Novidades

Visto ESTA

ploferreira

Administrador
Staff
Nunca estive em Cuba nem estou a pensar para já voltar aos EUA, mas fiquei aqui com uma dúvida sobre este tema. Supostamente não se pode tirar o ESTA quem esteve em Cuba depois de 12 Janeiro 2021 mas aí nesse print fala em 1 Março 2011.
Sim, mas creio que foi apenas para não alterarem o formulário.
Pelo que percebi não é certo que o ESTA seja negado, o que dizem é que caso tenhas estado em Cuba, pode ser negado e ai passa a ser necessário o processo de visto.

Tenho as minhas dúvidas se eles têm forma de consultar essa informação, até porque à entrada e saída em Cuba o passaporte não é carimbado :rolleyes:
Ainda assim acho que não vale a pena arriscar, tirar um visto na embaixada não é um processo complicado e não me parece que o neguem a quem foi a Cuba em turismo.
 

tangerina79

Membro Conhecido
O ESTA é negado a qualquer pessoa que tenha estado em Cuba desde 2021, isso é certo, mesmo que só por turismo. A não ser que opte por mentir na pergunta, o que não aconselho. As únicas exceções são quem esteve em cumprimento de serviço militar ou funções governamentais - as tais "limited exceptions" a que se referem nas FAQs

O que não é negado, porque são coisas diferentes, é a entrada nos EUA com um Visto normal. Isso continua a ser possível, tirando o visto de turista na embaixada.

A questão é que o processo, não sendo complicado, é certamente mais moroso e dispendioso (e menos prático) do que tirar o ESTA - já que envolve marcação e deslocação presencial à embaixada e o custo é de 185 dólares em comparação com o ESTA que é todo feito online e custa 21 dólares (a diferença não é negligenciável)
 
Última edição:

Aliona V.

Membro Novo
Eu estive em Cuba em 2018 e já fui 2 vezes aos EUA depois disso sem qualquer problema. Portanto será mesmo após 12/01/2021 e não março de 2011.

Agora com isto uma dúvida parva, que ainda não entendi bem (ou talvez já), mas quem visitar Cuba agora (ou após janeiro de 2021) está impedido de entrar nos EUA? A alternativa é ter VISA e não ESTA, é isso?
Boa noite.
Já agora...quando preencheu o Formulário disse que esteve em Cuba (em 2018) ou respondeu as questões sobre isso com um «não»??
(estou na mesma situação, fui aí em turismo em 2019)
Grata.
 

Ricardo_7

Membro Conhecido
Boa noite.
Já agora...quando preencheu o Formulário disse que esteve em Cuba (em 2018) ou respondeu as questões sobre isso com um «não»??
(estou na mesma situação, fui aí em turismo em 2019)
Grata.
@Aliona V. confesso que não me recordo de ler esta questão, daí a estranheza, pelo que não sei ao certo o que coloquei. Mas por norma não costumo omitir este tipo de situações, pelo que terei colocado sim.
 

ploferreira

Administrador
Staff
Olá @Aliona V.

Aconselho sempre a responder com a verdade, até porque parece que existem relatos de pessoas impedidas de entrar mesmo com ESTA válido caso se confirme que viajaram para um dos países mencionados nessa questão.

Sinceramente quando estive em NY achei que nem deram grande importância ao ESTA, até questionei na entrada, porque em nenhum momento me pediram o documento, mas parece que fazem o trabalho de casa e a coisa pode correr mal!

Acho que não há grandes motivos para drama, basta pedir o ESTA antecipadamente e caso seja recusado, é tratar do pedido de visto na embaixada.

According to an official U.S. Customs and Border Protection (CBP) communication, as of July 6, 2023, the Visa Waiver Program (VWP) ESTA application now includes questions regarding an applicant’s prior travel to Cuba, as well as whether they hold dual Cuban nationality – either of which may disqualify the applicant for travel under the VWP.

