Novidades

Viagem São Miguel

razzz

Membro Ativo
Bom dia,

Pretendo ir com a minha mulher e filhos (12 e 9 anos) a São Miguel em Fevereiro, e estou indeciso entre 4 ou 5 dias. Acham que 5 dias é demasiado para São Miguel? Pelo que percebi é complicado ir a uma das outras ilhas...

Outra coisa, recomendam alguma rent-a-car nos Açores? As empresas locais são de fiar ou melhor optar por uma das conhecidas internacionalmente.

Obrigado
 

PaulaCoelho

Membro Conhecido
Olá,

Visitei São Miguel há 2 anos em Set/Out e fui 4D/3N, fui de manhã cedo e voltei ao fim do dia com a Ryanair pelo que os dias foram bem aproveitados e deu perfeitamente para ver o principal e para fazer um trilho e parte de outro... mas gostei tanto da ilha que quero voltar para explorar melhor!
Em Fevereiro devem apanhar mais chuva por isso instalem a aplicação da Spotazores para ver as câmaras e saber qual o melhor dia para ir às lagoas sem nevoeiro.

Em Fevereiro penso que para ir a outra ilha a partir de São Miguel terá de ser de avião pois a rota para Santa Maria e Terceira são sazonais (https://www.atlanticoline.pt/).

Eu aluguei carro através da Autoeurope com seguro Super Cover por ter o melhor preço e a empresa local foi a Ilha Verde que é muito conhecida e utilizada por lá.
Quando fui ao guichet só tinha uma pessoa à minha frente mas existem relatos de pessoal que esteve 1h-1h30 à espera de carro no aeroporto... o meu conselho é fazerem como eu e quando aterrarem, um de vós vai directo à locadora e os restantes tratam das malas.
;)
 

Leonorb

Moderador
Staff
Olá
A Ilha verde é fiavel. E se alugar via Rentalcars, por exemplo, não terá problemas quase de certeza.
Quanto ao numero de dias, depende um pouco daquilo que se gosta de fazer e como... Em Fevereiro como o tempo é mais incerto, eu optava pelos 5 dias não fosse haver algum mais impeditivo de algum programa
Eu gostei muito de São Miguel e até ficava lá 15 dias... a não fazer nada, ou quase
 

razzz

Membro Ativo
Obrigado pelas respostas.

Acho que vamos então ficar lá os 5 dias, sempre dá para ver as coisas com um pouco mais calma e aproveita também para relaxar.
 

JAT

Membro Ativo
Boa noite,
5 dias não são demais. Aposto que consegue arranjar o que fazer para 5 dias, ou mais.
Se precisar de qualquer tipo de ajuda pode enviar-me mensagem que tento ajudar, no que souber e conseguir.
Em relação a rent a car, existem algumas empresas locais (que julgo não estarem nos motores de busca) que têm bons preços e são de confiança.
Quanto a ir a outra ilha, julgo que vai ser apertado. Até porque a atlanticoline só começa a funcionar em Maio (+-).
 
Última edição:

razzz

Membro Ativo
Obrigado pela a ajuda.

Aluguei um Ford Fiesta na Ilha Verde, usando a Autoeurope.pt.

Já desisti da idea de ir a outra ilha, vou planificar os dias todos em São Miguel e desfrutar. Fica para a próxima ir a outras ilhas.
 

Rodrigo Ferreira

Membro Conhecido
@razzz também vou a São Miguel no inicio de Fevereiro.
Entretanto já fiz um planeamento macro. Vou ficar 5 dias, 3 deles completos.

