Novidades

Viagem Madeira durante Pandemia

basapistas

Membro Conhecido
Caros colegas,

Recentemente tive a oportunidade de voar entre Porto e a Madeira pela Easyjet, tendo a realizar as seguintes considerações:

Partida do Porto
- Voo Porto - Funchal da Easyjet cheio.
- Processo de check-in, rastreio, embarque adequado mantendo-se a distância social.
- Embarque por zonas tranquilo, utilizando-se a porta dianteira e traseira.
- Pouca movimentação dos tripulantes e da maioria dos passageiros.
- Não foi disponibilizado em momento algum álcool gel ou obrigatório a desinfecção das mãos antes ou durante o embarque.

Chegada a Madeira
- Já tínhamos realizado nas 72 horas antes teste de Covid (para pessoas com mais de 12 anos) gratuito por marcação e pago pelo Governo Regional da Madeira.
- já nos tínhamos inscrito na aplicação da madeira - Madeira - Safe to Discover.
- Desembarque organizado por filas.
- Recolha das malas.
- Processos de triagem simples e rápido, separando quem já fez o teste de covid e quem não fez, com verificação da temperatura corporal.
- Verificação da inscrição na app e dos resultado do teste, não tendo este processo demorado mais do que 5 minutos. Rápido e ágil.

Experiência na Madeira.

- Pouco turistas, muitos Hoteis ainda encerrados, chega a ser desolador.
- Quase Ninguém faz uso das mascaras na rua, apesar de obrigatório desde 01 de agosto.
- Na madeira as medidas de distanciamento social não são iguais às aplicadas no Continente, tudo mais relaxado, principalmente no que concerne ao distanciamento de mesas em restaurantes.
- Higiene e limpeza na hotelaria e restauração adequado.
- Chegamos a ver grupo de amigos/famílias aos beijos e aos abraços.
- Distanciamento existe, as medidas principais são aplicadas, mas muito pouco turismo ainda, tudo muito deserto, logo mais seguro para quem lá esta.

Partida da Madeira.
- Voo quase cheio.
- Check e rastreio normal.
- Embarque fez me lembrar os velhos hábitos das low cost. Fazer o embarque/verificar os bilhetes e identificação ao máximo de pessoas, empacota-las num canto, para quando o voo aterrar o embarque seja mais célere.
- Abordei a funcionaria da Portway para a situação e a resposta foi que estava todos na linha demarcadas no chão. Uma meia verdade pois as linhas no chão tanto podiam ter 1 passageiro como uma família de 5 a 6 pessoas e já havia muitas pessoas para aquele tipo de espaço, tal como eu que fui colocado com a minha família num local sem marcações pois elas já estão todas ocupadas, pois o importante era realizar a verificação de bilhetes ao maior número de pessoas. Os velhos hábitos permanecem.
- Embarque ao molhe e fé em Deus.
- Voo tranquilo tudo de mascara a cumprir.
- Preenchimento do Formulário da DGS.
- Desembarque por filas.

Na globalidade a experiência foi muito positiva (riscos existem sempre), mas notei uma grande preocupação com o distanciamento social no desembarque na Madeira e o "vale tudo" quando é para partir da madeira. Por outro lado, fiquei um pouco "preocupado" com a situação turistica da Madeira e com o à vontade dos madeirenses, pois parece mesmo que a pandemia é um problema que vem de fora e que na Madeira não se passa nada.

Boas Viagens!

IMG_20200810_083554 (2).jpg

.
IMG_20200810_082114 (2).jpg
 
Última edição por um moderador:

cmds

Membro
Belo destino que queria muito fazer este ano, só esclarecer que o uso da máscara na rua é uma recomendação visto o governo regional não ter poder para "obrigar" nada.
Só uma dúvida estava tudo aberto em termos de atrações ou havia coisas fechadas??
 

basapistas

Membro Conhecido
Está quase tudo aberto e funcional, mas com pouco movimento! Excepto os hotéis, muitos encerrados!
 

Hello Tomorrow

Membro Conhecido
Boas @basapistas ;)

Vou para a Madeira no dia 11 de Dezembro e também vou realizar o teste de Covid num laboratório aqui no Porto. Sabes dizer se as 72 horas antes da partida do voo começam a contar no dia em que fazes o teste ou apenas após o resultado do teste?? Porque como dia 8 de Dezembro é feriado, o laboratório agendou o teste para dia 7 de Dezembro. E se contar logo após ter efectuado o teste, então ultrapassa as 72h até a partida do voo.

Já agora, quanto tempo demorou o teu resultado a sair?

Thanks e obrigado pelo teu feedback
 

Rodrigo Ferreira

Membro Conhecido
@Hello Tomorrow o tempo começa a partir de que é feito... pois é nesse momento que é feita a recolha.
Eu quando fiz em Coimbra, demorou 24h a ser enviado por email.

É estranho o labotório ter feito isso.. Quando fiz a marcação perguntaram quando era o meu voo. Diria que será melhor contactar alguma entidade.
 
Última edição:

Hello Tomorrow

Membro Conhecido
Obrigado pela rápida resposta @Rodrigo Ferreira ;)

Pois, é precisamente o que eu achava também. Vou ligar para o laboratório e pedir para alterar a data. Na altura quando liguei também disse que o voo era no dia 11 de Dezembro, mas se calhar a funcionaria do laboratório não sabe fazer contas... 😂
 

basapistas

Membro Conhecido
Eles estão coordenados com a Madeira... As 72 horas são orientadoras, daí serem eles a marcarem a data do teste! O resultado demorada entre 24h a 48h!
 
Top