Novidades

[Report] Marrakesh e Alto Atlas

Rui Pedro Mota

Membro Novo
Olá a Todos,
Bem aqui vai um pequeno Report da Minha viagem a Marrocos, (a primeira Viagem internacional)
antes de mais devo dizer que já lá vão uns valentes anos, e como é normal não me recordo de tudo.

A Desculpa perfeita para esta Viagem foi o Seminário "Geologie Sédimentaire et Paléontologie" na University Cadi Ayyad.


Tinha eu acabado de entrar na UC em 2003 e os "Doutores" Andavam a Organizar uma ida ao Seminário em Marrocos.

"Curso fantástico" acabado de entrar, praxes e Viagens,
não fui muito activo na preparação da Viagem, pois fui convidado, e fui o único Caloiro a Marcar presença !

A Viagem até Marrakesh foi feita por algumas etapas,
saída de Coimbra em Autocarro até Sevilha (ficamos apenas 1h à espera da ligação, mas deu para perceber que deveria ser uma cidade fantástica, ficou no ar a promessa de voltar),

troca de autocarro em Sevilha e Seguimos Viagem até Algeciras, em Algeciras ficamos cerca de 4h à espera do ferry, pois entretanto conseguimos um melhor negócio do que aquele que estava programado, devido ao tamanho do Grupo (13Pessoas) conseguimos negociar com a companhia, e a vencedora foi a que ofereceu ida e volta ao preço de ida. :)

depois de atravessar o estreito até Tanger, à saída do Ferry a primeira reacção, todos esperávamos que nos viessem falar do Figo e do Eusebio, ou talvez da Amalia, mas não ...., foi do tipo,

" oh português? português é amigo, teso como marroquino, "
" Carlos Cruz, 1,2,3, BIBI , BIBI"

e todos nós ficamos :0 WTF ????!!!!

tinha acabado de estoirar o caso "Casa Pia" e fomos recebidos com esse tema :) ,

depois do Porto, demos uma pequeníssima volta por tanger, com as malas atrás, depois procuramos por taxis que nos levassem à estação de comboios,
todos ficamos com a ideia que Tanger não seria uma cidade muito segura, até para a policia olhávamos desconfiados,

lá arranjamos um Taxi, e qual o meu espanto que o taxi tinha capacidade para quantas pessoas quiséssemos desde que nos aguentássemos lá dentro?

então no taxi onde fui, íamos 7 pessoas, mais motorista e as respectivas malas dos 7 passageiros, foi a primeira grande aventura aquela pequena viagem, carro superlotado, e sinais de transito e informação nas faixas de rodagem é coisa de ocidentais que para eles marroquinos serviam de decoração.

Lá chegamos à estação de comboios de Tanger e lá ficamos 12H, sim é isso mesmo, 12H.
Só tínhamos comboio para Marraquesh ás 23h.

Fizemos de tudo nessas 12h, desde comer, dormir, jogar cartas, dançar, cantar, etc etc, (comprar Whisky na "candonga") e entre turnos lá íamos nos organizando e saindo um pouco para dar uma volta nas imediações da estação, enquanto alguns ficavam a tomar conta das malas.
A Coisa que mais me marcou na estação, foi a limpeza, durante aquelas 12h quase que não houveram passageiros, os wc , cinzeiros etc não eram usados, mas lá estava a senhora da limpeza sempre a limpar o que estava limpo e o fiscal sempre atrás dela, a reclamar para limpar o que já brilhava, :)

Chegou a hora de embarcar rumo a marraquesh, e foram mais umas horas de paródia total, mil e uma brincadeiras até chegar o sono e descansarmos um pouco,

chegados a Marrakesh, uau, que cheiro, espectacular, que calor, que luz fantástica o sol tinha naquelas bandas,

como combinado com uma professora da Univ Cadi Ayyad, lá estava ela para nos receber e dar boleia aos 13 no seu peugot 406, claro uma tarefa impossível, mais uns taxis e tal e rumamos até à residência universitária onde íamos pernoitar,

uma ala inteira da residência só para nós (era o que pensávamos), escolher os quartos, arrumar as malas e rumar à Praça Jemaa El Fna,

uau era incrível , que ambiente espectacular,
cheiros, cores, animais, tralhas, lojas, muitas lojas, um mundo sem fim ,
Compras MUITAS compras, regateamos e regateamos, e fizemos bons negócios, (pensávamos nós) ,

no dia seguinte começou o seminário, e lá fomos nós à hora do "coffee break", afinal era o pequeno almoço incluído na nossa estadia, lol , e lá continuávamos por mais 1,5h até à hora de almoço, que também estava incluído no custo do seminário, almoço servido nas cantinas da Univ.
As tardes foram passadas a explorar a cidade, a medina e tudo o que estava à volta,
fomos andar de camelo na Palmerie, visitar os Jardins Majorelle, isto durante os 3 dias que estivemos em Marrakesh,