Vou deixar-te aqui o meu plano, para que te possa ajudar, e para que apareça malta a dar mais dicas e indicar pontos de falha :D

- Dia 1
  • Miradouro do Pico da Barrosa
  • Lagoa do Fogo
  • Miradouro da Bela Vista
  • Monumento Natural da Caldeira Velha + Piscinas termal
  • Salto do Cabrito
  • Miradouro de Santo Iria
  • Lagoa de São Brás
  • Fábrica de Chá Gorreana / Porto Formoso
  • Ponderar ir a "Ribeira dos Caldeirões"
  • Ribeira Grande
  • Rabo de Peixe
Mapa: Ponta Delgada to Praça de Gonçalo Velho 9500


- Dia 2
  • Caloura
  • Praia de Água D'Alto grande
  • Vila Franca do Campo
  • Ermida Nossa Senhora da Paz
  • Lagoa do Congro
  • Furnas (almoço)
    • Lagoa das Furnas
    • Capela de Nossa Senhora das Vitorias
    • Mata Jardim José do Canto
    • Poça da Dona Beija (piscina de água quente)
    • Centro de Monitorização e Investigação das Furnas
    • Lagoa das Furnas Hotsprings
    • Parque Terra Nostra (piscina de água ferrea)
    • As Furnas
    • Caldeira das Furnas
    • Cascata e Aquário das Furnas
  • Ponta Garça

Mapa: Ponta Delgada to Praça de Gonçalo Velho 9500

- Dia 3
  • Seguir EN1-1A
  • Miradouro de Candelária
  • Miradouro da Vista do Rei
  • Miradouro Lagoa do Canário
  • Lagoa das Empanadas
  • Aqueduto do Carvão
  • Miradouro da Lagoa de Santiago
  • Cerrados das Freiras (Jardim da Lagoa Azul - 7 Cidades)
  • Lagoa das 7 cidades
  • Ponta dos Mosteiros
  • Miradouro do Escalvado
  • Termas da Ferraria
    • Piscina Natural da Ferraria

Mapa: Ponta Delgada to Largo da Matriz 12

Praticamente o único ponto da Ilha por onde não passamos é na zona nordeste. Cada diz faz um total de cerca de 100km.
Os meios dias que vou ter, vai ser para dar uma volta a pé por Ponta Delgada.

Em termos de restauração...
Para comer um bom bife indicaram-me a Associação Agricola e o Galego.
Para comer o cozido indicaram-me o Tony's.
Para comprar souvenirs (queijos, bananas, ananás) indicaram-me o Principe dos Queijos.


Sugestões aceitam-se :D :D
 

razzz

Membro Ativo
@Rodrigo Ferreira excelente!

Grande ajuda, vou de certeza usar o teu plano como base.
Também vou estar 3 dias completos, uma tarde no dia da chegada e na partida tenho livre até às 15:30.
Entretanto vou analisar e se tiver alguma sugestão indico.

Em relação à Associação Agrícola, estive lá há uns anos e é realmente excelente!
 

JAT

Membro Ativo
Bom dia,
O restaurante Associação Agrícola é sem duvida das melhores, senão a melhor carne. Agora, melhor bife??? Na minha opinião, não o é. Sinceramente, prefiro o bife do Galego.

Em relação ao cozido, e na minha opinião, o cozido do parque de campismo das furnas é melhor. O Tonys não é mau, mas já não é o que era há alguns anos atrás.
@Rodrigo Ferreira, a "Ribeira dos Caldeirões" é no Nordeste. Na minha opinião, faz muito mal em não incluir o Nordeste no seu roteiro. Talvez seja dos concelhos mais bonitos da ilha de São Miguel e com miradouros muito, muito, mas mesmo muito bonitos (miradouro da ponta da madrugada, ponta do sossego, ponta do Arnel, etc).
Se me permite, quando diz Ribeira Grande, Ponta Garça, Rabo de Peixe, etc conta passar pelas freguesias ou visitá-los? O que conta ver/fazer?? Não sei se vai ter tempo para fazer tudo o que se propõe e atenção ao sentido do seu 3 dia pois está a misturar costa Norte com a Costa Sul.
Em relação aos restaurantes, sugiro que inclua o Raião na candelária (comida regional cozinhada em forno de lenha), o Bar da Caloura e/ou Borda D'agua para comer peixe, Gastrónomo para comer uns chicharros recheados,
 

