta. Só estávamos nós e outro casal que por sinal pouco falava, o que tornou este tour mais privado, com direito a uma música cantada por ele só para os quatro. Ainda deu para conhecer um tio ou primo… do Bob Marley, segundo a guia da Solplan. Para quem não tem interesse no Mausoléu vale pela presença do Capitain Crazy.
ai1165.photobucket.com_albums_q594_ninoenina_DSC03662.jpg


ai1165.photobucket.com_albums_q594_ninoenina_DSC03665.jpg


ai1165.photobucket.com_albums_q594_ninoenina_DSC03670.jpg


ai1165.photobucket.com_albums_q594_ninoenina_DSC03687.jpg


ai1165.photobucket.com_albums_q594_ninoenina_DSC03688.jpg


ai1165.photobucket.com_albums_q594_ninoenina_DSC03712.jpg


ai1165.photobucket.com_albums_q594_ninoenina_DSC03714.jpg


ai1165.photobucket.com_albums_q594_ninoenina_DSC03722.jpg


ai1165.photobucket.com_albums_q594_ninoenina_DSC03723.jpg


Campo improvisado de cricket, desporto nacional da Jamaica (no regresso de Nine Mile):
ai1165.photobucket.com_albums_q594_ninoenina_DSC03726.jpg


Quanto às cascatas Duns River Fall´s, têm de levar uns botins de neoprene para poder subi-las, mas para quem não tiver ,no catamaran também emprestam. Arrancamos pelas 09.30 e lá fomos nós a navegar por aquele mar azulão. Pelo caminho, uma paragem junto dos corais para fazer snorkel, mas valeu mais pelo mergulho do que propriamente pelos peixes que víamos. Não havia muita quantidade nem variedade. Continuamos rumo às cascatas.
Aconselho levar máquina fotográfica à prova de água(usámos uma bolsa estanque” dicapac”). Em relação á máquina de filmar, embora com algum receio, acabamos por levá-la. Á saída do catamaran dizem que podemos levar as máquinas mesmo as que não são à prova de água. Em troca de uns dólares, os guias das cascatas ficam com elas e ainda nos tiram umas fotos e filmam o percurso. Achamos boa ideia e concordamos em entregar a nossa de filmar. Mas ao fim de 30 minutos o guia nem se lembrava que lá estávamos. Ainda assistimos a uma máquina fotográfica que ele segurava, a tomar um belo banho. Não esperamos mais e pedimos para que nos entregasse a nossa. No fim acabou por se tornar vantajoso pois fizemos o nosso próprio vídeo. Para quem não o fizer, no final do percurso tem um Dvd à venda por 30 Usd.
Já de regresso ao barco o guia não se esqueceu de pedir a respetiva propina. Sem ter noção do valor dos dólares Jamaicanos, apenas usamos os dólares Americanos, devo ter-lhe dado uma miséria e ele prontamente mostrou o seu desagrado. Mais prontamente a minha esposa fez questão de o colocar em sentido!Ffomos nós que acabamos por ficar com a máquina durante todo o percurso, corremos o risco de a receber ensopada e no que dependesse dele não deveríamos ter uma única imagem. Á parte destes pormenores vale a pena a experiência. E não esquecer que para esta experiência muito contribuiu o percurso de catamaran, com uma equipa muito simpática e atenta e que nunca deixou que faltasse boa música e rum para acompanhar. Estes sim, merecem bem ser recompensados no final.
ai1165.photobucket.com_albums_q594_ninoenina_DSC03362.jpg


ai1165.photobucket.com_albums_q594_ninoenina_DSC03371.jpg



ai1165.photobucket.com_albums_q594_ninoenina_DSC03393.jpg


ai1165.photobucket.com_albums_q594_ninoenina_DSC03405.jpg


ai1165.photobucket.com_albums_q594_ninoenina_DSC03411.jpg


ai1165.photobucket.com_albums_q594_ninoenina_DSC03426.jpg


ai1165.photobucket.com_albums_q594_ninoenina_DSC03451.jpg


Relativamente ao hotel e praia, no geral, a qualidade é boa. Ao almoço optávamos pelo restaurante de praia, Mamme Bay, que entre as diversas opções, aconselhamos a massa de marisco. Como alternativa, que para mim acabou por se tornar regra, tem o famoso jerk chicken (frango no churrasco com molho bem picante) que fazia fila todos os dias, ainda antes de abrir!
ai1165.photobucket.com_albums_q594_ninoenina_DSC03226.jpg


