Novidades

Viajar com 2 crianças - especial famílias?

lufialho

Membro Ativo
Vou deixar aqui um pequeno desabafo sobre o oportunisimo dos operadores turísticos em relação às familias com crianças ou mais que uma.
Já sabemos que as épocas altas coincidem spr com as férias escolares, mas além do preço mais elevado das outras épocas acho gritante a discriminação de p.ex a Soltour que nos seu folhetos de "antecipação de verão" promove 40% de desconto ou mais e "criança grátis" para vender e depois insere em letras pequenas que a partir de 16/6 (inicio das férias) a criança já não viaja gratis.
Assim perdem a oportunidade de vender muito mais viagens, porque eu até não me importo pagar mais em Julho ou Agosto pela mesma viagem, mas porquê tanta diferença de preço para crianças ~dos 2 ao 11?? Injusto e a meu ver pura discriminação.
E ainda se queixam que o país está a envelhecer... é assim que tratam as famílias com crianças....
 

JATG

Membro Ativo
Concordo plenamente... mas com um pouco de sorte arranjam-se bons preços.
Por exemplo, o ano passado reservei (em Março) uma viagem à Rep. Dominicana (para viajar em Julho) através da Travelplan porque uma das crianças era mesmo grátis e a outra tinha um desconto de 25%. Uma semana antes da partida cancelei e mudei para o operador Iberojet, porque entretanto saiu uma promoção igual à que tinha reservado mas para um hotel melhor.

Isto foi uma sorte, porque cada ano que passa esta situação das crianças grátis está a piorar, ou seja, a ser mais escassa...

Talvez uma das hipóteses a considerar seja viajar pela Europa... de carro... mas é cansativo.
 

amvba

Membro
Estou completamente de acordo! Tenho duas crianças (vão fazer 8 e 5 anos brevemente) e desde que estes ultrapassaram os 2 anos de idade que sinto tudo isso na pele (e no bolso). Na maioria dos hóteis somos obrigados a reservar uma Junior Suite. E como se isso já não fosse suficiente, geralmente os preços para esse tipo de habitação nem sequer aparecem ou surgem de forma duvidosa. Ainda no ano passado fui para a Gran Canaria para um hotel onde já havia estado (sem crianças) e paguei por uma Junior Suite, praticamente o mesmo que se tivesse reservado 2 quartos duplos! Mesmo em relação aos regimes de alimentação cobram-se valores muito elevados para aquilo que de uma maneira geral uma criança come. Se para quem tem 2 filhos já é complicado imagino para quem tem mais! Realmente a taxa de natalidade tem mesmo de descer!
 

Punky

Membro
Olá,

Já alguém viajou para México com 1 criança pequena???? É que estava pensar ir México e fazer algumas das excursões, mas tenho um pequenito de 4 anos e não sei se é muito aconselhado para eles ou se se torna demasiado cansativo. E se alguém foi pode dar-me algumas dicas, sff. E quanto a levar carrinho de rua, acham que é necessário???
 

sol so

Membro Novo
na minha ultima viagem (o México) estava no avião algumas crianças pequenas ...
uma não teria mais de um ano e meio ,e outras um bocadinho maiores ...
o que aconteceu é que a criança mais pequena chorou a viagem toda de regresso 10h ... via-se o desespero dos pais para adormecer a criança e tb houve alguma pessoas que mostram o seu desagrado ao verem que a criança não estava bem ,cansada e desorientada tb pelas grandes diferencias horárias( 6 HORAS )... cabe aos pais que conhecem os filhos ,saber como é que eles correspondem as grandes alteração da sua rotina ...
no vosso caso o bebe já tem 4 anos e talvez já seja diferente , mas podemos ver por nós ,eu quando cheguei estava completamente estoirada ,precisei de 2 dias para entrar no ritmo , depois tb tem as grandes diferenças de temperatura climática ... enfim tens que ver se tudo isso será bem suportado pelo teu bebe e o que ele vai beneficiar com essa viagem ... ou se deveram adiar para daqui a mais um ano ou dois ... cada um conhece os seus próprios bloitinhos ...
boas viagem e felicidades para a vossa família ...
 