depois rumamos em excursão pelo Atlas, visitando locais de interesse Geológico, fantástico, dormimos num Hotel no meio do Atlas, onde este tinha uma tenda onde foi efectuada a refeição do Jantar, visitamos aldeias e cidades pelo meio do atlas, recordo-me apenas do nome de uma das povoações "Beni Mellal" onde tinha um mercado que vendiam sapatos usados, em muito mau estado, tinha uma fabulosa banca de velharias, onde encontramos uma moeda de 50 escudos à qual nos pediram perto de 10€ , lol , encontramos fosseis e mais fosseis à venda, muitos deles falsificados, (como é que se lembram destas coisas, e são os mais vendidos para os turistas, uma vez que são bem mais bonitos que os verdadeiros) lol,
aventuras no meio do atlas do estilo o autocarro avariar, e no raio de 50kms não haver nada, termos que empurrar o autocarro porque estava sem bateria, e os senhores cientistas lá continuavam sentadinhos, enquanto os "Putos" (os colegas deixaram de ter a conotação de Doutores, ao estar presente esta elite europeia do mundo da Sedimentologia e Paleontologia) resolviam o assunto e inventavam na mecânica,
sempre prontos para a farra, lá decidimos partilhar as garrafas de vinho do Porto com o nosso querido motorista, mas arrependemo-nos , o homem ficou totalmente embriagado e como não havia outro teve que ser ele a continuar a dirigir o Bus, claro, alto raspanete da elite europeia e dos professores da Univ, mas foi divertido , lol .
O que me ficou também do atlas, é que podemos pensar que estamos sozinhos, por vezes chegamos a andar horas no Bus sem ver vestigios de população, mas mal parava o autocarro, lá apareciam meia duzia de Putos, com um olhar curioso, muitas vezes pensavamos se eles não viviam por debaixo das pedras , lol, tal a rapidez que apareciam mal se desligava o motor.

depois voltamos a marrakesh, e foram mais 2 ou 3 dias pela cidade, e experimentamos roupas, e entramos em casas típicas, fomos fazendo amizades, ver espectáculos, ver a magicalidade da Praça Jemaa El Fna, que enquanto tomava-mos um chã no "Café Paris" tudo o que estava na praça desaparecia e apareciam as bancas da comida, sem que déssemos conta dessa transformação. Mágico mesmo

em relação à residência, da mais alta qualidade,
pensado nós que estávamos sózinhos naquela ala, fomos fazendo as nossas night partys, até que....

apareceram 2 marroquinas aos gritos e mais gritos sempre em arabe, e nós sem perceber o que se passava,
afinal elas sempre lá estiveram, lol,
nós é que não sabíamos ,
e já estavam fartas do nosso barulho,
um pedido de desculpas não aceite, e lá continuamos a festa, :)
consciencia pesada, lá fomos convida-las para sair no dia seguinte, e pagar o jantar,
e fizemos mais umas amigas,
e depois de já nos termos apercebido que a cada dia que passava pagava-mos cada vez menos pelas coisas, ficamos malucos, pois afinal continuava-mos a pagar balurdios,

claro que sempre regateamos e muito,
mas chegava a um limite, quando estavamos 5 pessoas, para fazer uma viagem de taxi de 7kms e já tinhamos conseguido o preço de perto de 1,50€, achávamos nós que era o mais barato que conseguia-mos,
qual não é o meu espanto que fui com as marroquinas no taxi, e elas disseram um valor de 3 dirhams , e eu achei que pelas contas, 3 dirhams a cada um não teria sido alto negócio, mas um bom negócio, qual o espanto que era o valor total a pagar e não por cada 1.

muitas aventuras e visitas feitas pelo meio disto tudo,
e chegou a hora de regressar,
mais uma aventura no regresso,


prometo depois colocar algumas fotos, (naquela altura ainda não tinha maquina digital, era à moda antiga, rolos e mais rolos e muitas fotos queimadas)

espero não ter sido um testemunho muito maçudo !!

Cumprimentos

PS: Depois faço os reports dos outros Locais que visitei.
 

Rui Pedro Mota

Membro Novo
estou a ver as fotos para "postar" aqui e já me fartei de rir :)

já se passarem mesmo muitos anos,
fartei-me de rir com as calças à "boca de sino", com o "cabelinho"
e só de pensar que tenho mais 10kg é que parei de rir :)

relembro que as fotos foram digitalizadas,

foram tiradas numa modesta "Pentax" de rolo, por isso a qualidade não é das melhores.

que saudades destes momentos,
e de ouvir o chamamento para rezar de madrugada !
 

Rui Pedro Mota

Membro Novo
pronto cá estão as ditas fotos,
não era desta forma que as queria adicionar,
mas não percebi o que aconteceu,
mas dá para terem uma ideia do que falei.
Cumprimentos
faltava esta :)
 

Bruno Machado

Membro Ativo
excelente. o povo africano fascina-me! espero um dia poder visitar algum país africano. é um bom report, ainda para mais com todas essas pericipecias que fazem certamente com que te recordes inumeras vezes dessa viagem. :)
 

Bee

Membro Conhecido
Olá Rui,

Obrigado por partilhares a tua viagem connosco... era contudo escusado o réptil...
Ca nojo!!!! :lol:
 
Top