Em relação aos à lá carte, tem três disponíveis: asiático, gourmet e italiano. No asiático tem uma sopa de marisco fantástica muito picante mas, no geral, não são nada de especial, nem em termos de comida nem em termos de espaço.
Quem já viajou para outras zonas das Caraíbas poderá achar os funcionários mais distantes e menos afetuosos. A ocupação andava próximo dos 80% de Americanos e nós pertencíamos a uma minoria. Não sei se este facto pesava, uma vez que os Americanos são mais virados para a gorjeta… Ao fim de semana era notório um elevado número de turistas Jamaicanos provenientes, sobretudo, de Kingston. À noite ,os típicos shows e música ao vivo. Uma vez vez por semana fazem uma festa na praia que dá para passar um bom momento. Para os resistentes, a discoteca Pacha que não aconselhamos, por ser um espaço pouco atrativo…
ai1165.photobucket.com_albums_q594_ninoenina_DSC03540.jpg



A praia… é perfeita. Todo o azul caribenho que possamos imaginar elevado ao extremo. De fundo, um reggae suave, umas palmeiras frondosas e muita água de côco. A temperatura da água… sem comentários!
Aproveitamos não só para apanhar sol mas para fazer umas belas caminhadas durante as quais fomos conhecendo pessoas que fazem parte dos bons momentos que ainda recordamos com nostalgia. A destacar, Joe Montana, o gentleman das vendas de praia, muito educado e com muita vontade de fazer amizades.Woody, amigo de Joe Montana, o responsável pela imagem mais hilariante da Jamaica, é imaginar umas águas calmas com um tubo de mergulho á superfície donde surge a figura, uma saca preta amarrada à cintura, com óculos de mergulho e… totalmente vestido. Como se nada fosse, com água pela cinta, começa as suas vendas. Vem submerso desde a praia do lado. Referência ainda para King Solomon que é outro vendedor mas que faz o seu negócio a bordo de um pequeno barco de madeira. Passamos algum tempo à conversa e no final compramos umas t´shirts.
Joe Montana:
ai1165.photobucket.com_albums_q594_ninoenina_DSC03353.jpg

Woody:
ai1165.photobucket.com_albums_q594_ninoenina_DSC03314_1.jpg

King Solomon:
ai1165.photobucket.com_albums_q594_ninoenina_DSC03333.jpg


Ainda na praia podemos fazer uma série de outras atividades. Passeamos mais do que uma vez de gaivota e numa das nossas viagens decidimos passar para o outro lado do pontão que tem um outro hotel, antigo Sandals, e logo a seguir um acampamento, que deduzo ser aonde se reúnem todos os vendedores de praia e mais alguns… Aproximamo-nos do local e assim que nos avistaram eram só braços no ar chamando-nos até eles. Foi pedalar a todo gás mas… em sentido contrário!
Adoramos a experiência e estamos convictos de que não será a nossa última vez na Jamaica.
Ficam mais algumas fotos:
ai1165.photobucket.com_albums_q594_ninoenina_DSC03567.jpg


ai1165.photobucket.com_albums_q594_ninoenina_DSC03568.jpg


ai1165.photobucket.com_albums_q594_ninoenina_DSC03569.jpg


ai1165.photobucket.com_albums_q594_ninoenina_DSC03314_1.jpg



ai1165.photobucket.com_albums_q594_ninoenina_DSC03345.jpg


ai1165.photobucket.com_albums_q594_ninoenina_DSC03247.jpg


ai1165.photobucket.com_albums_q594_ninoenina_DSC03288.jpg


Obrigado a todos.
Espero que este report possa ajudar todos aqueles que estão indecisos quanto ao destino e hotel.
Qualquer dúvida estou ao dispor.
 
Ola!!! Adorei o teu report!! e sim foi bastante elucidativo especialmente no que diz respeito á excursão pois vou em meados de junho proximo e quero planear tudo isso!:))
No ano passado estive na R.Dominicana e fiz pelo capitao gringo o que aconselho vivamente.

Diz-me, qual o contacto desse tal Curtis? Ele tem algum site ?

Fico a aguardar tua resposta!!

Patricia
 

ninoenina

Membro Conhecido
Olá Patricia.
Obrigado pelo comentário. Tb é bom saber que recomendas o Capitão Gringo. Temos excursão marcada com ele para dia 21 de Junho!
Em relação ao Curtis, tenho um cartão dele com o endereço de email.Tb faz referência a um site mas acho que não funciona. O ano passado contactei-o através de email mas ainda demorou algum tempo a responder porque, segundo ele, estava em Miami em trabalho! Rico trabalho... Mas assim que nos respondeu marcou encontro no hotel e na hora exacta lá estava. Se entretanto conseguires juntar um grupo de interessados nas excursões é mais fácil e barato. Se não, ele irá primeiro formar um grupo e agenda depois o dia.
Qq coisa não hesites em perguntar.