Punky

Membro
Obrigada Sol So pela tua opinião....claro que cada pessoa conhece os seus pestinhas e sabe do que eles são capazes. penso que o meu aguentaria bem a viagem, com umas distrações ou outras (não sei se se pode levar dvd portátil, se podesse é que era bom). Não é uma criança muito rabujenta, mas como viagem é longa.......
Fico a aguardar por mais opiniões e obrigada.
 

lufialho

Membro Ativo
Olá Punky,

a primeira vez que levei o meu mais velho ele tinha 2 1/2 anos e fomos para Cuba. No avião fomos tratados lindamente, até teve a sua refeição antes dos adultos, depois quase dormiu a viagem toda. Eu pedi lugares nos assentos do meio junto ao écran, e fizemos-lhe uma caminha no chão. Ainda bem que não houve turbulências...
Lá fizemos com ele uma excursão de dia inteiro em Catamarã (Cayo Blanco, se bem me lembro) e nadamos com Golfinhos. Ele adorou e foi a animação do pessoal. Talvez tenha sorte porque ele não é de birros. P.ex. o meu mais novo nunca o podia levar com essa idade, agora com 3 1/2 anos ele ainda é por vezez um diabrete!!!!
Lá está, depende da criança... e da família que temos que nos pode ficar com eles se preciso
 

luaviajante

Membro
Olá

No ano passado fomos ao México e quando fomos tinha a nossa bebe 11 meses, portou-se muito bem, para lá foi sempre acordada, metia-se com toda a gente. Para cá veio a dormir. Relativamente a excursoes é cansativo para eles, mas claro uma ou duas tb não fazem mal.

:)
 

Punky

Membro
Obrigada lua pela tua informação, já agora levas-te algum carrinho de rua e fizeste alguma excursão??? E em termos de alimentação os hoteis têm várias escolhas, certo?
 

luaviajante

Membro
Olá

Olá

sim, levámos um carrinho daqueles mais fraquinhos que agora nas feiras de bebe arranjas por 15€.
Excursões apenas fomos a cozumel e 3 a playa del carmen.
Levei comida de bebe, mas a minha Inês como ainda mamava, mamou muitas vezes e recusou-se a comer, comeu papinhas, batat frita, pizza, pãozinho, iogurtes, fruta.

:)
 

amvba

Membro
Olá!
Eu fui para o México em 2004 com o meu filho mais velho (que na altura tinha 2 anos e 5 meses) e grávida de 3 meses!!!!
A minha experiência foi de arrepiar cabelo! Jurei que nunca mais.
Fiz a viagem com a Varig (foi pior que um filme de terror). :devil: Para lá foi de dia e o regresso de noite. Não funcionavam as tvs/vídeos, nada. A refeição foi uma sande (em 9h de viagem). Para cá conseguiu piorar. Apagaram as luzes do avião durante 7 horas, só ficaram as de sinalização. Tentei abrir uma cortina da janela ao fim de 5h e não me permitiram e no final dessas 7h em que já não tinha nenhum músculo do corpo que não me doesse deram-nos uma sande com uma fatia de presunto, que sabia a ranço. O meu filho queria dormir mas não tinha posição e não se conseguia esticar, então o meu marido sentou-se numas cadeiras que vão de costas que são usadas pelas hospedeiras no momento da aterragem, para que ele tivesse um pouco de mais espaço. Mas adiante! :p
Em relação a outros pormenores: ao aterrar (quando todos desejavamos desesperadamente sair do avião), pediram-nos para preenchermos um inquérito sobre o propósito da viagem, o período de duração, em que local ficaríamos alojados, etc... Tudo isto demorou mais de 30 minutos pois nem todos tinhamos canetas para preencher e só saimos quando todos acabaram. De seguida, ficamos 2h numa fila dentro do aeroporto, sendo algumas malas revistadas ali mesmo à frente de todos.
Fiquei alojada no Paradisus Riviera Maia (o Hotel é razoável. A água da piscina era tão fria que congelava os ossos. Em contrapartida a do mar era "sopinha!"). Apenas fiz uma excursão a Cancun e a Xcaret, pois o operador não me aconselhava ir com o meu filho a mais nenhuma. Quando lhe perguntava: "E esta?", dizia-me mais ou menos isto com os olhos esbugalhados, como se eu fosse louca: "Con el ninõ?"
Levei a cadeirinha de rua e não me arrependi. As crianças ficam cansadas, quanto mais não seja do calor abrasador que se fez sentir.
Mas, que este meu relato não influencie negativamente alguém a levar ou não, crianças. Embora a minha experiência tenha sido má, vi imensas crianças bem dispostas a brincar, felizes, e vi tb pais a aproveitar tudo o que o México oferece (e não é tão pouco. É fenomenal!). Aliás sei isto tanto por experiência pessoal como profissional (sou Educadora). :)

