Novidades

[Report] Andaluzia (sul de Espanha) e Gibraltar - Jerez, Cádiz, Marbella, Benalmadena, Torremolinos,

TeK

Membro Conhecido
adesportoviajar.files.wordpress.com_2011_12_mapa_de_andalucia.jpg

Bem mais umas férias, desta vez sempre de "pés no chão", fiz-me à estrada com a minha cara-metade e fui até ao sul de Espanha...
Antes de mais nada, fica já a chamada de atenção, que fui em plena "semana santa", é horrível, parece o dia de carnaval mas na versão católica, em todas as terras e terriolas, fugi ainda mais aos habituais pontos de interesse para alguns (igrejas, catedrais e basílicas), mesmo assim tenho algumas fotos, já que desta vez foram poucas, pois fui mais para me sentir fora de Portugal sem ir muito longe.

Locais visitados:
  • Jerez de La Frontera
  • Cadiz
  • Algeciras
  • La Linea
  • Gibraltar
  • Marbella
  • Benalmadena
  • Torremolinos
  • Málaga
  • Granada
  • Sierra Nevada
  • Sevilla
  • Huelva
  • Gibraléon
Fica então um resumo, daquilo que vi e posso dizer sobre cada local por onde passei.

- Jerez, sinceramente uma desilusão, não consegui ver nada que possa relatar.

- Cadiz, uma cidade portuária, com alguns apontamentos engraçados, mas que não me cativou, achei uma mistura de Sines com Quarteira (imaginem o resultado LoL).

- Algeciras, tinha curiosidade e ía com intenção de conhecer, não gostei do que vi por ser um pouco do estilo marroquina, limitei-me a ver "por alto" e segui viagem.

- La Linea, a entrada para Gibraltar, mais uma localidade sem interesse, o objectivo era mesmo chegar ao "calhau"

- Marbella, Benalmadena e Torremolinos, a primeira é a nossa Vilamoura (mas mais rica) e as outras duas, do género de Albufeira... Turismo e mais turismo de massas.

- Huelva, já conhecia, para quem estiver no Algarve e quiser ir passear à vizinha Espanha, é sempre uma boa hipótese, é agradável para um passeio curto.

- Gibraléon, fica a cerca de 50km da fronteira é uma vila sem nada para ver, mas onde se pode comer bem e barato (tapas)


Vamos aos pontos de paragem que valeram a viagem:

- Gibraltar, uma agradável surpresa (atenção que para entrarem é necessário B.I. ou Passaporte), sinceramente pensava que não passava de um calhau no meio do mar, que apenas devia ter uma bandeira inglesa e um farol, estava enganado e afinal é mesmo uma cidade britânica com turismo, empresas e vida própria, gostei, pois já estava integrado na casa dos nossos vizinhos (Espanha) e de repente senti-me noutro país ao entrar lá, eles a falarem inglês comigo e eu sempre a responder em espanhol (aqui senti-me um pouco espanhol mesmo LoL).
Tive o privilégio de atravessar um dos 10 aeroportos mais perigosos do mundo (tenho um gostinho especial por aviões e toda a sua logística) e estar uns minutos parado no centro da pista o que deu pra tirar umas fotos de recordação. Mas isto foi na saída de Gibraltar e aqui, é a parte em que julgo que qualquer um diz "NUNCA MAIS cá volto", isto porque, as condições para entrar e sair são as mesmas, simplesmente para entrar demoramos 2 ou 3 minutos e para sair entre 2 a 3 horas! Obrigam literalmente, todos os veículos que vão sair a esperar este tempo todo, porque simplesmente em vez de deixarem passar os carros directamente para a "fronteira" não, desviam o trânsito a 50metros da saída para uma avenida com quase 1km, depois como se isso não bastasse, montam um caminho que entra dentro do próprio aeroporto (partidas e chegadas) onde duas filas de trânsito se transformam em 5, depois estas 5 em apenas 1 e esta em 6, para no fim... formarem 2 filas, que passam a fronteira e revistarem a mala de 1 carro a cada 40!



O famoso aeroporto, trânsito parado no meio da pista​



- Málaga, grande cidade com muito para ver, infelizmente com tanto trânsito e a falta de estacionamento não deu para ver muito, mas o passeio de carro pela mesma já valeu a pena. As estadias neste local pareceram ser caras vias booking, daí ter ficado em Torremolinos (a 10m).



