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Voos TAP operados pela Hifly - downgrade conforto/serviço e overbooking

Boa tarde,

Tenho para breve uma viagem de Lisboa a Punta Cana, supostamente operada pela Tap Portugal em avião A330 Neo. Soube recentemente através de amigos, que a Tap alugou durante alguns meses, aeronaves da companhia Hifly (Tripulação e manutenção feitas por esta mesma companhia) para fazer os voos Lisboa - Punta Cana.
Pelo que verifico através do site Flight Radar, as matrículas das aeronaves usadas para estes voos, são dois A340-300, tem idades entre os 17 e os 22 anos . Um deles nem oferece entretinimento a bordo individual (aquelas tvs individuais que tem nos A330 Neo da Tap). Por outro lado, a classe executiva desses mesmos aparelhos da Hifly, são bastante inferiores aos da Tap.
Observo igualmente que todos os voos (ida e volta) nesta rota, apresentam atrasos significativos. Como não bastasse e aqui o maior problema, é que tem existido overbooking dado que as aeronaves inicialmente vendidas para os voos (os tais A330 Neo da Tap) tem mais lugares que os A340-300 da Hifly.

É legítimo por parte da Tap fazer troca de operador e não informar os clientes se aceitam?

Através do contact center deles, não me souberam responder, ao qual sugeriram que enviasse email. Email enviado mas sem qualquer resposta até então.

Alguém aqui do fórum que tenha recentemente passado por esta situação?
 

AnitaF

Membro Ativo
Bom dia,

Se sabe que a TAP alugou alguns aviões à Hifly também sabe as razões para tal acontecer. Todos nós sabemos dos problemas que a TAP tem tido e dos cancelamentos que ocorreram recentemente devido à incapacidade de dar resposta à imensa procura o que provocou que imensas pessoas ficassem em terra e com todos os transtornos inerentes.

Não creio que a TAP tenha que avisar se alterou o modelo do avião, desde que assegure a viagem e a segurança do passageiro.

Daqui a uns dias também irei numa outra rota num avião da Hifly, o qual também não foi o escolhido mas o importante é que vou!

Não se preocupe com o downgrade de classe, no contexto atual tem sorte que a viagem se realize! ;)
 
Olá AnitaF

compreendo o que diz e, efectivamente, já é uma sorte haver voo.
Na realidade as companhias sabiam que nao tinham recursos suficientes para esta altura do ano, dado que optaram por nao renovar um sem número de contratos na altura da pandemia.
Na realidade as vendas das passagens aéreas para o verão, iniciaram vários meses atrás, o que deixou a antever o panorama actual. Isto se acrescer o facto de que muitos dos recursos indisponíveis requerem especialização e validação, deveriam (as cias) acautelado devidamente e atempadamente esta situação.
Quanto ao downgrade de serviço/classe, tudo depende de cada um, pois se paga para ir numa determinada companhia aérea, que tem uma dada frota, não é justo ser surpreendido na porta de embarque (sim, porque até hoje a companhia não avisou de qualquer alteração) de que não vai voar na tap nem tao pouco nos seus aviões. É gato por lebre, nomeadamente nas classes superiores, quando temos ida e volta a 4000 euros por uma passagem aérea em executiva.
Mas la está, depende muito do que cada passageiro pretende.

Sensato no mínimo, seria avisar os passageiros e dar opção de reembolso do valor pago e/ou remarcacao de data. Existem companhias aéreas que o fazem. Não na tap.
 

AnitaF

Membro Ativo
Olá,

Compreendo e partilho a sua frustração.

No entanto, é como referiu: as companhias áreas (e não foi só a TAP) não acautelaram o boom previsto para o Verão e foram vendendo, vendendo e eles sem aviões e pessoal para fazer face a toda a esta procura. Claro que o resultado foi aquele que todos nós vimos, tendo inclusive a TAP, a semana passada recorrido a pedido de voluntariado de pessoal de terra de forma a dar apoio às necessidades dos passageiros. Uma verdadeiro absurdo numa altura em que reina o desespero para conseguir dar resposta à época alta.

Os cancelamentos e atrasos mantêm-se e assim vai continuar. Se venderam "gato por lebre"? É claro que sim. Quem vai pagar? Os mesmos de sempre!

Sinceramente no contexto atual e com experiência na primeira pessoa asseguro-lhe que já fico satisfeita de não ficar em terra. Neste momento, por mais legítimo que seja, temos de baixar as expetativas e os nossos padrões individuais de exigências. Não é conformismo, mas é quase isso, infelizmente!
 

basapistas

Membro Conhecido
Infelizmente... Muito provavelmente nas condições contratuais esta situação estará acautelada pela companhia área... Mas nada como fazer queixa, provedor do viajante ou ministério das infraestruturas e transportes, dado que quando se reserva um voo é referido o modelo aparelho e a companhia, e claramente há um downgrade... Isto é o mesmo de pagar preço TAP e depois ir na Iberojet ou world2fly!

E a questão de já ter sorte em ir viajar... Não faz sentido, pois a TAP deveria preocupar-se em pelo menos informar os passageiros da mudança da aeronave, fornecer algum tipo de compensação... Pois quando vendeu os voos já deveria saber se os iria conseguir realizar ao não, isto chama-se planeamento e mesmo que houvesse um problema, preocupar-se com a satisfação dos clientes...