E-mail:[email protected]
Website: www.firstchoicetourjamaica.com
 

ninoenina

Membro Conhecido
Mto bom report e Fotos

Destino a ser visitado mto em Breve :agitado: ....espero eu :blush:
Olá Hugo.
Obrigado pelo comentário.
Espero que tenhas oportunidade de visitar em breve a Jamaica. A probabilidade de satisfação com o destino é alta.
Depois naquilo que poder ser útil estou ao dispor.
Entretanto vou colocando mais umas fotos.
 

ninoenina

Membro Conhecido
Aqui ficam mais algumas fotos:
ai1165.photobucket.com_albums_q594_ninoenina_DSC03205.jpg


ai1165.photobucket.com_albums_q594_ninoenina_DSC03213_1.jpg


ai1165.photobucket.com_albums_q594_ninoenina_DSC03219.jpg


ai1165.photobucket.com_albums_q594_ninoenina_DSC03243.jpg


ai1165.photobucket.com_albums_q594_ninoenina_DSC03278.jpg


ai1165.photobucket.com_albums_q594_ninoenina_DSC03287.jpg


ai1165.photobucket.com_albums_q594_ninoenina_DSC03308.jpg


ai1165.photobucket.com_albums_q594_ninoenina_DSC03309.jpg


ai1165.photobucket.com_albums_q594_ninoenina_DSC03310.jpg


ai1165.photobucket.com_albums_q594_ninoenina_DSC03311.jpg


ai1165.photobucket.com_albums_q594_ninoenina_DSC03313.jpg


ai1165.photobucket.com_albums_q594_ninoenina_DSC03319.jpg


ai1165.photobucket.com_albums_q594_ninoenina_DSC03376.jpg


ai1165.photobucket.com_albums_q594_ninoenina_DSC03456.jpg


ai1165.photobucket.com_albums_q594_ninoenina_DSC03457.jpg


ai1165.photobucket.com_albums_q594_ninoenina_DSC03553.jpg


ai1165.photobucket.com_albums_q594_ninoenina_DSC03596.jpg


ai1165.photobucket.com_albums_q594_ninoenina_DSC03597.jpg


ai1165.photobucket.com_albums_q594_ninoenina_DSC03605.jpg


ai1165.photobucket.com_albums_q594_ninoenina_DSC03613.jpg


ai1165.photobucket.com_albums_q594_ninoenina_DSC03634.jpg


ai1165.photobucket.com_albums_q594_ninoenina_DSC03676.jpg


ai1165.photobucket.com_albums_q594_ninoenina_DSC03716.jpg


ai1165.photobucket.com_albums_q594_ninoenina_DSC03725.jpg


ai1165.photobucket.com_albums_q594_ninoenina_DSC03727.jpg


ai1165.photobucket.com_albums_q594_ninoenina_DSC03729.jpg


ai1165.photobucket.com_albums_q594_ninoenina_DSC03731.jpg


ai1165.photobucket.com_albums_q594_ninoenina_DSC03636_1.jpg


ai1165.photobucket.com_albums_q594_ninoenina_DSC03231_1.jpg


ai1165.photobucket.com_albums_q594_ninoenina_DSC03273.jpg


ai1165.photobucket.com_albums_q594_ninoenina_DSC03277_1.jpg


Praia das Cascatas:
ai1165.photobucket.com_albums_q594_ninoenina_DSC03430.jpg


ai1165.photobucket.com_albums_q594_ninoenina_DSC03431.jpg


Ainda no centro de Ocho Rios junto ao mercado:
ai1165.photobucket.com_albums_q594_ninoenina_DSC03482_1.jpg


Actividades na praia do hotel:
ai1165.photobucket.com_albums_q594_ninoenina_DSC03513.jpg


Nós ao banho e mais uma vez o Woody:
ai1165.photobucket.com_albums_q594_ninoenina_DSC03507.jpg
 

Carina_P

Membro Ativo
Tantas fotos! Boa!!!! Obrigada pela partilha
Gostei muito do teu report ... cada vez tenho mais vontade de conhecer a Jamaica ... quem sabe para o ano...
 

lcardoso

Membro Conhecido
Ola NinoeNIna , obrigado pelo teu post ta bestial , vou no dia 19 para o Bhaia Principe , espero nao ficar desiludido.
Deixa me so fazer uma pergunta que protector solar voces usaram la que ficaram com a face quadrada e castanha??