The ESTA update is the result of the U.S. government’s January 12, 2021 designation of Cuba as a state sponsor of terrorism, adding Cuba to the list of countries covered under the Visa Waiver Program Improvement and Terrorist Travel Prevention Act of 2015 (the Act). As a result of Cuba’s inclusion under the Act, the following nationals of VWP countries are ineligible for the VWP, and will instead require a U.S. visa to travel to the United States:

  • Those who traveled to Cuba on or after January 12, 2021 (unless eligible for an exemption available to certain military personnel and government employees); and
  • Those who hold dual nationality with Cuba at the time of their ESTA application or thereafter.
Since November 2022, there have been several reports of travelers with approved ESTA authorizations being denied boarding or entry to the United States based on CBP’s awareness of prior Cuba travel, but until July 6, the ESTA application did not include questions about Cuba. According to CBP, new questions related to Cuba travel and nationality now appear in both the CBP website ESTA application form and in the new ESTA mobile app.
 

Aliona V.

Membro Novo
Olá @Aliona V.

Aconselho sempre a responder com a verdade, até porque parece que existem relatos de pessoas impedidas de entrar mesmo com ESTA válido caso se confirme que viajaram para um dos países mencionados nessa questão.

Sinceramente quando estive em NY achei que nem deram grande importância ao ESTA, até questionei na entrada, porque em nenhum momento me pediram o documento, mas parece que fazem o trabalho de casa e a coisa pode correr mal!

Acho que não há grandes motivos para drama, basta pedir o ESTA antecipadamente e caso seja recusado, é tratar do pedido de visto na embaixada.
Certo!
Até ler este tópco estava tranquila. mas agora fiquei com receio de deixar a ESTA para a última semana antes da viagem...
(estava tão relaxada que até comprei os bilhetes de avião)
Mesmo que ulteriormente darão pouca importância sem ele não saímos..
 

ALTF4

Membro Conhecido
Olá @Aliona V.

Aconselho sempre a responder com a verdade, até porque parece que existem relatos de pessoas impedidas de entrar mesmo com ESTA válido caso se confirme que viajaram para um dos países mencionados nessa questão.

Sinceramente quando estive em NY achei que nem deram grande importância ao ESTA, até questionei na entrada, porque em nenhum momento me pediram o documento, mas parece que fazem o trabalho de casa e a coisa pode correr mal!

Acho que não há grandes motivos para drama, basta pedir o ESTA antecipadamente e caso seja recusado, é tratar do pedido de visto na embaixada.
O ESTA fica associado ao viajante, não sei se será pelo numero do passaporte ( pode não ser porque ele muda e o ESTA poderá ter duração superior à validade do passaporte ) ou pelo nome..., o ano passado viajei de Madrid para NY, um dos documentos pedidos para embarcar era o ESTA, questionei se queriam a folha, informaram que essa informação ja constava nos meus dados...
 

tangerina79

Membro Conhecido
O ESTA fica associado ao viajante, não sei se será pelo numero do passaporte ( pode não ser porque ele muda e o ESTA poderá ter duração superior à validade do passaporte ) ou pelo nome..., o ano passado viajei de Madrid para NY, um dos documentos pedidos para embarcar era o ESTA, questionei se queriam a folha, informaram que essa informação ja constava nos meus dados...
O ESTA tem de ser renovado se renovar o passaporte, mesmo que ainda esteja dentro dos 2 anos de validade. Efetivamente o papel não é necessário pois assim que passa o passaporte eles verificam logo informaticamente se tem ESTA ou não.

1691003693940.png
 

Liliana Barroqueiro

Membro Ativo
Em setembro vou fazer Porto - Miami e depois Miami - Providenciales em voos separados tirando o ESTA é necessário tirar mais algum visto?
já procurei e não fiquei esclarecida.
obrigada desde já a quem responder
 
Última edição por um moderador:
Top