Novidades

Viajar sozinha: Dicas para quem quer começar

Mel C

Membro Conhecido
Muitas mulheres pensam viajar sozinhas, mas debatem-se com várias dúvidas, e muitas atrasam esse passo por causa do medo e da ansiedade. Este post procura esclarecer algumas questões, e dar confiança a quem quer partir nesta aventura mas ainda não o fez. Nem todas as pessoas querem viajar sozinhas, e este post não procura incentivar ninguém a fazê-lo. Escrevo-o para quem o quer fazer e ainda precisa de um incentivo para se aventurar.

Na realidade viajar sozinha é bastante simples, a maior parte do tempo estamos simplesmente a fazer o mesmo que as outras pessoas fazem, só que sozinhas. Mas até darmos o passo que nos ajuda a perceber isso, às vezes há alguma hesitação.


Dúvidas frequentes


É seguro?
É a dúvida mais comum. A resposta simples é sim. A resposta verdadeira é mais complexa, depende para onde vão e como viajam; por exemplo viajar em Espanha é diferente de viajar no Egipto.

Quando se fala em segurança, é preciso pensar em estatísticas. Há países onde a taxa de criminalidade é mais elevada, o que significa que a probabilidade de sermos vítimas de um crime, nesses países, é maior. Mas é uma probabilidade e não uma certeza. P.exemplo a Índia tem taxas de violência sexual assustadoras, no entanto milhares de mulheres viajam sozinhas na Índia todos os anos e levam para casa só boas recordações.

Perceber o “clima de segurança” dum país serve apenas para uma coisa: para estarmos informadas. Quando temos informação podemos tomar decisões: vou viajar para este país ou não; se sim, quero fazer alguma coisa para diminuir os riscos? Alguns locais são seguros durante o dia mas não é aconselhável as mulheres saírem sozinhas à rua à noite, ou andarem em certos sítios. Peçam conselhos às mulheres locais e às outras viajantes, e sigam-nos. O Portal das Comunidades também tem alguns conselhos de segurança úteis.

Uma palavra sobre as notícias...aquilo que vemos nas notícias pode ser assustador, mas as notícias foram feitas para vender, e o medo vende. É assustador saber que uma turista foi violada na Nova Zelândia, ou na Costa Rica, mas estes acontecimentos são notícia muitas vezes por serem casos isolados. Não se faz notícias das milhares de mulheres que todos os anos viajam sozinhas sem problema.


Vou ser assediada? A melhor frase que ouvi sobre o assédio em viagem é que a questão não é se vai acontecer ou não, a questão é quando. Porque a verdade é que acontece sempre.

A boa notícia é que a maior parte do assédio é chatinho mas não é perigoso, simplesmente homens a tentarem meter conversa. Sintam-se à vontade para ignorar se é isso o que querem. Situações mais chatas (homens a seguirem-vos, homens que não desistem): ponham-se perto dum grupo de pessoas como se fizessem parte desse grupo mesmo que não os conheçam, normalmente os homens assim desistem, se não desistir peçam ajuda a alguém. Em último caso não tenham medo de berrar e armar uma cena, humilhação pública também funciona. Não tenham medo de ser “más”, não devem nada a um tipo que não conhecem e que vos está a deixar desconfortável, e se estão no estrangeiro é pouco provável que voltem a ver essas pessoas portanto não faz mal fazerem “figuras”.

Cuidado com homens que vos querem mostrar qualquer coisa muito gira, ou um sítio espectacular. Verdade que as pessoas locais sabem os segredos todos mas este tipo de ofertas vindo de um homem não é 100% seguro, mesmo que o homem pareça ser de confiança. Eu esta aprendi às minhas custas infelizmente.

Calma que isto de viajar sozinha não é tudo desvantagens...as mulheres muitas vezes são vistas como mais “inofensivas” o que gera menos desconfiança. Em países mais conservadores, as mulheres locais não estão à vontade para falar com homens desconhecidos mas não têm esse problema com mulheres que não conhecem. E ainda há muito cavalheiro pelo mundo fora. Quando penso nas pessoas que conheci em viagem que foram mais generosas comigo, que saíram do caminho delas para me ajudar, foram quase todas homens. Já tive mulheres que não se esforçaram minimamente por me ajudar e até houve uma senhora que simplesmente me virou a cara quando perguntei direções mas nenhum homem me fez isso. Com as devidas excepções culturais/pessoais, a maioria dos homens esforça-se por ajudar as mulheres.


