Novidades

Visitar Marrocos a 2

Cláudio Pereira

Membro Conhecido
Olá a todos,
Eu a minha mulher, mais eu do que ela(...), gostávamos de visitar Marrocos.
Dos relatórios que tenho visto, têm ido sempre mais do que 2 pessoas(salvo erro) e é neste ponto que tenho algum receio.
Não estamos a falar de um país Europeu onde temos uma ideia do que vamos encontrar porque estamos minimamente habituados.

Há alguém que já tenha ido a Marrocos a 2 ? Se sim, como foi ? Sentiram-se à vontade ? Não houve problema andar com carro alugado ?
Aconselham ?

Obrigado.
 

albertoguedes

Moderador
Staff
Boa tarde

Conheço vários casais que visitaram Marrocos, um deles está lá neste momento. Não vejo qual poderá ser o problema de uma viagem a 2 para lá.

Abraço
 

Cláudio Pereira

Membro Conhecido
Como nunca lá fui, tenho apenas uma ideia e a ideia que tenho é que Marrocos é bastante diferente da Europa.
Desorganização, autoridades mandarem-te parar e pagas-lhes alguma coisa ou não sais dali, assaltos...
É um pouco assim ou é apenas desorganização ?
 

rum

Membro Conhecido
Marrocos é África e sofre de muitos dos males e dores de África. Apesar desta condição e de quando nos vemos lá percebemos que estamos perante culturas muito diferentes das nossa, é um destino seguro e recomendável.
 

Ricardo Rodrigues ZAP

Membro Conhecido
Cláudio,
Essa tua descrição de Marrocos é cheia de ideias pré-concebidas tiradas sabe-se lá de onde... se é essa a ideia que tens de Marrocos, recomendo já que não vás lá, pois com esse "espirito" é meio caminho andado para que as coisas corram mal... e não, não estou a ser irónico.

Marrocos é um destino que ando a preparar à alguns anos (este ano esteve mesmo quase), pois o tipo de viagem que pretendo fazer é diferente (road trip pelo País todo). Como deves calcular falei já com muita gente que por lá andou e fartei-me de ler acerca do mesmo. Entretanto recebi uma família marroquina durante uns dias e aproveitei para conhecer melhor um pouco a cultura.

Marrocos é um País Africano mas que vive direccionado para a Europa e isso vê-se em muitos aspectos, nomeadamente na cultura popular o que se reflecte na Politica. Não é por acaso que Marrocos não sofreu das dores da "Primavera Árabe" e não é um Pais conhecido pelo fanatismo religioso (muito pelo contrário).
Eles tentam imitar a Europa sem perder identidade e apostam forte no turismo e no bem receber. Em questões de segurança, têm inclusivamente alguma jurisprudência de defesa do turista, por exemplo um assalto a um turista é punido mais severamente do que se o mesmo assalto for cometido a um local e esse tipo de "politicas" faz com que os "problemas" de segurança para com os turistas sejam em muito baixo numero (quantas descrições na net encontrou de pessoas assaltadas ou violentadas em Marrocos???)
Quanto à questão das policias, como o que pretendo fazer é uma road-trip esse é um assunto que já estudei muito. Em geral e em especial nos últimos anos não tem havido grandes incidentes com policias corruptos e alguns casos que vão aparecendo são "duvidosos" pois muitas vezes o turista exagera nas descrições e também não é cumpridor das leis locais e como vai com o "Rei na barriga" depois sente-se ofendido por levar uma lição de humildade (quantos não são apanhados em excesso de velocidade nas autoestradas marroquinas e depois eles próprios tentam corromper os policias?)
Num aparte posso dizer que há uns 2 anos surgiu na net o relato de um viajante muito conhecido que teve problemas num Pais sul Americano. Supostamente teria sido mandado parar pela policia e depois eles tinham-lhe exigido dinheiro em troca do passaporte. Após quase uma hora de discussão o policia supostamente começa também a ameaçar visando a namorada dele, pelo que ele acabou por se envolver fisicamente com o policia. Disse ele que foi depois preso por outros policias e que foi maltratado na prisão e que o "tormento" só parou quando chegou o chefe da policia e viu que ele tinha passaporte americano e o mandou embora com mil pedidos de desculpa. Terminava o relato a fazer referência à extrema corrupção policial e a incentivar todos a não visitarem tal Pais.
Mais tarde, um amigo que viajava com ele detalhou a situação por sentir que ele estava a ser injusto: Na verdade ele tinha feito inversão de marcha sobre um separador central junto a um cruzamento onde estava a policia que se dirigiu imediatamente a ele e o mandou parar. Recolheram os documentos e passaram multa pelo que ele tentou "comprar" o policia com 50 dollars e tabaco. O policia insistia no valor inicial, e ele encetou uma fuga com o jipe mas como o policia tinha o passaporte teve de voltar atrás e a partir dai as coisas descambaram, pois ele no meio de gritos acabou por empurrar o policia e foi imediatamente detido. Na esquadra tinha sido imediatamente presente ao chefe da policia que lhe perdoou a multa e outros problemas, mas em troca tinha de abandonar o Pais imediatamente.

Resumindo, nestes países do "3º mundo" muitos turistas vão a pensar que lá são reis e senhores e depois põem-se em alhadas e quando chegam cá, dirigem sempre a culpa dos problemas para os outros por os considerarem inferiores.

