Novidades

Viajar com cartão cidadão caducado

Joao Canas

Membro Novo
Bom dia .
Tenho viagem marcada para Luxemburgo daqui a 4 dias, mas tenho o cartão cidadão caducado, mas tenho o papel renovação o cartão e o cartão não vai chegar a tempo, vou ter problemas no embarque ???
 
Última edição por um moderador:

ALTF4

Membro Conhecido
Olá..

Penso que irá ter problemas, ainda por cima fora de Portugal, existem companhias que facilitam com a carta de condução... o papel da renovação não tem qualquer valor a nível de viagens para o estrangeiro... vá ao aeroporto de Lisboa e tire o cartão de cidadão na hora... eu não arriscaria.,..
 
Última edição por um moderador:

ploferreira

Administrador
Staff
Viva,

Muito provavelmente vai ter problemas. Tão pouco facilitaria com a carta de condução.
Os documentos de viagens aceites são: BI/CC ou Passaporte.
 

DaisyP

Membro Conhecido
Olá João como já te disseram aqui, há companhias que aceitam outros documentos para viajares e muda de companhia para companhia como destino, é uma questão de veres.
No entanto, e face ao que atravessamos não arriscaria a ir sem Passaporte ou CC, de jeito nenhum.
Boa sorte e boa viagem!
 

carla08

Membro Conhecido
Eu também tenho o meu caducado desde Setembro, e só estará pronto no final de Novembro. O que me disseram é que, face às circunstâncias, continuava válido até ter o novo. No entanto, em relação a viagens para fora não sei se se aplica, eu também não arriscaria.
 

ALTF4

Membro Conhecido

TREPADOR

Membro Conhecido
Vi na página da embaixada Portuguesa dos Países Baixos, um impresso que podemos imprimir para fazer acompanhar o cartão do cidadão, por forma a oficializar a legalidade do documento ainda que fora da validade.
Imagino que existam inúmeros Portugueses no estrangeiro com o mesmo problema, e que desta forma podem continuar a viajar sem restrições.
É uma questão de consultar a página das embaixadas dos países para onde vamos viajar, ou solicitar a disponibilização do documento.
Deixo aqui o documento em questão, para os Países Baixos:

https://haia.embaixadaportugal.mne.gov.pt/images/declaration_eng.pdf
 

ALTF4

Membro Conhecido
Não tinha conhecimento desse documento de equivalência... mas mesmo assim a ultima palavra caberá sempre à companhia aérea, caso queira implicar, mesmo sem razão, poderá causar grandes transtornos...
 
Top