Novidades

Viajar grávida 30 semanas

Boa tarde Viajantes,
Este ano as férias de verão serão um pouco diferentes, uma vez que na altura das minhas férias já estarei com 30 semanas de gravidez.
Desta forma, gostaria que me aconselhassem (atenção esta viagem será tirada apenas na altura caso tenha a AUTORIZAÇÃO da obstetra) destinos na europa para passar uma semanita.
Que locais foram grávidas/ou com as vossas esposas grávidas? =)
 

Cláudio Pereira

Membro Conhecido
Olá.
O ano passado a minha mulher esteve grávida e também pensámos nessa questão.
Apesar de me parecer que já estás decidida a ir, permite algumas observações, para o caso de ainda não terem surgido essas dúvidas... às vezes não nos lembramos de tudo.
  • Dependendo da companhia aérea, só se pode voar até às xx semanas de gestação. Normalmente vai desde as 32 às 36. E a partir de xx semanas, exigem autorização médica que pode ser a partir das 28 semanas (apenas uma referência);
  • Sair da área (hospital) que está a ser seguida pode não ser boa ideia, dependendo do tipo de gravidez que é. Se a isso adicionarmos o facto de ser noutro país, o risco pode aumentar, pela dificuldade de comunicação, entre outras;
  • Estando noutro país e acontecendo um imprevisto... terá depois de ser seguida no hospital desse país e depois regressar com um recém-nascido;
  • 30 semanas, está a 10 do fim de tempo, pelo que já se cansará mais, a bexiga já fica mais apertada...
Enfim, são algumas das coisas que me lembro e que vimos na altura. Também me lembro que no início estávamos mais abertos a viajar, mas quando a barriga começou a crescer, optámos por ir uns dias para o Algarve.
 
Última edição por um moderador:

Dsanto

Membro Conhecido
Vou-me colar a este tópico porque em agosto estarei também de 30 semanas.
Inicialmente, e porque até ao momento não tenho nenhuma condicionante pensei que seguramente iria de férias na mesma... Mas entretanto pensei e ainda não vou marcar, tenho receio de na altura, pelas dimensões da barriga que ainda não consigo imaginar, pelo possível inchaço no calor e etc, não conseguir desfrutar de nada como deve ser... Então a ideia foi ficar sem expectativas, e mais em cima da hora vejo como me sinto e se dá para aproveitar alguma coisa de ultima hora na europa (entre Bulgária, Croácia ou Malta... Por aí).
 
Última edição por um moderador:

Cláudio Pereira

Membro Conhecido
O comentário da @Dsanto fez-me lembrar mais um aspecto, o inchaço nos pés mais para o final do dia e o facto de o caminhar aumentar esse inchaço.
Já agora, no nosso caso colocámos a hipótese (no início) de ir para um destino relativamente perto e que não exigisse andar de um lado para o outro.
 
Última edição por um moderador:

carla08

Membro Conhecido
Eu já viajei grávida, mas de menos tempo (cerca de 20 semanas). Escolhi um destino perto e com voo directo.
Eu acho que com 30 semanas a barriguinha já pesa, eu nessa altura já me arrastava, mas pode ser diferente de pessoa para pessoa e o tamanho da barriga também varia, claro.
Eu optei pelas Canárias e é essa a minha sugestão!
 
Faz em Setembro 6 anos que viajei para Punta Cana grávida de 25 semanas!!! Fui vista pela obstetra uns dias antes, marquei a viagem mesmo em cima... Correu tudo bem e desfrutei imenso... O ano passado estive grávida e infelizmente não correu bem... De repente, e sem nada prever, às 16 semanas tive de ficar 4 semanas de repouso absoluto... Obviamente que esta minha experiência mudou completamente a minha forma de pensar... Infelizmente perdi às 20 semanas e não havia nada a fazer para mudar isso.. Mas fez-me pensar: E se uma pessoa está noutro país e isso acontece e tem que ficar meses lá??? Tenho uma conhecida a quem aconteceu isso mas pelo menos foi em Espanha... Foi às 29 semanas e o bebé nasceu lá...
 
Última edição por um moderador:

MulherViajante

Membro Ativo
Estou neste momento grávida e sinceramente a última coisa que me apetecia era meter-me num avião.
Ao inicio ainda pensei em fazer uma viagem nesta altura mas sinceramente ainda bem que não marquei.
A barriga já está grande (estou de 6 meses) e a possibilidade de acontecer algo e estar longe assusta-me.
Em Janeiro fiz uma viagem curta de avião e fiquei um pouco ansiosa e já estou habituada a andar de avião.
Acho que deveria falar com o seu médico e caso resolva ir (há muita gente que vai e corre muito bem) leve uma declaração médica e o numero do seu médico!!
Faça o que sentir melhor e tente reservar dias antes :)
Caso fosse optava por um sitio perto e que fosse para relaxar ;)
 
Atenção, tal como disse no meu post inicial nunca irei sair do pais sem autorização da minha obstetra e sem ter as condições mínimas para viajar. E a viagem será sempre marcada à última da hora, uma vez que a esta altura não consigo determinar como estarei em agosto.
Percebo que existam muitas pessoas com medo de viajar grávidas, mas eu, como tenho a maioria dos meus familiares emigrados (inclusive pais, sogro e irmãos), irei praticamente viajar quase todos os meses (até me sentir incapaz de) para poderem acompanhar de perto este milagre.
A nossa ideia neste momento passa por ir para Espanha, uma vez que para chegarmos ao Algarve de carro serão umas 5h mínimo e para irmos de avião para algum lado preferíamos ir para um sitio que ainda não fomos, dai pensarmos em algum sitio em Espanha.
Serão férias para descansar, não para andar a conhecer cidades e grandes deslocações, mesmo papo para o ar e não fazer nada (se for possível na altura).
 
