Novidades

Viajar de avião com crianças

Antes da Viagem:

Escalas: Dê sempre preferência a voos directos, sem escala. Se não for possível, tenha em
consideração o tempo da escala: não pode ser muito curto.

Sono: Se a criança não tem dificuldade em adormecer, programe os voos para as horas de dormir da criança. Se tem dificuldades procure viajar fora dessas horas, sob risco de ter a criança rabugenta e agitada durante o voo.

Lugares: Reserve-os antecipadamente. Se viaja com um bebé, os lugares da frente, junto às divisórias do avião, são melhores, sobretudo porque algumas companhias aéreas fornecem cadeiras de bebé que se adaptam a esses lugares. Nunca coloque uma criança no lugar da coxia, porque pode magoar-se com o movimento de pessoas e dos carrinhos de transporte de tabuleiros.

Fármacos: Nunca inicie uma nova medicação à sua criança no dia da viagem. Teste-a sempre antes de viajar, para saber se existem ou não efeitos secundários.

Vestuário: Os viajantes devem usar roupas confortáveis — quanto mais longa a viagem, mais largas e suaves devem ser.

Bagagem: Quando organizar a bagagem de mão, use sempre um saco fácil de transportar e com as dimensões regulamentares. Coloque:
· Fraldas para vários dias (conte com atrasos ou perdas de bagagem)
· Base para mudança de fralda
· Produtos de higiene da criança
· Uma muda de roupa para cada viajante (para o caso de perda de bagagem)
· Alimentos e bebidas para a criança.
· Brinquedos ou livros. Arranje um brinquedo ou livro novo para a criança, mas evite brinquedos
ruidosos.
· Sacos de plástico para fraldas usadas ou mudas de roupa.

No Aeroporto:
Chegue cedo: Envie para o porão o máximo de bagagem possível, reduzindo a bagagem de mão.
Informe a assistente de terra, no check-in, que viaja com crianças e se leva a cadeirinha ou o berço.
Mude a fralda do bebé antes de embarcar. Se possível, atrase a refeição até estar sentada no seu lugar do avião. Viajando com bebés, se os alimenta antes de entrar no avião poderão adormecer e acordar rabugentos durante o embarque. Se alimentar o seu bebé no avião poderá eventualmente ter a sorte dele adormecer de seguida. No caso das crianças mais crescidas, comer no avião é mais um factor de entretenimento a bordo. Se tiver um voo de correspondência faça o possível por ir imediatamente para a porta de embarque. Se houver algum tempo de espera é sempre preferível que seja junto da porta de embarque do seu voo seguinte

No Avião:
Use uma cadeira de bebé, desde que aprovada pela companhia de aviação. Algumas cadeiras dos
carrinhos de bebé têm um rótulo indicando a sua aprovação para uso no avião. Tente evitar voos muito cheios Se o voo tiver lugares vagos, peça para mudar, para poder sentar o bebé ao seu lado.
Informe as assistentes de bordo se a criança tiver algum problema que possa representar desconforto para os outros passageiros durante o voo.
Na subida e na descida, por causa da pressão, obrigue as crianças a deglutir: os mais pequenos
dando-lhes biberão, peito ou chupeta, os maiores trincando uma bolacha, chupando um chupa-chupa, mastigando pastilha elástica ou enchendo balões. Mantenha a criança bem hidratada, dando-lhe água, sumos ou leite. Tenha sempre o cinto de segurança apertado, mesmo tendo o seu bebé no colo. Uma turbulência súbita pode fazer com que o deixe cair. Se as máscaras de oxigénio caírem, ponha sempre a sua máscara primeiro, antes de colocar a da criança. Evite bebidas quentes. Se houver qualquer movimento inesperado, podem queimar a criança.

Na chegada: Seja dos últimos passageiros a sair do avião. Evita, assim, o incómodo de estar em fila à espera da saída, ou num autocarro instável, a tomar conta da sua criança e da bagagem de mão.

Notas:
Sempre que possível deve evitar viajar de avião com um recém-nascido com menos de uma semana de vida (idealmente só viajar com lactentes com mais de seis semanas de vida).
Trazer sempre, quando o bebé é pequeno, tudo o que é preciso para a sua refeição e a muda.
Em caso de otite média aguda, a criança só deve viajar de avião 48 horas após o início do tratamento adequado.