um abraço e bons passeios
 

ninoenina

Membro Conhecido
Olá Icardoso. Curioso, tb vamos de férias no dia 19 de Junho mas para Punta Cana!
De certeza que não vais ficar desiludido. O destino é fantástico e a cadeia Bahia Príncipe é boa em qq lado.
Em relação ao protector era aquele que estava mais à mão... Tinha algumas fotos que queria partilhar mas aparecíamos em grande parte delas!... Não me apeteceu perder muito tempo com um programa mais sofisticado e o resultado: caras quadradas e castanhas. ;) .
Se precisares alguma informação de última hora não hesites.
Abraço.
 

lcardoso

Membro Conhecido
bom dia Ninoenina,

se precisares de informaçao de punta cana estas a vontade , estive no Catalonia casino spa. Muitos falaram mal , mas devo te dizer que adorei , falaram mal da alimentaçao e eu adorei , nao costumo comer petalas de rosas ; ) , o que mais me irrita é que quando "nós" vamos para fora temos a mania de ser muito importante e exigentes.

bons passeios
 

CarpeDiemMan

Membro Conhecido
Olá ninoenina

Excelente Report.
Estava para ir este ano até à Jamaica, mas houve alteração de planos e vou para outro sitio.
Para o ano talvez seja o meu destino de ferias de verão, senão houver novamente alteração de planos :).

Cumprimentos.
 

ninoenina

Membro Conhecido
Olá Icardoso.
Obrigado pela disponibilidade. Qq dúvida venho cá chatear.
Estivemos quase para optar pelo Catalónia, temos boas referências, mas entretanto acabamos por escolher o Iberostar. Espero ter feito uma boa escolha.
Abraço.

Olá baguera.
Obrigado pelo comentário.
Então em 2013 espero ser útil para qq questão sobre o destino.

Olá CarpeDiemMan.
Obrigado pelo comentário.
Acho que é um destino de férias a não perder.
Para o ano, se se confirmar a Jamaica estou ao dispor para qq questão.
E já agora, pode ser que eu tb precise de ajuda para as minha férias do próximo ano, Cuba...
Cumprimentos.
 

CarpeDiemMan

Membro Conhecido
Olá ninoenina

Obrigado, assim sendo, não vou poupar as minhas teclas se precisar de ajuda :).
Claro que sim, no que puder ajudar...estou cá para isso.

Cumprimentos
 

joanacpimenta

Membro Novo
Ola, Boa Tarde,

Vou para a Jamaica na mesma altura e que lá esteve e curiosamente para o mesmo Hotel... Estou um pouco receosa com o tempo, umas vezes que as previsões que andei a ver me assustaram imenso, e também com a língua! Falo inglês, mas não assim um inglês fluente!

Obrigado
 

ninoenina

Membro Conhecido
Ola, Boa Tarde,

Vou para a Jamaica na mesma altura e que lá esteve e curiosamente para o mesmo Hotel... Estou um pouco receosa com o tempo, umas vezes que as previsões que andei a ver me assustaram imenso, e também com a língua! Falo inglês, mas não assim um inglês fluente!

Obrigado
Olá Joana.
Acho que o tempo nos preocupa a todos quando vamos para um destino como este. Confesso que o ano passado tb estávamos receosos pois apesar de termos uma ideia do tempo que faz nesta altura do ano na zona das Caraíbas em geral, tínhamos a ideia de que na Jamaica a chuva seria mais frequente.
O tempo é sempre imprevisível mas até à data raramente apanhamos chuva. No México em dois anos consecutivos apenas choveu duas vezes e foram chuvas que não duraram mais de 15 minutos e curiosamente na Jamaica apenas no último dia choveu e já com check-ou feito. O tempo esteve sempre muito bom. Não vale a pena desanimar com as previsões da meteorologia porque para a zona das Caraíbas e em qq altura do ano dá chuva todos os dias... São apenas previsões e basta chover um pouco, até durante a noite, para que conste no boletim meteorológico.
Em relação à língua, tb não há motivos para preocupação, basta um inglês telegráfico que será suficiente para se fazer entender.
Em suma, o melhor mesmo é preparar as férias e depois aproveitar ao máximo.
Qq dúvida ou questão não hesite.
 

ninoenina

Membro Conhecido
#be disse:
Adoro as fotos que tiram dão-nos a conhecer o outro lado da "vista turistica".
Continuem
Obrigado #be :D !
São imagens que ficam para sempre e que nos permitem relembrar todas as peripécias /aventuras! E também ajudam próximos viajantes a escolher novos destinos !
E sempre que surge um report novo sobre destinos em que já estivemos, aproveitámos para espreitar e ficamos com uma saudade... :lol:
Cumprimentos
 
Top