Novidades

[Report] Riviera Maya - Bahia Principe Janeiro 2012

umbelina

Membro
Olá! Finalmente decidi-me a fazer o report das minhas fantásticas férias no México, mais concretamente Riviera Maya, no complexo Bahia Principe Akumal (recepção Golden),
Assim, e no dia 9 de Janeiro iniciei a minha viagem de sonho ao México . 10 horas de viagem, cansativo? Sim, mas algo de incrivel me esperava... E assim foi, ao aterrar no aeroporto de Cancun logo um ar húmido e quente nos bafejou, a aventura ia começar!

Tempo
Ia cheia de receio, pois ao analisar a metereologia os dias eram sempre chuvosos. Todos me diziam para não me preocupar mas claro que não conseguia deixar de pensar que iria para o paraíso e teria que ficar no quarto do hotel pois chuva e mesmo trovoada (também prevista!) não me deixaria gozar os dias há tanto planeados. Mas tudo correu muito bem. Chuva só um dia e todos os dias muito muito calor (e agora também lá é Inverno mas 30 graus!?). A todos quanto se preocupam com o tempo, ide sem receios e tal como o Tek me disse, preocupem-se unicamente para não perder o avião.

Hotel Bahia Principe
O complexo Bahia Principe e como já foi bastante referenciado fica longe (é o mais distante) do aeroporto. Mas, olhar de um lado para o outro e ver todos os viajantes/turistas entusiasmados, (engraçado que poucos eram aqueles que iam pela primeira vez ao México!),só pelo facto de estar na camioneta com ar condicionado (e dali já ninguém nos tirava!)a caminho de dias no paraíso (durante aqueles dias ali vividos não vivi a crise )já estava a valer a pena, e a 1h30m de distância (mais ou menos) não custa nada, mesmo nada!
Não tinha nenhuma expectativa formada (apesar do que li e aprendi neste fantástico portal), sobre o Bahia Principe, li bem e mal e estava determinada a fazer eu própria o julgamento da situação. Estava desejante de chegar e avaliar.
Gostei muito. Avaliação positiva. os porteiros vestidos como que prontos para um safari, os "meseiros" (empregados de mesa) na sua fatiota branca, alguns bem mais dispostos que outros mas igual em tantos outros locais.
O quarto simplesmente fantástico. Limpeza, arejado, grande nada apontar. A "nossa" Paulina era extraordinária, todos os dias nos premiava com moldes atoalhados em cima da cama sempre muito bem feita. As toalhas todos os dias repostas, gel de banho, champoo, águas Bahia Principe. Nada apontar. :agitado:

Buffet
A comida no resort é muito bem confeccionada e variada. Comida tipicamente mexicana, americana, japonesa, europeia. Os gelados, as sobremesas as frutas... Nada de nada a criticar. Comida sempre quente, sempre a ser feita ao momento (o caso das massas, dos hamburgueres e pizzas, de toda a comida mexicana). Muito boa e apetitosa.
Os pequenos almoços confesso que eram os meus preferidos, hotcakes (genero de panquecas) quentinhas com mel, um sumo natural, leite e cafe, e já nem consigo mais falar deste tema sem me crescer água na boca.

Restaurantes al Carte
Como ia em Lua de Mel tive direito a 4 restaurantes à minha escolha, optei pelo mexicano - Tequilla; o japonês - Mikado, o brasileiro - Tortuga e o El Pescador - Marisco. O Tortuga baldei-me pois já cheguei no dia agendado muito tarde ao hotel e só deu mesmo para os snacks (aberto 24 horas). Quanto aos outros 3 gostei de todos e por razões diferentes. O Mikado pelo espectáculo criado pelo chef japonês/mexicano, era comida confeccionada à nossa frente e claro o chef criou uma atmosfera apropriada com facas pelo ar, garfos, pratos e comida. Um show! O mexicano adorei a comida muito boa e o local do restaurante, perto do Tulum e junto à praia. O El Pescador a grande atenção do "meseiro" que nos atendeu, grande disponibilidade prestada.
As águas da piscina limpidas. Limpeza todas as tardes e o cheiro do cloro quase sem se dar por isso.
As piscinas são todas dotadas de pequenos jacuzzis bem agradáveis para um belo relaxamento, bem como as actividades diárias e constantes ao redor e dentro da piscina são uma constante (volleyball, dança, aeróbica, hidroginástica, polo aquático,etc) o que impõe um cenário de constante dinamismo e ligação com todo o staff do Bahia Príncipe. :boxing:

Praias
Pese embora tudo o que tinha lido sobre a "artificialidade" das praias avancem sem medos, e... Gostei muito. é verdade tem os sacos de areia para criar a tal piscina de mar, mas para mim são pormenores (eu escrevo para mim!). Gosto muito e água, mais de praia do que piscina e claro que deverá existir praias melhores na Riviera Maya (confio nos experts na matéria), mas todos quantos optem pelo Bahia Principe não criem qualquer expectativa ou algum sentimento de pena quanto à praia, ela é soberba. As águas têm uma cor (cor? as águas não têm cor!), azulinha, transparente, peixinhos ali mesmo ao pé de nós. A interecção que se cria entre nós e todo o envolvente é qualquer coisa de mágico e indiscritivel!
Espreguiçadeiras ao longo da praia, bares dotados de bebidas fenomenais (e provei tudo o que li aqui pelo Portal!), blue lagoon, sexo in Playa, daiquiris (o de banana o meu preferido!), água de coco, caipirinhas...E muito mais...

