Novidades

Voos com crianças a partir de 2 anos, por norma, pagam como adulto!

Cláudio Pereira

Membro Conhecido
Olá a todos.

Este fim-de-semana, ao comprar voo para nós os 3 (casal e filha de 2 anos), reparei que o preço para a criança é exactamente igual ao de um adulto.
Compreendo que ao ocupar um assento, já será diferente de ir ao colo e não ocupar nenhum. Agora, não podemos equiparar uma criança, ainda para mais de 2 anos que nem fala, a um adulto !
Em transporte terrestre as crianças pagam menos, e bem, naturalmente. Não compreendo como é possível ser diferente para voos.

Li as condições da companhia e procurei na internet acerca do assunto. Dizem que depende do voo e da tarifa escolhida. O certo é que nós pagámos 615€ para os 3 para Palma de Maiorca. A criança pagou o mesmo que nós, 205€ !

Fiquei indignado com esta injustiça.
 
Última edição por um moderador:

ploferreira

Administrador
Staff
Bem, se a criança viajar ao colo de um dos pais ainda vejo algum sentido... agora a partir do momento em que tem de ocupar o seu assento, é um lugar que a companhia deixa de vender e para a companhia tanto faz se o ocupante fala ou não.
Alguém tem de pagar as taxas, combustível, etc. :)
 

Cláudio Pereira

Membro Conhecido
Eu compreendo isso, mas também vejo que uma criança paga sempre menos quer seja no metropolitano, autocarro, barco, etc. E aí também ocupa um assento.
Mais, num voo o peso conta e muito, e uma criança de 2 anos não pesa o mesmo do que um adulto.
 

L_C

Membro
A criança paga menos, uma diferenca minima mas paga menos.. creio que a diferenca esta nas taxas. compreendo a indignação, mas a verdade é que é a partir do momento em que ocupa lugar...
 

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
Bom dia @Cláudio Pereira ,

A diferença está no preço do avião e nunca nas taxas ...

A questão é esta:
- quanto mais baixa for a tarifa, mais restrições tem e menor é o desconto da criança existindo casos em que não há...

A verdade nua e crua é esta: queres pagas... não queres muda de companhia...
Cada vez mais há da parte das companhias um aproveitar de todos os detalhes para ganhar €€€ (não estou contra nem a favor) é o negócio deles e temos de respeitar...

Claro que não podemos analisar o caso pelo peso da criança ;), repara..
- vai sentada num lugar normal e tem direito ao mesmo peso de bagagem de 1 adulto... "olhando" para o que escrevi antes... só não é "adulto" porque é 1 criança :D..

Meu caro... o problema é que os preços estão cada vez mais espremidos, não deixando grande margem para dar descontos as crianças... ;)

Boas viagens para todos :)
 

Cláudio Pereira

Membro Conhecido
Olá @Paulo Leite , espero que esteja tudo bem contigo.
Há aqui um facto que é incontornável, uma criança, em qualquer serviço é diferenciada de um adulto. Desde bilhetes/passes de transporte à cultura(cinema,teatro,musica,etc.).
No cinema também ocupa lugar, por isso, não vamos por aí, senão também se discutia outros assuntos, como a carga que o avião pode levar a mais porque uma criança de 2 anos pesa 10 kg e um adulto mais de 50 kg.

Se paga como um adulto, não vejo como estão a dar uma benece em levar bagagem como um adulto.

O preço do bilhete de uma criança não deve depender da saúde financeira de uma companhia, senão, o critério é apenas do lado da companhia. Deveria haver uma obrigatoriedade de diferenciação nos preços.

Cumprimentos.
 

ploferreira

Administrador
Staff
@Cláudio Pereira isso está difícil de entrar...

Se a companhia pode transportar um adulto nesse lugar e ganhar 1000 porque vai cobrar 500 só porque transporta uma criança?!
Obviamente que o critério é apenas do lado da companhia, é uma empresa e está no mercado para ganhar dinheiro até porque alguém tem de pagar o leasing dos aviões e todas as despesas operacionais.
Não parece que faça muito sentido comparar transporte subsidiado/ entradas culturais com pacotes de viagens - Não tem de ser o estado ou uma companhia àerea a dar-lhe benesses para fazer férias com os seus filhos.