Fonte: Site do Centro Pediátrico de Telheiras
 

Ricardo Rodrigues ZAP

Membro Conhecido
Na minha 1ª ida a Ibiza, fui ao lado de uma mãe solteira e sua "cria" com os seus 2 anos (+-).
Se ela tivesse lido os conselhos deste topico, provavelmente eu:
  • não teria ficado com dores de cabeça com tanta "bebarria";
  • não tinha levado inúmeras pisadelas nos "tin-tins";
  • não tinha levado inúmeras chapadas e pontapés;
  • não tinha bebido café depois da "criatura" lá ter colocado os dedos babados;
  • não tinha tido o meu croissant furado com dedos babados;
  • não tinha ficado com a manga da camisa cheia de baba:
e acima de tudo
  • não tinha levado um banho de um pacote de natas pelo peito abaixo... foi "lindo" chegar a Ibiza com a camisa cheia de natas/leite, baba e sei lá mais o quê...
e tudo isto, enquanto a mãe da dita "criatura" lia revistas e dormitava descansadamente no seu lugar...

depois disto, nunca mais fiz uma viagem ao lado de uma criança...
 
  • Gostar
Reações: TeK
Qd a minha filha tinha 2 anos na ida para a Jamaica fizemos paragem em Samaná mas não nos deixaram sair do avião...uma hora parados sem AC e já c 8 horas de viagem...foi de morrer, jurei q nunca mais. Foi de resto a única viagem em q a minha filhota (agora c 6) ficou saturada; de resto temos a sorte de ter uma criança com uma excelente noção de saber estar e q adora viajar. Tb certo é que nos fazemos acompanhar sempre de comida para ela e uma série de atividades para ela se entreter na viagem. Não só queremos ter uma viagem tranquilos como não devemos perturbar os que connosco viajam. Pouca sorte essa Maravedi
 
Põe mm paciência nisso...eu q sou Mae e adoro crianças acho q me tinha passado...como digo a minha filhota, a nossa liberdade acaba qd começa a dos outros; e olha q ela entende bem o significado!
 

TeK

Membro Conhecido
E olha que apesar de parecer, o meu relato não foi NADA exagerado... muito pelo contrário... acho que ainda hoje me admiro pela paciência que tive nesse voo...
Entendo-te perfeitamente e não sei se teria a tua paciência, pois só de ter algumas crianças por perto, daquelas que vão simplesmente ali "depositadas" por pais sem responsabilidade (entenda-se sem respeito pelos outros) que só se lembram de ver o que elas estão a fazer no fim do voo, fico passado e em certos casos destes já cheguei mesmo a mandar calar alguns "secretamente" LoL sou professor e já me chega a paciência que tenho que ter com os miúdos nas aulas, ali estou de férias, tenham paciência...
 

Guerreiro

Membro Ativo
O meu filho agora com 5 anos viaja de avião desde os 6 meses e fazemos varias viagens de avião por ano...
posso dizer que cada viagem é uma experiencia nova :)

Dependendo da idade, horarios dos voos, e da boa ou má disposição da criaturinha, tudo pode correr muito bem ou muito mal!

Fizemos viagens em que ele dormiu o tempo todo literalmente!
Noutras em que passou o tempo a fazer perguntas sobre o destino, porquê, porquê porquê...
Outras em que passou o tempo a jogar ou a ver filmes.
Uma outra em que conheceu uma menina na porta de embarque e passou o tempo todo a pedir para se ir sentar ao lado dela no avião!!!:)
Uma em que não queria ficar sentado por nada deste mundo!
a pior de todas foi a que passou metade da viagem a chorar... e eu sem o conseguir acalmar e sem perceber o porquê da choradeira, e o visinho da frente voltado a olhar para mim com cara de reprovação... como se eu tivesse culpa (talvez eu tivesse mesmo, foi uma viagem marcada no proprio dia devido a um familiar que faleceu... quem sabe o nosso estado de espirito estivesse a influenciar o comportamento do nosso filho ainda bebé)

Todas estas dicas são optimas já as apliquei todinhas excepto a da mascara de oxigenio...

Boas viagens!
 

minhota

Membro Novo
Li num forum espanhol que as companhias aérias (voos charters) costumam ter lugares reservados para famílias com bebés. E que se quiseres reservar os lugares pela net esses aparecem como ocupados pois estão destinados às familias. Alguém confirma?
 

carla08

Membro Conhecido
E para mudar a fralda como é, existem muda fraldas no wc? Na altura que viajei de avião não andei a reparar, mas não me lembro de ter visto nada disso.. :S
 