Câmbio
No Bahia Principe (o câmbio não é muito inferior ao da Praia del Carmen)
1 euro = 16 pesos
Na Praia del Carmen: 1 euro = 16,70 pesos (o melhor que consegui)
Podem levantar dinheiro nas ATM's é seguro, mas claro que se paga taxas, por isso quando levantarem levantem logo uma boa quantia e nas ATM's dos bancos pois as taxas são inferiores.

Compras
A maior parte das compras fiz na Praia del Carmen, desloquei-me inclusivamente ao Wallmarket (hipermercado na Praia del Carmen) para comprar picante mexicano e tequilla para trazer. Pessoal compensa mesmo, um frasco de picante 3pesos, no aeroporto o mais barato 21 pesos compensa ou não? Tequilla (frascos de 1 lt) 150 pesos no aeroporto nem sei, e nem quis saber!) Marboro (o meu marido fuma) comprou na Praia Del Carmen a 40 pesos (se comprarem comprem logo bastantes pois é uma marca que acaba bem depressa).
Algumas das compras também fiz na Hacienda D. Isabel (tipo entro comercial) que existe no Bahia Principe, bem como numas barraquinhas que estão fora da Hacienda. Acreditem que comprei alguns recuerdos bem mais baratos que na Praia del Carmen, o segredo está como já foi tantas vezes dito, mas eu repito novamente regatear, regatear, ver, não se mostrar muito interessado, regatear, regatear,..., regatear.

Transportes
Não parei muito no resort, e o meu transporte predilecto foram os transportes colectivos (as vans como eles chamam!). O meu marido (e porque tinha estado à 6 meses em Cuba) estava expectante quanto aos mesmos mas também se rendeu. Os transportes param à frente dos hoteís quando veêm potenciais clientes, alguns mesmo abrandam velocidade e fazem marcha atrás quando se apercebem da vinda tardia de alguns clientes. Fantástico. E estão sempre a passar então em direcção à Praia del Carmen nem se fala. São segurissimos e temos uma noção da realidade.
Outra coisa que me apercebi nos mexicanos(pelo menos na Riviera Maya) é a pontualidade são mega pontuais, se dizem ás 8h é mesmo ás 8h e não ás 8h5m. No dia que fomos a Chichen Itza-Coba-Tulum, fomos de taxi (um contacto facultado pelo Tek - mais uma vez obrigada!), e chegamos atrasados 30minutos já tinhamos duas chamadas do sr. para confirmar a nossa ida.

Xcaret
Xcaret Plus é a opção que vos recomendo. Qual a diferença? Temos direito a um cacifo para guardar as roupas, uma vez que é um parque aquático onde fazemos snorkelling grande parte do tempo e assim ficamos mais descansados. Têm ainda preparado um saco onde levam toalhas (também facultadas por eles) paranos darem logo após a saída dos rios.
Animais ao longo de todo o parque (golfinhos, raias, tartarugas, araras, golfinhos, bisontes,...) com quem podemos interagir. Muito bom!
Vários locais apraziveis ao longo do parque para visitar, praias, locais para fazer snorkelling, spa's.
Espectáculos para todos os gostos, ao longo de todo o dia culminando no final que é o show nocurno que conta a história do povo Maya e nos dá uma ideia do México, seus costumes e ideiais.A não perder.
Com o Xcaret Plus temos ainda direito a um almoço(buffet) num dos restaurantes do Parque ao nosso gosto. Os restaurantes são variados, comida mexicana, mediterrânea, ocidental,...
Um dia muito bem passado.

Chichen Itza
Uma das 7 maravilhas do mundo. Actualmente não podemos subir à pirâmide (e desde que foi eleita uma das maravilhas) mas toda a grandiosidade do local vale a pena.
Na pirâmide e ao bater palmas o som do cantar do passaro, (arrepiante), o estádio onde se jogava a pelota (tipo futebol mas jogado com as ancas pois o peso da bola ascendia entre os 3 e os 4 kg). Todas aquelas enormes pedras que constituem monumentos (ou actualmente pedaços deles) que nos transportam ao povo Maia, à sua devoção e mesmo criativa forma de vida. Fascinante e igualmente imperdivel.

Coba
Local onde pude subir a uma pirâmide. Digo que é muito muito cansativo mas que de igul proporção vale tanto a pena. Gostei muito! O parque é mais pequenino mas só o facto de puder subir a uma pirâmide (devo vos dizer que é duro mas cada degrau, vale a pena!). E lá no topo avistar aquela paisagem divinal e no regresso ser conduzida numa bicicleta por um mexicano verdadeiramente maia, e cheio de pedalada completa o verdadeiro quadro de uma aventura destemida.