P.S.- Só para que conste: Também vi imensos casais americanos que levavam os filhos e... uma ama... esta cuidava das crianças sob o seu "olhar atento", mas permitia-lhes desse modo desfrutar da piscina, das refeições, etc ... Quem pode, pode!;)
 

Punky

Membro
Possa que experiência tão traumática........nem dá vontade de levar crianças. Mas por vezes as criançassão complicadas e quando estão em dia não pior ainda.
 

amvba

Membro
Não te assustes, nem desanimes! Só tive esta experiência negativa. Tenho levado sempre os meus dois filhos de férias (só tenho procurado destinos mais perto...) e tenho-me divertido muito. E agora são dois! Acho que tive azar, só isso!
 

Punky

Membro
Pois também tenho levado o pequenito desde que ele tem um 11 meses, mas são sitios mais pertinho. Assim tão longe nunca experimentei, dai o meu receio e a necessidade da vossa ajuda para ter ideias para o distrair.:devil:
 

amvba

Membro
Agora só mais uns pormenores que nada têm a ver directamente com esta viagem, mas que agora, passados estes anos, já conto como piada! (Quase que posso entrar para o livro do Guiness como as "férias mais azaradas") :)
Na primeira noite, o meu filho rebolou por cima das almofadas que coloquei ao seu lado e caiu abaixo da cama (era bem alta!). Entrei em pânico, pois acordei com o estrondo! O chão era de mármore. Liguei para a recepção (em prantos!) e pedi um médico (que eles alegavam ter 24h). O suposto médico devia ter cerca de 22 anos! Apalpava a cabeça do meu filho como quem toca piano... o que me pôs ainda pior! Eu queria ir fazer um Rx, ele disse que não valia a pena. Mal ele saiu, liguei para Portugal (lá eram 3h da manhã) e acordei uma amiga que frequentava o curso de medicina ;) (já não me recordo se a acordei..., mas provavelmente, sim). Ela aconselhou-me a não o deixar dormir e vigiar a ver se ele não vomitava... Uma noite em claro!Foi um "must"!
Depois, para ajudar a festa... e como sou do Porto, tive de viajar de carro até Lisboa para apanhar o avião e vice-versa. Cheguei a casa arrasada! 9h de avião e 3 de carro! E agora a cereja em cima do bolo: Tinha uma inundação em casa causada pelo depósito de água!!!!!!!:devil:
Que tal???? Digno do guiness, ou não?:p
 