Última edição por um moderador:

MulherViajante

Membro Ativo
Atenção, tal como disse no meu post inicial nunca irei sair do pais sem autorização da minha obstetra e sem ter as condições mínimas para. E a viagem será sempre marcada à última da hora, uma vez que a esta altura não consigo determinar como estarei em agosto.
Percebo que existam muitas pessoas com medo de viajar grávidas, mas eu como tenho a maioria dos meus familiares emigrados (inclusive pais, sogro e irmãos) irei praticamente viajar quase todos os meses (até me sentir incapaz de) para poderem acompanhar de perto este milagre.
A nossa ideia neste momento passa por ir para Espanha, uma vez que chegarmos ao Algarve de carro serão umas 5h mínimo e para irmos de avião para algum lado preferíamos ir para um sitio que ainda nao fomos, dai pensarmos em algum sitio em Espanha.
Serão férias para descansar, não para andar a conhecer cidades e grandes deslocações, mesmo papo para o ar e não fazer nada (se for possível na altura).
Recomendo Maiorca de preferência Alcúdia
 

Ana_Martins

Membro
Eu com 26 semanas fui para Lanzarote... eu e o meu marido não costumamos fazer este tipo de férias, tão paradas (praia-hotel-praia) mas com o avançar da gravidez foi para o que deu e foi muito agradável descansar e aproveitar para relaxar nas últimas férias a 2 :)
 
Última edição por um moderador:

Catita14

Membro
Fomos para Londres com uma barriga de 32 semanas, fui sempre vigiada pela obstetra que me autorizou a fazer a viagem sem qualquer problema.
Como viajamos em Outubro, levei meias de descanso que se tornaram minhas aliadas para podermos fazer tantos km a pé, claro q existiram mais paragens para descansar/apreciar a cidade, a mochilinha tinha sempre água e fruta, e os pés não incharam, mas isso depende do metabolismo de cada pessoa.
Para além de todos os aspectos que mencionam acima, é preciso a mulher pensar em como tem decorrido toda a gravidez... nunca tive nenhum receio porque só me lembrava que estava grávida pelos pontapés da bebé, porque enjoos, inchaço, ou outras alterações nunca fizeram parte do meu dia-a-dia enquanto grávida (ufa!).
Aconselhe-se com o seu médico e tome a melhor decisão para si e para o seu bebé, só você o poderá fazer!
Que tudo corra pelo melhor! *
 

carla08

Membro Conhecido
Eu só não viajaria antes das 12 semanas (porque é quando a probabilidade de alguma coisa correr mal é maior) e no último mês, por motivos óbvios. Para destinos relativamente perto (não mais de 2horas)
Eu também estive de repouso 1 mês devido a um pequeno problema, e depois de estar tudo bem e ter o aval médico fui de férias para Tenerife. Foram umas férias mais de relax, mas soube muito bem.
Façam isso, decidam mais perto para saberem se estão em condições físicas para a viagem, se tiverem só vos vai fazer bem :)
 
Eu só não viajaria antes das 12 semanas (porque é quando a probabilidade de alguma coisa correr mal é maior) e no último mês, por motivos óbvios. Para destinos relativamente perto (não mais de 2horas)
Eu também estive de repouso 1 mês devido a um pequeno problema, e depois de estar tudo bem e ter o aval médico fui de férias para Tenerife. Foram umas férias mais de relax, mas soube muito bem.
Façam isso, decidam mais perto para saberem se estão em condições físicas para a viagem, se tiverem só vos vai fazer bem :)
Que engraçado Carla!
Eu tinha a mesma ideia: antes das 12 semanas nem pensar! Tinha uma viagem ja marcada quando engravidei e pensei em não ir.
Até que fui a obstetra falei disso e ela virou-se para mim e disse: coitados dos meus filhos viajaram dentro da minha barriga todos os meses!
E mais: "vá descansada! não tem uma gravidez de risco, não tem problema algum. Vá aproveitar os seus familiares (são emigrantes)"
Quanto as ferias de verão, nós estavamos a pensar assim mais essa onda de relax e praia e aproveitar as ultimas a dois =)
 

hydra

Membro Conhecido
Estou neste momento gravida de 26 semanas. Da primeira vez que tive gravida não arrisquei sair, no entanto acho que devia ter aproveitado. Durante esta gravidez já fui gravida sem saber à Disney, fui de 13 semanas aos Açores e tive agora em Marrocos. Falei sempre com a médica que sempre disse que numa gravidez sem problemas não há razão para não ir e aproveitar.
Disse-me que até às 32 semanas por ela não há problema, só quer verificar que está tudo bem na semana anterior.

Aconselho fazer seguro de saúde se for fora da Europa ou cartão europeu de saúde no caso da Europa.
 

fsilva106

Membro
Deixo aqui a minha experiência, mas acho que isso é sempre uma decisão pessoal.
Em 2014 estava a minha mulher gravida de 30 semanas e fomos de ferias para a Tunisia - Djerba.
Consultamos a obstetra que passou a devida declaração para apresentar na companhia aérea.
Correu tudo bem, andamos por lá sem problemas, fomos a Houmt Souk e a Midoun de taxi.
No voo de regresso para Portugal os Tunisinos não se estavam a entender com a declaração de obstetra em português e quase que íamos ficando lá,
fomos os últimos a entrar no avião e aquele livrinho de gravida andou a passear no aeroporto de um lado para o outro.
 
Top