- Granada , de todo o roteiro foi a que se destacou mais, faz-se bem a pé, o que é uma vantagem e se vão de carro podem deixá-lo à volta da cidade para não pagarem bem os poucos parques subterrâneos que existem. Não fui a Alhambra, mas vi alguma informação e vale a pena, só não fui devido às condições climatéricas.
Come-se muito bem, para quem gosta de "picar" umas tapas (para quem não sabe, são como os nossos "petiscos" ou pinchos (fatias de pão com tudo e mais alguma coisa por cima, há bastantes combinações). E aqui na parte da comida, atenção, não é nada caro e quando pedem bebidas eles têm como tradição oferecer tapas (por exemplo: 6 croquetes de frango ou uma salada de massa), por isso, não peçam muito de uma vez, senão ficam cheios e sobra comida. Aconselho as zonas do centro e a Rua de Alhamar (foi onde comi melhor).
Existe uma zona de lojas marroquinas, perto da basílica que nos transportam para o mundo árabe, embora vendam todos a mesma coisa.

Os trajes da Semana Santa​



Basílica​




Mercado de artesanato (marroquino)​


- Serra Nevada, é a segunda vez que lá vou para esquiar e é a segunda vez que apanho mau tempo, cheira-me que está quase riscada do mapa como estância de ski, embora até goste do estilo de estância (aldeia na base das pistas), mas é um local que merece uma visita/passeio quando tem neve. Fora o alojamento que ainda se arranja algo em conta (em apartamentos) tudo o resto é caro (alimentação principalmente). Fica a 30km de Granada, que pode ser uma opção para ficar, embora depois contem com 10€ por dia de estacionamento se forem esquiar, tirando isso é merece sempre uma visita.

awww.mccullagh.org_db9_1ds_15_squaw_valley_sierra_nevada.jpg


[hr]

Hotel Zen ** - Situado em Torremolinos, como o próprio nome indica é um modesto hotel todo arranjadinho e estilo zen, muito descontraído e com boas condições para a classificação que tem (pequeno-almoço é mesmo de 2 estrelas, só mesmo o essencial). Reservei ao balcão mas via booking, sim isso mesmo, preços por noite com P.A. (agência - 55€ (balcão - 45€) e pelo booking ficou-me a 36€, por isso depois de saber o preço de balcão, abri o notebook já no hotel e reservei, 2m e estava a reserva a sair no fax :)
Tem parque estacionamento, 5€ por dia, embora esteja numa zona residencial que me pareceu segura, tinha o material de snowboard no carro, joguei pelo seguro porque o parque é vigiado 24h.



apt.quierohotel.com_hotel_zen_PF8669_6.jpg



Hotel Nazaries Business & SPA ***** - Fica numa das entradas de Granada e é o único cinco estrelas, da cadeia MA que só na cidade tem 7 hotéis. Penso que não é preciso dizer muito, pequeno-almoço bem composto (mas longe dos resort's do Caribe), cobram 15€/dia o estacionamento, mas existe à volta do mesmo, zonas de estacionamento gratuito. O SPA no 6º andar com vista pra Serra Nevada dá-lhe um toque especial, embora não seja muito grande e ainda nos obriguem a usar toca (e comprá-la se não tivermos), atendimento correspondente à categoria que tem, quartos com algum luxo e fica a 10m a pé do centro da cidade.






[hr]

O que comer (exemplos):


Tapas
awww.picturescolourlibrary.co.uk_loreswithlogo_8725138.jpg
(o preço normal a pagar por cada prato é entre 1,5€ e 3€)​
Queso Manchego
Gambas al ajillo
Jamon serrano
Tortilla Española
Gambas al pil pil
Ensaladilla Rusa
Patatas con ali-oli
Patatas bravas
Carne con tomate
Carrilera de buey
Costillas de cerdo
Pulpo a la Gallega
Champiñones al ajillo
Ensaladilla de mariscos
Pollo al ajillo
Albondigas​
Judias verdes​
Calamares Fritos​
Gambas al Ajillo​
Setas com Jerez​


Pinchos
aimages.travelpod.com_users_friesendm_4.1274396312.ready_for_tapas_and_pinchos___san_sebastian.jpg

(preços variam normalmente entre 1€ e 3€ a unidade)​


Raciones (pratos fortes)
(preços entre 8 a 30€, preço normal = 14€)​
Paella...​
Lomo de cerdo con...​
Solomillo de cerdo con...​
Presa Ibérica​
Parrilhada de carne​
Salmon ahumado con gulas​
Entrecot de buey​
Cheletillas de lechal​


Nota: o melhor presunto pata negra é desta zona e aproveitem a oportunidade!