Tulum
Infelizmente, e após alguns atrasos de que fomos nós unicamente culpados, não consegui visitar o parque de Tulum e a Praia Paraíso. Ficará para uma próxima, mas Tulum é um local com muito comércio, lombas e gente.


Este é um pequeno report da minha viagem, julgo ser pequeno pois o que vivi não dá para vos transmitir, e por isso tenho pena. Se precisarem de mais alguma informação disponham e passeiem muito eu fiquei com o bichinho, viciada mesmo.
 
  • Gostar
Reações: TSV

Oscar Reis

Membro Conhecido
...
Tempo
...como o Tek me disse, preocupem-se unicamente para não perder o avião.

Hotel Bahia Principe
...Gostei muito....

Buffet
...comida... bem confeccionada e variada...

Praias
...embora... a "artificialidade" das praias avancem sem medos, e... Gostei muito... não criem qualquer expectativa ou algum sentimento de pena quanto à praia, ela é soberba.

Este é um pequeno report da minha viagem, julgo ser pequeno...
Olá umbelina,

Tomei a liberdade de deixar algumas citações tuas, para quem tiver dúvidas... não as tenha.
Eu assino por baixo.

No final dizes que é um pequeno report, eu digo muito pequeno. :angel:
Onde estão as fotos?????
 

TeK

Membro Conhecido
Oi oi...

Só tenho a dizer, que revi cada passo das minhas duas idas e GRRRRRRR quero voltar rapidamente!

E de resto só tenho a comentar o seguinte:

- para a próxima mudas só para veres outra praia sem "baleias" :p

- pontuais os mexicanos? O José por acaso nisso é impecável (deve ser o único), mas da primeira vez que fui, um combinou comigo uma hora e não apareceu, outro com quem fizemos 2 tours, chegou sempre atrasado, primeiro 1h e depois uns 20m LoL

- Coba e Chichen, concordo plenamente, a sensação de liberdade que se tem no topo da pirâmide de Coba e a imponência do "império" de Chichen Itza são coisas que só vendo se sentem!

Nada mais a comentar, só depois de ver muitas fotos :)

E fico contente por a minha ajuda ter servido, VIVA MéXICO!
 

Bi-ajar

Membro Novo
OLÁ!

Gostei muito do Report... agora aguardamos as fotos!!!

Em contagem descrescente para o México...
 

CIDAL

Membro Novo
O que aconselho vivamente, é :
para quem já foi com TI e não parou no hotel.
teve a noção da quanto bonito e seguro é..
aluguem uma casa , á tantas e tão baratas e fiquem 15 dias ou mais.
a vida é muito barata e conhece-se muito mais...
 

sweetpea

Membro
Umbelina todo que disseste é verdadeiro. Já regressei da minha viagem ao Mexico e fiquei apaixonado... ver se coloco aqui o meu report também junto com algumas fotos :)
 

Moon

Membro Ativo
oi umbelina
percebi que ias visitar chitchen itza, coba e tulum no mesmo dia certo? ficou muito caro com o taxista? eu tambem gostava de fazer no mesmo dia e ficava um só dia para ver arqueologia, pensei alugar um carro mas o meu noivo não quer ter o trabalho de conduzir e estar preocupado com estradas e caminhos (apesar de todos me informarem que está td muito bem sinalizado).
Cumps
 

umbelina

Membro
oi umbelina
percebi que ias visitar chitchen itza, coba e tulum no mesmo dia certo? ficou muito caro com o taxista? eu tambem gostava de fazer no mesmo dia e ficava um só dia para ver arqueologia, pensei alugar um carro mas o meu noivo não quer ter o trabalho de conduzir e estar preocupado com estradas e caminhos (apesar de todos me informarem que está td muito bem sinalizado).
Cumps
É verdade Moon, visitei tudo no mesmo dia. Comecei cedo É verdade ás 7h15m mas valeu bem a pena.
Quanto ao taxista, nós optamos não só pelo descanso como foi uma forma de absorvermos alguma informação sobre o MÉxico. O nosso taxista relatou-nos um pouco da vida no MÉxico, hábitos e costumes. Muito bom, e alÉm do mais levou-nos a um restaurante tipicamente Maya (sem ele provavelmente não teriamos ido) e o cenote que visitámos não era minimamente alvo de turismo, por isso podemos deliciar-nos à vontade sem grandes confusões.

Vais gostar muito e o que precisares dispõe!
 

CarpeDiemMan

Membro Conhecido
Boa noite Umbelina

Para completar só falta mesmo as fotos :).
Ainda para mais estives-te no Akumal tal como eu. Era bom recordar.

Boas viagens
 

Oscar Reis

Membro Conhecido
Está dificil colocar as fotos... Não estou a conseguir :thumbdown:
umbelina,

Segue os links:

Fotos: https://www.portaldasviagens.com/topic/165-colocar-fotos-nas-mensagens/

Videos: https://www.portaldasviagens.com/topic/260-colocar-videos-nas-mensagens/

não precisas agradecer podes é por videos e fotos :agitado:
 
Top