É só para mulheres solteiras? A maioria das mulheres que viajam sozinhas são solteiras e acho que muitas começam a viajar sozinhas depois de acabarem uma relação, mas já me cruzei com algumas mulheres comprometidas que viajavam sozinhas.


É só para mulheres jovens? A maioria das mulheres com quem me cruzo está nos 20/30 anos mas já conheci viajantes acima dos 50 anos. Aqui há umas semanas num grupo de Facebook de solo female travelers a que pertenço, estava uma senhora de 64 anos sozinha nas Maldivas! :D


Vou sentir-me sozinha? Depende completamente de pessoa para pessoa, mas mesmo que se sintam sozinhas, conhecer outras pessoas num país estrangeiro não é assim tão difícil. Os hostels são um sítio onde é muito fácil conhecer outras pessoas, e um “bom” hostel está montado para promover a socialização, com espaços comuns e organização de actividades como noites temáticas ou happy hours. Se não estão num hostel podem sempre juntar-se a uma tour, ou a um meetup


Conselhos para a primeira viagem

Alguns deles podem aplicar-se até depois da primeira viagem:


Começar “pequeno”. Se a ansiedade é grande comecem por um destino que seja perto e onde haja pouco choque cultural. Há raparigas que sem nunca terem saído de casa dos pais comprar um voo de ida e passam meses a viajar sozinhas pelo mundo, mas nem toda a gente é assim e não faz mal. Eu passei um ano a viajar sozinha na Europa, e só quando me senti pronta é que embarquei na minha primeira viagem de longo curso. Se a minha primeira viagem tivesse sido intercontinental de certeza que me teria desenvencilhado mas duvido que a experiência tivesse sido tão positiva, porque eu simplesmente não estava preparada.


Planear, planear. Pesquisem muito e planeiem em detalhe. Planear dá uma sensação de segurança porque sabem onde vão estar, para onde vão, como vão lá chegar. À medida que se sentirem mais confiantes podem começar a planear menos. Eu quando comecei planeava os dias exaustivamente, hoje em dia tenho uma ideia do que quero fazer em cada dia mas vou improvisando um bocado.


Fiquem num hostel. É muito fácil conhecer outras pessoas num hostel, até porque os hostels estão cheios de pessoas que viajam sozinhas e que querem conhecer outras pessoas. Para além disso os hostels dão uma sensação de segurança, porque estão rodeadas de outras pessoas, porque podem partilhar experiências, porque se precisarem de ajuda os colegas do hostel vão ser os primeiros a ajudar. Se não querem ficar num dormitório há muitos hostels com quartos privados (que por vezes são mais caros que os hotéis!)


Percebam a cultura local. Tentem perceber quais as atitudes face às mulheres; uma pesquisa rápida no Google permite perceber como as mulheres são vistas em cada país, se é uma cultura onde são submissas ou se há mais igualdade. Em culturas muito “conservadoras” onde as mulheres têm pouca independência ver mulheres sozinhas é estranho e atrai mais atenção. Evitem dar muito nas vistas, se vêm todas as mulheres com roupa conservadora, tentem vestir-se igual.


Recursos úteis: Eu gosto muito do site Girl About the Globe que tem reviews de vários destinos, e as reviews são sempre feitas pela “lente” de mulheres que viajam sozinhas e avaliam os países em termos de assédio, atitudes locais face às mulheres, etc

Há várias bloggers solo female travelers pela internet mas é preciso não esquecer que muitas bloggers de viagens são pagas para avaliar determinados serviços.

Se depois disto tudo ainda sentem medo....vão à mesma! Quando viajei sozinha pela primeira vez, ia só ali ao lado a Londres mas passei noites a dormir mal por causa da ansiedade. Assim que aterrei, estava tão fascinada com tudo que já nem me lembrava do que é que tinha medo. Na véspera de ir para a China estava tão assustada que pensei seriamente não aparecer no aeroporto. Acordei de manhã super entusiasmada e só queria era começar a aventura. Ter medo não é problema...problema é deixar que o medo vos impeça de viverem a vossa aventura!
 

Aninhas04

Membro Ativo
Gostei imenso do teu texto e é motivador, estou muito próxima de me aventurar e viajar sozinha, mas com muita ansiedade e medos. Então estou a começar a preparar a viagem, onde quero ir, como me deslocar, o que posso levar e quanto tempo vai durar. Estou ainda meio perdida mas ao mesmo tempo com muita vontade de ir.
 
Top