Novidades

Viajar durante gravidez, alguém ?

Cláudio Pereira

Membro Conhecido
Olá amigos,
Com a última situação do virus Zica que também chegou à Ásia, fiquei na dúvida se ainda é desaconselhado as viagens para países como a Tailândia.
Sabem como está esta questão e principalmente, gostaria de saber de alguma grávida que tenha ido lá nos últimos meses, como foi, o que pesquisou e de quantos meses estava.
Podem contar a vossa experiência?
 

Cláudio Pereira

Membro Conhecido
Hum... tantos relatórios sobre a Tailândia, um dos tópicos mais concorridos e nenhuma grávida lá foi? o_O
 
Última edição por um moderador:

Cláudio Pereira

Membro Conhecido
E que tal aconselhar-se com um médico, nomeadamente na consulta do viajante?
Lady, uma grávida é acompanhada pelo médico, se pondera viajar, é mais do que óbvio que irá perguntar numa dessas consultas o que é que o médico acha...

O que eu pergunto aqui é: Houve grávidas que foram para a Ásia ?
Não como uma informação final em si mesma, mas apenas como guia.
 
Última edição por um moderador:

Lady_R

Membro Conhecido
Lady, uma grávida é acompanhada pelo médico, se pondera viajar, é mais do que óbvio que irá perguntar numa dessas consultas o que é que o médico acha...

O que eu pergunto aqui é: Houve grávidas que foram para a Ásia ?
Não como uma informação final em si mesma, mas apenas como guia.
Já agora, depois partilhe aqui a opinião/ resposta do médico...
 

Nika

Membro Conhecido
Sabem como está esta questão e principalmente, gostaria de saber de alguma grávida que tenha ido lá nos últimos meses, como foi, o que pesquisou e de quantos meses estava.
Olá Cláudio!
Enquanto aguardas opiniões relativas à questão principal que colocaste, deixo aqui o link de um site que pode ser interessante teres conhecimento visto que fala da situação do vírus no mundo (foi actualizado recentemente):
Current Zika transmission
 

goncalo82

Membro Ativo
Obrigado pela partilha do mapa. Parece a versão mais actualizada e oficial. Tambem temos o mesmo problema, queremos um destino de praia, para uma grávida de 4 meses, sem risco de zika, em qualquer parte do mundo, para Janeiro 2017. Alguma sugestão?
 

Viagens Mochileta

Membro Conhecido
Lady, uma grávida é acompanhada pelo médico, se pondera viajar, é mais do que óbvio que irá perguntar numa dessas consultas o que é que o médico acha...

O que eu pergunto aqui é: Houve grávidas que foram para a Ásia ?
Não como uma informação final em si mesma, mas apenas como guia.
Ponto 1: o ginecologista/obstetra pode não ter a menor formação no assunto, pelo que é aconselhável a consulta do viajante (por algum motivo há gente que se forma em infecciologia e medicina tropical).

Ponto 2: há grávidas que viajam para todo o mundo e há grávidas, entenda-se "locais", em todo lado. Agora quanto ao risco, têm que ser os próprios a informar-se primeiro e decidir se vale a pena corrê-lo ou não.
 

Cláudio Pereira

Membro Conhecido
Ponto 1: o ginecologista/obstetra pode não ter a menor formação no assunto, pelo que é aconselhável a consulta do viajante (por algum motivo há gente que se forma em infecciologia e medicina tropical).

Ponto 2: há grávidas que viajam para todo o mundo e há grávidas, entenda-se "locais", em todo lado. Agora quanto ao risco, têm que ser os próprios a informar-se primeiro e decidir se vale a pena corrê-lo ou não.
É tudo válido o que foi dito.
A intenção do tópico não era perguntar quem lá foi para não ir ao médico (ginecologista/consulta do viajante), mas sim saber se alguma grávida foi, como foi, em que condições e claro, que conselhos lhe foram dados.
 
Última edição por um moderador:

Viagens Mochileta

Membro Conhecido
É tudo válido o que foi dito.
A intenção do tópico não era perguntar quem lá foi para não ir ao médico (ginecologista/consulta do viajante), mas sim saber se alguma grávida foi, como foi, em que condições e claro, que conselhos lhe foram dados.
Sim, já vi (muitas) grávidas nesses países, locais e estrangeiras. Como digo, é um risco que só os próprios podem decidir se querem correr ou não. Mesmo os médicos não vão, ou pelo menos não devem, tomar essas decisões pelas pessoas. Acho que se devem informar do real risco e assumi-lo ou não. Se optarem por ir, reforcem todas as medidas de protecção possíveis (rede mosquiteira tipo mosinet, roupa comprida e larga, etc).
 

Dfer

Membro Ativo
Sei de um caso em que o médico aconselhou a não ir, visto estar no 6º/7º mês e o destino seria México. A pessoa em causa viajou na mesma, acompanhada do 1º filho (1 ano e meio). Sinceramente, não sei porque não se fica um ano com férias mais perto, viagens menos longas, e se arrisca tanto. Mas isto é apenas a minha opinião, nunca viajaria com a minha esposa grávida numa viagem acima de 2/3h de avião.
 

Cláudio Pereira

Membro Conhecido
Sou da mesma opinião.
Quando o médico aconselha a não ir ou quando já é uma gravidez com bastantes meses, não se deve arriscar. A vida que está para nascer vale muito mais do que umas férias.
Algumas companhias aéreas exigem carta passada pelo médico em como está apta para viajar, após as 28 semanas.
 

carla08

Membro Conhecido
Depende, há grávidas praticamente sem sintomas, e se for uma decisão ponderada e consciente, não vejo porque não o fazer. Se for uma gravidez em que há enjoos todos os dias duvido sequer que haja a ideia/vontade de pensar em férias e viagens longas ;)
Eu falo pela minha experiência, tive uma gravidez sem enjoos, e só me começou a pesar a barriga pelos 7/8 meses, podia perfeitamente ter viajado porque me sentia bem. Portanto é sempre uma decisão pessoal, que as grávidas não se sintam mal nem irresponsáveis por terem vontade de viajar!
 

Viagens Mochileta

Membro Conhecido
Depende, há grávidas praticamente sem sintomas, e se for uma decisão ponderada e consciente, não vejo porque não o fazer. Se for uma gravidez em que há enjoos todos os dias duvido sequer que haja a ideia/vontade de pensar em férias e viagens longas ;)
Eu falo pela minha experiência, tive uma gravidez sem enjoos, e só me começou a pesar a barriga pelos 7/8 meses, podia perfeitamente ter viajado porque me sentia bem. Portanto é sempre uma decisão pessoal, que as grávidas não se sintam mal nem irresponsáveis por terem vontade de viajar!
O risco de malformações congénitas (por infecção por Zika, por exemplo) não tem rigorosamente nada a ver com enjoos ou com o tamanho da barriga. Aliás o período crítico é precisamente o primeiro trimestre, altura em que qualquer erro formativo tem resultados dramáticos e altura em que se forma o tubo neutral, que futuramente irá dar origem a todo sistema nervoso central. A pessoa até pode nem saber que está grávida, que o risco está lá à mesma. Agora sabendo só tem que tomar uma decisão consciente e informada, não com base em sintomas típicos da gravidez como enjoos.
 
Top