Dito isto, se a companhia quiser fazer uma distinção na tarifa nada contra agora dizer que deveria haver uma obrigatoriedade de diferenciação é totalmente descabido.
 

Cláudio Pereira

Membro Conhecido
@ploferreira ,
Estás a defender que a companhia tem direito a maximizar o lucro, dê por onde der.
Poderia entrar nessas questões, mas estaria a desviar o assunto e não a centrar no importante, ser uma criança.
Não sou da mesma opinião e no entanto respeito a tua e não, "não tem de entrar" algo que não concordo.
 

ploferreira

Administrador
Staff
Não, estou a defender que uma empresa privada tem todo o direito (dentro dos limites legais) de definir as regras que bem entender.
Se o cliente não estiver satisfeito não é obrigado a comprar, simples.
 

carla08

Membro Conhecido
Por vezes há um pequeno desconto para a criança. Tenho um voo da tap comprado em que a diferença do preço do bilhete da minha filha, que tem 7 anos, para o meu é cerca de 50 euros. Mas há certas companhias em que era exactamente igual.
 

Snm

Membro Ativo
E se... uma escola resolver meter 100 crianças num avião? a companhia teria de "voar" por metade do preço?
E se... os kilos importam uma pessoa com 120 (que caiba em 1 banco) devia pagar o dobro de uma de 60?
🤔
 

Cláudio Pereira

Membro Conhecido
Eu referi o peso por ser um facto obtido,ie,uma criança de 2 anos pesará menos do que um adulto.
Mas se fazem questão de equiparar uma criança a um adulto, que pelo que vi só na aviação o preço é igual, tudo bem. Paguem e fiquem felizes, a companhia agradece.
Uma criança vai apenas pelo facto de ir com adultos porque sozinha não irá.
Aquelas companhias que fazem distinção, se acham mal, paguem o preço do adulto.

Por acaso fiquei curioso, porque acham que as crianças pagam menos num passe do metro, rodoviária, barco, etc.?
 

NunoCorreia

Membro Conhecido
A TAP tem uma ligeira diferença de criança para adulto. Low cost tendem a não ter diferença a partir dos 2 anos.
Um caso "fabuloso" que aconteceu há 2 meses foi:
O bilhete pela easyJet Lisboa-Genebra para bebê (sem direito a assento) custava 31€, com assento e mala de mão 25€ 😅
Depende de muita coisa e eu vejo assim:
O avião tem lugares limitados e a procura é muita...
 
Última edição por um moderador:

Pedro Maia

Membro Conhecido
Eu referi o peso por ser um facto obtido,ie,uma criança de 2 anos pesará menos do que um adulto.
Mas se fazem questão de equiparar uma criança a um adulto, que pelo que vi só na aviação o preço é igual, tudo bem. Paguem e fiquem felizes, a companhia agradece.
Uma criança vai apenas pelo facto de ir com adultos porque sozinha não irá.
Aquelas companhias que fazem distinção, se acham mal, paguem o preço do adulto.

Por acaso fiquei curioso, porque acham que as crianças pagam menos num passe do metro, rodoviária, barco, etc.?
Isso normalmente acontece porque se trata de meios de transporte suburbano nos quais há reduções de preço por razões de ordem social (ainda que também haja descontos em transportes de longa distância), normalmente são concessões de serviço público nas quais não há concorrência e essas reduções estão estabelecidas nos contratos de concessão, regra geral essa razões não se aplicam ao transporte aéreo, que tem uma lógica comercial mais acentuada e onde a concorrência é muito maior.
 

TREPADOR

Membro Conhecido
Entendo a indignação.
O cerne da questão, na minha opinião, é equipararem a um adulto aos dois anos e não mais tarde.
 
Última edição por um moderador:
Top