Agora Marrocos: em termos de segurança os cuidados a ter é os mesmo que terias em qualquer cidade europeia, sendo sim um Pais mais caótico em termos de organização, em especial no centro das grandes cidades. Outro "problema" é os constante aliciamentos aos turistas, mas isso eu não considero um problema, mas sim um aspecto cultural (que eu detesto por sinal), pois para eles a lógica de mercado e regateio ainda está muito enraizada na sua cultura... Burlas podem ocorrer mas uma vez mais, muitas vezes é culpa do Turista, pois quem é que acredita que pode comprar as cuecas originais do ultimo Faraó por 25€? É burla só porque é em Marrocos? Quando no Algarve se vendem aos turistas peças made in china a dizer que são "handicraft", não é isso burla igualmente?

Se queres, vai a Marrocos, mas muda essa imagem pré concebida, pois os verdadeiros "maus" cheiram o medo e se vais para lá a desconfiar de tudo e todos acredita que é meio caminho para alguém te farejar... mas isso acontece lá, como acontece em Berlim, ou em Barcelona ou em qualquer outro local.

Espero ter ajudado e por favor, lê alguns reports (não só deste fórum), compra os bilhetes e vai divertir-te.
 

Cláudio Pereira

Membro Conhecido
Cláudio,
essa tua descrição de Marrocos é cheia de ideias pré-concebidas tiradas sabe-se lá de onde... se é essa a ideia que tens de Marrocos, recomendo já que não vás lá, pois com esse "espirito" é meio caminho andado para que as coisas corram mal... e não, não estou a ser irónico.
É lá ! :)
Eu disse que era a ideia que tinha de Marrocos e não a descrição. Se nunca lá fui, o máximo que posso fazer é o mesmo que tu fizeste, ter uma ideia com base no que li, vi(reportagens) e ouvi de outras pessoas que lá estiveram.

Muito contente fico de ver explicadas algumas situações que eu próprio levantava dúvidas porque "quem conta um conto, acrescenta um ponto".

Maravedi disse:
Resumindo, nestes países do "3º mundo" muitos turistas vão a pensar que lá são reis e senhores e depois põem-se em alhadas e quando chegam cá, dirigem sempre a culpa dos problemas para os outros por os considerarem inferiores.
Há dos 2 tipos, os que se acham com o rei na barriga e os que vão com receio. Acho que há bem mais pessoas que vão com pé atrás do que aquelas que avançam de peito aberto. Quando fui ao Brasil não andava "de peito aberto"...fui de chinelos, calções e tshirt, o que não me custou muito porque é assim que ando cá no verão.

Obrigado pela tua ajuda em esclarecer alguns aspectos. Ajudaste-me a ter uma melhor ideia do país.
 

Subbuteiro

Membro Ativo
Eu fui a Marrocos com a minha namorada, e longa companheira de viagens, ainda agora há 2 semanas, e só posso mencionar:

- Como já foi referido pelo Maravedi, o nível de segurança em Marrocos é altíssimo. Sempre nos sentimos seguros, seja de noite ou de dia. Os crimes contra turistas são agravados;
- O nosso Riad, em Marraquexe, era numas ruelas estreitas e escuras (como quase todos eles) e nunca nos sentimos inseguros. É um povo leal, e respeitador;
- Andamos de autocarros e comboios (longas horas, mesmo) e sempre nos sentimos seguros. Sempre!
- Inclusivé na principal Praça de Marraquexe, em que fomos alertados, à noite, por um polícia à paisana para a presença de carteiristas no local. Notou-se alguns polícias à paisana, com walkie talkie nas mãos, à caça de carteiristas;

O único senão é de serem um povo ainda pouco civilizado, atira-se lixo para chão, não há respeito na estrada, etc...

Há maiores motivos de insegurança em Paris, Roma, entre outras, que em todo Marrocos...
 

Deni

Membro Conhecido
Olá @Cláudio Pereira.
Estive em Marrocos este ano, fui com meu namorado e um casal amigo, mas penso que se tivesse ido apenas com o meu namorado, como é costume, teria sido exactamente igual.... Não me senti insegura, de qualquer forma há sempre que ter alguns cuidados, como em qualquer outro destino, inclusivamente na Europa.
Alugamos carro em Tanger e descemos durante uma semana.Terminando em Marrocos. Ia alertada para essas situações de polícias corruptos, como falaste, inclusivamente pelo meu tio que é motorista de autocarros de turismo e fazia grande parte dos seus trabalhos nesse país. Mas a realidade que encontrei foi outra... Havia muito policiamento na estrada e fomos mandados parar pela polícia 3 vezes nessa semana. Mas quando eles viam que éramos turistas, mandavam-nos seguir logo, muitas vezes sem pedir documentação alguma.
Foi uma experiência espectacular essa semana por Marrocos e aconselho a ir e ficar com as suas próprias ideias sobre o país e sobre os marroquinos. se quiser pode dar uma vista de olhos pelo meu report. :)
[Report]-Marrocos - fly & drive
Boas viagens ;)
 
Última edição por um moderador:

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Olá Cláudio ;)
Estive em Marrocos o ano passado com 3 amigas. Éramos só mulheres e andámos muitas vezes só 2 ou 3, quer de dia quer de noite até cerca das 22h30 e não sentimos insegurança. Um dos dias andei sozinha pela zona da Praça de Marraquexe durante o dia e outro dia fomos duas assistir à reza de início do Ramadão à noite e também não houve qualquer problema.
Andámos de comboio e autocarro públicos com outros turistas e com marroquinos e também andámos só duas num táxi, tudo sem qualquer problema.
É outra cultura e é importante respeitar os seus costumes mas podem ir sem stress pois o povo marroquino é muito simpático e amável.
Adorei Marrocos, adorei os cheiros, as cores, a comida, as riads, os locais que visitei e os marroquinos que conheci!
 
Top