Punky

Membro
Sou perto do Porto. Possa rapariga que azar que tives-te num destino como este que pelas imagens tudo deve ser paradiziaco;)deixas mesmo qualquer pessoa com vontade de viajar com crianças. :)
Com crianças é mesmo complicado, mas se os temos eles também tem direito a viajar e é mais uns diazitos que estamos com eles. :devil:
 

amvba

Membro
Concordo plenamente contigo! Não abdico das férias com os meus filhos, mas confesso que também procuro passar pelo menos um fim-de-semana por ano a sós com o meu marido. Faz bem ao casal e consequentemente também beneficia os filhos... se os pais estão bem eles também estarão.
Neste caso concreto do México devo dizer-te que na altura fiquei muito frustrada, mas não por culpa de nada em concreto. Razão de queixa só tive mesmo da companhia aérea... do pior! Todo o resto foram meras coincidências. Mas deixa-me acrescentar que adorei Xcaret, nadei junto com os golfinhos e só por isso valeu a pena tudo o que aconteceu de menos positivo (nadei eu e os meus dois filhotes! Só que um estava ainda na minha "barriguita").
Já agora e para que fiques a saber da história toda (deixo já aqui a sugestão da criação de um novo tópico: As férias mais azaradas!, que ninguém me vence!) :devil:, vou-te contar mais uns pormenores "macabros". Depois também te posso relatar outras férias, mas todas elas maravilhosas, se quiseres!
Quer acredites ou não ainda me aconteceram mais três coisas do arco-da-velha!
A primeira é que a minha máquina havia caído ao chão (graças ao meu cãozinho querido) cerca de 2 meses antes das férias. Mandei-a arranjar e ela veio mais ou menos 2 semanas antes da viagem. Eu, claro, não a experimentei, pelo que gastei 3 rolos de 36 fotos e ao chegar a Portugal constatei que só me revelaram 14 fotos porque estavam todas desfocadas e mesmo essas estão péssimas. Outra situação foi que (eu que adoro água quente), na 1ª manhã no hotel lancei-me ao mar (era o paraíso, posso garantir) e qual não é o meu espanto quando vejo um homem agarrado ao braço a berrar. O amigo dele tentou tirar-lhe o motivo porque ele gritava e também começou a gritar. Foi aí que veio o nadador-salvador do hotel e interditou os banhos no mar pois eram alforrecas! E assim foi até ao final dos 9 dias. :)
 

Punky

Membro
Bom dia, por mim podes contar não tem problema é sempre bom ouvir estas histórias, caso nos aconteça algo sempre temos o consolo que não somos os únicos.:devil:
 

sufia

Membro
da minha experiencia posso....

olá
posso relatar a experiencia pelo que tenho passado com a minha filhota actualmente com 2 anos e 5 meses.

Em 2008 tinha ela apenas 8 mesinhos e decidi k era mt pequenina para me pôr em loucuras e optei por tirar ferias no algarve. Fiz uma viagem de carro de aveiro para o algarve pelo que correu tudo lindamente. No algarve também não tive problemas pelo que foram umas ferias mt agradáveis!!!

Em 2009 tinha ela quase 2 aninho e optei por ir para ibiza. Fiz uma viagem de carro de aveiro até aeroporto madrid que se tornou um pouco cansativa para ela, pois para alem de ela ser uma criança mt activa houve alguns momentos de choro e de birra!! A viagem de aviao correu lindamente pk ela adorou os avioes e não tive problemas com os ouvidinhos dela!!! A estadia em ibiza tb correu mt bem, andou sempre mt bem disposta e a zona era perfeita para crianças....

contudo a conclusao que tirei é que para viagens longas ela possivelmente não iria aguentar, pois é mt irriquieta, mt teimosa....o k faria de uma viagem longa uma tortura para ela.....pois dificilmente consigo k ela esteja distraída com qq brinquedo, pois não se dá sentada!!!

Este ano optei por ir po mexico mas achei por bem não a levar....axo que ela não iria aproveitar nem deixar-nos aproveitar.....está a custar me mt ter de a deixar mas tb sei k e preferível.....tenho a intenção depois de tirar uns dias e passar umas mini ferias com ela no algarve!!!

Espero ter ajudado alguem.... jinhus e boas ferias;)
 
Top