Rodrigo Ferreira

Membro Conhecido
Obrigado @JAT
Realmente eu gostava de incluir.. Não sei é se o tempo dá para tudo :D
Em relação ao dia 3 o foco principal é mesmo a zona das Sete Cidades. O resto vai ser locais de passagem (para uns minutos e seguir), tal como Ribeira Grande (aqui mais tempo), Ponta Garça, Rabo de Peixe.

Acho curioso pessoal que me disse... 5 dias? Tanto tempo?
Eu acho que 5 dias (3 deles completos) não chega :D

Vou adicionar as sugestões gastronómicas!!!
 
Última edição:

JAT

Membro Ativo
Só para lhe adicionar soluções para o caso de estar mau tempo:
- “A Mulher de Capote” - fábrica de licores;
- Oficina museu (Oficina museu
- Cerâmica Micaelense;
- Cerâmica Vieira;
- fábrica das Queijadas da Vila Franca.

Agora, para baralhar um bocadinho o seu itinerário:
- Miradouro grota do inferno;
- Igreja São Bartolomeu em Sete Cidades;
- Miradouro Pico da Cruz;
- Ponta da Ferraria;
- Farol das Feteiras;
- Portas da Cidade em PDL;
- Mercado da Graça em PDL;
- Matriz em PDL;
- Jardim António Borges em PDL;
. Jardim José do Canto em PDL;
- Forte São Brás em PDL;
- Ermida Mãe de Deus em PDL;
- Igreja do Sr Santo Cristo em PDL;
- Miradouro Castelo Branco;
- Graminhais;
- Miradouro Salto do Cavalo;
- A seguir a praia de Agua D'Alto Grande, uma paragem obrigatória beber um fino no "Lagoinha";
- Miradouro do Pico do Ferro quem desce para as Furnas pelo lado norte;
- Miradouro Ponta da Madrugada em Nordeste;
- Miradouro Ponta do Sossego em Nordeste;
- Miradouro da ponta do Silencio em Nordeste;
- Poço Azul.

Tem toda a razão quando diz que 5 dias (3 completos) não chega :p

Para sugestões gastronómicas recomendo:
- Morcela com ananás, ou só morcela;
- Polvo;
- Lapas grelhadas;
- Peixe fresco grelhado;
- O bife à Regional;
- Chicharros Recheados;
- Cozido nas Furnas;
- Bolos levedos;
- Queijadas da Vila;
- Ananás;
- Queijo Fresco com pimenta da terra;
- Diferentes queijos (São Jorge, Morro, Picaroto, ilha Uniflores; Milhafres, etc).
 
Última edição:

Sandro Silva

Membro Novo
Irei aos Açores na semana antes da Páscoa, nomeadamente a São Miguel, somos 2 casais, com 2 crianças de 8 anos.

Muito obrigado pelas dicas!

A nível de praias e atendendo às crianças, qual seria a ideal (dependendo do clima)?
A ferraria é adequada a crianças?

Obrigado
 

JAT

Membro Ativo
Bom dia,
Com exceção das praias do norte da ilha que podem ser mais agressivas/perigosas qualquer praia da costa sul será boa para as crianças.
Pode ir à vontade às praias do Pópulo (a grande e a mais pequena), São Roque, Agua D'Alto, Vinha da Areia, Ribeira quente.
Já fui algumas vezes com a minha filha de 6 anos à ferraria. Desde os 4 anos que ela vai connosco.
Na ferraria tem hipótese de tomar banho no mar (de graça), numa piscina exterior (paga) e no SPA (pago). Pode obter mais informação em Termas da Ferraria - Açores
O grande senão da ferraria é o acesso ao mar. Para além das pedras tem uma escada "vertical" em alumínio (ou qualquer coisa parecida). Nada que com calma e uma atenção redobrada dos pais as crianças não consigam. Acredite que depois valerá a pena :)
Se no GoogleMaps efetuar uma pesquisa de " Termas da Ferraria, Ginetes" vai conseguir ver fotos do local. Após a pesquisa se abrir na parte das fotos tem uma opção "tudo". A segunda foto dá-lhe uma ideia quase exacta do acesso ao mar.
 