Ruth

Membro Ativo
carla08 disse:
E para mudar a fralda como é, existem muda fraldas no wc? Na altura que viajei de avião não andei a reparar, mas não me lembro de ter visto nada disso.. :S
Sim existe ;)
 

carla08

Membro Conhecido
Maravedi disse:
Na minha 1ª ida a Ibiza, fui ao lado de uma mãe solteira e sua "cria" com os seus 2 anos (+-). Se ela tivesse lido os conselhos deste topico, provavelmente eu:
  • não teria ficado com dores de cabeça com tanta "bebarria";
  • não tinha levado inúmeras pisadelas nos "tin-tins";
  • não tinha levado inúmeras chapadas e pontapés;
  • não tinha bebido café depois da "criatura" lá ter colocado os dedos babados;
  • não tinha tido o meu croissant furado com dedos babados;
  • não tinha ficado com a manga da camisa cheia de baba:
e acima de tudo
  • não tinha levado um banho de um pacote de natas pelo peito abaixo... foi "lindo" chegar a Ibiza com a camisa cheia de natas/leite, baba e sei lá mais o quê...
e tudo isto, enquanto a mãe da dita "criatura" lia revistas e dormitava descansadamente no seu lugar...depois disto, nunca mais fiz uma viagem ao lado de uma criança...
Então mas sujeitou-se a tudo isso e não disse nada a mãe da criança?
Há coisas que os pais não conseguem controlar, eu falo por experiência própria , tenho uma filha de 2 anos e não consigo controlar se resolve atirar.se para o meio do chão e fazer uma birra, por exemplo... mas tudo isso que relata é perfeitamente evitável e uma profunda falta de respeito, não da criança coitada, mas sim de quem é responsável por ela...
 

catarina1985

Membro Novo
Eu sou mãe mas não tenho paciência nenhuma para estas coisas...claro há situações que não podemos controlar (por exemplo um bebé pequeno de chorar), mas há outras...que não era a criancinha que devia levar um par de estalos, era a mãe/pai!
No ano passado fui até Itália e ia uma família de chineses nos bancos atrás de nós e ao lado...atrás de mim vinha um puto aí com 4/5 anos, que veio o caminho todo a dar pontapés no banco da frente, o meu!! :angry: Olhei diversas vezes para trás com má cara mas de nada serviu...entretanto fui ao wc e quando voltei o meu marido trocou de lugar comigo para agora levar ele os pontapés lol pois o raio do puto também trocou de lugar, ficou novamente atrás de mim. Ás tantas eu já farta viro-me para trás e digo: "Podes parar quieto??" Esqueçam lá isso, acho que estavam todos a gozar comigo, falavam todos entre eles em chinês (não consegui perceber se eles falavam português) e até falavam e riam para os que estavam nos outros banco...ainda por cima eu estava grávida, não me prejudicou mas podiam minimamente ter tido a delicadeza de ralhar com o miudo...mas não, muito pelo contrário, acho que ainda o estavam a aplaudir
 

carla08

Membro Conhecido
Por aqui a experiência até correu bem, e fizemos um total de 4 voos nestas férias. Uma semana antes das férias mostrei-lhe fotos e videos de aviões e ia-lhe dizendo que iamos andar de avião para ir à praia e para a piscina :)
A parte pior (e a que não previ) foi colocar o cinto de segurança, não queria ir presa nem por nada.. com direito e choro e pontapés :) Mas depois do avião descolar calava-se e já não se ouvia o resto da viagem, felizmente para todos lol
 
  • Gostar
Reações: CRS

ploferreira

Administrador
Staff
catarina1985 disse:
Eu sou mãe mas não tenho paciência nenhuma para estas coisas...claro há situações que não podemos controlar (por exemplo um bebé pequeno de chorar), mas há outras...que não era a criancinha que devia levar um par de estalos, era a mãe/pai!
No ano passado fui até Itália e ia uma família de chineses nos bancos atrás de nós e ao lado...atrás de mim vinha um puto aí com 4/5 anos, que veio o caminho todo a dar pontapés no banco da frente, o meu!! :angry: Olhei diversas vezes para trás com má cara mas de nada serviu...entretanto fui ao wc e quando voltei o meu marido trocou de lugar comigo para agora levar ele os pontapés lol pois o raio do puto também trocou de lugar, ficou novamente atrás de mim. Ás tantas eu já farta viro-me para trás e digo: "Podes parar quieto??" Esqueçam lá isso, acho que estavam todos a gozar comigo, falavam todos entre eles em chinês (não consegui perceber se eles falavam português) e até falavam e riam para os que estavam nos outros banco...ainda por cima eu estava grávida, não me prejudicou mas podiam minimamente ter tido a delicadeza de ralhar com o miudo...mas não, muito pelo contrário, acho que ainda o estavam a aplaudir
 
Top