Novidades

Xel-Há em colectivo

KateOliveira

Membro Novo
Boa noite caríssimos viajantes,

Vou para o Mexico dia 27 de Junho para o Catalonia Yucatan Beach, pela segunda vez.
Gostava de repetir entre outras excursões, Xel-Ha.
Alguém que já esteve no Catalonia Yucatan pode explicar-me a "logística" dos colectivos? Tenho que atravessar o puerto aventuras todo, a pé, até chegar à estrada principal ou os colectivos entram dentro do complexo puerto aventuras?
Caso tenha que apanhar o colectivo na estrada principal, como identifico o colectivo? Qual o aspecto deles?
A última vez, fui em excursão, logo não prestei atenção a estes promenores... o_O
Help? :)
 

rum

Membro Conhecido
Os colectivos só circulam na carretera federal. São carrinhas, digo eu, de 9 lugares mas que circulam com quantos couberem lá dentro... São fáceis de identificar, brancas com uma risca horizontal azul ou vermelha, e por norma dizem colectivo à frente. É só fazer sinal que eles param a não ser que vá cheio... mas se for o caso eles fazem sinal a dizer que não cabem mais... Para Xel-Há terás que atravessar a carretera para o outro lado já que vais para sul. É muito provável que à entrada de Puerto Aventurar possa haver colectivos parados à espera de passageiros, e só saem quando estão cheios. Só tens de perguntar se há algum colectivo que vá para Tulum e pedir para sair em Xel-há, se apanhares na carretera ao entrar dizes o destino e serás entregue... se não disseres... paras em Tulum...
 

Marcio Costa

Membro Ativo
Normalmente quando se aproximam de algum ponto de interesse/turístico, eles dizem com alguma antecedência onde estamos a chegar e Xel Ha é um desses pontos. Fiz a semana passada Xel Ha num dia e Akumal noutro e ambos os sítios foram anunciados em alto e bom som :) , tal como os hotéis.
 
Última edição por um moderador:

KateOliveira

Membro Novo
Obrigada!! Foi uma grande ajuda... Acho que vou optar por ir de colectivo e comprar pelo site os bilhetes... Parecendo que não, ainda se poupa uns trocos! :)
 

sonia_pgf

Membro Novo
Normalmente quando se aproximam de algum ponto de interesse/turístico, eles dizem com alguma antecedência onde estamos a chegar e Xel Ha é um desses pontos. Fiz a semana passada Xel Ha num dia e Akumal noutro e ambos os sítios foram anunciados em alto e bom som :) , tal como os hotéis.
Olá Márcio, vou estar no inicio de junho na zona de Playa del Carmen e também queria ir até Akumal de coletivo. Poderia me dar umas dicas? Quanto tempo é de viagem? O preço? Os bilhetes compram-se a bordo ou na "paragem" também vendem? As carrinhas vão muito lotadas? etc...;)
 
Última edição:

Marcio Costa

Membro Ativo
Olá Márcio, vou estar no inicio de junho na zona de Playa del Carmen e também queria ir até Akumal de coletivo. Poderia me dar umas dicas? Quanto tempo é de viagem? O preço? Os bilhetes compram-se a bordo ou na "paragem" também vendem? As carrinhas vão muito lotadas? etc...;)
Bom dia,
como estava mesmo ali ao lado, Playacar, fui apanhar o colectivo ao terminal (calle 2 nte). O colectivo só costuma sair da base quando está cheio, às vezes até com uma ou duas pessoas a mais (mas ninguém vai em pé). A viagem deve durar +/- meia hora, e o bilhete é comprado a bordo quando se chega ao destino. Relativamente ao preço ou foi 40 ou 45 pesos...acho que paguei 40 para Akumal e 45 para Xel Ha.
 
Última edição por um moderador:

sonia_pgf

Membro Novo
Bom dia,
como estava mesmo ali ao lado, Playacar, fui apanhar o colectivo ao terminal (calle 2 nte). O colectivo só costuma sair da base quando está cheio, às vezes até com uma ou duas pessoas a mais (mas ninguém vai em pé). A viagem deve durar +/- meia hora, e o bilhete é comprado a bordo quando se chega ao destino. Relativamente ao preço ou foi 40 ou 45 pesos...acho que paguei 40 para Akumal e 45 para Xel Ha.
Bom dia! Eu vou para o Riu Yucatan, será muito longe do terminal? Dá para pagar em euros (ainda não sei se vou cambiar moeda)?
 

Marcio Costa

Membro Ativo
Bom dia! Eu vou para o Riu Yucatan, será muito longe do terminal? Dá para pagar em euros (ainda não sei se vou cambiar moeda)?
Vendo no google maps, a pé ainda deve ser uma meia hora. O táxi do Lupita à 5ª Avenida eram 90 pesos, do Yucatan também deve andar dentro desses valores. Mas até é possível que o hotel tenha um autocarro que faça a ligação até a 5ª Avenida.
Se calhar até dá para pagar em euros, mas aconselho o peso para tudo, até porque as taxas de conversão são diferentes de sítio para sítio. As taxas variam dos 17 aos 21 pesos por euro. Para levantar dinheiro em atm, sempre nos bancos, que é muito mais barato.
 