[hr]

Dicas:
- Cuidado com os radares, aconselho usar GPS com alertas, porque há bastantes e alguns não identificados com placas.
- Atestar depósito (a bomba mais barata é logo a primeira de Ayamonte ou uma Shell perto do El Corte Inglés de Sevilla ou melhor em Gibraltar que é ao mesmo preço de Andorra).
- Utilizem as autovias (auto-estradas que não se pagam), só as autopistas são pagas (mas mesmo assim, não é o exagero de preços que se praticam cá).
- Esqueçam o horário entre as 13h e as 17h para fazer compras, está tudo a dormir a "siesta", ou seja, tudo fechado, aproveitem pra passear!
- Para quem não é católico, evite a semana santa, até enjoa, ver a mesma coisa em todo o lado a toda a hora.
- Se tiverem dúvida sobre alguma comida, perguntem o que é, em Granada são bastante atenciosos e acabam sempre por oferecer uma "prova", nada melhor pra se saber se gostamos ou não. Outras dúvidas também basta perguntar, que respondem a tudo com um sorriso.
- Se procuram um local calmo (sem barulho) para jantar, procurem um restaurante VAZIO, os espanhóis falam alto e à hora do jantar, vê-se mesmo que estão cheios de fome, é uma berraria que até dá dor de cabeça.

Conclusões:
- A maior conclusão que tirei destas férias foi sem dúvida, que adorava que o nosso país fosse como é culturalmente mas que pertencêssemos a Espanha! Fiquei com muita inveja das condições dos nossos vizinhos.

Alguma dúvida, basta peguntarem ;)
 
Última edição por um moderador:

Arkantos

Membro Novo
Parabéns pelo report, há algum tempo que quero ir visitar o sul de Espanha, por isso vou guardar o teu report como referência! :)
 

roller

Membro Conhecido
Olá! Parabéns pelo report!

Uma questão, as fotos que ai tens da Sierra Nevada foram tiradas por ti? A primeira foto, desculpa desde já, mas n é da Sierra Nevada, pelo menos da zona da estância como tem la um teleférico, deves ter-te enganado. Quem me dera que a estância da Sierra Nevada tivesse uma paisagem cheia de árvores.
 

Maria Pereira

Membro Conhecido
Tenho alguma curiosidade em explorar mais o sul de Espanha e também de visitar Gibraltar...
Obrigada pelo contributo. Também é bom conhecer os locais pelos "olhos" dos outros... quando for à descoberta já levo algumas referências.
Parabéns pelo report.
 

TeK

Membro Conhecido
Roller essa foto que referes não fui eu que tirei, mas fui pesquisar e não é na própria Sierra Nevada, mas fica mesmo lá ao lado em Güejar, eu não a achei estranha porque vi aquele lago quando estava a subir pra Serra Nevada.

 
Última edição por um moderador:

roller

Membro Conhecido
Sim a subir para a Sierra vê-se um lago, agora acho estranho pois a tua foto tem um teleférico e eu desconheço a existência de alguma estância de ski colada a sierra nevada. Pois a própria estância da sierra nevada luta por aumentar o domínio esquiavel e por estar inserida no parque natural não está fácil essa expansão.
 

TeK

Membro Conhecido
Pois, também desconhecia, mas retirei a foto de um site que falava só da Serra Nevada, não sei mas também é só uma foto ilustrativa da paisagem envolvente. ;)
 

CarpeDiemMan

Membro Conhecido
Boa tarde Tek

Eu já conheço alguma coisa do Sul de Espanha, mas ainda falta conhecer muitos sitios, e Granada parece-me que vale a pena uma paragem para visitar.
Em relação a Serra Nevada, tens tido azar, mas não desistas, vai lá um dia que é uma boa estancia. Eu pelo menos gostei, tem dos melhores snowparks onde já andei.
Gostei do Report, é sempre bom ver Reports de sitios menos "obvios".

Cumprimentos
 

Bee

Membro Conhecido
Fui até Sevilha e fiquei por aí... já vi que existem motivos para seguir viagem ;)
Obrigado pelo report
 

EmeGee

Membro Novo
Ricardo Silva_2722 disse:
Gostei muito deste report!
Também fiz um report sobre esta zona de Espanha, mas em autocaravana. Uma experiência única, uma passagem de ano espectacular.


Vejam em: [Report] Sul de Espanha em Autocaravana
Tens autocaravana? Estás interessado na companhia de 2 pessoas para viajar na semana da páscoa ou no mês de agosto? Com divisão de gastos obviamente :)
 
Top