Novidades

Viagens demasiado caras para o Brasil

JaVo2004

Membro Novo
Pessoal, se se identificarem com a causa, fica aqui o link para se juntarem e dar mais força e expressão ao grupo (facebook):
Porque, infelizmente, num qualquer vôo para o Brasil vão, lado a lado, pessoas que pagaram preços bem diferentes.
Gostei do termo "Preços Justos".
De 07-03-2011 a 16-03-2011
Milão-Natal (via Lisboa) --> 767,27 €
Lisboa-Natal (directo) --> 870,84 €
 

PauloBR

Membro Ativo
Apóio totalmente!

Mas acho que dificilmente a TAP vai rebaixar os preços dos bilhetes entre Portugal e Brasil, por um motivo muito simples: falta de concorrência. Devido à falta de concorrência, as ocupações em praticamente todas as rotas da TAP para o Brasil são muito altas, sendo superiores a 90% em algumas rotas.

Infelizmente, a falta de concorrência vai continuar por um bom tempo. Devido aos acordos bilaterais de aviação entre os dois países, a brasileira TAM poderia ter muitas rotas do Brasil para Portugal, mas a empresa não tem interesse. O motivo é bem simples: como TAP e TAM tem acordo de code-share, a TAM vende bilhetes de voos da TAP por um preço bem maior do que se o bilhete for comprado no site da TAP. Ora, se a TAM já tem este lucro fácil, porque é que ela vai investir em estabelecer bases em Portugal?

Este é um problema histórico na aviação entre Portugal e Brasil. Nos tempos em que a falida VARIG era ativa, era a mesma coisa: só a TAP tinha voos Portugal-Brasil e a VARIG vendia bilhetes da TAP...

Cumprimentos!
 

JaVo2004

Membro Novo
Amigo PauloBR,

Concordo consigo em parte...
Veja: Os portugueses são os que PAGAM MAIS pelas viagens para o Brasil, de toda a Europa.
Eu dei um exemplo com Milão... Mas compare Madrid, Frankfurt, Paris, Londres são todos MAIS BARATOS.

Apenas poucas destas cidades têm outras companhias que voem para o Brasil. Nem sempre há concorrência.
Ainda que houvesse, isso não deveria ser desculpa!
Por exemplo, toda a gente reclama do preço dos combustíveis, comparativamente, com outros países europeus... Qual regra de mercado, qual quê! Mas isso é desculpa que se arranje?! Haja JUSTIÇA!

Mas poucos reparam que somos roubados de todos os lados e que os preços dos combustíveis são meramente a ponta do iceberg.

E ainda há outro problema GRAVISSIMO que tem que ser DENUNCIADO: TAXAS DE COMBUSTíVEL!
Como se admite que um voo "Madrid-(Lisboa)-Rio de Janeiro" tenha menos 60€ de Taxa de Combustível relativamente a um simples e directo "Lisboa-Rio" ???

Como é que a TAP calcula as taxas de combustível? Em que base? Sendo esta uma "taxa", não há reguladores? É tudo "à La Garde"???
Porque sempre nós pagamos mais?!?!?!
 

Nuno

Administrador
Staff
Viva,

Apesar de concordar com a relevância do tema, não entendo bem qual a vantagem de me juntar um grupo no Facebook sobre essa umbrela!
No limite não irá passar de mais um entre milhões.
Qual o resultado final da iniciativa?
Não faria mais sentido uma petição ou algo do género?
 

JaVo2004

Membro Novo
Boas Nuno.

Você tem razão. Esse grupo no Facebook não fui eu que o criei, apenas achei interessante, porque me identifico com o problema.

Uma petição provavelmente dará em nada. O facebook tem um valor simbólico. É um espaço onde cada um manifesta a sua opinião abertamente. Basta ver que a própria TAP tem um espaço no FB para assistir os seus clientes e tirar dúvidas. Eu tenho usado esse espaço para denunciar o que se está a passar.

Reparei que há um GRANDE desconhecimento deste problema. Parece que as pessoas interiorizaram que as viagens para o Brasil são "naturalmente" caras.
Mas, não, não são caras para todos. Nós é que estamos a ser "naturalmente" roubados, à Tuga, de todos os lados!

Já falei com algumas pessoas que trabalham em agências de viagens e que ficaram boquiabertas com esta desigualdade nos preços. Portanto, como pode ver, o desconhecimento é geral. O FB ajuda a divulgar.
 

toly

Membro Ativo
A melhor maneira de fazer sentir o nosso desagrado a esta rapaziada é ir por companhias alternativas, nem que isso implique mais horas de viagem ou escalas.
É uma questão de ir por Madrid, Londres ou Paris.
Eles sentem mais o efeito no bolso do que em petições ou atitudes semelhantes que se ficam pela mesa da Dona Antónia que é a funcionária que abre o mail ou a correspondência da ajudante da secretária do assessor do vogal do conselho de administração.
Só abrem os olhos quando os números das receitas de uma rota levarem um arrombo valente e as companhias que fazem a mesma rota tenham ganhos substanciais.
E mais haverá a dizer sobre o assunto...
 

JaVo2004

Membro Novo
Amigo Toly,

Concordo consigo.

Mas as pessoas precisam estar informadas desta roubalheira... e também de que existem alternativas.

A easyJet já disse que vai abrir novas rotas no próximo ano. Estou a fazer figas por um Lisboa-Amsterdão.


www.flyBrasil.nl é uma agência holandesa que faz pacotes para o Brasil por 500 euros (voo, hotel, transfers, etc. incluidos).
Fica a dica
 

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
Olá Javo2004,

Para mim é normal o Italia Portugal Brasil ser mais barato que um Portugal Brasil, lamento é que os agentes de viagens com quem falou acho estranho :)

vou so dar um exemplo:

1 hotel "normal" no Brasil custa cá +- 25€ por pessoa noite, quanto é que paga o cidadao Brasileiro se quiser comprar o mesmo hotel??? talvez o dobro... (digo eu)

paulo
 

JaVo2004

Membro Novo
"Para mim é normal o Italia Portugal Brasil ser mais barato que um Portugal Brasil"


Lamento, eu não considero "normal". Não acho que deva ser considerado "normal".

Isso é o que a TAP quer fazer crer:
"Olá Jaime,
Em termos de política comercial, tipicamente as companhias praticam tarifas mais altas em voos directos, sem escalas. "
Por outras palavras: "É normal"


TRETAS!!!
A minha resposta:
IBERIA:Lisboa-Madrid-Recife (6-22 Mar) 788€
Madrid-Recife (6-22 Mar) 759€

KLM:
Lisboa-Amsterdao-Johannesburg (3-10 Março) 681€
Amsterdao-Johannesburg (3-10 Março) 563€

Podem-nos dar um exemplo CONCRETO dessa política comercial "tipica" de praticar "tarifas mais altas em voos directos"?


E a resposta é... nada.

Portanto, desculpem, eu não digiro essa do "é normal".
 

Paulo Leite

Moderador Honorário
Staff
Boas,

JaVo2004, quando escrevi "normal" não quer dizer que concorde.... digo normal, porque trabalho no ramo e sei como as coisas funcionam.....

Por isso desculpe mas vou ter que escrever o que já tinha escrito... é normal.... :)

paulo
 
Top