Última edição por um moderador:

sonia_pgf

Membro Novo
Vendo no google maps, a pé ainda deve ser uma meia hora. O táxi do Lupita à 5ª Avenida eram 90 pesos, do Yucatan também deve andar dentro desses valores. Mas até é possível que o hotel tenha um autocarro que faça a ligação até a 5ª Avenida.
Se calhar até dá para pagar em euros, mas aconselho o peso para tudo, até porque as taxas de conversão são diferentes de sítio para sítio. As taxas variam dos 17 aos 21 pesos por euro. Para levantar dinheiro em atm, sempre nos bancos, que é muito mais barato.
Pelo que eu já li, há um vai-vem do Lupita que faz Ligação à praia e a Playa del Carmen, se calhar podia apanhá-lo; a única questão são os horários (acho que para Akumal se tem que ir muito cedo para não apanhar multidões e o vai vem só começa pelas 8/8h30). Obrigada pela dica da moeda, estava em dúvida mas se me diz que compensa acho que vou mesmo cambiar.
 

Marcio Costa

Membro Ativo
Realmente há esse vai-vem do Lupita, mas é mesmo só do Lupita porque os motoristas não deixam entrar mais ninguém. E também não passa pelo Yucatan.
 

sonia_pgf

Membro Novo
Realmente há esse vai-vem do Lupita, mas é mesmo só do Lupita porque os motoristas não deixam entrar mais ninguém. E também não passa pelo Yucatan.
:( já me estragaram os planos, pensei que por ser tudo RIU podíamos andar à vontade. Vou ter mesmo que ir de táxi até á paragem do coletivo. Obrigada pela ajuda.
 

rum

Membro Conhecido
Bom dia! Eu vou para o Riu Yucatan, será muito longe do terminal? Dá para pagar em euros (ainda não sei se vou cambiar moeda)?
Digo eu sem conhecer Playacar que será mais fácil e rápido ires até à porta do complexo e apanhar diretamente na carretera federal... é só fazer sinal que eles param mesmo que não faças sinal eles abrandam para se fazerem ver. E à porta dos resorts também é normal haver colectivos parados à espera de passageiros. É possível pagar em Euros, mas dificultam porque são valores baixos e garantidamente que vais ficar a perder dinheiro. E é quase certo que não te aceitam moedas (euros), só notas e receberás o troco em pesos ou eventualmente em euros (moedas) se eles tiverem.
 

sonia_pgf

Membro Novo
Digo eu sem conhecer Playacar que será mais fácil e rápido ires até à porta do complexo e apanhar diretamente na carretera federal... é só fazer sinal que eles param mesmo que não faças sinal eles abrandam para se fazerem ver. E à porta dos resorts também é normal haver colectivos parados à espera de passageiros. É possível pagar em Euros, mas dificultam porque são valores baixos e garantidamente que vais ficar a perder dinheiro. E é quase certo que não te aceitam moedas (euros), só notas e receberás o troco em pesos ou eventualmente em euros (moedas) se eles tiverem.
Se calhar o mais seguro (para não me perder) é mesmo apanhar um transporte à porta do hotel e ir até à paragem do coletivo. Pelo que eu vi no Google Maps a distância para a estrada e para a central de autocarros é mais ou menos a mesma e mais de meia hora a pé. Quanto aos pagamentos tens toda a razão, na República Dominicana também era assim, sempre que comprava lembrancinhas vinha com os bolsos cheios de pesos dominicanos.;););)
 

sonia_pgf

Membro Novo
Olha aqui estou eu! Sobrevivi ao colectivo :p:p:p:p Brincadeira! Foi super tranquilo e faz-se muito bem a viagem. Fui pela praia até á Calle 2 nte apanhar o colectivo, em 20 minutos cheguei a Akumal. O pior foi o regresso, saí na Carretera à entrada do condomínio de Playacar mas ninguém me soube dar indicações. Claro que andei perdida, pedi de novo indicações ao segurança de um Iberostar e mandou-me para o Lupita! :eek: A minha sorte foi encontrar um grande autocarro com uma placa a dizer "Riu Hotels", era o tal vai-vem que anda entre o Lupita e a praia, pedi ajuda e o motorista deu-me boleia até ao Riu Palace e dai já sabia o o caminho. Para a próxima só com mapa ou pela praia. ;)
 

rum

Membro Conhecido
Sim existe. Os colectivos circulam ao longo de toda a carretera federa desde Playa del Carmen até Tulum, passa por Playacar e Xcaret e vice versa. Circulam também desde Playa del Carmen até Cancun e Vice versa, sempre ao longo da carretera federal.
 

Eloisa Loureiro

Membro Conhecido
Já agora quem já lá esteve merece a pena?
Vou ficar no hotel Palladium e estou a ponderar ir a Xel-há
Mas não percebo se fica longe ou não... táxi? Ou os ditos autocarros?
 
Última edição por um moderador:

rum

Membro Conhecido
Já agora quem já lá esteve merece a pena?
Vou ficar no hotel Palladium e estou a ponderar ir a xel ha
Mas não percebo se fica longe ou não... táxi? Ou os ditos autocarros?
Ficar perto, uns 20 Km. É muito fácil ir de coletivo. Há coletivos parados à porta do hotel, é só esperar que encham e arrancam. Se não houver, passas a estrada para o outro lado e mandas parar um na estrada.
 
Top