Está situação para um companhia de bandeira e com preços de acordo com isso, não é inadmissível e talvez não seja por mero acaso k colocaram a hifly a fazer essa rota, que tem maioritariamente passageiros portugueses!
A TAAG diariamente tem um voo Lisboa -luanda realizado nessas condições!

É uma mera opinião...
 
Infelizmente... Muito provavelmente nas condições contratuais esta situação estará acautelada pela companhia área... Mas nada como fazer queixa, provedor do viajante ou ministério das infraestruturas e transportes, dado que quando se reserva um voo é referido o modelo aparelho e a companhia, e claramente há um downgrade... Isto é o mesmo de pagar preço TAP e depois ir na Iberojet ou world2fly!

E a questão de já ter sorte em ir viajar... Não faz sentido, pois a TAP deveria preocupar-se em pelo menos informar os passageiros da mudança da aeronave, fornecer algum tipo de compensação... Pois quando vendeu os voos já deveria saber se os iria conseguir realizar ao não, isto chama-se planeamento e mesmo que houvesse um problema, preocupar-se com a satisfação dos clientes...

Está situação para um companhia de bandeira e com preços de acordo com isso, não é inadmissível e talvez não seja por mero acaso k colocaram a hifly a fazer essa rota, que tem maioritariamente passageiros portugueses!
A TAAG diariamente tem um voo Lisboa -luanda realizado nessas condições!

É uma mera opinião...
bom dia

totalmente de acordo.
A somar a isto, temos a condição de que a aeronave a operar pela hifly, ter capacidade inferior em número de lugares comparativamente à que era para ser usada pela tap (cerca de menos 40 lugares).
Tanto quanto sei, tem havido overbooking em grande parte dos voos nesta rota. Acho que nenhum passageiro que vá de férias, esteja interessado nesta situação.
Se forem o website flight radar, colocando os números dos voos em causa (tp179/tp178), verificam também que sistematicamente os atrasos são significativos.
Ainda ontem a aeronave saiu com mais de 2 horas de atraso. Esta situação também é certa e bem conhecida pela tap, dado que a mesma aeronave, serve várias outras rotas (também tap) nos mesmos dias de Punta cana, com horários muito apertados…

Continuam porém, a vender escolhas de lugares (a preços bem elevados) que no entanto nem sequer cumpre com o que dizem propor (mais espaço para pernas, maior reclinação, tomada individual usb…), pois a aeronave em uso (actualmente matrícula 9H-SOL da hifly) não oferece essas possibilidades.

Enquanto passageiros, devíamos no mínimo, reclamar destas ocorrências.

Não vejo outras companhias de bandeira (Turkish, Emirates,…) a oferecer um downgrade a longo termo aos seus passageiros, muito menos a nem sequer os informar ou possibilitar cancelar/remarcar…
 

NunoCorreia

Membro Conhecido
bom dia

totalmente de acordo.
A somar a isto, temos a condição de que a aeronave a operar pela hifly, ter capacidade inferior em número de lugares comparativamente à que era para ser usada pela tap (cerca de menos 40 lugares).
Tanto quanto sei, tem havido overbooking em grande parte dos voos nesta rota. Acho que nenhum passageiro que vá de férias, esteja interessado nesta situação.
Se forem o website flight radar, colocando os números dos voos em causa (tp179/tp178), verificam também que sistematicamente os atrasos são significativos.
Ainda ontem a aeronave saiu com mais de 2 horas de atraso. Esta situação também é certa e bem conhecida pela tap, dado que a mesma aeronave, serve várias outras rotas (também tap) nos mesmos dias de Punta cana, com horários muito apertados…

Continuam porém, a vender escolhas de lugares (a preços bem elevados) que no entanto nem sequer cumpre com o que dizem propor (mais espaço para pernas, maior reclinação, tomada individual usb…), pois a aeronave em uso (actualmente matrícula 9H-SOL da hifly) não oferece essas possibilidades.

Enquanto passageiros, devíamos no mínimo, reclamar destas ocorrências.

Não vejo outras companhias de bandeira (Turkish, Emirates,…) a oferecer um downgrade a longo termo aos seus passageiros, muito menos a nem sequer os informar ou possibilitar cancelar/remarcar…
Eu acho que todos os clientes devem reclamar quando têm fundamento, o que é o seu caso. Então paga-se por "fruta embalada" e depois dão-nos fruta do chão?
 
E a saga continua… desta vez com a intervenção da PSP…


Passageiros da TAP chamam a PSP após recusarem-se a embarcar em avião de outra companhia - Portugal - Correio da Manhã


Quanto ao meu caso, reclamação feita no portal da TAP e no livro de reclamações on-line. Até agora sem qualquer resposta por parte da TAP.
Posso referir que realmente quer o avião quer o serviço da hifly são medíocres. Não ia com a expectativa de uma Turkish ou Emirates, mas realmente comprei “gato por lebre”.
 

Flecha

Membro Conhecido
A rota de Punta Cana já foi encerrada pela tap, pelas fracas taxas de ocupação.
Últimos voos creio que são em Setembro.
 
Última edição por um moderador:
A rota de Punta Cana já foi encerrada pela tap, pelas fracas taxas de ocupação.
Últimos voos creio que são em Setembro.
Na realidade, pelo menos nos meses de verão, os voos estão quase todos Overbooked. No regresso lembro-me de terem ficado 21 passageiros em terra.

curioso também, é que boa parte dos passageiros são oriundos de outros países da Europa.
 
Última edição por um moderador:
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