Sandro Silva

Membro Novo
Bom dia,
Com exceção das praias do norte da ilha que podem ser mais agressivas/perigosas qualquer praia da costa sul será boa para as crianças.
Pode ir à vontade às praias do Pópulo (a grande e a mais pequena), São Roque, Agua D'Alto, Vinha da Areia, Ribeira quente.
Já fui algumas vezes com a minha filha de 6 anos à ferraria. Desde os 4 anos que ela vai connosco.
Na ferraria tem hipótese de tomar banho no mar (de graça), numa piscina exterior (paga) e no SPA (pago). Pode obter mais informação em Termas da Ferraria - Açores
O grande senão da ferraria é o acesso ao mar. Para além das pedras tem uma escada "vertical" em alumínio (ou qualquer coisa parecida). Nada que com calma e uma atenção redobrada dos pais as crianças não consigam. Acredite que depois valerá a pena :)
Se no GoogleMaps efetuar uma pesquisa de " Termas da Ferraria, Ginetes" vai conseguir ver fotos do local. Após a pesquisa se abrir na parte das fotos tem uma opção "tudo". A segunda foto dá-lhe uma ideia quase exacta do acesso ao mar.
Bom dia,
Certo, muito obrigado pelas informações, fazemos mesmo tensões de ir a Ferraria! :)
A nível gastronómico também faço questão de ir à Cooperativa e ao Galego. O Raião também me chamou muito a atenção!

Vamos alugar um carro para os vários dias, se tiver mais alguma recomendação, tendo em conta que vamos com crianças, agradeço imenso.

Obrigado
 

JAT

Membro Ativo
Prepare-se para o bom, menos bom e para o mau tempo.
Nós temos um site com várias Webcams espalhadas pelas ilhas que dão muito jeito para sabermos, em tempo real, o estado do tempo que é SpotAzores.
Na minha opinião, o Raião é dos melhores restaurantes para comer BEM e Barato (buffet 9 ou 10 € por pessoa sem bebida) uma bela comida à REGIONAL. Se estiver para os lados de Nordeste pode experimentar "os Melos" na Achadinha, que não se irá arrepender.

Comidas, entradas, sobremesas a experimentar:
- Bife à regional com o ovo a cavalo;
- Lapas e/ou cracas (entrada);
- Cozido à portuguesa;
- Ananás;
- Bolo Levedo (quentinho, com queijo e fiambre, em tosta, quente com manteiga, com queijo e presunto, etc)
- Morcela, ananás ou Morcela com Ananás (entrada) - se for com batata frita, ovo estrelado, morcela e ananás é um prato;
- Polvo assado;
- Chicharros fritos e/ou chicharros recheados;
- Peixe fresco grelhado;
- Se for ao Bar da Caloura peça um "misto de peixe" - escolhe 4 tipos de peixe para grelhar. Muito bom e bem servido;
- Para quem gosta - provar os nossos queijos (queijo da ilha, morro, do topo, dos rosais, da uniflores, tec) - pode visitar o Rei dos Queijos na praça em ponta delgada e pode experimentar alguns queijos;
- Queijo fresco - Barrar uma fatia de pão caseiro com um queijo fresco com um bocadinho da nossa pimenta da terra;
- O bife de Atum;
- Queijadas da vila (com ou sem acuçar por cima) - pode ir diretamente à fabrica que fica na Vila Franca do Campo;
-Etc, etc, etc
 
Última edição:
Top